domingo, 14 de junho de 2009




Desta vez, Kobe Bryant não teve Shaq para lhe ofuscar o posto de dono do time. Se o pivô foi eleito MVP das finais nos três títulos anteriores, no quarto não há dúvida: a taça é de Kobe.

Aos 30 anos, o craque levou
os Lakers ao topo da NBA na condição absoluta de maior jogador do elenco. É o ponto alto da carreira mais sólida do basquete americano desde Michael Jordan. E todos nós - mesmo os que não gostam dele - somos privilegiados por ver alguém desse quilate executando seu trabalho em quadra dia após dia.

Execução. Palavra meio feia, que remete à violência, mas ganha outro sentido numa quadra de basquete. O Los Angeles Lakers foi o time que melhor executou sua missão nesta temporada. Brilhou exatamente contra os grandes. Construiu uma campanha de 30-14 contra
as 10 equipes mais fortes da liga e não ficou em desvantagem
no confronto direto com nenhum desses adversários.

Ninguém se engana, claro, achando que Kobe ganhou tudo sozinho. É impossível ganhar tudo sozinho - ou mal acompanhado. Por isso dá para dizer que o título de 2009 começou em 1º de fevereiro de 2008, quando a diretoria contratou Pau Gasol em troca de duas caixinhas de fósforo.

Gasol teve 18.6 pontos e 9.2 rebotes na final. Mais que isso, foi o maior responsável (muito mais que Bynum) pela consistência ao garrafão dos Lakers, e esse fator acabou sendo absolutamente decisivo agora, quando o maior pivô da liga estava do outro lado. Dwight Howard teve até bons números na série (15.4 pontos, 15.2 rebotes, 4.0 tocos), mas quem viu os jogos percebeu como ele foi o tempo todo arrancado de sua zona de conforto. O sistema defensivo de Phil Jackson para marcar Howard foi quase sempre brilhante.

Jackson, por sinal, é o outro grande personagem da campanha. Ah, mas ele só é campeão com craques no elenco. Ora, e como é possível ser campeão sem craques no elenco? Não deve ter sido mole armar esse time de 2009, com Odom saindo do banco, Bynum inconsistente e alguns reservas que não chegam a ser fantásticos, por isso precisam ser usados nos momentos certos.

Agora com o recorde de 10 títulos, Jackson foi muito melhor na final que Stan Van Gundy. O técnico do Orlando tem méritos, claro, mas cometeu erros que já comentamos aqui. O Magic ficou meio confuso em vários momentos da decisão. É assim mesmo, tudo isso faz parte do aprendizado, também não há por que crucificar o treinador.

Voltando aos campeões de 2009, o título é também de bons coadjuvantes como Odom (apesar de tudo, sempre útil), Fisher (aquelas bolas de três...)
e Ariza (que achado!). Mas é muito do trio formado por Jackson, Gasol e, acima de tudo e todos, o gênio chamado Kobe Bryant.



E você, coloca Kobe em que lugar na história? Com mais algumas temporadas pela frente, será que ele atinge os seis títulos de Jordan? Já dá para compará-lo ao maior de todos os tempos?

178 comentários:

Anônimo disse...

Jogo apatico por parte do Magic, os caras tentaram jogar na raça mas so conseguiram faltas. Ok, nos ultimos 40 segundos estavam atras por 12 pts, MAS DROGA, É FINAL DA NBA, já vi jogo sendo ganho com diferença não muito menor do que isso e os caras entregaram de bandeja.

Sério, já no 4 periodo o time do Magic já queria ir pra casa e acabar logo com esse sofrimento.

Lucas Belchior disse...

È campeãooo

marceloporto disse...

é CAMPEÃO!
E dane-se.. vo falar mesmo
ele é tao bom quando o Jordan.
Aquele arremesso.. que ele soltou a bola quase com a bunda no chão..
foi histórico...

André disse...

Acabou...
Agora só em novembro, droga!!!

Só não entendi a cara de bosta do Dwight Howard, muito mimadinho para o meu gosto. Foi quem mais ficou devendo na série, se tivesse jogado tão bem quanto jogou contra o Cavs, certamente outra equipe seria campeã.

Sobre o Phil Jackson, é um bom técnic, mas também não devemos esquecer os elencos que ele comandou: Pippen, Jordan, O'neal, Kobe... Isso relativiza bastante esse número de títulos dele!

Bruno disse...

Campeão da NBA,Los Angeles Lakers!!!!!!
Realmente desde a metade da série contra o Denver o Lakers encontrou seu melhor jogo, especialmente na defesa e, merecidamente, foi o campeão da NBA!!
O melhor time do campeonato, o que melhor jogou contra seus principais adversários, o time que mais trabalhou suas deficiências, especialmente a defesa, enfim, um legítimo campeão!!
Grande jogo de Odom e Ariza e, a jogada de Kobe no 3 quarto foi ESPETACULAR, uma das maiores de sua brilhante carreira.
Pelo andar das coisas, não vejo por que o Lakers não deva ganhar a conferencia do oeste nos próximos 2/3 anos, e quem sabe levar mais mais um ou dois campeonatos, pois o time é bastante jovem

Maickel disse...

não sei se foi uma estratégia, mas o lakers começou o jogo dando sinais que ia 'entregar' ae qdo o magic começo a gosta eles engrossaram e foram pro 2° quarto perdendo por 28 a 26.. ae fizeram os 30 a 18 do segundo quarto e então ficou sacramentado que com 10 pontos na frente o lakers não ia repetir o erro do magic no jogo 4 e o kobe não ia querer adiar a sede..

e agora digo mais, vão fazer algo (até o proprio kobe) a respeito de diminuir salário pra manter o odom e o ariza, e o shaq vai querer vir pra ser campeão com o kobe e se aposentar com tudo a seu favor... olho nos FA's famintos por um título, lakers é o time da vez para um back-to-back..

Vitor Lakers WIN disse...

K.Martin, Aquele Abraço.
LeBron, Aquele Abraço.
Shaq, Aquele Abraço.
Haters do Lakers e do Kobe, Aquele abraço.

Luis disse...

Nem quanto o Lakers é campeão os torcedores do Lakers esquecem o LeBron.hahahahahha

Depois falam que não se preocupam com ele.

eZ disse...

Um pouco da taça deve ir para o nossso amigo stan van gundy ..

uma das mais desatrosas autações na beira da quadra que eu vi ...

o time do magic é melhor q o time do lakers e ele conseguiu perder pelo menos 2 jogos ganhos por besteira ...

sem falar no festival de lambanças como a história do jameer, por substituições na hora errada, por deixar o jogo seguir quando deveria parar e por permitir (ou causar) o nervosismo do time mandando pera p cima quando não deveria..

um horror!!!

Maickel disse...

O problema que o time do magic fazia sempre a mesma jogada com o turkoglu, hj o Ariza roubou duas bolas seguidas pq a mesma jogada foi feita.. eles deviam ter utilizado mais o d12.. Já o Lakers conseguiu impor sua experiência que as vezes em 10 20 segundos consegue mudar o "momentum" de uma partida. e parabéns para Kobe & cia.

Leonel disse...

è o seguinte, D12 não é o melhor pivô da liga. Mostrou deficiências.

O Lakers prevaleceu por ter maior exériência e camisa. Muito podem perguntar: "então os campeões sempre serão os mesmos". Claro que não. Sempre aparecerão campeões inéditos co times sem tradição. Mas para isso, é preciso ter craque ou dois craques no time. O Orlando não tem isso.

O Bulls antes de Jordan era um nada.
O Santos antes de Pelé nem era o time mais popular de Santos.

E por aí vai.

Análise dos jogos: Partidas 1 e 5
Orlando uma bagunça de time. Talvez a experiência de Anthony Johnson pudesse ajudar. O Lakers aproveitou a maior calma e organização para ir deslanchando.

Partidas 2,3 e 4. O Orlando se apresentou melhor, porém faltou crauqe. O Lakers tinha craque. Percebam que Kobe foi o termômetro desses três jogos. Quando ele vacilou, deu Orlando. Quando ele foi firme, ganhou. Talvez se tivesse um craque do outro lado, poderia haver uma resposta.

Leonel disse...

Porque meus amigos, o basquete é coletivo. É necessário padrão tático, organização, disposição, entrosamento. Mas quando vai para os minutos finais, as ações individuais é que definem jogos apertados.

É daí que surgiu aquela expressão: "jogador de quarto período". Joga-se no padrão tático até o ponto que o craque pega a bola e vai para a decisão.

Leonardo Jr. disse...

"Muitos serão bons, ele será uma lenda." Phil Jackson falando sobre Kobe Bryant!

MVP do All-Star, MVP das finais e só não foi MVP da temporada por causa da mídia em cima daquele jogador que enm lembro mais o nome...

Lakers Campeão!!!!

Anônimo disse...

li um comentario no blog do Balassiano que diz td sobre Kobe, Bryant esta mais perto de Jordan do que LeBron do Bryant.

Gabriel disse...

Andre,relativiza pq?Todo tecnico de time campeao comanda grandes jogadores.Vamos comecar a relativizar entao os titulos de Pat Riley,Poppovich,Auberbach.Treinador bom eh aquele que leva times ruins ao titulo?Milagre ninguem faz meu caro.
10 titulos?Eh pra genio.E isso ele eh.

Renato disse...

Muito bons esses playoffs, pena que acabou.

