domingo, 21 de junho de 2009

TEREMOS JOGO 5. MAS QUANDO?




Para começo de conversa, um alento para o basquete: o jogo 4 entre Brasília e Flamengo levou 16 mil pessoas ao Nilson Nelson neste domingo, público de NBA, bem mais que os 8 mil e 11 mil que foram ver a seleção masculina de vôlei, no mesmo ginásio, sexta e sábado. Serve como alerta para mostrar que, se for bem tratada, a bola laranja ainda é capaz de despertar interesse.

Foto: Local/Divulgação

Festa da torcida à parte, o jogo não foi tão belo assim. Foi tenso, repleto de erros e – como quase sempre – muito exagerado nos arremessos de três. Impossível não voltar ao assunto quando as equipes, no desespero, chutaram incríveis 3/25 (Brasília) e 7/36 (Flamengo). São 61 pombos sem asa (ok, 10 deles com asa). Seria justificável se o aproveitamento fosse de 70%, né. Mas foi de deploráveis 15%. Sinceramente, eu não consigo entender.

Foto: Local/DivulgaçãoPelo menos não faltou equilíbrio, e a torcida deu um show durante todo o tempo. O bom primeiro quarto terminou empatado em 22-22, mas no segundo as duas equipes se enfiaram no buraco negro dos erros (daí o placar baixo na parcial, 12-11 Fla). No terceiro período, a partida voltou a ficar boa, e o pivô reserva Mineiro foi fundamental para não deixar o Rubro-Negro abrir vantagem.

O quarto final do tempo regulamentar foi de tensão do início ao fim. Nos momentos cruciais, o que decidiu a parada não foi o número de acertos, mas o de falhas. Fred desperdiçou uma bandeja (não consegui ver se foi falta), Alex caminhou com a bola, e Jefferson desperdiçou um chute de três no estouro. Na prorrogação, o controle mental do Brasília prevaleceu e, com menos erros, o time da casa venceu para se manter vivo na final.

Foto: Local/DivulgaçãoPara o campeonato, no campo esportivo, é louvável que a decisão vá para o jogo 5, até com possibilidade de transmissão ou ao menos flashes na TV aberta. O problema é que (por conta disso, creio eu) a partida ainda não tem data marcada – vai ser sábado, às 14h, ou domingo, às 11h. É falha grave terminar um jogo 4 sem saber quando vai ser o próximo, o último, o decisivo. O público, autor do grande espetáculo no Nilson Nelson, que se vire correndo atrás do noticiário ao longo da semana. Então ficamos combinados assim: nos vemos na Arena. Quando? Sei lá.

13 comentários:

marcelo marques disse...

parabens por isso liga e rede globo


rodrigo comente

sobre mais uma pessima campanha da seleção sub 16 na copa america na argentina

com jogador convocado e desconvocado em plena competição

pq o melhor jogador brasileiro da categoria no campeonato brasileiro em aproveitamento o yanko lessa do rio naum foi convocado

..............etc

Anônimo disse...

Parabens a LNB\Globo.
Um show!!! Lindo!!! Muito tempo que nao viamos um clima tao favoravel.
Para a turma do nhe nhe nhe ,que critica por criticar, vao falar das bolas de 3,do placar que nao funcionou, dos juizes, ate da pipoca fria,de todos tipos de nhe nhe nhe enfim.
Ceu de brigadeiro para a LNB e clubes.Nao vejo a hora de começar a proxima temporada.
Parabens e vamos para o Rio ver uma grande final.
Confirmado TV aberta!!!
Pode ser ate de madrugada que acompanho.

André disse...

Putz, ver o Duda interagindo com a torcida do Flamengo é muito tosco... Ele parece um bobinho da corte. Devia prestar mais atenção no jogo e fazer a torcida a torcer por si própria.

Anônimo disse...

Estranhamente a F.P.B soltou nota ofical que o Campeoanato Paulista se iniciara 11 de setembro.
Nao consultou nenhum clube e colocou em xeque a LNB que pretendia iniciar em outubro.
Acabou o namoro de Chek com o Kourus?
Sera um inicio de outra rebeliao por parte de SP?
Sera uma quebra de braço entre o novo, com gestao e profissionalismo contra o velho ditatorial,gestao anos 70?
o que vcs acham?

marcelo marques disse...

qual o problema de 2 competições ao mesmo tempo

só tem nego xarope

Anônimo disse...

Marcelo.
o q acontece é que a LNB soltou a data sem consultar o Pres da FPB e em retaliaçao sem consultar ninguem a FPB ja soltou a data di inicio do Paulista e deve coincidir as datas dos jogos LNB e FPB.
Onde os paulistas jogariam?entendeu agora o xaropeta!!!

Anônimo disse...

A verdade é que se nao pedir a bençao ao Checkmate nao tem 2 ediçao do NBB.

Anônimo disse...

Por que iniciar o Paulista no dia 11 de setembro?(data morbida)

Por que nao se inicia em agosto e termina em dezembro!!!!

ARROZ_ disse...

Sério que está confirmado tv aberta para o jogo 5 ??? Não posso acreditar, falem o que quiserem da Globo, critiquem a falta de uma data certa para o jogo 5 com maior antecedencia, mas se esse jogo 5 realmente passar em TV aberta (e ainda mais na Globo), será um grande passo (um enorme passo) para a re-popularisação do esporte !! E o próximo grande passo será dado com a seleção nacional em setembro (eu acredito)...

Anônimo disse...

Mesmo sendo Mengão, essa final merece mesmo ir ao jogo 5.

Pelo equilibrio que os dois times vem mostrando.

NBB o caminho é esse, so resta corrigir os erros e acrescentar coisas novas no ano que vem.

Abs

Alexandre Reis

Unknown disse...

Caro Rodrigo e blogueiros. Tomo a liberdade de fugir um pouco do assunto proposto para falar do nosso "basquete de base" que está sendo massacrado pelos países latino-americanos. Isso tem sido tratado com certa indiferença pelo jornalismo esportivo mas que, para mim, não só anuncia o que se pode e deve esperar como diagnostica o mal a respeito do que foi feito até hoje em termos de preparo e de organização. Elege-se o nome de um técnico ou dirigente. Depois, por motivos comerciais (ou sei la o que) promove-se seus trabalhos ao extremo sem sabermos do que são capazes e o resultado disso a gente engole e fica calado.Fora isso, a massa crítica escolhida é ,muitas vezes, entre os filhinhos de alguns nepóticos que ficará "bonitinho" no uniforme da seleçao brasileira. Penso que faltam aqueles que estão la pq não têm uma segunda opção na vida, Por isso precisam lutar por eles e pela pátria. São os Leandrinhos e os Nenês da vida dos quais nos orgulhamos.

Luiz disse...

Os times paulistas do NBB ja tinham acordado isto.
De outubro a janeiro se jogara um vez por semana no NBB.
No meio de semana o paulista e no fim de semana o NBB. Isto também ja foi acordado entre FPB e LNB
A partir de janeiro, NBB duas vezes por semana.
Isto foi decidido para que o time de outros estados não fiquem parados o resto do ano.
Lanço aqui uma pergunta
Os estaduais ainda são nescessários

Leonel disse...

Falam do exagero de arremessos de três. Concordo. Porém deve se registrar como se bloqueia mal o rebote defensivo! Muito rebotes de ataque por bobeira.

Nesse aspecto achei o Brasília pior do que o Flamengo.