quinta-feira, 11 de junho de 2009

FLAMENGO AINDA MAIS FAVORITO




Altos e baixos. Altos e baixos. Altos e baixos. Se foi assim em todo o NBB, como é que não seria na final, tensa por natureza? Só para resumir a montanha russa do jogo 1: o Flamengo abriu seis pontos no primeiro período; o Brasília emplacou um 19-2 no segundo; o Flamengo fez 7-0 no terceiro; o Brasília voltou a abrir seis; o Flamengo virou no quarto e acabou vencendo por sete. Ficou enjoado com tanto sobe-e-desce? Pode respirar agora...

Foto: Local / Divulgação

O lado positivo é que, entre mortos e feridos, a primeira partida teve emoção o tempo inteiro. Melhor para o Rubro-Negro, que arrancou a vitória por 81-74, pulou na frente na decisão e ficou em situação muito confortável na série. Se vencer os dois jogos no fim de semana, levanta a taça. E o time de Lula Ferreira agora precisa de pelo menos dois triunfos na Arena HSBC. Que missão.

No balanço das atuações, Marcelinho subiu na gangorra, com 32 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Ele foi ajudado por Jefferson, com 20 pontos e sete rebotes... e no Fla, foi mais ou menos isso, ninguém mais brilhou. Duda foi péssimo nos chutes de três (0/4), mas ao menos compensou com três boas roubadas.

Foto: Local / DivulgaçãoO Brasília teve um Alex zerado no primeiro quarto, autor de 13 pontos no segundo e 23 no total. Estevam surpreendeu e foi melhor que Baby (14 pontos e sete rebotes, contra 6+6 do rubro-negro). Valtinho (foto) ainda apareceu em um ou outro momento na reta final, mas teve atuação muito apagada – não sei até que ponto pesou a lesão na coxa. O time da casa teve 18 desperdícios e, cá entre nós, é muito difícil ganhar do Flamengo dessa forma.

Ah, depois dizem que eu implico com os chutes de três: no jogo desta quinta, foram incríveis 63 arremessos (8/30 do Fla, 8/33 do Brasília), com o ridículo aproveitamento geral de 25%. Beleza.

Não dá para dizer que a série acabou, mas o favoritismo rubro-negro subiu alguns degraus após o jogo 1. Marcelinho & Cia agora têm a faca e o queijo na mão. E você, acha que ainda dá para o Brasília virar? O Fla já é o campeão? A caixinha é sua.

17 comentários:

marcelo disse...

a partida final retrata o q foi o campeonato

com mt raça,vontade MAS SEM TECNICA E SEM TATICA NENHUMA

PARACE Q OS 2 TIMES NAUM TINHAM TREINADORES

Anônimo disse...

...sem treinadores, mas o Fla tem MARCELINHO!!

jdinis disse...

Discordo um pouco de que os técnicos foram mal. Acho que o principal problema foi de técnica (ou falta dela) dos jogadores mesmo!

A partida foi recheada de erros e com o Valtinho jogando mal, como foi o caso, o Brasília cai muito (ressalte-se que estava machucado). Vitória merecida do Flamengo.

Para não dizer que tudo foi ruim, alguns fatos muito positivos:

- a presença do público, mesmo sem aquelas promoções do vôlei em que todo mundo usa camisa de patrocinador. Prova de como o basquete é um esporte "gostado" e que, se bem "trabalhado", pode retornar aos seus melhores momentos;

- a participação do Leandrinho nos comentários valorizou e "encorpou" o evento. Na minha opinião, ponto para o Sportv;

- o Duda, sempre criticado (muito justamente) jogou muito bem, dentro de suas características e limitações. Não forçou "um monte de bolas" e, no meu modo de entender, foi diretamente responsável pela vitória do Flamengo com sua marcação e roubadas de bola. Marcelinho também foi bem, sem forçar desnecessariamente;

- a arbitragem.

Para quem tem Bandsports, vai passar as 15h de hoje o 1º jogo da final ACB, Tau Ceramica x Barcelona. Jogão que tem como um dos maiores destaques o Tiago Splitter.

Sds.

Anônimo disse...

o proximo jogo é no sabado e o outro ja é no domingo????
n tem tempo pros atlestas descansarem n??
é tipo festival de mini basquete??
so falta ter q trocar os times cada quarto pra cada jogador entrar em quadro um pouco....é cada uma...

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Foi o retrato do Campeonato. De bom mesmo, só a arbitragem e a torcida.

É incrível como se chuta de três sem critério nenhum, como quase não existem jogadas minimamente trabalhadas, como os jogadores parecem tentar fazer tudo sair "na marra" e como as defesas são deficientes.

Mas o torneio inteiro foi assim. Não é "privilégio" da final. O Brasília pode se considerar com sorte se conseguir trazer a série de volta para a capital.

Em termos de organização, ainda temos um longo caminho a trilhar. Mas, perante o nível técnico do basquete brasileiro, este parece ser o menor dos nossos problemas.

Bruno disse...

