domingo, 28 de junho de 2009

O TÍTULO DO FLA E OS DOIS NBBs




A festa na HSBC Arena foi realmente incrível no domingo. Quase 16 mil pessoas lotando o ginásio, organização melhor que a dos jogos 2 e 3. Era um jogo de basquete, e era um programão, uma experiência bacana, um entretenimento de bom nível, com bom público, como a gente sempre cobra. Deu gosto vivenciar tudo o que aconteceu ao redor da quadra, um mérito inegável do NBB.



Dentro da quadra... aí surge o outro NBB, o da bola quicando.

Em primeiro lugar, a bola quicou com dois times de uniformes escuros, medida incompreensível que prejudica o aspecto visual. Tecnicamente, o jogo 5 entre Fla e Brasília foi ruim de doer, assim como o 4, e assim como grande parte do torneio. E se o torneio foi assim, não dava mesmo para esperar algo divino na final, quando a tensão faz aumentar ainda mais o número de erros.

Este problema não vai se resolver agora ou no próximo NBB, e sim daqui a vários anos, desde que se faça um trabalho sério de base desde já. Para que tenhamos um torneio de bom nível técnico, só batendo nas teclas dos fundamentos e da disciplina tática. Assim como falei sobre o feminino, não tiro a culpa de quem está lá dentro hoje, já que a maioria não faz muita questão de jogar um basquete de primeira linha e ignora conceitos táticos.

À beira da quadra, Moncho Monsalve finalmente apareceu e se disse assustado com a quantidade de arremessos de três pontos na série - não sou só eu, viram? Mas também não é só o chute de três que empurra o nível do basquete brasileiro para baixo. São muitos fatores. Como a falta de cuidado com a bola e a truculência sem ela. Foi por muito pouco que o campeonato não acabou em pancadaria - e nem a tensão de uma final justifica tamanho destempero.



Outra draga é a administração da maioria dos clubes, incluindo
o Flamengo, o que só valoriza mais a conquista dos atletas. Esses caras chegaram a jogar com quatro meses de atraso nos salários. Jamais viram a cor dos prêmios prometidos em troféus anteriores. Penaram para arrumar um teto e, até o meio da semifinal, não sabiam em que ginásio disputariam a decisão.

Por essas e outras, o título
é justo, justíssimo. De João Henrique Areias, que arrumou
a casa em cinco meses, a cada integrante da delegação, todos merecem esta conquista.

Assim como nós merecemos
um basquete melhor. Mesmo sabendo que não estamos no primeiro escalão, o público consumidor é exigente e não vai se contentar com pouco. Parabéns ao brio do Flamengo, à luta do Brasília. E mãos à obra, pois a estrada é longa.

24 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, o público consumidor é exigente, e por isso mesmo esse negócio precisa melhorar!

Eu liguei a TV às 10:00 hs para assistir ao jogo, nem dois minutos e já veio uma confusão. Pensei: mais uma final brasileira, como qualquer outra. Até desanimei. Nem importa se a quadra estava cheia ou não, aliás, aquilo é torcida por causa do time Flamengo, e não uma torcida de fanáticos por basquete. O que vale é o jogo, terrível... E os uniformes? Palhaçada.

Achei uma final entediante, para uma liga que precisa melhorar muito.

Unknown disse...

Nessa primeira edição da NBB pode-se ver que o brasileiro ainda se interessa e muito pelo basquete. A organização da LNB esta de parabens e digo que a LNB pode e deve levantar o basquete brasileiro. Se a CBB não dá a importãncia devida para as categorias de base, acho que a LNB pode fazer algo nesse sentido, dar atenção para as categorias de base para que daqui a uns 4, 5 anos possamos ver uma final de alto nível técnico e tático! Os clubes devem tambem acreditar no basquete, eles tem que procurar se manter na competição e buscar, ao longo do anos, formar equipes cada vez mais fortes, não vender o time todo ao final da temporada e formar outra faltando 1 mês para o início da próxima.

Marão Caetano disse...

Já foi o começo. Pode ter sido só o início, mas nem isso a gente tinha há tanto tempo, e não foi falta de nós cobrarmos.

Parabéns pra quem deu o seu melhor.

Marão Caetano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Agora é hora de pensar no próximo e tentar ajustar o que foi errado nessa primeira temporada. Como o Rodrigo disse, o caminho é longo, muito longo, porém não se deve ter medo de atravessá-lo.

