sábado, 13 de junho de 2009

LAR, AMARGO LAR




A rivalidade entre Flamengo e Brasília no NBB continua estacionada no curioso terreno em que só os visitantes vencem. Foi assim até agora em quatro duelos no campeonato. Neste domingo, a equipe brasiliense estragou a festa rubro-negra na Arena e devolveu o resultado do primeiro confronto, na capital federal. A vitória por 81 a 71 iguala a final do NBB em 1-1 e garante pelo menos mais duas partidas: a terceira, às 13h
de domingo, de novo no Rio, e a quarta, no outro domingo, ao
meio-dia – tempo demais entre uma data e a outra, diga-se.

Foto: Local/Divulgação

No jogo 2, ficou claro um certo paradoxo: os dois times têm, de fato, boas opções de elenco, mas ainda dependem bastante de seus "termômetros". Na quinta-feira, Marcelinho foi bem, Valtinho foi mal. No sábado, o contrário. E o Brasília roubou a vitória sob o comando do armador, que distribuiu oito assistências aliadas a seus oito pontos, segurando o ritmo quando foi necessário.

Alex chutou todas e, com boa pontaria, foi fundamental para abrir a vantagem no segundo quarto. Na defesa, segurou Marcelinho e limitou o rival rubro-negro ao pífio aproveitamento de 5/23, sendo 2/11 de longa distância. Aí não há quem resista.

Foto: Local/DivulgaçãoNo garrafão, Estevam continua sendo – para mim, ao menos – a grande surpresa da série, jogando melhor que Baby. Nos números, o pivô do Flamengo foi até levemente melhor no domingo, mas vendo o jogo,
eu tenho gostado mais do trabalho feito por Estevam.

Sobre a volta do basquete à Arena, há pontos positivos e outros negativos. O ginásio, que recebeu 11 mil torcedores, realmente é espetacular, de altíssimo nível. Foi ótima, por exemplo, a apresentação dos atletas antes da partida, com luzes apagadas, holofotes e música – um tanto alta, é verdade. Legal também a cerimônia de homenagem à seleção campeã mundial de 1994. Estiveram lá Hortência, Paula, Helen, Roseli, Ruth e Dalila, além da comissão técnica comandada por Miguel Ângelo da Luz. Merecido.

Foto: Local/Divulgação

Foi péssima, no entanto, a invasão da torcida do Flamengo após o intervalo em áreas da arquibancada atrás das tabelas, perto da quadra, onde o ingresso era mais caro. Teve briga e tudo. Inadmissível e incompatível com uma instalação desse porte.

Ginásios à parte, agora a pressão passa para o lado do Flamengo, que precisa vencer no domingo se não quiser viajar para Brasília com a corda no pescoço. Ao time de Lula Ferreira, no entanto, convém não relaxar. Para ser campeão, será preciso vencer ao menos mais uma na Arena. E você, o que acha? O título agora pende mais para qual lado? Diga na caixinha.

31 comentários:

Anônimo disse...

HSBC Arena... Ridículo, aquilo era para ser controlado pelo poder público.

O Flamengo como sempre chutando de 3... Derrota óbvia! Nada de "FLAMENGO AINDA MAIS FAVORITO" como um título atrás do seu blog. Aliás, é uma equipe bem ruim, acho que o Brasilia leva a série.

Anônimo disse...

O Flamengo decepcionou....e muito.

O único jogador que jogou em seu nível foi o Baby.

Se continuar assim:

BRASILIA campeão (3 x1)

Diogo Moreira disse...

Cara discordo dos dois comentários anteriores.
O Flamengo continua favorito, SIM. O time do Brasilia tem nada de espetacular. Simplesmente as bolas do flamengo não caíam!! O brasilia cansou de chutar de três, as vezes com marcação dupla, e a bola caía !!
Com relação ao Baby, ele foi ridiculo !! Peidou pro Estevam o jogo todo. Tomou toco, e em vez de ficar com raiva, ficou com medo!! Não batia uma bola pra dentro, puxava todas pra fora, pra chutar ou fazer gancho. Recebeu passe em baixo da cesta e ficou com medo de enterrar, fez bandeja !!

jdinis disse...

Concordo com o comentário do Diogo, o Flamengo continua favorito. As bolas de fora não caíram (as vezes completamente sem marcação) e o Diego teve momentos de Kobe Bryant (menos...), acertando arremessos completamente marcado.

