terça-feira, 2 de junho de 2009

PERSONAGENS DA FINAL: ARIZA




No dia 6 de novembro de 2004, Trevor Ariza disputou o segundo jogo de sua carreira na NBA, o primeiro em casa, com a camisa
21 do New York Knicks. Na derrota feia para o Boston Celtics, o calouro saiu do banco e anotou sete pontos, três rebotes, duas assistências, uma roubada. Defendeu bem e foi um dos poucos pontos positivos daquela noite lamentável para os anfitriões.



Eu estava lá, no Madison Square Garden, e escrevi aqui no Rebote: "Muito aplaudido, o rapaz correspondeu às expectativas e mostrou que pode ser uma peça importante na rotação do NY".

Na verdade, nem deu tempo. Um ano e pouco depois, ele foi trocado para o Orlando Magic. Teve médias de 8.9 pontos e 4.4 rebotes em 22.4 minutos com o técnico Brian Hill. Veio Stan Van Gundy e, com a contratação de Rashard Lewis, os números de Ariza caíram para 3.3 pontos em 10.5 minutos. Não vai aqui nenhuma crítica a Van Gundy: às vezes é assim mesmo, o jogador não se encaixa no sistema, não rende.

Mas o fato é que, sob o guarda-chuva de Phil Jackson, Ariza ganhou outro status. Manteve o bom trabalho defensivo, passou a arremessar mais e virou titular. Agora, ironia das ironias, será um personagem importante na grande final contra seu ex-time.

O mais curioso é que, diante de um Orlando famoso pela eficácia nos arremessos de três, Ariza tem um aproveitamento de 50% nos playoffs, melhor que todos os chutadores do Magic. E quando passou pela Flórida, ele era usado por Van Gundy apenas como um defensor ocasional. Técnico e jogador se encontram de novo a partir de quinta-feira. Quem será que leva a melhor? Diz aí.

12 comentários:

Bruno disse...

Beleza Rodrigo, vamos finalmente falar da final.
O Ariza evoluiu muito sob o comando do Phil Jackson, especialmente o seu arremesso. Na temporada regular foi mais ou menos, com algo como 34%, mas nos playoffs ele está indo muito bem.
Inclusive, achei ótimo você ressaltar que a média do Ariza é melhor do que a de qualquer jogador do Orlando, já que o arremesso de 3 pts é a grande arma do time da Flórida.
Ainda sobre arremeso de fora, o Lakers vem arremessando melhor de 3 do que o Magic, percentualmente falando, e defendendo a linha de 3 pts melhor também, tendo diminuido o percentual normal de aproveitamento de 3 equipes que usam muito a bola de fora até aqui nos playoffs: Utah (de 34.9% para 34.3%), Houston (de 37,5 % para 29.9%) e Denver (de 39,2%, com Billubs para 31,3%).
Se essa tendência permanecer, o Magic não tem chance.

marcelo disse...

é bom a sel brasileira tomar cuidado na copa america

pq a seleção dominicana já treina a 2 meses e contara com ariza,chalie villanueva,francisco garcia,al harford e samuel mejia da nba

alem dos bons jogadores como jack martinez,luis flores e a revelação "pee" colon

e as ilhas virgens contaram esse ano com raja bell

fora a argentina e porto rico q a anos somos fregueses

Fiel disse...

Ariza joga demais, mas pra mim o ponto positivo dele é a defesa. O cara é muito agressivo, vai pra cima dos rebotes e sempre coma energia la no alto !
Os chutes eram o que faltava para ele se tornar um jogador excelente. Como torcedor do Magic, fiquei triste, pq nao dizer, PUTO, com a trade do Ariza, claro que acabou sendo util a adição do Mo Williams para o Magic, porem Ariza é muito bom e sera melhor no futuro, se nao sofrer com as contusoes cronicas que o atrapalhou demais em seu começo de carrera.

Agora, o Xara sempre tenta cutucar o Stan ..ahaha ! Ariza nao tinha chute nem de media distancia na epoca do MAGIC, de 3 era sofrivel, merito para PJ e sua comissao tecnica, e do proprio Ariza, claro !

As bolas de 3 nao sao o maior perigo do Ariza, mas sim a defesa em cima do Hedo uma das principais peças ofensivas do MAgic, se nao for a principal (nessa serie acredito que sera o D12, mas na season nao sei se nao foi o hedo).

Rodrigo Alves disse...

Fiel, não tenho nada contra o Stan, acredite. Ok, tirando aquela cara de vendedor de carro usado rs. Abraço!

fábio balassiano disse...

excelente post, rodrigo!

John Dias disse...

Rodrigo, no site do Magic tem uma matéria do David Steele na qual ele traça um panorama interessante: Trevor Ariza fora trocado por Maurice Evans e Brian Cook na temporada passada.

Nesta temporada, o Orlando trocou Maurice Evans e Brian Cook por Mikael Pietrus e Rafer Alston respectivamente.

Ele termina a coluna afirmando ser o Ariza um jovem talentoso e promissor, mas pergunta onde estaria o Orlando sem o Pietrus e o Alston.

Segue o link: http://www.nba.com/magic/news/steele_blog.html

Abraços!

Rafael B. disse...

Ariza evoluiu muito, ele e o Shannon Brown são os jogadores "enérgicos" do time, aqueles que no momento de tensão dão uma cravada ou um toco para levantar a torcida e o ânimo do time. A vantagem do Ariza nesses chutes de três é que ofensivamente ele trabalha mais lá dentro,e quando vai para o perímetro ele sempre arremessa livre, e é por isso a grande porcentagem de acerto. Mas eu ainda prefiro suas infiltradas, ele usa o corpo como ninguém!

Anônimo disse...

http://sports.yahoo.com/nba/news;_ylt=AuZSEophTcoQE2Fefmf4Wkm8vLYF?slug=aw-lebron060109&prov=yhoo&type=lgns
OLHA O QUE A MÍDIA AMERICANA ANDA DIZENDO DO LEBRON!
PIPOCOU O CARA!!

Anônimo disse...

è esse artigo, pipocou o lebron msm, mas realmente ele deveria ter saido de quadra como um vencedor caiu uma vez, e n como um perdedor que achou que estava no topo, e que nda fosse parar ele.

Henrique disse...

Ariza, dos meus prediletos entre os jogadores com menos mídia.

Enfim, rodou rodou e é titular do LAKERS, nada mal srsrsrsrs

Boa sorte pra ele !

Fiel disse...

Rodrigo, uma coisa que concordamos com o Stan, alem de parecer o mario bros, e outros personagens, vendedor de carro usado é mais a cara dele do que coach de nba ! haha

Rodrigo Alves disse...

E só pra dar o crédito, a "cara de vendedor de carro usado" é de autoria do Roby Porto, que falava isso, nas transmissões da Globo.com. Abraços!