Pra mim, acabou mais cedo do que poderia, se o técnico do Orlando tivesse tido um pouco mais de cabeça pra acertar o seu esquema de jogo no perímetro e a rotação dos armadores.

No fim das contas teve um monte de gente que saiu desses playoffs muito maior do que entrou, e outros que sairam muito menores.

Eis o que acho.

SAÍRAM MAIORES DO QUE ENTRARAM: Trevor Ariza, Michael Pietrus, Marcin Gortat, Glen Davis, Rajon Rondo, Delonte West, Derrick Rose, Joaquin Noah, Ben Gordon, Rafer Alston, Dwight Howard e Kobe Bryant

ENCOLHERAM: Mo Williams, Mo Williams, Mo Williams (3 vezes que é pra ter certeza), Josh Smith, o time inteiro do Portland, Jason Kidd, Chauncey Billups

Dead boy disse...

Mais três temporadas nesse nível e o LeBron não alcança o Kobe nem se jogar até os 50 anos.

Net Esportes disse...

E o Phill Jackson sempre leva três seguidos, ou seja, os próximos dois anos podem ser do Lakers novamente

http://netesporte.blogspot.com/

Anônimo disse...

Kobe >>>>>> Lebron

Dead boy disse...

Kobe >>>>>> Lebron [2]

Dead boy disse...

Faça logo o comentário definitivo do jogo, Rodrigo. Estamos prontos para entupir a caixinha com mais de 200 comentários.

Bruno disse...

Ez, onde e em que planeta o time do Magic é melhor do que o Lakers?
Um time que não tem SG, que tem um pivô que só joga em um lado da quadra, que não tem um ala de força realmente de força, que não tinha experiência de playoff quase nenhuma, incluindo jogadores, comissão técnica e direção?
Até acho que o Magic tinha time para ganhar, digamos, 2 jogos nas finais, mas o time forçou duas prorrogações, e atuou competitivamente por boa parte da série, ou seja, fez o que ode.
Renato,
Gostei do seu "quem melhorou e piorou", e acrescentaria como melhor o Gasol, com certeza,e Turkoglu, Scola,Nene e Melo, e menor/pior o Ilgauskas, e, se for contar também temporada regular, o Nash e Amare.

renato mackenzie disse...

Just Purple&Gold. Campeão e ponto final. Mais dois pra empatar com o Boston. Go Lakers Go!!!

Kobe >>>>>> Lebron [3]

eZ disse...

Bruno, ng na liga tem um '1-2 punch' melhor q o Orlando na liga.

O time tem excelente arremessadores, e um ótimo pivô. Não estou falando q d12 é o novo hakeen ou ewing ou shaq. Mas ele é um ótimo pivô. Não dá p não prestar atenção nele. Um time bem armado, com certeza focaria nesse estilo de jogo, com as bolas passando nas mãos dele durante o início das jogadas. É simples. Bola no pivô. Se dobrarem nele, bola p fora. Se sairem, bola p dentro. O orlando só fez isso bem no jogo que ganhou. O time tem uma tendência enorme a ignorar o pivô. As bolas deveriam passar pelas mãos do d12 em TODOS os ataques. 2 rodadas de bola e alguém aparece livre. Prova disso foi o orlando chutar 63%! Nenhum time tem um jogo in-out e versátil na liga como o orlando. Bem treinado é impossível de marcar. O time pode jogar embaixo com d12, lewis sabe jogar de cosas qdo necessário. Hedo, Lewis, Alston podem tanto bater p dentro quanto chutar. Pietrus vai mto bem jogando na 2. Ótimo defensor com um bom chute. O lakers é kobe, gasol e lampejos. Não tem 3 jogadores para meter 20 pontos regularmente. O magic tem 3 para ter isso de média JUNTOS! e outros capazes de meter 15 por noite de maneira consistente.

O orlando tremeu, o técnico cagou e o lakers mereceu ganhar, mas o time do orlando é sim melhor.

2 derrotas foram frutos de apagões do time, cagadas do técnico ( o q foi essa história do summon do jameer e colar o alston no banco do nada ?? Desestabilizou total o time!!!)

O q foi ele deixar o time ter os momentos de crazy-shooter coletivo e ignorar o pivô ?

O q é ele deixar o pivô tentar passar por cima de 3 marcadores e forçar turnovers bobos ?

O q foi ele deixar o ariza virar o jogo daquele jeito no jogo 4 ?

O que foi o Nelson em quadra, sem pernas para permitir as 2 bolas de 3 do fisher ?

Se vc analisar com calma, vai perceber q as vitórias foram mais por cagadas do magic do q por méritos do lakers e o mr. mestre do pânico deveria pedir demissão já!!!!

só postando aqui a frase do shaq no twitter:

"Congrats to you to phil jackson. When the general doesn't panic the troops don't panic. You are the greatest now."

Gabriel disse...

Ahhhh sim,o time que tomou de 4-1 eh melhor.Sem duvidas.
Ahhh,eh nao "insistiram" em D-12 por simples teimosia.
Por favor,o time do Orlando eh talentoso,tem um jogo vistoso,um baita pivo,otimos alas,bons armadores.Sim,eles tem tudo isso.Mas nao souberam sair das armadilhas do Lakers,um time muito mais completo,preparado,experiente e,especialmente,focado.

eZ disse...

E com um técnico de verdade no banco ...

eZ disse...

O q eu quero dizer é q, se não fosse pelo nosso amigo sentado no banco do magic, a série não seria tão fácil para LA, com 2 blowouts e ng precisando ser espetacular para vencer.Uma série que poderia ter sido fantástica, uma classica, não foi por incompetência ...

e olha q nem torço p o magic...

mas foi ridículo, revoltante até ver as besteiras feitas pelo time ...

PauloRJ disse...

eZ, se o time do Orlando fosse melhor do que o Lakers toda a midia teria colocado ele como favorito desde o início dos playoffs, e eles sempre foram os underdogs desde as semifinais do leste (duvido que eles conseguissem ganhar do Boston se o KG estivesse jogando).

O time do Orlando é bom? Sem dúvida e nesses playoffs provou isso para todo mundo...

O problema é que o estilo de jogo, de arremessos de fora, é um estilo que ainda não ganhou campeonatos...o Phoenix esteve muito perto (eu diria que a uma falta do Horry no Nash de distância), e o Orlando chegou mais perto ainda este ano...só que , neste estilo, quando as bolas não estão caindo os times simplesmente perdem...

Concordo que o SVG deveria jogar mais no D12, mas o D12 ainda é irregular no ataque, por isso não dá para dizer que é só culpa do técnico...eles jogam com as armas que tem...em 1 ou 2 anos certamente o Orlando vai usar mais o D12 no ataque, assim que ele for mais consistente...

Outro ponto para mostrar a diferença entre os times: No único jogo que o Orlando ganhou, 5 jogadores jogaram muito bem (Alston, Pietrus, Torkoglu, Lewis e Howard), e mesmo assim ganharam apertado...nos jogos que, além do Kobe e Gasol, Odom e Ariza jogaram bem, o Orlando nem chegou perto...

IgorVudu disse...

Ez nem na terra do nunca q esse time do Magic é melhor q o Lakers, vai ensinar o "melhor pivô" da liga pelo menos a arremessar, aliais Shaq hj >> D12, Shaq no seu prime >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> D12

Dead boy disse...

O time do Orlando é melhor? Só me faltava. Desculpe, mas eu tenho uma teimosia: pra mim, melhor é quem ganha. Ainda mais ganhando de forma incontestável por 4 x 1. Posso estar errado, né, vai saber...

Gabriel disse...

E eh muito injusto dizer que o Stan VG eh o unico culpado.Se o time do Orlando tem uma personalidade ofensiva e uma certa consistencia defensiva,eh gracas a ele.E nao jogaram mais com o D-12 dentro do garrafao pq ele foi muito bem marcado e eh um pivo que nao tem arremesso,nenhum,zero,nada.Nao existe arremesso,nao existe giro,nao existe gancho (ok,um ganchinho meia-boca).Existe forca.
E como ja diria um amigo de infancia:"Forca fisica e arremesso de 3 nao ganham campeonatos".
Eh verdade.

P.S:Os Lakers foram campeoes mais por "cagadas" do Magica que por meritos proprios?Acho que assistimos series diferentes,nao pode ser.

Anônimo disse...

O Phil Jackson, é o cara mesmo, claro que ele teve grandes jogadores, Pippen, Jordan, O'neal e a turma, mas Jordan msm já era um grande jogador, com outros tecnicos, Phill Jackson com o Triângulo, fez ele ser um vencedor.

Anônimo disse...

Shaq hj tem + experiencia que D12, mas que ele hj é melhor que Howard não sei n, se vc falar ofensivamente ai tudo bem mas no geral. Esse negocio de time tem que ter 2 craques não é bem assim n, o PISTONS, tinha quantos craques do nivel assim de KOBE?

Anônimo disse...

Algumas coisas não podemos discutir.

Phil Jackson = Genio.

Kobe = Genio + Genio. Que ano sensacional.

Gasol = Atual melhor do Mundo não americano.

Ariza = Sensacional nos PlaysOffs

Odom = O que sempre esperamos dele e nunca tinha feito.

Temporada: Uma pena que já acabou.

Abs

Alexandre Reis

Osama_Lakers disse...