Continua pensando a mesma coisa do time de Brasília, quando o Valtinho está bem é um time, quando não é um bando (apesar do REBOTE ter considerado o Lula o melhor técnico do campeonato!!!).

Mais uma coisa: o Marcelinho hoje lembrou seus melhores momentos de seleção brasileira, ou seja, errando tudo e forçando mesmo assim.

Sds.

Anônimo disse...

Diego com momentos de Kobe....SE TÁ CEGO OU LOUCO?

O Diego foi horrível!
Quem jogou e muito foi o VALTINHO, ESTEVAM e o ALEX.

Anônimo disse...

Infelizmente o Flamengo joga sem esquema tatico algum, alem da falta de comando do tecnico. Jogadores saiem do jogo xigando o tecnico q nada faz.
Acho que ainda da pro Flamengo, mas precisa mudar toda a atitude para amanha, rodar mais a bola, bater pra dentro do garrafao ao inves de ficar so nos 3 ptos.

marcelo marques disse...

com a copa do mundo de futebol vai ser a mesma coisa

estadios sem nenhuma utilidade

e bilhões ROUBADOS

CADEIA PARA NUZMAN,SERGIO CABRAL,GAROTINHO,LULLA,MINISTRO DO ESPORTE,GREGO,RICARDO TEIXEIRA E CORJA

cibele disse...

Ficavam falando que o Flamengo ia ganhar de 3 a 0, que ia ser lavada, maior facilidade.

Esqueceram de olhar que, nesse campeonato, o Universo foi a única equipe a vencer o Flamengo em casa. E agora é a segunda vez.

Se Brasília ou Flamengo vão ganhar, isso vai ser decidido no detalhe (na equipe que menos cometer erros) e na hora, mas não tem desse oba oba, como se o Universo fosse um Joinville da vida que o Flamengo ganha de 3 a 0 não. Euforia anda de mãos dada com a ignorância de não olhar o time dos outros.

E sim, o Universo não tem nada de espetacular. Mas o Flamengo também não tem...

O campeonato tá aberto, com possibilidade pros dois.

Anônimo disse...

Estava preocupado com esta serie, pois aguentar estas carioquices por parte dos blogs cariocas,valorizando o desvaneio de uma diretoria transloucada, se achando melhor que NBA, estava demais.
Cairam na real agora, um clube falido,de futebol, que nao paga NINGUEM, monta um super time a revelia dos valores morais,em delerio de um ex diretor e passando o bastao da gestao para um pior ainda, que ao inves de sanar as loucuras, acelera ainda mais os projetos megafantagalaticos, pois ganha dinheiro em cima de tudo e ainda se acham a ultima bolacha do pacote.)onde ja se viu, fazer no HSBC e nao conseguir lotar pela metade.
A NBB nao merecia estar passando por esta final,FORA CALOTEIROS!!!!
Temos que passar a limpo este basquete

Laura disse...

Hoje foi aquele dia 'tudo' e 'nada'. Tudo certo pro Brasília, jogaram direitnho, tds as bolas caiam. Nada certo pro Flamengo, que só esteve a frente no placar pouquissimas vezes e nenhuma bola caía. Estive na Arena e a torcida deu um show. Compareceu (li no GE.com que teve 11 mil) e fez festa, incentivando o time até o fim do jogo, msm com tudo perdido. Ainda acho que o Flamengo leva essa, mas não vai ser tão fácil como alguns estavam pensando.

torquemadda feelings disse...

na boa?

PELADA DESGRAÇADA!!

vi pela tv.. IMPRESSIONANTE como os times jogam na base do DANE-SE (pra não falar outra coisa..).

ganhou a equipe que, enquanto insana e sem comando técnico, conseguiu acertar mais pombos sem asa.

ps: baby mostrando o pq de ter conseguido a "proeza" de sair de 8º no draft da NBA para "estrela" da NBB.. um pivot com a bagagem deles deveria destroçar um bunda-mole ruim toda vida q nem o Estevam...

Anônimo disse...

E facil criticar os jogadores, mas acho que o Brasil precisa de tecnicos melhores. No basquete o tecnico e responsavel por muitas decisoes importantes no modo de cada jogador individualmente jogar e tambem dentro de um coletivo.
O tecnico pode influenciar ativamente em tomando decisoes erradas, ou passivamente, deixando de tomar decisoes e atitudes que facam o time jogar de forma correta! Por isso vemos esse estilo de jogo ultrapassado ainda sobrevivendo no Brasil. Essas duas equipes como finalistas deveriam ser o exemplo de como jogar certo!

leo aracaju disse...

