sexta-feira, 26 de junho de 2009

ELAS VOLTARAM. IZIANE, AINDA NÃO


Iziane e Paulo Bassul / Foto: Reprodução

Não chega a ser uma surpresa, porque era mais ou menos o que se desenhava, mas a lista de Paulo Bassul para a Copa América 2009 está repleta de novidades. Entre retornos que a gente já não esperava e jovens que nunca defenderam a seleção adulta, tem de tudo na convocação. O nome mais comentado, claro, será o de Iziane, que voltaria ao grupo - com o dedo de Hortência - após ter sido banida pelo técnico no Pré-Olímpico do ano passado.

Eu continuo achando que Iziane ainda não mostrou que está disposta a mudar. Sendo assim, eu não a convocaria. Agora, se ela vai mostrar uma mudança na prática, dentro da quadra, aí só os treinos e a Copa América podem dizer. O problema é que, logo apóa a convocação, Hortência disse ao Globoesporte.com que Iziane ainda não deu resposta se vai jogar pela seleção ou não. A Rainha tem conversado com ela por e-mail e telefone, mas admite até viajar aos Estados Unidos para tentar convencê-la.

Isso é inacreditável. Primeiro, a jogadora tem um ataque egocêntrico e pisa na seleção em pleno Pré-Olímpico. Depois, dá inúmeras entrevistas confirmando sua condição de "estrela". Agora, a CBB enfia a atleta goela abaixo do treinador e, não satisfeita, ainda implora para que ela aceite voltar. Vai entender!

O fato é que a lista tem outros pontos relevantes, a começar pela volta das veteranas Helen e Alessandra, que vestiram a camisa amarela pela última vez no Mundial de 2006 - a mudança de comando na CBB certamente tem a ver com esses retornos. Se estiverem saudáveis, Alessandra e Érika vão formar um garrafão anos-luz à frente do que tivemos nos últimos dois anos - sem contar Franciele, Kelly e outras opções saindo do banco.

Helen / Foto: ReproduçãoHelen é outra que, ao meu ver, pode ter um papel fundamental não só jogando, mas ajudando, ao lado de Adrianinha, neste momento de transição das armadoras. Aliás, falando em transição, é um bom momento para testar novos nomes como Mariana Camargo, que jogava no universitário americano, e a pivô Clarissa, maior reboteira dos últimos três Nacionais.

O elenco se apresenta no dia 5 e treina em Barueri por quase três meses até a Copa América, de 23 a 27 de setembro. A lista:

- Armadoras: Helen, Adrianinha e Natália.
- Alas-armadoras e alas: Iziane, Karla, Karen, Chuca, Palmira, Micaela, Mariana Camargo, Jaqueline, Tayara, Fernanda e Izabela.
- Pivôs e alas-pivôs: Alessandra, Érika, Kelly, Karina, Franciele, Silvia Gustavo, Mamá, Flávia Luiza, Clarissa e Nádia Colhado.

Se todas realmente jogarem, e com um bom período de treinos, me parece uma seleção bem melhor que as últimas. Concorda?

12 comentários:

Alan de Faria disse...

ega não está na convocação.. ótimo! para mim, as 12 atletas devem ser:
armadoras: Helen e Natália
Alas: Karen, Micaela, Karla, Iziane, Fernanda Beling
Pivôs: Alessandra, Erika, Franciele, Clarissa

faltou um! Não sei quem...

Anônimo disse...

Paulinho assinou o atestado de pau mandado ! Quem vai mandar na seleção vai ser a Janeth , que não sabe nada em ser técnica!!!!! Paulinho a Iziane não , pede pra Sair , Pede ??????

jdinis disse...

Achei o número de jogadoras excessivo e acho que a convocação foi meio "politiqueira", ou seja, TODAS as jogadoras que eventualmente poderiam ser chamadas foram (tipo: "ninguém pode reclamar!"). Acho que o Bassul não teve autonomia para escolher suas preferidas.

Por outro lado, como o tempo de preparação é relativamente longo, vai ser possível avaliar, nos treinos, quais aquelas que melhor se adptam ao esquema e filosofia de trabalho.

Sobre nomes: com exceção de alguns que eu entendo como unanimidade (Érika/Adrianinha e talvez Micaela, Kelly e Natália), todas as demais permitem discussão e meio que se equivalem em vantagens e desvantagens. Pode-se contestar a idade da Helen (falta de renovação), a falta de resultados da Jaqueline (não tem demonstrado nada), a IzianeSuperStar, etc.