Acho que se o Brasilia não ganhou do flamengo no dia em que praticamente não caiu arremesso de fora nenhum, que é o forte do time, e em casa, não ganha mais.
O Brasilia pulou na frente nas boas atuações de Diego e Cipriano vindo do banco mas, aos poucos, a melhor qualidade e quantidade de jogadores do Flamengo fez a diferença.
Outro ponto a ser destacado é como alguns jogadores não tem inteligência para jogar basquete, mesmo tendo algum talento:o Diego do Brasília começou jogando muito bem, mas no 4 período, quando o Marcelinho fez a 4 falta, o Diego parou de jogar e ficou tentando cavar a 5 falta no Marcelinho e errou tudo o que tentou, desestabilizando o já inconsistente ataque brasiliense.
Para o Flamengo não ser campeão só uma catástrofe.
Achei também que as defesas dos dois times foram mais firmes do que o normal para a NBB, mas os ataques foi aquela pobreza de sempre, bloqueio e bola de três, uma atrás da outra.
Por último, não posso deixar de comentar a pobreza da transmissão do Sportv, que não pode deixar de contar com o Rodrigo quando for transmitir basquete.
O Leandrinho ainda tentou abrilhantar a transmissão, com comentários construtivos como, por exemplo, na jogada em que o Fernando Mineiro deu um passe sem querer mas digno de Magic Johnson para uma enterrada do Baby, e que o Bira Belo achou que tinha sido de propósito, quando por óbvio, e dito imediatamente pelo Leandrinho, tinha sido sem querer.
Isso sem falar nos erros do Roby Porto, trocando o nome dos times, dos jogadores, não prestando atenção no relógio, repórteres que não tem a menor noção do que se passa em um jogo de basquete, etc.
É melhor do que nada, mas ainda está muito longe de ficar boa a transmissão do Sportv.

Anônimo disse...

Rodrigo, Vc que esteve bastante com o Leandrinho hj no Sportv.....Por favor responda:

Ele vai ou não para a Copa America????? O que vc sentiu??????????????

Duda 11 disse...

Na minha opinião, oq faltou foi qualidade tática para os times! Ambos tem jogadores de qualidade, mas parece que na hora do "vamo ver" sempre optam pelas jogadas mais difíceis!
O Alex, por ex, tem uma capacidade fantástica para inflitrar, mas exagerou nas bolas de 3! Isso sem contar os inúmeros chutes forçados do Diego, de Brasília.
Vejo o Flamengo mais preparado para ser campeão, com mais segurança e tranquilidade nos momentos decisivos do jogo. Para mím, acaba no domingo! Abs
Abs

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Realmente, como o Diego precipita arremessos. É impressionante! O Alex é outra incógnita. É um bom jogador, mas chuta várias bolas e negligencia a área forte do seu jogo ofensivo, que é a infiltração - quando pode utilizar seu vigor físico para atacar a cesta. Difícil entender!

Emerson Pires disse...

Rodrigo, por favor me responda se puder: Será que o basquete brasileiro está se levantando com esse novo formato do NBB. Você tb não acha que pelo menos na final deveria ser melhor de sete jogos como na NBA ? Abs.

Emerson Pires disse...

Rodrigo, por favor me responda se puder: Será que o basquete brasileiro está se levantando com esse novo formato do NBB. Você tb não acha que pelo menos na final deveria ser melhor de sete jogos como na NBA ? Abs.

Emerson Pires disse...

Rodrigo, por favor me responda se puder: Será que o basquete brasileiro está se levantando com esse novo formato do NBB. Você tb não acha que pelo menos na final deveria ser melhor de sete jogos como na NBA ? Abs.

Victor Dames disse...

Nossa, que insistência! Hehehe...

Não respondo pelo Rodrigo, mas dou minha opinião: acho que o NBB está sendo muito bom para o basquete, tentando consolidar novamente a modalidade (reerguendo-a, portanto), e também mostrando os aspectos onde precisamos evoluir, desde organização do campeonato até aspectos técnicos e táticos do jogo...

Quanto a final, aposto no Fla, não apenas por ser rubro-negro, mas porque o Mengo tem mostrado mais sangue-frio nos momentos críticos, embora cometa muitos erros e precipitações ao longo dos jogos, como todos os times do NBB, mesmo os melhores. Mas quem quer ser campeão tem que ganhar, mesmo jogando feio, né...

Abraços!

Anônimo disse...

Rodrigo,

E o Leandrinho??? vai ou não vai para a Cpa America??????

Bruno disse...

Vitória histórica do Lakers, comparável a do arremesso de Horry em 2002!!!!!!!!

Inacreditável, o basquete é o melhor esporte do mundo quando jogado com a intensidade de uma final de NBA!!!!

E ainda com uma grande vitória do Mengão no mesmo dia...FODA!!!!!!!

Guilherme disse...

Olhando a final do NBB cheguei a pensar que era uma pelada de final de temporada. Cada um pega a bola e faz o que quer.Esses times treinam?

Anônimo disse...

Pelo o que eu ouco dizer do time do Flamengo, o treino e igual aos jogos. Rachao sem o tecnico consertar nada. No dia q os jogadores consegues resolver sozinhos ai ganha pq eles tem talento. Mas na hora que precisa de tecnico...