Sem dúvida, alguns comentários nos levam a pensar na Zona Negativa do Quarteto Fantástico, lugar onde sem dúvida o Orlando é melhor que o Lakers e o Phil Jackson é só um cara sortudo e oportunista que sempre soube se mudar para o time com os maiores craques, esquentou o banco e foi campeão por 10 vezes... Puxa vida, o que fuma esse pessoal? Que barato mais esquisito esse... rá rá rá
O difícil vai ser esperar até novembro!
Rodrigo, bota a análise aí para a gente entupir o teu servidor!!!
1 abração campeão a todos os fãs de basquete!

EDU BURMANN disse...

1- Como da pra dizer que o tecnico mais vencedor da NBA nao eh FANTASTICO? Fazer um time de bons jogadores ser campeao eh coisa pra poucos, eh soh ver quantos bons times foram batidos nos playoffs.
2- O Shaq eh um milhao de vezes melhor que o Dwight Howard. D12 tem que comer muito arroz e fwijao ainda...o posicionamento dele deixa a desejar, o arremesso nem se fala, soh consegue pontuar enterrando! E se os companheiros nao passam a bola eh pq nao confiam na sua capacidade!
3- O Kobe se tornou o melhor jogador NESSA temporada! Amadureceu com os titulos anteriores e principalmente com a derrota no ANO PASSADo. Ja li entrevistas dele dizendo que hj em dia ele sabe que nao precisa chutar todas as bolas, e si fazer os companheiros jogarem. Ele é SIM o melhor pos Jordan, o cara eh completo. Nao eh soh um jogador com baita capacidade fisica ( Lebron )
4- Nao vejo o Lakers com uim conjunto MUITO melhor que o Orlando nao. Acho sim que o q fez a diferenca foram 2 genios: um dentro de quadra e outro fora. Mas que se o LA se reforcar e Kobe e Gasol continuarem jogando o que jogaram essa temporada eh dificil nao acreditar em mais 2 aneis pelo menos!
5- Derek Fisher vc jah jogou muita bola< ganhou 4 aneis, provou seu valor nesses playoffs, PARA NO AUGE!

Dead boy disse...

Qual o recorde de comentários numa caixinha deste blog? Quem sabe dá pra bater, quando o Rodrigo fizer o post definitivo.

Maickel disse...

Kobe e Gasol podem marcar 20 regularmente, tranquilamente, agora deixa o Odom jogar 35 minutos por noite..

eZ disse...

Bem, em nenhum momento disse que o magic ganharia. Acho o magic melhor q o lakers sim, mas experiência conta muito.

O time é muuuuuuuuuuuuito mais versátil, alias, q qq outro time da liga e também não disse q o lakers é um time ruim. A defesa foi fantástica nessa série, e foi onde eles ganharam. Mas, o lakers é Kobe,Kobe, Kobe, Gasol e 1 ou 2 roles q se alternam jogo a jogo. O resto amigos, está sentado no banco com as 2 mãos cheias de anéis. Isso conta, e muito!!!!!!

Na quadra, time, jogadores, ainda prefiro o Orlando. Que perdeu feio, mto feio. O pânico contagiou a todos. Fazia tempo q não via um time tão perdido.

Não disse q d12 é o melhor pivô da liga.

Quem disse q p Phil Jackson não é bom técnico ?

Quem disse q o time do lakers é ruim ?

Não coloquem palavras nos meus dedos.

O orlando é melhor e a diferença foi no banco. Phil Jackson deu uma aula no SVG, bem como seus jogadores mais experientes. Ter um técnico no banco q além de atrapalhar com rotações bizarras e ainda permite que jogadas bizarras sejam permitidas em quadra sem parar o jogo ou tomar alguma atitude contribui bastante.

eZ disse...

"EDU BURMANN disse...

4- Nao vejo o Lakers com uim conjunto MUITO melhor que o Orlando nao. Acho sim que o q fez a diferenca foram 2 genios: um dentro de quadra e outro fora"

é mais ou menos isso q eu quis dizer ...

só q acho o time do orlando um pouco melhor ...

tem q explicar direitinho e desenhar senão tem gente q não entende ...

faço minha suas palavras ...

Rafael B. disse...

Odom é inconstante, mas é um baita jogador, tem jogos que ele faz de tudo (como ontem), enterradas, bandejas, chutes de 3, assistências e rebotes, nivel all-star, mas tem outros jogos que ele se esconde na sombra do Gasol.
Decepção para mim foi o Bynum, se ele jogasse nessas finais metade do que sabe jogar ou um decimo do que recebe o Lakers varria fácil...

Agora quanto ao Kobe, se ele manter uma dinastia de pelo menos mais uns 3 anos, com um ou 2 mvp's, ele passa o Jordan. Tá jogando muito!

Parabéns ao Lakers pela grande conquista, parabéns ao Kobe pelo grande momento, parabéns aos jogadores do Lakers pelo belo time.

EDU BURMANN disse...

Galera quem vcs acham que foram os 5 melhores estrangeiros na NBA nessa temporada?
Eu tenho certeza soh de 3 por enquanto, que alem de serem os melhores estrangeiros tambem foram os melhores dentro da liga na minha opiniao.
Tony Parker, Paul Gasol e Yao Ming

Edu Burmann disse...

Concordo com o eZ que o time do Orlando seja melhor que o do Lakers ( sem Kobe e Gasol ) os caras sao muito mais constantes e versateis, alem de fazerem um trabalho coletivo melhor. Prova disso foram os jogos que foram à prorrogação. Neles, o Lakers que tirou uma vantagem do TIME do Orlando construida no decorrer do jogo e foram vencidos pois na hora do vamo ver o Orlando se ENCOLHEU, faltou personalidade e experiecia, OU um craque que chamasse o jogo. Coisa que na minha opiniao o Orlando nao Tem.
Titulo muito mais que merecido pelos Lakers, vitoria incontestavel, mas que teve 3 responsaveis: Jackson, Gasol e Bryant. Os outros tem muito o que provar ainda e se dependesse deles o Lakers nem no Playoff estaria.

Rafael B. disse...

Melhores estrangeiros?
Em ordem:
Pau Gasol
Tony Parker
Dirk Nowitski
Yao Ming
Hedo Turkoglu

Concordam?

Gabriel disse...

Acontece que o Lakers sem Kobe,Gasol e Jackson nao seria esse Lakers,seria outra coisa.O fato eh: Bynum,Gasol,Ariza,Bryant,Fisher,Odon,Walton,Vujacic,Farmar,Mbenga,Powell,Brown,Morrison e Yue foram,juntos,campeoes da temporada 08/09.Qualquer "se" eh pura especulacao e longe,bem longe,de fatos.

Osama_Lakers disse...

ei, não entendi isso: "time do Orlando seja melhor que o do Lakers ( sem Kobe e Gasol )" - como assim? Eles SÃO do time do Lakers - como é que se analisa um time tirando gente do plantel? ou será que o Orlando continua sendo melhor sem o D12 e sem o Turkoglu? Que viagem...

Edu Burmann disse...

Gabriel mandou bem. Esse time foi campeao da NBA, com propriedade, incontestavel, quase varreu o Orlando na final. FATO. O anel vale tanto para Kobe quanto para Yue ( ? ). E se nao tivesse qualquer um deles, talvez fosse diferente. Mas ainda acho que o legal mesmo eh discutir aqui na caixinha!

Edu Burmann disse...

O mundo do SE apoesar de nao valer nada, continua interessante!

Maickel disse...

O negócio que nessa nova temporada, algumas trocas podem ocorrer na equipe porque o sasha, farmar foram bem irregulares até o próprio bynum que precisa melhorar mas teve contusão. O Lakers se torna um polo para alguns Free Agents, não sei exatamente todos. Iverson (longe) Kidd? T-mac (disse q o lakers ia ser campeão, torcia pra isso) hahaha

um monte de gente vai querer jogar no lakers..

PauloRJ disse...

Galera, se tirassem o Jordan e o Pippen do Bulls eles não teriam ganhado nenhum título....se o Duncam não tivesse ido para o Spurs eles também não teriam nenhum título...se o KG e o Ray Allen não tivessem ido jogar com o Paul Pierce ele tb não teria título nem MVP das finais...

O único time campeão que eu vi sem 1 ou 2 grandes estrelas a ser campeão foi o Detroit, e mesmo assim ele emplacou com 4 all stars...

O único time que eu vi com 4 grandes estrelas foi o Lakers de 2004 que não se falava em quadra (e nem fora dela), e perderam para o Detroit de 4 estrelas (nenhuma delas grande) que se falavam e jogavam coletivamente...

A receita mais comum para montar um time campeão é: Contrate 2 grandes estrelas e bons "role players"...O CAVs tem 1 grande estrela (Lebron) o Orlando tem 1 (D12), e o Lakers tem 2 (Bryant e Gasol)...e para quem acha que o Gasol não é, gostaria de lembrar que ele liderou a Espanha para um campeonato mundial e para um vice olímpico....

Resumindo, não tem sentido analisar o Lakers sem Bryant e Gasol, assim como não teria sentido analisar o Bulls sem Jordan e Pippen, o Showtime sem Magic e Kareen ou o Jazz de alguns anos atrás sem Stockton e Malone...

PauloRJ disse...