E ainda querem fazer olimpíadas no Brasil. É uma farra mesmo...

Anônimo disse...

Moncho CADÊ VC???

Estamos nas finais do campeonato, será que não é importante acompanhar inloco?

Unknown disse...

Oi, na verdade meu comentário tem mais a ver com o último lá em cima do que exatamente com o jogo (até porque perdemos rs). Achei muito interessante ver o flamengo jogar lá na Arena, palco de primeiro nível. Mas ficam algumas questões sobre o espaço:

- O placar não estava operando completo: as marcações que ficam ao lado do telão, número dos jogadores, pontos, faltas e quem está em quadra, simplesmente apagados. E o telão congelado, sem transmissão, sem torcida, sem interatividade. Se no PAN rolava perfeito, o que houve agora?

- Os rapazes foram lá cantar o rap do flabasquete e tudo mais, super legal. Mas cantaram no meio da quadra, cara. Nem 2pac x B.I.G.levantavam a galera sozinhos vagando pelo meio da quadra gigantesca (rs), sem palco, sem um canhãozinho de luz. Custava dar uma mexida nas luzes, armar um tabladinho rápido ali?

- Os assentos vendidos sem numeração e nenhuma "vivalma" pra conferir se o seu ingresso era, de fato, para aquela posição. "Otários" os que compraram mais caro, para assistirem do centro da quadra?

Sei lá, eu não quero que saia fogo da tabela e não espero umas cheerleaders saradonas dando triplo mortal (se bem que ia ser legal). Só acho que, se resolveu ser show, ser entretenimento, tem que fazer direito. Fico em dúvida se é preguiça ou desconhecimento mesmo. Nunca ali alguém assistiu o mais fuleiro que seja dos jogos da NBA? Até o PAN era mais "animado" que o intervalo de FLAxBSB. Amadorismo desnecessário, mas pelo menos um começo.

ps.: SObre o placar,não sei se o Rodrigo pode "ajudar" de alguma forma para os próximos jogos, mas, cara, NÃO TEM COMO DEIXAR AS MARCAÇÕES DESLIGADAS! Não sabia quantos pontos e faltas tinha cada jogador e alguma vezes não sabia quem estava em quadra...pra mim isso é relativamente importante,não sei se estou sendo "cri-cri".

Abraços.

Lívia disse...

Concordo plenamente com o comentário da Cibele, extremamente ponderado. Concordo também com o anônimo que questiona sobre os técnicos.
É evidente o descaso do Paulo Chupeta com a equipe, ao ponto dele já estar desacreditado pelos jogadores - vide hoje o caso de alguns jogadores discutindo com ele ao serem substituídos.
Desse jeito é difícil exigir um esquema tático decente e assim, como a Cibele comentou, acaba sendo campeão o time que errar menos.

jdinis disse...

Reitero a pergunta do "anônimo":

- Onde estavam o técnico da seleção brasileira e o seu assistente? Estavam na Arena?

Sds.

Anônimo disse...

Frederico,
como fazer um grande show sem dinheiro.o que esta acontecendo q o pouco q tem a globo ta pagando.
o flamengo deveria se contentar em futebol e nao levar gorilas nos jogos de basquete.
fiquei sabendo q teve ate arrastao na confusao da invasao, como fica a seguranca..
quem tem culpa a liga ou flamengo

Anônimo disse...

Sede da 'embaixada' do Fla em Curitiba é depredada por grupo de torcedores.

Anônimo disse...

MARCELINHO......

Flamengo CAMPEÃO!!

Anônimo disse...

...e cadê o MONCHO????????

Anônimo disse...

Bizarro msm, a organização do ginasio que deveria ficar responsavel pela segurança e cadeiras, se n me engano. Mas sem duvidas que a administração do flamengo é muito ruim, mas não concordo que o clube deveria deixar de lado as outras modalidades, e só continuar com o futebol. Eu acredito sim que os grandes clubes do Brasil deveriam ser vendidos pra empresas sérias, que paguem os impostos e salários em dia.

Em relação a NBB é um inicio, que com boa vontade, investimento, pesquisa da pra tonar o basquete uma modalidade mt mais atrativa no brasil do que é hoje em dia, até a escolha das músicas da entrada essas coisas, narração de quadra essas coisas que empolgam, bastante. As finais da NBA a entrada dos jogadores por exemplo as vezes empolga mais do que o proprio jogo.

Bruno disse...