Parabéns ao Flamengo e ao Brasília que lutou até o fim.

Anônimo disse...

Parabens a LNB,Globo,Clubes e jogadores que fizeram deste Campeonato o inicio de uma fase profissional comandada pelo Clubes.
Parabens ao Grego e CBB que deram a chancela para os Clubes se organizarem.
Quanto a qualidade tecnica da liga, os clubes nada podem fazer, deixando este topico importante para a CBB.
O comentario do Rodrigo, que o Moncho reclamou dos chutes de 3, em nada soma uma vez que este Sr esta prestes a se aposentar.
O fato negativo desta temporada foi a imprensa que sempre desconfiou da Liga,desqualificou o torneio, e continua fazendo a unica coisa que sabe, que é subtrair em troco de alguns lunaticos que acham que o Basquete Brasileiro deve ser comparado com a NBA ou Euroliga.
A Lnb nao tem uma ano de vida,e precisa de aconselhamentos e pessoas que sabem que muito trabalho tem pela sempre.
parabens as pessoas de bem.

Carlos disse...

Final entediante???

Se tivesse Franca lá vc acharia o máximo né??

Corra atrás, porque Franca está a 11 anos sem titulo Brasileiro e Hélio Rubens continua sendo rei e Helinho o maestro..

eZ disse...

vamos ver na próxima temporada qual vai ser o próximo 'super-time' do brasil, afinal, não sei se o Flamento vai manter. E quem falou que o flamengo tem tradição, com relação a regadas, ginástica, bem, a jade tá praticamente pedindo esmolas para fazer seu tratamento, o diego tá tendo q se virar p arrumar patrocínio e o basquete jogou sem salário por um bom tempo. Nos últimos vários anos, não lembro de um time competitivo até entrar a grana e rolar contratações. Essa é a sina do basquete brasileiro. um supertime por temporada, q ganha tudo, com jogadores da seleção e desaparece logo em seguida.

Os jogadores jogam um basquete estilo rachão, os técnicos não se reciclam e isso se torna regra.

Uma outra coisa q eu tava prestando atenção e tava até comentando com uns amigos no rachão do fds. Alguém viu como os pivôs são mal aproveitados aqui ?

E lendo a boa entrevista do Márcião, realmente é algo de se pensar. Não há jogo de post aqui no país, os pivôs são fraquíssimos com mto, mto pouco fundamento desde posicionamento no rebote, até defesa e principalmente o jogo no post. Lembram do pré-olímpico, q bizarrice ? Cara, o basquete aqui precisa implodir e começar outra vez. Acho q essa geração não tem mais jeito.

Se não aparecer nenhum técnico que invista na base ensinando a molecada a ver a importância de um bom pivô, bolas de alta porcentagem no post, pensar no girdo e umabola e parar com essa mania de soltar pombo sem asas, até pq p mim isso acontece puramente por não haver mtas opções ofensivas. É o mais fácil a fazer, chegar no ataque e se livrar da bola. Um horror o time de brasília ontem. Parabéns Lula Molusco!

Acabei desviando do assunto, mas voltando ao nbb, não é só pq não há campeonato decente aqui q temos q fingir q esse é ótimo pq é o q temos. Esse tipo de pensamento é q faz as coisas estarem como estão. Não podemos nos contentar com algo só pq é o menos-pior. Tem q fazer com q as coisas melhorem. E para isso, creio q deve haver uma reciclagem dos nossos treinadores, pq a situação é ridículo. Creio q qq um daqui, sem demérito nenhum a ninguém, se fazer uma faculdade de educação física, ler uns 2 ou 3 livros de auto-ajuda e motivação, com o cohecimento de ver nba, e jogar nba live e a série nba 2k, já é capaz de pegar um time desse e dirigir. É só trocar o controle pela prancheta.

Não quero aqui desmerecer o título do flamengo, q foi merecido e realmente foi o melhor time. O marcelinho foi o melhor jogador disparado, tb não há o q questionar.

Mas creio q mta gente do rio tá achando q tudo está as mil maravilhas, mas não está. O flamengo é um time mal treinado, com a cara do nosso basquete, q é muito, mas muito a frente dos outros times daqui, por méritos individuais. Na verdade é quem erra menos, pq tem jogadores q são um pouco mais inteligentes e conhecem melhor basquete. Mas o nível do campeonato é muito, muito fraco.