Respondendo ao Gabriel, um time com Bynum, Odom, Ariza, Fisher, Vujacic, Walton, e Farmar ainda seria melhor que muitos times da liga, e se jogasse no leste provavelmente estariam nos playoffs...mas esse time ainda tem Bryant e Gasol, e esse ano é o campeão da NBA...

Anônimo disse...

To ficando impaciente, cade o texto sobre o titulo?

Gabriel disse...

Paulo,realmente,eh muito bom olhar os times do Phil Jackson.Ele constroi grupos de verdade.Cada um tem sua importancia e todos trabalham para o bem comum.Gosto muito desse grupo dos Lakers.Nao sei se vcs acompanham o blog do Luke Walton no site da NBA...eh muito legal.Ele mesmo,se nao eh um jogador fantastico,eh uma baita peca em prol da equipe.Por exemplo,ele disse que foi ele proprio quem sugeriu ao Jackson que o Ariza seria,naquele momento,mais importante como titular,pos-all star game.Achei isso de uma grandeza.Baita ser humano.
Enfim,so um pequeno exemplo.Estou no aguardo de um novo livro do mestre.Se for como "The Last Season",melhor ainda.
Abraco a todos os torcedores que aguardaram tanto tempo para mais um titulo.Foi uma noite linda.

Bruno disse...

Eu nem tive tempo da minha tréplica ao eZ a respeito do Magic ser melhor que o Lakers, por que dezenas já fizeram isso.
Mas gostaria de acrescentar algo:a noção equivocada de que o Magic é mais time do que o Lakers por que tem mais jogadores com capacidade de contribuir, e de Van Gundy perdeu a série:
Primeiro, os jogadores do Magic com capacidade real de contribuir nos playoffs, seriam:D12,Turk,Rashard e Jameer.Esperar de Gortat,Alston,Battie,Pietrus, etc., mais do que eles fizeram seria um exagero.(e todos eles foram bem!)
No Lakers vc tem Kobe,Gasol,Odom e Bynum (chumbado, jogou mal), sendo a única surpresa mesmo o grande desempenho do Ariza.
O Lakers joga um basquete super coletivo, só não vê quem não quer.
A diferença é que mesmo tendo vários jogadores ofensivos, o Orlando não tem um cara para decidir o jogo:o mais perto é o Turkoglu, mas para vencer um título de NBA é pouco, enquanto o Lakers tem Kobe E Gasol.
Já quanto ao Van Gundy, acho o trabalho dele ótimo:esse elenco do Lakers despachou ano passado Jerry Sloan,George Karl e Greg Poppovich, e nesse ano Adelman, Sloan e Karl, então não é demérito nenhum para o Van Gundy perder.
Além disso,a defesa do Lakers tem sido equivocadamente analisada por toda a temporada:o time foi bem o ano todo nesse aspecto, e nos playoffs vem defendendo a linha de 3 pts muito bem, exatamente como fez contra o Magic.
Ai só sobrou o D-12 e seu repertório de uma jogada só no ataque e Gasol e Bynum deram conta do recado e não restou nada ao Orlando.
Por último, estatística é aquela coisa, voce interpreta como quiser:na ESPN.com tem um artigo do John Hollinger dizendo que o Ariza tem um PER muito melhor que o Turkoglu no confronto direto e, como é 7 anos mais novo, seria uma melhor contratação.
Cadê esse elenco todo que o Magic tem e o Lakers não? Por que a matéria diz que o 4/5 melhor jogador do Lakers é mais jogador do que a principal força ofensiva do Magic?!?!?
Por essas e outras é que digo que o Stan Van Gundy fez milagre com o Magic, por que ele implementou o esquema com 4 jogadores abertos e D-12 no meio, que tornou jogadores historicamente do segundo time como Lewis e Turk em super craques.
Vou além e acho que o Stan deveria ter sido o técnico do ano, mesmo tendo cometido erros nas finais.
Ele perdeu para um time melhor individualmente e tão bom no coletivo, o que prova que o trabalho do técnico foi realizado.

Rafael B. disse...

Antes desse jogo 5, olhe as médias do Kobe
Obs. Nesse jogo 5 ele deu 4 tocos e foi fundamental, apesar de ter quebrado sua sequência de estatísticas recordes.

Que o Lakers não pode ser só Kobe é verdade. Mas quero aqui colocar alguns pontos sobre o nosso astro nessas finais.

- Kobe tem médias de 30 pontos e 8 assistências. Números que apenas Michael Jordan e Jerry West tiveram antes.

- Kobe tem números melhores do que o Paul "melhor jogador do planeta" Pierce comparado com as finais do ano passado (21.8 pts, 6.3 ass).

- 8 assistências em 6 jogos seguidos de playoffs, só foram feitas antes por Magic Johnson.

- Nunca nenhum armador pegou 5.5 rebotes de média nas finais.

Kobe detonou, junto com Phil.

Anônimo disse...

Ez e Edu

tudo isso é pra ser do contra ?

Agora que o lakers ganhou por 4 x1 .. ganhou o time que não é o melhor?

O Orlando só perdeu por causa do Pânico?

Pior é tentar justificar a inveja

Sem Mais

Ronaldo

Skip Will disse...

Nao foi um bom 5º jogo
mas o Lakers fez por merecer
e o Kobe joga muito
mas parabéns também ao Magic pela grande temporada

que venha a próxima temporada!!

Maickel disse...

6 finais ele já tem na bagagem.. e acho que vai jogar basquete por mais uns 6 anos em alto nível? pra depois jogar mais uns 5? vindo do banco.
Não tem como comparar, mas ele pode deixar o nome marcado na história do lakers, como da nba, acho que magic jonhson teve 5 títulos e os outros não sei, mas kobe já tem 4. Tem números bem expressivos, está batendo recordes a cada dia que passa, e O Lakers vai virando modinha de novo e atraindo muito veterano faminto por um anél, já pensou shaq e kidd nessa equipe?

Anônimo disse...

A questão é armar um time que funcione bem, e quando o time funciona bem os melhores jogadores ganham destaque, por isso o detroit teve 4 all-stars o time era muito bom.

Dead boy disse...

Acho que Kobe não pode ser comparado a Jordan. Mas seguramente é um dos cinco melhores da história. Com mais um título ou um MVP, ou ainda se pontuar nessa média por mais 3 ou 4 temporadas, talvez chegue aos 3 melhores.

Por outro lado, lembro muita gente dizendo que Pietrus era um senhor marcador. Que tinha feito ótimo trabalho em cima de LeBron e que, inclusive, estava sendo ainda mais eficiente (e encontrando mais facilidade) ao marcar Kobe.

Pois bem. LeBron, nos dois primeiros rounds dos playoffs (portanto, antes de jogar contra o Magic), teve médias de 32.9 pontos, 9.8 rebotes, 6.7 assistências e 53% de FG.

Contra o Magic (e portanto contra Pietrus) LeBron teve 38.5 - 8.3 - 8 - 48%.

Ou seja, salvo engano, uma melhora substancial em pontos e assistências (quesitos ofensivos).

Vejamos Kobe.

Antes de Pietrus, Kobe teve (nos 3 rounds anteriores) 29.6 pontos, 5.2 rebotes, 4.9 assistências e 46% de FG.

Contra o Magic, na final, Kobe sustentou 32.4 pontos, 5.6 rebotes, 7.4 assistências e 43% de FG.

Também cresceu (e muito) nos quesitos ofensivos - pontos e assistências.

Aparentemente, Pietrus não é um bom marcador. Overrated, na minha modesta opinião. Superestimado. Minha sugestão? Podiam jogar, no um-contra-um, Pietrus versus Billups. Duelo de titãs!

Dead boy disse...

Aliás, hora de frisar: na minha modesta opinião, o técnico do Magic é excelente. Esse time aí não é bom. Ao longo dos playoffs, Hedo jogou muito mais do que sabe. E o próprio Hedo sabe disso. Lewis e Alston idem. O que esse técnico fez foi extrair muito de pouco. O único all-star do time é Dwight. E mesmo assim ele passou por times que acho melhores que o Magic. O próprio Cleveland. O Cleveland tem elenco melhor que o Magic. Ao invés de chamá-lo de mestre do pânico, eu tiro meu chapéu para Gundy.

Anônimo disse...

LeBron > Kobe individualmente

Eu acho. Só olhar as atuações dos dois. Mas o Kobe tem um time bem melhor, isso é fato.

paulo disse...

isso, lebron > kobe, tbm acho. mas lakers é mais foda

Dead boy disse...

Timidamente, já se notam Lebronzetes saindo das profundezas...

MarceloCampinas disse...

http://cavsbrasil.blogspot.com/2009/06/final-da-nba-jogo-5-orlando-magic-xx-x.html

Apesar de ser Cavs, parabens do meu blog ao excelente Lakers.

Hoje em dia o pessoal aqui tem mania de ficar falando mal de jogador e odiar um time. Lakers venceu merecido, Kobe idem e eu sou Cavs. Se um dia ganhar, não vou aqui descer a lenha em outros jogadores ou outro time.

Osama_Lakers disse...

