sábado, 6 de junho de 2009

ALSTON OU NELSON, EIS A QUESTÃO




Como se não bastassem todos os problemas que tem para resolver antes do jogo 2, Stan Van Gundy adicionou mais um à lista: como dividir o tempo de quadra entre Rafer Alston e Jameer Nelson? O primeiro foi o armador que caminhou com o Orlando até a final e ajudou o time a fazer 24-22 no primeiro período do jogo 1. O outro, obviamente mais talentoso, ficou quatro meses parado, voltou para jogar o segundo quarto inteiro e, apesar das três ótimas assistências que abriram os trabalhos, cansou. No intervalo, os Lakers já venciam por 10.

Disse Alston, sobre o fato: "Foi estranho. Todo mundo sabe que é incomum começar como titular e sequer pisar na quadra no segundo quarto. Mas não há conflito, não estou bravo, não haverá conversa entre técnico e jogador sobre isso. Vou estar pronto para o jogo 2".

Comentou Van Gundy após a partida: "O erro que eu cometi foi deixar Nelson em quadra por muito tempo. Preciso dar a ele períodos mais curtos de jogo. Eu o deixei lá por tempo demais, e ele cansou. Agora, se isso afetou o jogo do Rafer no segundo tempo, aí é com ele. Se estou vendo de fora, isso soa para mim como uma desculpa".

Completou Alston, na entrevista: "Fiquei no banco por 12 minutos de jogo, ou seja, meia hora de tempo real. Então aí está a desculpa. Para mim, o terceiro quarto foi como o tapinha inicial da partida. Tive que pegar o ritmo enquanto os outros caras já estavam no embalo".


De fato, Van Gundy errou ao deixar Nelson jogar o segundo quarto inteiro, e Alston tem lá sua razão para reclamar. Mas Nelson é muito mais jogador, o que ficou provado rapidamente nos primeiros minutos, quando ele ainda estava com 100% de fôlego. Para evitar ainda mais problemas, o técnico já afirmou que Alston será o titular na segunda partida - excelente estratégia para não lhe tirar a moral. Cabe agora saber os momentos certos para lançar Nelson. Se ele for usado na dose certa, o Orlando só tem a lucrar.

6 comentários:

Fiel disse...

É isso ai Rodrigo, pouco a acrescentar. Alston realmente foi prejudicado, pode parecer desculpa, mas alem de perder o ritmo, o cara parece perder a moral, pois o Nelson, mesmo se estiver 100% clinicamente esta bem longe disso fisicamente e mais longe ainda em questao de ritmo de jogo, ou seja, ficar de lado por um jogador ainda sem condições ideais e em plena FINAL de NBA é complicado pra cabeça e qq um.

O Plano de jogar o Nelson poucos minutos é o ideal, e se nao etiver tao bem, AJ vem dando conta de seus minutinhos nos OFFS. O veteranao que eumesmo critiquei bastante, cadencia o jogo e assume a responsa desde que o mata-mata começou !

Bruno disse...

Chris Webber, fez um comentário criticando exatamente esse tempo excessivo que o Nelson ficou em quadra, e com razão.
Diz ele que se o Nelson tivesse saido um pouco depois do ótimo inicio que teve, teria sido melhor para o Orlando pq não deixaria o Alston frio e desmotivado, e seria excelente para o moral do próprio Nelson.
Stan Van Gundy definitivamente não teve um bom primeiro jogo.

Maickel disse...

Mas isso era óbvio, o Van Gundy quis arriscar porque não tinha reserva pra segurar o jogo do lakers todo tempo. Acredito que o Nelson tenha bom rendimento na Amway Arena porque com o incentivo da torcida ele vai se sentir mais confortável, mas no staples center, na na ni na nã!

Maickel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcelo disse...

os dois são nota 6

Fiel disse...

Gosto de opinioes abalisadas, e embazadas como a do Marcelo !