segunda-feira, 8 de junho de 2009

A HORA DO VETERANO




Muito se fala de Rafer Alston e Jameer Nelson, mas enquanto Stan Van Gundy deixa os dois no banco em momentos decisivos, o melhor armador da série até agora tem sido o bom e velho (talvez até mais velho do que bom) Derek Fisher.

Depois das atuações abaixo
da média contra Rockets e Nuggets, o veterano de 34 anos se encontrou nos primeiros jogos diante do Magic. Não que sua produção seja espetacular, mas o aproveitamento nos chutes melhorou, e a experiência tem pesado em momentos decisivos.

Fisher acertou 4/6 chutes no jogo 1 e 4/9 no 2, com 3/4 de longa distância na série até agora. Na partida de domingo, mesmo atuando durante 41 minutos, ele foi fundamental
na prorrogação. Logo de início apareceu para impedir uma cesta fácil de Dwight Howard e, mais para o fim, interceptou um passe de J.J. Redick para, no contra-ataque, cavar uma falta. Foi ali que os Lakers deram um grande passo para garantir a vitória.

No jogo 3, em Orlando, Fisher terá papel ainda mais importante. O Magic precisa vencer de qualquer jeito. Nessas horas, conta muito a experiência para botar a bola embaixo do braço, deixar
sua equipe tranquila e explorar o desespero do adversário.

11 comentários:

Anônimo disse...

É sempre assim, é só um jogador velho acertar uns arremessinhos livre que ja falam da importância da sua experiência. Fisher ta decadente. Só que o seu reserva é sofrível, fazer o q

Maickel disse...

você disse tudo.

Rodrigo disse...

Eu concordo com o Rodrigo. Eu não destaco apenas o arremesso que voltou a cair, mas sim o trabalho na defesa que ele vem fazendo. E não foi só nesse último jogo que o Fisher vem ajudando o Lakers, contra o Nuggets nos últimos jogos que decidiram a série ele veio bem também. Experiência nesse momento conta sim, e o Fisher sempre foi um jogador que aparece nos momentos decisivos, não é de hoje.

Bruno disse...

Fisher já está na fase descendente de sua carreira, mas tem feito um bom papel nas finais.
A posição de pg é indiscutivelmente a mais fraca do Lakers, e a que deve sofrer mudanças mais rápido.
Fisher está velho e seu contrato perto de acabar,Farmar também não deve ser a solução e o contrato acaba ano que vem, e Brown é útil mas não tem bola para ser titular.
Logo logo a tendência é vir um novo jogador para a posição.

Rafael B. disse...

Concordo Bruno, e como torcedor do Lakers gostaria muito de um bom PG para cadenciar o time...
Se o Lakers conseguir um PG decente, não precisa ser all-star, mas um Devin Harris, um Mike Bibby da vida já formaria uma dinastia de novo. Só me resta torcer.

Luiz Melo disse...

Difícil é arrumar um pg realmente decente só podendo investir, e olhe lá, a mid level... Se bem que, dentro do sistema de triângulos que o Phil Jackson usa a figura de um pg nato é praticamente desnecessária. Basta olhar os que ele usou tanto no Bulls como no próprio Lakers: Paxson, BJ Armstrong, Ron Harper...

Anônimo disse...

Se tiver que contratar um marcador, que contrate um que acrescente algo a defesa de perímetro no Lakers. Pra min a maior deficiência desse time não se resume a armação, mas aos armadores que não defendem nem ponto de vista.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Obs* "Se tiver que contratar um armador..."

Heverton Elias

Bruno disse...

O perfil de um futuro armador para o Los Angeles Lakers, pra jogar no triangulo, deve ser o seguinte:alto, para a posição, boa defesa e bom arremesso de 3 pts, além de ser um jogador inteligente.
Para a temporada que vem, creio que o elenco deve permanecer, até por que vejo no Shannon Brown potencial para ser o armador que o triangulo necessita.
Futuramente, uma opção poderia ser colocar Kobe na posição de armador (ele já faz muito disso) e buscar um shooting guard no mercado.

PauloRJ disse...

Bruno, concordo com você com relação ao Shannon Brown, ele é o tipo de armador que o Phil Jackson gosta para jogar o Triângulo: Boa altura para a posição, forte e consegue arremessar a bola de 3...

E no final do jogo, quando começa a usar menos o triângulo e isolar mais, a bola acaba nas mãos do Kobe mesmo...

Quem lembrar de 2004 vai ver que o Gary Payton não se encaixou bem no Lakers por causa do triângulo, e que nos playoffs o Zen Master acabou desenhando alguns pick and rolls para ele pois ele não estava conseguindo produzir no ataque...

Osama_Lakers disse...

Como é que é? "é só um jogador velho acertar uns arremessinhos livre que ja falam da importância da sua experiência"? Só um anônimo para escrever uma bobagem dessas. Que Fischer já é um veterano é óbvio, mas chamá-lo de "decadente" é forçar a barra. A importância dele no time também deve ser medida pelo seu desempenho na defesa e no apoio moral, em saber a hora de "botar a bola embaixo do braço" e acalmar a equipe, aproveitando a posse de bola e "explorando o desespero do adversário", como disse o Rodrigo.