Jordan é imbatível, nem vale a discussão pq não se pode competir com quem pode voar. Vou escrever apenas sobre o tópico que entrou de penetra na discussão proposta pelo Rodrigo. Só para lembrar, o Rodrigo falou sobre Jordan versus Bryant e apareceram alguns comentários sobre Lebron... (?)
Lá vai:
1. Kobe Bryant é um dos maiores gênios do basquete mundial, incontestável. FATO.
2. Lebron também é muito bom, mas ainda não tem a experiência e a maturidade de Kobe. FATO.
3. Kobe é tetracampeão da NBA. FATO.
4. Lebron é... pois é, ainda não ganhou títulos. FATO.
5. Kobe aprendeu a amargar tempos no banco no início da carreira e tempos ruins qdo o LAL desceu a ribanceira, até onde sei sem destratar ou humilhar ninguém. FATO.
6. Lebron só acha esportividade algo divertido quando ele e os seus amiguinhos fazem dancinhas no banco - quando perde, faz beicinho e sai sem falar com ninguém, nem com a imprensa como manda seu contrato milhardário. FATO.
7. Kobe tem o melhor treinador da história e que o ajudou a crescer excepcionalmente como atleta e líder de equipe. FATO.
8. Lebron tem um fã sentado no banco, que não lhe dá um pitaco e monta todo o circo só em função de seu imenso ego. FATO.
Ah, sei lá, cansei - precisa dizer algo mais?
1 abraço aos tetracampeões.

Dead boy disse...

Jordan > Kobe > Shaq > LeBron.

Talvez daqui a 5 temporadas mudem os últimos dois elementos da equação.

Os dois primeiros, acho difícil saírem do lugar.

Clodoaldo disse...

Engraçado que quem falou do James primeiro foram os torcedores do Lakers, dai aparece alguns falando que ACHAM, na opinião DELES que o James é melhor e esses mesmos torcedores do Lakers ficam bravos.

Quem ainda acha que LeBron tem uma personalidade ruim só por causa desse epsiodio de não comprimentar, deveria assistir o documentário dividido em 5 partes, chamado Dream Season 23 and 24. Fala do Kobe e do James e mostra e personalidade dele.

Mas como o cidadão falou ali em cima, tem um pessoal que só pq gosta do Kobe se vê na obrigação de odiar o LeBron e falar que ele é mal carater(coisa mais infundada impossivel) e tem gente que gosta do LeBron e vê obrigação em falar mal e odiar o Kobe. Ou seja, coisa muito infantil. Muito mesmo.

Dead boy disse...

Aliás, historicamente, Duncan também está na frente de LeBron, por enquanto. Só dos jogadores na ativa, tem 3 na frente.

Elemento disse...

Comemorem...

Aproveitem o momento, que é do Lakers, sem dúvida, e merecidamente.

Mas, aproveitem mesmo, porque no ano que vem o KG estará de volta...

rsrsrsrsrsrs!!!

Sergio disse...

Historicamente é uma sacanagem tremenda com James, já que ele teve somente 6 anos de carreira. Mas HOJE, ele é no MINIMO o segundo melhor da liga, depois que o Kobe, mas eu respeito quem acha o James melhor.

Dead boy disse...

Pior, filho! KG! Como esqueci?

Hoje, Kobe, KG, Shaq e Duncan > LeBron!

Dead boy disse...

Sim, HOJE LeBron é o segundo melhor, mas muitos aqui neste blog quiseram comparar James com Jordan. Bom, pra esses aí, é como eu digo, ele ainda não está no nível nem desses 4 que mencionei.

Anônimo disse...

hum... eu discordo da lista de melhores, Shaq, Duncan, Kareem, Johnson, Olajuwon, Bird, acho q esses ainda superam Kobe, Lebrom é muito bom individualmente, estatisticamente incrivel mas o jogo é mais do que estatistica.

E ainda gosto muito do Stockton, Sir Charles e Pippen. Mas todos pra min são ou foram Brilhantes.

Rodrigo disse...

já falaram, comparar historia e botar james no meio é uma tremenda incoerencia e sacanagem com lebron, afinal, ele tem 6 anos de liga. espera ele com 12 anos de liga, dai sim podemos fazer essa comparação. hje a comparação botando james no meio que temos que fazer é a atual, sem contar historia, e ele é facil top 3 da liga.

Gabriel disse...

Com 12 anos de liga,se ele nao melhorar o arremesso e nao modificar a tecnica de jogo,nem sei se estara jogando ainda.Com um jogo tao fisico quanto o dele,vc consegue imaginar James jogando nessa intensidade depois dos 30?Bem,se ele conseguir,parabens pra ele e me conta o milagreiro.Basta olhar,em todos os esportes,jogadores que dependem demais do fisico,que jogam em funcao da forca,nao chegam aos 30 com a mesma intensidade.

Anônimo disse...

Discordo de você Rodrigo, quando diz "espera ele (Lebron) com 12 anos de liga"

Lebron é tão dominante hoje, devido a sua incrível capacidade atletica, e sinceramente não vejo lebron com 12 temporadas melhor que o Lebron de hoje !! Pelo contrário, acho que Lebron está no auge da sua capacidade física e no auge do seu basquete.

Acho válido comparações do Lebron de hoje com o Kobe de hoje, mas sinceramente não vejo Lebron com a idade do Kobe (31 anos) melhor que Kobe é hoje... Pelo menos é minha opinião...

Dead boy disse...

Quase todo jogados da NBA com mais de 2 metros de altura começa a se contundir muito aos 29, 30 anos. Vejam Shaq, Duncan, Garnett - todos destroçados a partir dos 30... Yao Ming, coitado, tem 26 e vive quebrado. Barkley era pesado e encerrou a carreira debaixo de fisioterapia, decadente.

LeBron tem 2.06m. E pesa 113 kg (uma extravagância). Não vai passar dos 30 anos no mesmo nível. Vai cair - e muito. Todos os jogadores longevos pesavam/pesam relativamente pouco (Jordan tinha 93kg e arrebentou até os 36, Stockton pesava menos ainda e foi até os 40, Kobe pesa 93 kg, Iverson nunca se machuca porque tem só 1.85m, e assim por diante).

Tudo indica que Kobe tem mais 4 ou 5 anos de dominância ainda. E LeBron não chegará aos 30 no mesmo nível. Triste, mas com grande chance de ser verdade.

Lembro raríssimas exceções. Malone foi uma delas.

No momento, LeBron não é top 3 da Liga. Ele é o segundo melhor, atrás apenas de Kobe.

Mas, repito: teve gente que o comparou com Jordan. E não dá pra comparar um cara com 6 anos de carreira com o Jordan. Tanto que historicamente LeBron ainda perde para 4 ou 5 jogadores DA ATIVA. Como compará-lo com Jordan então??

Anônimo disse...

Não vejo mérito nenhum em desmerecer o Lebron. Se não, que graça tem vencer um campeonato que os jogadores são ruins e Kobe é Deus. Acho o LeBron um execelente jogador, um dos melhores que já vi jogar, e com certeza tem tudo para estar entre os melhores da história do Basket. Rá, mas o mais bakana foi ver esse baita jogador ser marcado por Kobe e o time dele ser derrotado duas vezes pelo Lakers. Melhor do que isso, só o fato do Lakers ter sido um dos dois times a ter vencido o Cavs na casa deles na temporada regular. Se Lebron não fosse isso tudo, que graça seria vencê-lo. O mesmo vale para o Celtics, Rocket, Nuggets, Spurs, Magic. Desmerecer o adversário é desmerecer o título do Lakers. Sobre o time do Lakers, e sobre o Phill Jackson. Se o Lakers quiser inaugurar uma dinastia tem que melhorar esse time, que é vencedor, mas não é uma Brastemp. Se por um lado o Phil só trabalhou com estrelas, há de reconhecer que ele reconstruiu esse time, porque esse Lakers aí ainda tem muito daquele do Kwame Brown e Smush Parker. Com excessão de Gasol, Shanon Brown e Ariza, peças adquiridas a pedido de P Jax (entra aí o dedo do técnico também) o restante do time estava naquele Lakers que foi eliminado pelo Suns. Ou seja, o Lakers tem um time bom, porque o P Jax é que mexeu na composição do time. Mas mesmo assim, o time precisa de pelo menos um bom armador (de preferencia que defenda bem o perímetro). E caso o Bynum não comece a reagir, o Lakers terá problemas no garrafão.

Heverton Elias

Gabriel disse...

Dead Boy,concordo com muita coisa dita por vc.Contra fatos nao ha argumentos...so discordo quando vc diz que o Iverson nao se machuca nunca.Como assim??Metade da carreira dele foi no departamento medico.Ele SEMPRE esta com alguma lesao.De qualquer forma,eh uma excessao (assim como em relacao ao Malone,citado por vc).O jogo do Iverson eh muito fisico tambem,de infiltracoes e contato o que para um corpo tao fragil eh letal.

Dead boy disse...

Gabriel, é verdade que Iverson sempre está sob tratamento, mas isso se deve às pancadas que leva nos jogos, e não ao tipo físico. Tanto que, apesar disso, em 13 anos de carreira, ele só jogou menos de 45 jogos em um deles. O que demonstra que as lesões dele são leves, coisa de um mês. É mais de pancada, e nada verdadeiramente crônico ou grave.

Se Iverson fosse fisicamente mais forte, por um lado ele não teria essas pequenas lesões (pois aguentaria o tranco), mas por outro já estaria baleado a umas 4 temporadas (pois tem 34 anos).

Dead boy disse...

E, sobre LeBron, reparem: ELE ESTÁ NO AUGE. Não vai crescer mais que isso. O que ele tinha pra aprender tecnicamente já aprendeu. O FG dele é o mesmo há 5 anos. Idem para lances livres e tiros de 3. Idem para pontos-rebotes-assistências-tocos (inclusive com alguma diminuição).

