sexta-feira, 12 de junho de 2009

OS MELHORES DO NBB




O NBB já está na final, então é hora de escolher os melhores do campeonato. Para isso, o Rebote montou um pequeno conselho formado por pessoas que cobriram o campeonato de perto: Alfredo Lauria, do Draft Brasil, Roby Porto, do SporTV, Adriano Albuquerque, do BasketBrasil, e Bernardo Guimarães, que faz o Território LNB. Escolhemos os melhores em quatro categorias, e eu bati um papo rápido com cada vencedor. Veja os resultados.



O cestinha do campeonato foi
a única escolha unânime da eleição, com total de 15 pontos, ou seja, recebeu cinco votações em primeiro lugar. Em seguida vieram ficou Alex (6pts), Larry (5) e Murilo (4). Aos 34 anos, Marcelinho atravessa uma das melhores temporadas de sua carreira. Ele falou ao Rebote sobre o NBB e a vontade de continuar vestindo a camisa da seleção brasileira. Confira.

- Você está no seu auge?
- Com o passar do tempo fazendo a mesma coisa, você tende a melhorar. A tendência é entender mais o jogo, me aprimorando, entendendo melhor o que cada jogo está pedindo.

- Depois do Pré-Olímpico, ficou a dúvida se você voltaria a vestir a camisa da seleção. Agora, quer ir à Copa América?
- Não conversei com o Moncho, mas eu quero sim. Estou me sentindo bem e vou ter um tempo de descanso depois do campeonato. Se o Moncho achar que vale a pena, estou aí.

- Com o primeiro NBB chegando ao fim, o que você acha
que tem de melhorar para a segunda edição?

- Acho que a liga deveria ser mais longa, até para o investimento dos clubes. Estruturalmente, algumas coisas não foram totalmente cumpridas. É preciso exigir dos clubes uma quadra própria para o jogo, com piso flutuante, tabelas padrão, isso seria o ideal. Já foi criada por exemplo uma associação de jogadores, é preciso criar também uma escola de técnicos.
O primeiro ano do NBB sem dúvida foi um sucesso, mas temos
que continuar evoluindo, ainda não estamos no ideal.



Aqui a eleição foi mais apertada e, vejam que curioso, acabou premiando a antiga comissão técnica da seleção, muito criticada até o Pré-Olímpico das Américas. Lula Ferreira ficou em primeiro, com 7 pontos, seguido por seus ex-assistentes Flávio Davis (6) e Guerrinha (4) - João Marcelo Leite, do Paulistano, também ficou com quatro pontos. Lula falou sobre o Brasília e os próximos desafios.

- Você lidera jogadores consagrados como Alex, Valtinho, Arthur e Ratto. É mais difícil ou mais fácil convencer esse tipo de atleta a seguir a sua filosofia ao longo da temporada?
- Você cresce quando trabalha com jogadores de alto nível, mas todo crescimento implica num patamar desconfortável. Por um lado, é mais fácil, porque eles têm uma boa compreensão. Por outro lado, se você não estiver bem embasado, eles não vão aceitar uma instrução sem substância. É fácil pedir, mas tem de ter conteúdo, e isso requer um estudo constante.

- Em termos de tática e filosofia de jogo, qual o maior desafio dos técnicos brasileiros para a próxima edição do NBB?
- São várias coisas. É preciso melhorar em alguns pontos, mas sem perder outros, como o jogo de velocidade. Agora, velocidade sem controle é um risco muito grande. Lidar com isso vai ser o desafio de todos os técnicos. E não podemos abandonar nunca os fundamentos do jogo. Eles são mais vitais que a própria tática.

- Você, Flávio Davis e Guerrinha, muito criticados até 2007, foram os três primeiros da votação. O que isso significa?
- A gente fica satisfeito. O trabalho realizado tem acertos e erros, ninguém acerta em tudo. Não conseguimos aquela vaga olímpica e, enquanto forem apenas 12 vagas, a dificuldade de todos os países será muito grande. Tanto que já cogitam mudar. Meu momento na seleção já foi, agora é a hora de outros.



Mais apertada ainda foi a escolha da revelação do NBB, até porque, nesse caso, cada um tem seus critérios para votar. Rafael Mineiro, pivô de 21 anos que defende o clube Paulistano, superou por apenas um ponto os rivais Betinho (Limeira), Eddy (Saldanha da Gama) e Neto (Araraquara). O vencedor fala ao Rebote sobre o presente e o futuro.

- O Paulistano não avançou ao playoff, mas você foi bem. Como avalia sua participação?
- Para mim, a temporada foi muito boa. Foi proveitoso trabalhar com o João Marcelo, eu nunca tinha trabalhado com ele. E foi ótimo. O fato de alguns jogadores terem se machucado foi ruim. A gente tinha condições de conseguir a classificação para os playoffs, mas esses desfalques impossibilitaram esse objetivo.