E quem falou dos campeonatos sulamericanos, só p lembrar q a argentina foi campeã olímpica.
Compara o nível do técnico argentino, bem como o IQ do jogadores agentinos. Ele sabem ler um jogo, conhecem tética, tem todo o playbook na cabeça.

Peguem os pedidos de tempo dos times aqui. Jogadores dizendo "professor, agora eu vô p cabeça ou desço ?"
ou

"Mas eu vou p cá então ?"
Não há playbook, os jogadores ficam meio perdidos. Não há base tática nenhuma, ZERO.

Lembram do pré ?

Rodrigo, fica aqui a sugestão de reportagem sobre formação dos técnicos aqui no Brasil. Qual o perfil deles ? Onde começam ? E os novos, onde estão ? Como se formam ?

eZ disse...

Lembro da seleção, não me lembro qual ano, sob comando do Hélio Rubens, qdo a seleção era 'o time que valoriza a posse de bola'. Não lembro se foi em um mundial ou pré olímpico, mas lembro q a cada 4 ataques, 3 rolava estouro de tempo.

Bizarro.

E nas entrevistas, o mr HR fazendo suas menções de orelha de livro de auto-ajuda.

Para mim, ele é um responsável direto por esse nível ridículo do basquete brasileiro.

Ele, Oscar, Lula, Barbosa, essa corja toda.

Inteligente foi o Melchiades q largou tudo isso aqui e foi abrir uma loja de biquini em brasília.

hahahah

O nível de stress é tanto, q até na hora do rachão do fds eu fico nervoso. haha

A molecada num tem noção de porra nenhuma. E são caras q estão jogando nas categorias de base por aí. Tática tb é fundamento. Além de posicionamento.

é ridículo.

Duda 11 disse...

Pelo primeiro ano, achei que foi um campeonato bom! Mas existem coisas que precisam mudar no nosso basquete. Cito aqui dois problemas sérios, na minha opinião: jogadores que perdem a cabeça por nada; assistentes, técnicos e dirigentes que só sabem fazer pressão na mesa e no árbitro. Qualquer marcação duvidosa, todos já cercam a mesa. Fica parecendo pelada (quando tem juiz, é claro!rs)Quando os protagonistas do nosso basquete entenderem a importância do comportamento deles, acho que as coisas começarão a melhorar de vez...
Fora isso, parabéns ao Flamengo, campeão de novo após tantos problemas, e ao Brasília, que teve uma temporada excelente.
Abs

Anônimo disse...

Ez, vc sabia que os atletas da ginastica sempre foram pagos pelo Flamengo, sempre treinaram no Flamengo.
Mas nunca competem pelo Flamengo !!!!
Nunca dão entrevistas com o uniforme de Flamengo!!!!!

Pois quando estão competindo, quando estão dando entrevistas eles usam o uniforme da Federação Nacional.
É brincadeira querer que qualquer clube de apoio sem retorno.

Abs

Anônimo disse...

Carlos, não entendi a associação com Franca. O entediante que disse foi por causa do jogo, e não por causa da equipe (que, aliás, não tenho nenhuma preferência). Se fosse Franca, Minas, Limeira, etc, qualquer equipe também teria tido confusão. Isso é do basquete brasileiro. Basta lembrar de finais passadas, em que o Flamengo nem participava. Se você ficou empolgado com o jogo, parabéns, você não é nada exigente.

eZ disse...

E vc acha q esse assunto tem q ser resolvido não pagando os atletas ou conversando, estabelecendo as regras e deixando claro ? Isso prova o amadorismo com q as coisas são tratadas aqui ....

o futebol deve dinheiro, a ginástica, o basquete ..

é tão difícil assim estabelecer um contrato e dizer '3x por semana vc aparece com o nosso uniforme'

cara, se formos entrar nesse mérito, a questão vai ser mto pior do q o basquete em si ...

apenas ficando com o basquete, releia os textos do rodrigo e vc vai ver o exemplo de organização q é o flamengo.

e antes q alguém me critique, estou falando com relação ao flamengo pq é o time em questão. Qq outro é só olhar q vai encontrar podridão. Basta olhar para o São paulo FC. até ontem tido como exemplo e implodiu do jeito q foi.

e mais antes ainda, sou são paulino, não sou mto chegado a futebol pq apesar de ser 5x campeão do mundo, acho o nível aqui fraco e me recuso a ser tratado como gado. Meu esporte é o basquete, q aqui, inexiste.

outra sugestão para reportagem:

Qual o retorno que o flamengo colheu esse ano com o basquete ? Números, balancete de gastos e receitas ? É produtivo hoje no país um clube de futebol investir em outro esporte ? Há algum exemplo no país de um clube de futebol que obtém sucesso em outro esporte ?