LeBron é um caso raro de precocidade: chegou à NBA e em 2 temporadas desenvolveu o potencial todo. É ilusão crer que ele vai melhorar como todo jogador. Já estacionou.

A única coisa que ele pode melhorar (e vem melhorando mesmo) é a liderança.

Se vocês acham que ele vai começar a fazer 36 pontos, 10 rebotes e 10 assistências, ou que o FG vai chegar a 55%, ou que vai acertar 40% dos chutes de 3, parem de sonhar.

LeBron é esse aí. Não mudará.

PauloRJ disse...

Dead Boy e Gabriel, vou usar um comentário do Stan Van Gundy com relação a comparação entre Lebron e Kobe...Entre os 2 jogadores para serem escolhidos, você pode escolher 1o que eu escolho em 2o e vou ficar satisfeito do mesmo jeito...

Eu particularmente prefiro o Kobe, pois além dele ser mais técnico e ter um maior repertório, eu sou torcedor do Lakers....mas se eles fizerem uma troca do Kobe com o Lebron eu vou continuar satisfeito...

Edu Mendonça disse...

Senhor... perdoe o Porto por essas palavras...

ARROZ_ disse...

Lebron certamente é um jogador espetacular !! Um fora de série !! E certamente colocará seu nome na história da liga. Eu disse COLOCARÁ, pois ele ainda precisa provar que pode levar uma equipe ao título da NBA... Quanto a discusão se ele chegou ou não no seu auge, eu penso que se lebron não mudar o seu estilo de jogo (muito dependente da explosão física), ele provavelmente terá problemas para ser dominante aos 30, 32 anos... Algo semelhante está acontecendo com o Vince Carter por exemplo, Vince sempre teve seu jogo muito baseado na explosão e enterradas, e agora precisou aprimorar seu chute de 3 e outros aspectos do seu jogo, pois já não tem a explosão de outrora (isso com apenas 31 anos)... Mas no mais, mesmo sendo Lakers fanático, sou muito fã do Lebron e acho que hoje ele só fica atraz do Kobe e do Wade (Wade já venceu o título).

Rodrigo disse...

Ninguem entendeu o que eu quis dizer. Não disse que em 12 anos de liga ele vai desenvolver seu jogo, ou que lá ele vai ser melhor que hoje. Disse que quando ele estiver 12 anos de liga, dai sim poderemos pegar as conquistas coletivas e individuais e comparar com Kobe, Duncan. Hoje, ele com 6 anos de liga, é sacanagem comparar conquistas dele com as de Kobe, Duncan e Shaq que tem pelo menos 9 anos de liga.

Mas eu discordo e muito quando vocês falam que LeBron não tem tecnica. Quem vê um pouco, algumas partidas dele sabe que a tecnica dele é imensa. Muito grande mesmo, não igual a do Kobe, pois Kobe em termos de tecnica é um dos maiores da historia. Mas hoje na liga existem poucos jogadores que assimilam a tecnica com o fisico tão bem como o James. LeBron não é um Howard do perimetro, ele não é um jogador com pouca tecnica igual o Howard. Se engana muito quem diz isso.

Hoje se fosse pra fazer de 0 a 20 a tecnica de Kobe, seria 19. Assim como Jordan. REPITO, em termos de TECNICA, não estou comparando os dois. Se fosse fazer 0 a 20 pro LeBron, daria 15 sem medo nenhum. Hoje a média da liga para mim é mais ou menos uns 12, James é tecnicamente ACIMA da média. E fisicamente nem se fala....

Então eu acho que se engana muito quem acha que ele jogará bem até os 30. Esse é um argumento que muitos que não vai muito com a cara dele usam, mas é um argumento que eu discordo totalmente. Não estou dizendo que ele será mais jogador do que é hoje, mas estou dizendo sim que até uns 29 ele jogará nesse nivel, e depois dos 30 ainda estará em um nivel ENORME!!!!

Bernardo disse...

acho que diminuem muito a tecnica do james por ele usar muito o seu jogo fisico. mas nesses 2 metros e 6 e 115 kilos, TEM MUITA TECNICA.

dan disse...

http://www.youtube.com/watch?v=sYzS5mnIYJs&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ecavfanatic%2Ecom%2Fgo%2Fthread%2Fview%2F3816%2F14824019%2FLeBron%5FWired%5FDream%5FSeason%5F23%5F%5F24&feature=player_embedded

Video engraçado do james quem entende ingles.kkkkkkkkkkkk

eZ disse...

Bem, em nenhum momento eu disse q o Orlando ganharia do lakers ou q o lakers eh um time ruim. Ja disse aqui em outras oportunidades q a defesa do lakers eh muito forte, para não falar a melhor da nba, ainda mais com 2 stoppers natos nas wings como kobe e ariza. Os times do PJ sempre são mto fortes na defesa. Mantenho aqui que de um modo geral o time do orlando é melhor e que foi sim, muito atrapalhado pelo seu técnico que teve a capacidade de desestablizar a equipe. Ainda mais nos momentos decisivos. Não disse que ele é um técnico ruim. Muito pelo contrário. Montou um ótimo time e o mérito todo é dele. Se ganhasse o COY estaria em boas mãos. O problema dele são as decisões que toma durante os jogos.

E Dead Boy, interessante essa história dos caras grandes se machucarem bastante. Inclusive, mtos deles tem sérios problemas de saúde depois que param e morrem cedo, geralmetne por problemas cardiacos. Acho q isso vale um estudo e pesquisar para estudar melhor ein ? Interessantíssimo assunto.

Malone teve problemas, Ewing. Acho q o único que não teve mtos problemas e se mantem uma rocha até hj é meu 'favorite-player-ever' Charles Oakley. :)

Diego disse...

O lakers eh campeao da NBA e perdemos tempo falando do time eliminado ja ha um tempao.Ja esgotou o assunto do titulo sera?

Dead boy disse...

Jogadores grandes sofrem demais. Salvo engano, cada quilo representa 12 quilos a mais nos joelhos. Só pra comparar LeBron x Kobe (113 kg versus 93 kg), a cada pulo, a cada enterrada, a cada rebote, LeBron tem 240 kg a mais nos joelhos de impacto. Imagine isso na vida de um cara que treina 6 horas por dia (no mínimo) e você entenderá por que a "vida útil" deles é 5 ou 6 anos inferior.

Chega um dia que o cara se perde. Num ano Shaq era o maioral e foi campeão pelo Heat. No ano seguinte começou a ficar lento, sem reflexo e as lesões não pararam de vir. O motivo é óbvio. O cara começa a sentir dor, os exames mostram tendinites e lesões crônicas. Qual o diagnóstico? TREINE MENOS. Então ele começa a ficar lento. E não pode treinar mais, porque, se treinar, as lesões estouram ou as dores ficam insuportáveis.

Todos os longevos da NBA eram mais baixos e/ou leves. Hoje mesmo ainda dá pra citar, além de Kobe, o próprio Jason Kidd. O cara tem quantos anos? 35? 36? Não tem lesão alguma. E até o ano passado era um dos líderes em assistências e triple-doubles.

É por isso que LeBron vai decair antes dos 30. Ele tem, sim, técnica. Concordo com a definição acima (de 0 a 20, Kobe e MJ são 19 e LeBron é 15). Acontece que ele vai ser obrigado a treinar menos (como expliquei). E isso ocorre em todos os esportes. No tênis, Agassi passou a treinar um terço do que treinava quando chegou aos 34 anos. Se treinasse mais, os ombros explodiam. Assim sendo, o uso da técnica se reduz sensivelmente junto com a falta de prática.

O que LeBron tiver de fazer, ele tem de fazer até os 29, 30. Depois ele vai decair.

Não lembro nenhum jogador com mais de 110 kg que mantenha nível de all-star aos 32 anos. Mas, jogadores com menos de 100kg, lembro muitos: Jordan, Pippen, Kidd, Stockton.

Dead boy disse...

eZ: Os problemas cardíacos são consequência do mesmo problema que acomete os joelhos (e que citei no post acima). O coração de um cara de 2.15m precisa trabalhar de forma brutal pra bombear sangue pra toda a massa corpórea (principalmente quando o cara pesa 115kg, 130kg). Pessoas obesas têm problemas cardíacos. O que ninguém diz é que o coração também sofre muito mesmo quando o cara não é obeso, mas pesa muito. É claro que um atleta de 120 kg tem o coração mais saudável que um obeso de 120 kg. Mas este atleta tem o coração muito mais defeituoso que uma pessoa normal, leve. Principalmente em se tratando de alto nível esportivo (como é, sem dúvida, o caso da NBA). Nos corações de fuzileiros navais americanos de menos de 35 anos de idade que morreram em atividade, foram encontradas lesões que se veem em pessoas de 55 ou 60 anos. É o excesso de exercício e a fadiga, e esta última fica mais acentuada quanto maior for o peso do cara.

É claro que isso é uma discussão pra saúde futura dos atletas, já que ninguém vai ter problemas antes dos 40. Então, pra discutir quais são os melhores jogadores e quais terão grande futuro, é uma discussão meio sem importância. Mas é reflexo do mesmo problema que provavelmente vai estourar LeBron no futuro. O físico extraordinário de LeBron é sua bênção e sua maldição. Podem escrever.