Fui assistir ao jogo 3 da série Flamengo e Brasília na Arena, que estava bem cheia, com a torcida participando tempo todo.
Fred teve uma grande atuação, Jefferson também jogou bem, e a defesa do Flamengo foi muito forte no 3 quarto.
Não gostei da arbitragem, marcando muita faltinha boba, muitas técnicas, amarrando o jogo.
Só mais um jogo para o bicampeonato do Flamengo

Rodrigo Alves disse...

Sobre a pergunta do Frederico a respeito do placar, o Alfredo Lauria, do Draft Brasil, recebeu a seguinte explicação: o placar está lá, mas não existe know-how para operá-lo. Quem programava aquelas marcações todas no Pan (pontuação, faltas etc) era o grupo de suíços contratados para isso. Para fazer de novo agora, seria preciso contratá-los de novo. Estranho, né. Se for isso mesmo, é inacreditável.

Anônimo disse...

Inacreditável não....INACEITÁVEL.

Gastaram uma fortuna ....e com certeza tb ROUBARAM uma grande parte deste dinheiro......comprando um placar moderno.

E agora nos deixam o LEGADO de não saber utilizar o equipamento.

Grande exemplo de como estes patífes usam a verba pública.

Anônimo disse...

sobre a "invasão" da torcida do flamengo,foi feita pra ajudar o time a chegar a vitoria que infelizmente nao veio. não quermos show de nba,nem ginasios onde a arquibancada fica a 500 metros de altura da quadra. a torcida do flamengo diferente de todas as outras do nbb,empurra o time pras vitorias e nao participa apenas como espectador.

obs: a "invasao" foi autorizada pela organização da hsbc e pela diretoria do clube,o que aconteceu foi que os seguranças que ficam nos corredores nao tinham sido avisados ainda quando a galera desceu. vamos la pra baixo quantas vezes forem necessarias pra ajudar o time,mesmo com essa frescurisse e elitizada imprensa basqueteira do brasil que estao acostumados com ginasios frios e sem emoção,ja que o esporte está em baixa no pais a muito tempo e sem o flamengo esse campeonato estaria fadado ao fracasso.

Anônimo disse...

então que a diretoria do Flamengo que NÃO cobre ingre$$o$ com preço diferenciado.

Se ela realemente autorizou a invasão (o que duvido), deve devolver a diferença paga por aqueles que optaram por pagar mais e estar longe das organizadas.

Anônimo disse...

não vai devolver pq o dinheiro fica todo com a hsbc arena. e a parte onde a torcida "invadiu" estava completamente vazio,estavam todos na arquibancada do centro da quadra.

quem esta revoltadinho com isso é flamenguista? pagou ingresso ou é convidadinho da diretoria? onde estava na epoca de vacas magras depois da epoca do oscar?

engraçado que depois de ter virado modinha todo mundo quer dar palpite no basquete do flamengo,como a torcida deve agir... se preocupem com o time de vcs ou com a empresa para qual comentam jogos,quem for flamenguista e se sentiu prejudicado o que eu acho dificil preferir o time sem apoio do que com a torcida perto do time,corre atras do seu "prejuizo"

Anônimo disse...

o cara
devolve entao minha carteira e meu casaco que alguns pegaram...
fora time de futebol do basquete

Anônimo disse...

Melhor seria jogar no tijuca ou no municipal ne??? A HSBC Arena e uma evolucao muito grande no basquete brasileiro. Nada e perfeito, mas estamos numa fase de progresso e grande. Logico q tem q melhorar.
Mas melhorar mesmo tem q melhorar muito mais em Brasilia. Quadra de borracha com marcacoes de esparadrapo com linhas que nao sao retas!! Tabela velha com protecao soltando durante o jogo, invasao de quadra(como na arena), e tbem sem numeracao.

Unknown disse...

Rodrigo,
Agradeço imesamente a pronta resposta ao meu apelo desesperado (rs). Esse é o "legado" do PAN. Ficou para a Suíça. Não acho que necessariamente alguém tenha roubado ou desviado dinheiro, como alguns disseram, só acho que houve completo descaso em relação aos espaços e aos usos posteriores deles pela comunidade, pela cidade.
Quase tão grave quanto o desvio.

Bem, no domingo fui outra vez e continuei sem saber quem fez quantos pontos e como estavam as faltas, mas pelo menos saímos com a vitória. Após o "emocionante" """show""" (entre MUITAS ASPAS) de Carlnhos de Jesus, viramos o jogo, meio que na marra, no grito da torcida. Legal!

Abraços a todos.