Nós focamos no basquete, mas a situação é crítica em todos os lugares.
E ainda temos um cara e um ministro enriquecendo milhões às custas do esporte e não fazendo nada. O basquete está um lixo, a ginástica decepciona, o volei só é o q é por causa da geração de técnicos q investiram muito na base, criando jogadores altamente qualificados nos fundamentos, bem como a inovação técnica e tática imposta aqui. Querendo ou não, existe um padrão, um direcionamento.

E mesmo assim ainda há problemas. Temos o melhor volei do mundo e mesmo assim a impressão q passa é q o campeonato não é auto-suficiente, com jogadores sempre reclamando, e times reféns de empresas e prefeituras.

Se no volei é assim, imagina o resto ?

É difícil, mto difícil emplacar e tocar um projeto grande como esse, por isso q eu já nem esquento minha cabeça pq acho q é causa perdida. Talvez daqui há umas 2 gerações a coisa comece a melhorar, isso se o mundo não acabar em 2012.

Luiz disse...

Quando morei em Araraquara, fui assistir um jogo do time local (Uniara, na época) contra o extinto Coc de Ribeirão Preto, o qual tinha em seu elenco os jogadores Mineiro ( esse que atua no Brasilia) e o Paulão Prestes.
Hoje comparar os dois é piada, mas pergunto:
Se os destinos fossem invertidos - Mineiro na Espanha e Paulão aqui - a condição técnica também se inverteria?
Quem conhecer a capacidade técnica dos dois, por favor me esclareça.
Acho um absurdo, um jogador como o Mineiro (2,13m e jovem ainda) não ter nenhum fundamento e ter uma condição física - motora tão precária! Um desperdício!
Abraços

jdinis disse...

eZ,

A seleção do Hélio Rubens que você citou foi a do Mundial de Indianápolis (2002), que realmente estourava muita posse de bola (no jogo contra a Iugoslávia chegou a ser irritante - ninguém tinha coragem de arremessar). Depois do 8º lugar tiraram o Hélio Rubens dizendo que ele estava deturpando o "estilo de jogo" brasileiro e colocaram o Lula.

Pois é, mas depois daquele 8º lugar o Brasil só fez cair mais ainda. E aquela seleção lançou o Splitter (com 17 anos), o Baby (ainda na universidade), o Varejão (que foi muito bem) e o Leandrinho.

Será que o Hélio Rubens é tão ruim assim? Eu acho que não.

Sds.

Camilo Pinheiro Machado disse...

O jogo mais fraco dessas finais, Rodrigo. E o destempero dos atletas vem muito também da repetiçao dos árbitros. sao sempre os mesmos, que acabam criando uma relaçao meio promíscua com os jogadores e técnicos. Parece que sempre resgatam picuínhas e implicâncias dos jogos anteriores.

Mas festa bonita, onde mostramos que é possível levantar grana e público com o basquete. A melhora no jogo em quadra fica mais pra frente... abraço!

eZ disse...

jdinis, é aquela história que eu tava dizendo. A referência é tão ruim, mas tão ruim q faz qq um que seja 2 em uma escala de 0-10 seja muito distante dos outros, já q a linha comparativa começa em -10.

Isso por si só não o faz ser um cara bom, mas comparando realmente pode ser q a diferença seja gigante.

Ele é horrível, mas comparado com o lula, a diferença é enorme. Acho q o Hélio foi por muito tempo um olho em terra de cego. E creio q isso fez com que ele se acomodasse e se achasse o rei do pedaço ("creio q ele se acha até hoje" ).

eZ disse...

Camilo, com relação aos árbitros, é a sensação q eu tenho. O basquete brasileiro tem donos. Várias pessoas se acham 'donas' do basquete brasileiro.

Técnicos, árbitros, comentaristas, ex-jogadores e até alguns jogadores.