Anônimo disse...

Lebron tem 2,06m ??? Na nba.com consta como 2,03m... É 2,03 ou 2,06 afinal ???

Bruno disse...

dead boy, seu argumento é ótimo quanto ao peso dos jogadores.
Mas como toda a regra, tem uma exceção:Kareem Abdul Jabbar que, mesmo sendo magro, pesava seus 120 kg, e foi all star até quase 40 anos.
Mas ele é talvez o maior fenômeno atlético da NBA (tem uma reportagem excelente na ESPN.com sobre isso)pois conseguiu se manter jogando em nível de all star por 17 anos, e sem contusões sérias.E quanto ao Jason Kidd, não é um bom exemplo, só por que teve cirurgia de micro fratura no joelho, que diminui muito a efetividade dos que são submetidos a ela, como o próprio Kidd,Kenyon Martin,Penny Hardaway,etc.

Dead boy disse...

De fato, consta 2.03m para LeBron. Infelizmente, pior pra ele. Menos estrutura para os 113 kg. Seria melhor se tivesse 2.06m.

Bruno: claro que há exceções, como Jabbar. Mas a regra é os pesadões se quebrarem. A cirurgia de Kidd foi em 2004. Mesmo assim, até 2008 (aos 35 anos) ele jogou em excelente nível (11 pontos, 10 assistências, 8 rebotes). O problema é maior nas lesões crônicas ou seguidas (caso de Shaq e Ming). Kidd teve uma lesão única e depois nunca mais.

Fernando Araujo disse...

bom, acho q o karemm n teve probs, e jogou 20 temporadas, ta benzao la no lakers ate hoje. realmente essa parada de jogadores grandes terminarem a carreira mais cedo q os leves é coerente, vejam iy, kidd, nash, ainda mais o nash q corre com 35 mais q muito neguim de 18.

proximo topico, rsrrs. acho o lebron muito bom, isso é um fato. se vcs notarem, o kobe hj n é mais tao fisico qt era antes, ele joga com o cerebro, todos os grandes foram assim e o james será. se engana quem acha q ele n vai jogar muito depois dos 30. ele tem muita tecnica, só acho q o nivel da liga ta em 7 ou 8, n em 12, rsrsr. temos uns absurdos por aí como KG, Duncan, mas temos uns Mbengas e Scalabrines q estao la no 1 ou no 0 de tecnica, rsrsr.

Jordan é maior q kobe, assim como chamberlain. axo q kobe esta no segundo escalao( e q segndo escalao com todo respeito) com magic, bird, bill russel, oscar robertson, barkley, jabbar, Dr J. Mas acho q ele termina a carreira no primeiro escalao.

Na NBA hj, em ranking de importancia historica: Kobe, Duncan, Shaq, KG e aí sim o Lebron.

em ranking atual de melhores, kobe, lebron, wade, cp3 e por aí vai.

abraços.

Bernardo disse...

O título parece ter tirado um pouco a razão dos torcedores do Lakers, vi gente falando de Kobe como Top 3 ou Top 5 da história, tem que ser muito fão mesmo.
O lugar de Kobe na história será ao lado dos grandes mas ele não é seguramente nem Top 3 do time dele, sendo assim é rídiculo falarmos dele na mesma linha em que falamos sobre os monstros sagrados desse esporte, pessoas que ganharam vários títulos com atuações bem melhores que essas do Kobe.

Kobe está atrás de Magic, Jordan, Bird, Russel, Wilt, West, Karreem, Oscar RO. Esses são SEM DÚVIDAS NENHUMA melhores que ele. Kobe não conseguirá atingir esse nível, principalmente devido a idade.
Eu acho plausível também colocar ele atrás de Duncan, Shaq, Hakeem, Malone, Dr J, Moses Malone e outros.

Sinceramente o cara não é Top 10

NETTO disse...

JA SE PASSARAM 13 ANOS, ESTA NA HORA DA NBA FAZER OUTRA LISTA DOS 50 MELHORES DE TODOS OS TEMPOS.

Anônimo disse...

Não entendo porque dessa mentalidade que tudo que é do passado é melhor... Eu tenho 24 anos, e não vi jogar a maioria do jogadores citados pelo Bernardo, assim como tenho certaza que a maioria aqui também nunca viu nenhum desses jogadores atuando...

Na minha opinião, falando apenas sobre aquilo que eu conheço sobre NBA (anos 90 e 2000 ), pra mim o Kobe fica apenas atráz de Jordan e Magic !!

Agora o Bernardo deve estar de brincadeira !! Kobe atráz de Malone ?? Cada um com a sua opinião né...

Dead boy disse...

Kobe atrás de Duncan e Shaq?? Parem o mundo que eu quero descer.

ARROZ_ disse...

Daqui a pouco vai ter neguinho dizendo que Allen Iverson e Grant Hill foram melhores que Kobe...

Dead boy disse...

Varejão > Hakeem.

Vinicius disse...

Lakers campeão mericidamente.

Parabéns ao Lakers.

e aproveitem, pois a próxima temporada vai ser do JAZZ.

JAZZ-ES

Bernardo disse...

Os listados abaixo são de uma opinião muito pessoal, puro gosto mesmo, agora os que eu citei acima é incostavel, a toda a história para comprovar isso.

Como falar em Kobe melhor que Larry Bird? Agora obvio que para alguém que acha um absurdo desses colocar Duncan a frente de Kobe, tudo vai parecer exagerado.

Bernardo disse...

*Incontestável

Rafael B. disse...

Huahuahuah admiro o Vinicius, único Jazz do Brasil, e não para de acreditar nunca, tá certo você!

Agora, o porquê de o Kobe ainda não poder ser comparado com os grandes de antigamente:

Kobe e Chamberlaint
- Inconcebivel por enquanto, porquê na época do Wilt não tinha praticamente NENHUM grande jogador, e ele arrebentava com tudo, as estatísticas dele assustam, Kobe no seu auge teve 35.5 pts de média, Wilt como ROOKIE teve 37.7 ps e incriveis 22.8 reb de média e foi eleito MVP, o único rookie na história a fazer isso, fora seus 100 pts num jogo, seus 50 e pocos pts de média em uma temporada. Não tem como comparar os dois já que a liga mudou muito, mas se Kobe e Wilt jogassem hoje, Kobe com certeza ia ser muito melhor.

Kobe e Bill Russel
-Como eu disse antes se os dois jogassem juntos Kobe ia melhor, mas os 11 anéis em apenas 13 temporadas do Bill Russel e suas médias de 40 (é isso mesmo) rebotes em FINAIS são surreais hoje.

É por isso que dei esses dois exemplos de como NÃO se pode comparar um jogador da NBA atual com os antigos, porque naquele tempo a liga era muito diferente e apenas poucos brilhavam, só os excepcionais como esses dois, e dizer que Kobe é melhor ou vice e versa não tem como, mas se os três jogassem hoje Kobe seria melhor, pela técnica e dom que ele tem.

Já Kobe talvez nunca passe Jordan, mas daqui a 5 anos vamos estar comparando os dois de igual a igual provavelmente.
Jordan jogou como melhor da liga por 10 anos seguidos e foi cestinha em todas essas temporadas, se ele não tivesse parado em algumas ocasiões nesse tempo ele seria maior hoje do que ja é, outra coisa Jordan popularizou a NBA pelo mundo, se não fosse ele a maioria de nós não estaria comentando aqui sobre NBA.

Já quanto ao Lebron James prefiro não comentar, lembrem-se que tem o CPO3 e o Wade também, além do Carmelo, será que o Lebron vai ser incontestavelmente o melhor nesses próximos anos? E tem o Kobe também, acho que o Lebron não vai ser um novo Jordan como muitos dizem com tantos caras bons na liga.
Mas que ele vai arrebentar vai.

Anônimo disse...

DeadBoy Varejão>Hakeen???? quando isso? cara mais piadista vc

Malone foi mvp aos 35 anos se eu não me engano. Nash não é nenhum saltador isso ajuda, acho que o unico problema fisico que ele tem é nas costas.

Mas eu ainda digo Kobe, devido a fatores historicos, ainda fica atras de alguns jogadores.

Dead boy disse...

Shaquille é uma jamanta, ao passo que Kobe tem classe. Além disso, Kobe é um dos jogadores mais ofensivos da história e, ainda por cima, figurou 7 vezes na melhor seleção defensiva da NBA. Shaq nunca apareceu nessa lista (exceto 3 vezes no segundo time; se contabilizarmos os dois, Kobe tem 9 aparições - e isso tudo com 5 anos a menos de carreira). Considerando a beleza do estilo e o abismo de qualidade existente entre o jogo defensivo de ambos, eu me recuso a sequer cogitar a possibilidade de Shaq estar acima de Kobe na história.

Com Duncan é diferente. Ambos têm números próximos em termos de honrarias. Quatro títulos para cada lado e ambos já foram MVP da temporada e da final. Mas, embora eficiente, Duncan me parece limitado. Não é magistral. O cara nunca passou muito de 20 pontos por jogo (Kobe já fez 35 numa temporada). Nunca fez mais que 12 rebotes (Rodman, por exemplo, fazia 18 no auge). O FG de Duncan é 50%, o que é mediano para um cara que joga debaixo da cesta (Shaq tem 58%. Kobe, jogando bem mais longe que isso, tem 45%). Além disso, Duncan joga muito feio, não tem liderança (alguém já viu Duncan organizando o time, orientando os colegas? Eu não). Por que eu deveria crer que ele é melhor que Kobe?