- Em que ponto seu jogo ainda precisa evoluir?
- Eu preciso trabalhar um pouco mais o meu arremesso, e estou trabalhando. O (técnico) João Marcelo Leite me ajuda muito, fica comigo antes e depois dos treinamentos.

- E na próxima temporada, vai continuar no Paulistano?
- Ainda não assinei me novo contrato, mas quero continuar lá. Com certeza vale investir no projeto do Paulistano. O João Marcelo tem essa característica de trabalhar com atletas jovens. Ele fez isso com o Fiorotto, e agora ele está convocado para a seleção, com o Dedé também. Então com certeza vale investir.



Melhor jogador do torneio, Marcelinho ganha a companhia de quatro outros jogadores na nossa seleção do NBB. Confira:

- Larry (Bauru, na foto)
- Alex (Brasília)
- Marcelinho (Flamengo)
- Murilo (Minas)
- Baby (Flamengo)

Deu para montar ainda uma seleção B, com os seguintes nomes:

- Valtinho (Brasília)
- Manteiguinha (Joinville)
- Marquinhos (Pinheiros, na foto)
- Olivinha (Pinheiros)
- Shilton (Joinville)

Agora, é com você. Concorda com as escolhas? Discorda delas? Quais seriam as suas? Diga aí na caixinha de comentários.

No sábado, estarei na Arena HSBC para acompanhar Fla x Brasília,
e de lá vou direto para a redação. Se der tempo, escrevo ainda no sábado sobre o jogo. Se não der, a gente conversa no domingo.

23 comentários:

Anônimo disse...

O Jefferson do Flamengo é muito, muito melhor que o Olivinha (puro peladero).

Concordo com os outrso nomes.....mas Olivinha em seleção não dá

marcelo marques disse...

baby?

qual o campeonato q vcs assistiram

agora entendi pq o baby é sinonimo de piada em toronto

naum tem nivel pra nba e nem pra primeiro e segundo nivel de europa
é um jogador fraquissimo

Anônimo disse...

Oh " Marcelo Marques" gostari de saber na sua opinião quem é um ghrande pivo (além do Vitor Faverani, claro..(??!!??).

Vc mete o pau no Varejão, no Splitter, e agora no Baby..!!

Continuando com opiniões assim, quem mvirará piada no blog será vc.

Anônimo disse...

Nesta selecao ficou demonstrado que o nivel tecnico dos que escolheram tambem deve melhorar nao somente o campeonato.

Escolher o Lula.Alex e baby....
Que campeonato assistiram....

Pode abrir as votacoes para sabermos o que cada um votou!!
Acho que tem marmelada...
Favor abrir os votos se tiveres coragem.

Anônimo disse...

Boa ideia,
Abram os votos e saberemos o que cada site votou e poderemos avaliarmos melhor o que conhecem de basquete realmente.

Anônimo disse...

to curioso para saber o q roby votou

Anônimo disse...

o que....
alfredo,roby,adriano e vc...
este time sao os conhecem basquete no brasil.por que nao colocar o paulo murilo,ou ainda abrir uma votacao na net para os internautas.
muita audacia achar q vcs podem influenciar e comandar o basquete brasileiro.
revoltante este sistema,olha a globo ai e tem cara do draft que mete o pau na globo.

Anônimo disse...

larry,marcelo,marquinhos,murilo,taichman.ou
ratto,marcelo,shamell,murilo,olivia,ou
nezinho,maquinho,marcelo,murilo,shilton.
ou a melhor
marquinho de 1,marcelinho,shamell,murilo,shilton

Anônimo disse...

estes caras nao entendem nada.
vejam so, colocaram 2 posicoes 5 no time escolhido,murilo e baby..
com estes comentaristas neste nivel o basquete vai para onde...

jdinis disse...

Quanto aos jogadores tudo bem (não temos muitas opções mesmo), mas quanto aos técnicos... Qual o critério utilizado?

- O Lula tem um dos melhores plantéis do Brasil, se classificou para a final no sufoco (depois de quase perder aas 4as. para Franca), perdeu o 1º jogo em casa e o time não mostra nenhuma estrutura. Não entendi nada!

- O João Marcelo, com um time de jovens, com contusões e sem o melhor jogador (Dedé) quase levou o Paulistano aos playoffs. As declarações do Rafael Mineiro no post reforçam sua competência;

- O Hélio Rubens, com um time de "coroas" e diversas contusões quase foi as semifinais;

- O Bial (sim, o Bial) levou o Joinville as semifinais com um time sem estrelas. Não que eu ache ele bom (parece ser só um "amigão" e motivador), mas foi bem melhor que o Lula.

Qual o critério?

Sds.

Bruno disse...

Qual o critério para escolher o Lula o melhor técnico do campeonato?
Na minha opinião foi uma péssima escolha. Se fosse eu a escolher mudaria o Lula como melhor treinador (ou seria o Chupeta, pelo critério melhor campanha, disparado, ou um técnico que tenha pego um time fraco e o tornado competitivo:Lula não é nenhum dos dois).
Jefferson tinha que estar nessa seleção, nem que fosse na "b".