Sds.

Anônimo disse...

recomendo a leitura!
http://balanacesta.blogspot.com/2009/06/pessimo-comeco.html

bem mais sensata

Anônimo disse...

quanto conhecimento, rodrigo.
mariana camargo já se formou!
nao joga mais na ncaa...

diogo

Luiz Melo disse...

Que Janeth? Ficou claro é que a dona da seleção será Iziane. Além de não se mostrar arrependida pelo que fez, obrigar o técnico a enguli-la na marra, ainda faz Hortência praticamente implorar para que aceite jogar na seleção?!?!? Belo início mesmo.

Leonardo Rodrigues disse...

As vezes somos contraditórios; queremos a renovação da seleção, no entanto caíremos de pau caso a mesma vá mal na Copa América e não se classifique para o Mundial. Criticamos o número de atletas convocadas, mas exaltamos o planejamento do volei, sendo que o Bernardinho mesmo com a seleção "fechada" sempre convocou um número maior de jogadores (normalmente mais jovens) para treinar com os veterenos e assim se ambientar com a filosofia de trabalho, pelo que vemos a renovação será menos traumática do que esperávamos.

Em relação as convocações de Helen e Alessandra, acabamos de assistir ao Campeonato Europeu e vimos uma seleção francesa se sagrar campeã renovada com uma veterena na armação trazendo tranquilidade e experiência. A Natália é um grande valor, mas pelo que assisti no paulista, ainda não tem condições de assumir uma seleção brasileira. Quanto a Alessandra, sou suspeito em falar pq sou fã incondicional,pra mim junto com a Janeth as principais responsáveis na permanência da seleção na elite mundial e que culminou com o bronze em Atenas,lembro que ela acaba de jogar um campeonato francês com números expressivos. Quem sabe ela não tenha o mesmo papel assumido pela Ruth antes do mundial de 94? A Érika tem pouquíssima experiência vestindo a camisa da seleção.

Podemos questionar um ou outro nome, mas no geral, gostei da convocação, acredito inclusive que com essa seleção possamos permanecer entre as 4 melhores do mundo no próximo mundial, agora, é trabalhar sério e dá rodagem aos novos talentos que estão surgindo para Londres.

marcelo marques disse...

a convocação segundo a hortensia é condicionada o pedido de desculpa pro paulinho e pra jogadoras

algumas jogadoras pra mim deveriam ser aposentadas da seleção

micaela,karla(o marcelinho machado das mulheres),mama,karem,silvia gustavo,jaqueline


gostei da convocação no geral especialmente as novas tayara,flavia luiza,clarissa,fernanda(merecia depois de pequim)


OBS:GRAÇAS A DEUS A EGA NAUM FOI CONVOCADA OBRIGADO SENHOR

Alexandre Estefan disse...

Uma pena o Bassul aceitar ser capacho, as vezes ele só quer comprovar que estava certo, para depois voltar a fazer seu trabalho, mas acho que tinha que chutar o balde.
E a Hortência está comprovando que ser uma grande atleta não quer dizer necessariamente que será grande em outras áreas do esporte.

Anônimo disse...

que mais vcs podiam esperar?
Brunoro = Volley
Nunes= Grego
Hortencia= Festas
Bassul= faltou vergonha na cara

Anônimo disse...

Justíssimo seria levar a Silvia Gustavo, que carrega Catanduva. É uma ótima veterana. Mas ainda assim, acho que eles deveriam privilegiar as novatas, afinal é começo de ciclo olímpico... Depois chega na véspera das Olimpíadas e nem tem quem convocar...

EU NÃO CONVOCARIA A IZIANE. BASTA VER O QUE ELA FEZ CONTRA O CHICAGO SKY EM UMA PRORROGAÇÃO NA SEMANA PASSADA, JOGO DA WNBA. RIDÍCULA, ESQUECEU QUE A EQUIPE TINHA 5 JOGADORAS, FICOU FORA DURANTE TODA A RECUPERAÇÃO DA EQUIPE E NA BOLA DECISIVA FORÇOU, COMO SEMPRE FAZ COM A SELEÇÃO BRASILEIRA.

Anônimo disse...

Só espero que essas veteranas não se aposentem no Pan Americano... Como fez a Janeth. Daí não tem quem convocar nas Olimpíadas!