Fica uma panelinha onde sempre os mesmos estão lá.

os árbitros se fecham, não permitindo que haja uma reciclagem saudável, bem como os jogadores q, q como eu disse, são sempre os mesmos q trafegam entre um time e outro. Se amanhã o flamego decidir cortar verba, garanto q marcelinho, duda, baby vaõ jogar em um super-time uni-qq-coisa e continuarão no top ou tlvz monte-se outro super-time com relação a outros.

o basquete precisa de uma renovação GERAL!

pessoas novas tomando conta, desvencilhar desses caras q afundaram .

Mas é difícil. Ninguém quer largar o osso.

Mengão!! disse...

Marcio Braga queria acabar com o time de basquete do Flamengo, junto c a sua quadrilha q só pensa no dinheiro do futebol e qual transação podemos ganhar ainda mais. Foi ver ontem o time de basquete ser BI!!

eZ disse...

E relendo alguns comentários, de 'torcedores' do flamengo acusando quem critica de bairrista, me fez pensar em algo.

O nível é tão ruim, que não consigo sequer escolher um time para torcer. Vocês são todos flamenguistas por causa do futebol. Duvido que se não fosse o flamengo lotaria o ginásio. Não q isso seja ruim e não é uma crítica. Mas acho q isso distorce um pouco as coisas.

Quem hoje em dia vai ao ginásio para ter o prazer de ver um bom jogo ?

Vão mais pela associação ou com a cidade ou gritar o nome da empresa por pura associação aleatória.

Ninguém vai para ver o basquete. Nessas situações o basquete é secundário. E volto aqui a falar do time de mogi qdo virou corínthians. O ginásio vivia vazio, "e olha q mogi tem muita gente q gosta de basquete" e de repnte começou a lotar. O nível dos jogos era mto ruim, mas o basquete virou secundário. Mutias pessoas nem sabiam o q estavam acontecendo ou sequer sabiam as regras.

Outra vez, isso não é ruim, mas mascara um pouco.

O ginásio fica lotado, bonito, mas o motivo não é um bom jogo ou nada relacionado ao jogo em si.

é mais pela reunião de pessoas, ou pela entidade em si.

isso mascara muuuuuuuuuuuito

faz as pessoas verem o ginásio lotado, pessoas vibrando e dá a impressão q foi tudo ótimo, tudo legal.

basquete, por si só, não atrai ninguém.

Poucas pessoas vão atrás de ver um jogo de basquete.

Anônimo disse...

uma vez Flamengo...sempre FLAMENGO!!

que venha o TRI.....Espero que o elenco seja mantido.

Blog do Tavares disse...

O primeiro e grande passo foi a criação da Liga, depois disso é que vem a melhora técnica, mas esperar, dar tempo ao tempo e veremos melhoras.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Bruno

EZ,voce deveria criar um blog ou site e se identificar,e qualificar,pô voce entende e sabe de tudo,critica tudo e a todos,será que voce não é mais um destes frustadinhos que não conseguiram nada no esporte,quer como jogador,técnico ou dirigente,pelo que voce demonstra conhecer,e pelas suas constantes intervenções voce deveria estar em algum clube,liga,federação,ou até CBB,pô VOCE É O CARA!!!!!!

eZ disse...

Frustrado ? Cara ... eu trabalho com tecnologia, estudei engenharia e minha carreira vai mto bem obrigado. Basquete eh meu esporte favorito e só isso q me divirto vendo e jogando qdo posso.
Se algo está errado tem q criticar mesmo. Alias, acho q todo mundo deveria fazer isso em qq área. Como aqui é um espaço de basquete, acho q o assunto tem q ser esse e pronto.
já me identifiquei aqui antes.
Ezequiel, 30 anos ezfranca@gmail.com
nunca investi nada em esporte e creio q num é minha praia. Só queria ter bons jogos p assistir, poder pegar um dia, ir com meus amigos ver um bom jogo e me divertir. Não ver jogos de qualidade horrível e pessoas falando como se fosse tudo bem ou se fosse a maior maravilha do mundo.

Ver jogos dos campeonatos nacionais faz um tempão é muito, muito chato.

E não sou eu. Procura no google o histórico das finadas colunas do melchiades, do desabafo dele por ter abandonado a cobertuda, dos sem número posts do rodrigo, do bala e até dos comentários de mta gente aqui.

Não sou só eu quem critica não.