O resto é mais ou menos isso mesmo.

Quanto ao jogo 2 da série final, vencido pelo Brasília,nada a acrescentar além de que o Flamengo fez uma partida ofensiva ridícula, RIDÍCULA!
O Marcelinho, mesmo sendo o melhor em atividade no Brasil, fez um jogo putrefato, beirando o absurdo:eu não entendo o cara errar 10 arremessos de 3 seguidos POR MUITO (air ball,quina do aro, etc) e continuar arremessando como se estivesse hipnotizado. Tudo bem, ele tem capacidade de acertar 3/4 seguidas, mas tem um momento que o cara precisa olhar no espelho e entender que não é o dia dele.
Isso e o chupeta achando que o Fernando Mineiro iria ajudar a virar o jogo...então tá

Anônimo disse...

Estava preocupado com esta serie, pois aguentar estas carioquices por parte dos blogs cariocas,valorizando o desvaneio de uma diretoria transloucada, se achando melhor que NBA, estava demais.
Cairam na real agora, um clube falido,de futebol, que nao paga NINGUEM, monta um super time a revelia dos valores morais,em delerio de um ex diretor e passando o bastao da gestao para um pior ainda, que ao inves de sanar as loucuras, acelera ainda mais os projetos megafantagalaticos, pois ganha dinheiro em cima de tudo e ainda se acham a ultima bolacha do pacote.)onde ja se viu, fazer no HSBC e nao conseguir lotar pela metade.
A NBB nao merecia estar passando por esta final,FORA CALOTEIROS!!!!
Temos que passar a limpo este basquete.

Bruno disse...

Anônimo acima,

Deixe me tentar adivinhar a sua procedência:...interior paulista, a ex-meca do basquete brasileiro?

Superado o seu óbvio recalque, vamos esclarecer o resto:

1- se os jogadores do Flamengo, que estão recebendo atrasados os seus salários, estão suportando, por que você, que nem torcedor do clube é, está preocupado, visto trata-se de um problema interno?

2-por que o Flamengo não merece estar na final da NBB, se fez a melhor campanha na fase regular, e nos playoffs até aqui?

3-o jogo ocorreu na HSBC Arena por que o Maracanãzinho está indisponível, e no RJ (e no Brasil também) não existe ginásio melhor)

4-não estava cheio o ginásio pelos seguintes motivos:o flamengo é um clube polidesportivo, com predominância de torcedores de futebol, que estavam esperando que o flamengo fosse ser campeão no jogo 3;o RJ atravessa uma frente fria bem forte, para os padrões daqui, e o ginásio fica muito longe e sem acesso fácil por transporte coletivo, o que afastou muito a torcida;o Brasil não tem público de basquete hoje para lotar um ginásio grande:o único motivo de ter lotado em Brasília é por que o 1/2 da torcida era de flamenguistas e a outra do time da casa, o que não corre no RJ, claro;em uma cidade como RJ (ou SP, POA, BH,etc) existem muitas outras coisas para fazer do que ir a um jogo de basquete 12h, razão pela qual os únicos lugares do Brasil que o basquete é o centro das atenções são em cidades menores, sem concorrência de times de futebol ou de outros programas culturais.

Deu pra entender?

marcelo marques disse...

aonde eu critiquie o splitter ?

eu disse q ele é o melhor jogador brasileiro em atividade

o anonimo não sabe ler

Anônimo disse...

BRUNO,
problema interno, se ta loco....
quase pararam o campeonato com uma greve...
nao merece estar na final, pq e um time de caloteiros nao somente com os atletas, em tudo, hotel,comida,fabricante de roupas, tudo...
nao tem nem sede para jogar, ai fica mendingando ate em outros municipios para jogar, esmolando...
torcida de futebol tem q assistir futebol,e nao ir no jogo de basquete onde o publico e familiar com criancas,esposas,e avos q gostam deste esporte e ai nao vao nos jogos com medo de ser estuprados,sequestrados,violentados,assassinados.
espero que depois desta liga o Spiro,areias e o flamengo sumam do basquete e assim poderemos ter realmente um campeonato serio, onde todos pagam e sejam honrados.

Anônimo disse...

Prabéns LULA, MARCELINHO e MINEIRO.

Boas escolhas....mas que infelizmente retratam o baixo estágio tático, técnico e futuro do Basquete no Brasil!!!!

Anônimo disse...

e ai vao abrir a votacao....

Anônimo disse...

Lula melhor técnico é piada. O cara ainda insiste em jogo de velocidade? Isso não é NBA. Mais um motivo para entender o porquê da seleção do Lula ter sido um fiasco.

Anônimo disse...

e ai nao abrirao a votacao ainda...
esta site ate parece a cbb

Anônimo disse...

Como foi a votação!!!!!!!!

Anônimo disse...

Acho que o Estevam do Brasília poderia estar em um desses times

Anônimo disse...

acha mesmo????

só se for como torcedor!

Anônimo disse...

Rodrigo,

NÃO vai abrir a votação???????