Depois volto ao assunto pra falar dos outros jogadores (mais antigos) mencionados.

Edu Mendonça disse...

Os Lakers sobraram, vitória indiscutível, ponto. Kobe foi brilhante nas finais, ponto. Mas querer botá-lo acima de onde ele merece estar na história é pura falta de conhecimento do passado. Kobe entrou agora para o meu top 10.

Dead boy disse...

Chamberlain, West, Oscar e Russel jogavam no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Eu tenho medo de imaginar o que Jordan faria na liga naquela época. Talvez 80 pontos de média, ou 90% de FG, ou um quadruple-double a cada 3 jogos, ou essas quatro alternativas ao mesmo tempo.

NBA, pra comparações históricas, deve ficar de 1976 para cá. Não dá para ver antes disso.

Eu disse que Kobe era top-5. De 1976 para cá. Ele está atrás de Jordan, Magic, Bird e Kareem. Não há dúvida.

De quem mais? Não lembro ninguém.

Logo abaixo deste top five vêm Malone, Stockton, Pippen, Barkley, Isiah, Drexler, Shaquille.

Mas, sim, repito e vou repetir: Kobe, pra mim, é top 5.

Dead boy disse...

Agora, sobre o futuro. Kobe é um jogador que não sofre lesões. Depende pouco do jogo físico, porque tem técnica o bastante para fazer jogadas "limpas", em que dribla e arremessa sem precisar recorrer ao contato físico. Não precisa a todo instante fazer infiltrações Kamikaze como LeBron ou Wade. Ele vai jogar em alto nível por mais 4 ou 5 temporadas, a menos que se contunda (improvável) ou que se aposente (quem sabe para jogar beisebol? hehe).

Imaginem agora se ele ganhar mais um ou dois títulos. Mais um MVP da temporada regular e mais um MVP da final. Se ele mantiver, por mais 4 anos, essa média de 28 pontos por jogo (e de quebra 5 rebotes e 5 assistências).

Aonde ele pode chegar?

Fernando Araujo disse...

menos né bernardo, n sei de onde tu tirou essa certeza, duncan pra mim é o maior jogador da posição na historia, melhor q o barkley e o malone(bird pra mim era SF).

mas vc falar q o kobe tah atras assim, q n é top 10, acho q não somos nós q estamos perdendo a razao não.

sou torcedor do lakers, n acho kobe top 3, nem top 5, mas top 10 sim. meu top 5 é: jordan, wilt, russel, magic e bird com big O brigando pra entrar no time.

Iverson n entra nessa lista, mas sem duvidas foi uns dos jogadores q eu meais gostei de ver jogar.

Daniel disse...

Duncan foi o maior da decada junto com Kobe e Shaq.

Por que não respeitar essa opinião ? Precisa achar Kobe o melhor de todos para ser respeitado ?

Tem gente que acha hoje sem contar as conquistas o LeBron melhor e eu acho completamente normal. Basta respeitar e não ser fanatico.

Dead boy disse...

Daniel: eu respeito.

Dei minha opinião com argumentos. Kobe é o melhor da década porque começou jogando bem e ganhando título (2000) e terminou jogando bem e ganhando título (2009).

Shaq e Duncan não. Shaq está quebrado desde 2005 e Duncan está se arrastando há 3 temporadas. Então, pra mim, Kobe é o melhor da década. Dez anos de dominância.

Quem discorda, respeito.

Daniel disse...

DeadBoy, mas dai eu falo, Shaq tem 37 anos. Se for falar que o Kobe tá dominando nos últimos anos e Shaq não, então podemos falar que Shaq dominou desde que entrou em 1991, e Kobe não. Obvio que o Shaq hoje não vai dominar como o Kobe domina, afinal, Shaq é mais velho, entrou mais cedo, assim seu ciclo acaba mais cedo.

Já Duncan acho que ele está NO MINIMO empatado com Kobe no melhor da decada. Entrou no Spurs que tinha vencido pouquissimos jogos, em um ano transformou esse time em campeão da NBA. Depois em 2003 fez uma série totalmente fora de série contra o Nets, acho que fez na epoca 24 pts - 13 rebs - 4 ass - 3 tocos - 3 steals

Teve um jogo que ficou 2 tocos do QUINTUPLO DOUBLE na final. Depois ainda ganhou mais dois titulos. Todos eles liderando a equipe. Transformou Spurs em dinastia e ainda hoje com 33 anos faz seus 20 e 10 por jogo. Então nessa decada, na minha opinião:

Duncan = Shaq = Kobe

Rafael B. disse...

Concordo com o Dead Boy, mas Kobe não foi tão dominante assim nessa decada (é claro que foi o mais dominante, mas não se compara a Jordan nos anos 90 ou Magic e Bird nos 80). O que eu acho é que o auge do Kobe é agora:
Ele deixou de ser fominha, tem um jogo mais inteligente e envolve mais os companheiros, e o Lakers vai montar um puta time para o ano que vem (vi no Lakers.com que estão conversando com Jason Kidd, vão se livrar de lixos com salario alto como o Walton, e esperam contratar 1 ou 2 bons jogadores e formar uma dinastia, sera?).
Kobe vai diminuir suas estatísticas um pouco, mas vai continuar jogando muito, e agora ele vai virar o queridinho da midia junto com o Lebron, afinal ganhou o titulo e calou a boca dos criticos.

Kobe passa Jordan?
Pouco provavel, a não ser que ganhe mais 3 ou 4 titulos (e fique com 7, 8) 2 mvps (pra ter pelo menos 3), seja o maior cestinha da história, ganhe mais 3 mvp das finais e jogue nesse nivel até os 36 anos. Daí o Kobe passa o Jordan.

Kobe passa Magic/Bird?

Já ta quase passando, se fizer metade do que eu falei no ultimo paragrafo ele passa.

Shaq > Kobe?

Depois desse titulo, não. Ponto final.

Duncan > Kobe?

Historicamente estão empatados, mas Kobe tem muito pela frente e Duncan tá caindo aos pedaços como disse o DeadBoy.

Lebron > Kobe?

No meu NBA Live talvez, Kobe está mais perto do Jordan que o Lebron dele HOJE. Mas daqui uns anos Lebron passa o Kobe. Ou não.

Para terminar, respeito opiniões e adoro discussões saudáveis sobre quem é melhor, vamos continuar assim que daqui a pouco chegamos a 200 coments ;)

Dead boy disse...

Shaq tem 36 e é claro que não se pode esperar muito dele. Por isso, na década, Kobe foi maior que Shaq.

Na década, também acho que Kobe foi maior que Duncan (não gosto de comparar títulos, já que eles são um critério duvidoso, mas nos anos 2000 Kobe tem 4 contra 3 de Duncan; se não bastasse, Kobe tem 6 finais na década contra 3 de Duncan).

Mas isso tudo só na década.

Agora, em termos de história, temos de ver que Shaq e Duncan têm um passado: os anos 1990. É isso que faz Duncan chegar muito perto de Kobe.

Shaq, repito, me parece fora do jogo. Ele nunca teve o potencial defensivo de Kobe.

Duncan, por sua vez, está praticamente empatado com Kobe estatisticamente (títulos, seleção defensiva, seleção geral) mas não é espetacular.

Entre um jogador com eficiência pura e simples (Duncan) e um jogador com eficiência + espetáculo (Kobe), eu prefiro Kobe.

Por fim, Kobe tem tempo pela frente.

Só pra finalizar, acho Shaq maior que Duncan. Mais números, mais lendas, mais espetáculo. Daqui a 20 anos, muito mais gente lembrará de Shaq do que de Duncan.

PS.: Rumo aos 200!!!

Dead boy disse...

E veja que foram descritas algumas façanhas do Duncan, mas eu não quis entrar no mérito. Jogos espetaculares, Kobe teve aos montes, inclusive despejando recordes (81 pontos numa partida, 60 pontos em NY, 7 jogos seguidos com mais de 40 pontos, etc.).

Rafael B. disse...

Concordo e discordo DeadBoy, gosto mais do Shaq pelo espetáculo, e vão lembra mias dele, mas eu preferia ter um Duncan no meu time, muito mais eficiente do que o Shaq.

E já que estamos falando de Kobe, olha o que eu achei num coment no blog do Bala:

Para os jogadores que não gostam de treinar, ai vai uma coluna do Melk escrita em 2005.
Abraços.
Pulso firme
"O garoto magrinho e careca entrou no vestiário e logo avisou que não pretendia jogar em Villanova. Provavelmente, disse, nem iria para a universidade. Pularia direto para a NBA.
"Eu e um colega de time achamos engraçado. Quem ele pensa que é? O que anda fumando?
"O garoto era Kobe Bryant e hoje me pergunto do que ríamos.
"Talvez do fato de que em poucos meses as partidas do moleque no colégio venderiam mais ingressos do que as nossas. Ou de que ele apareceria nas nossas festas no campus e as pessoas pensariam que ele era o anfitrião. Ou de que, em 1999, três anos mais tarde, quando eu descolei um emprego, o vestiário seria o dele.
"Eu já acompanhava Kobe e os Lakers pela TV. Mas apenas de perto entendi por que ele era tão seguro de si. Ele se exercitava muito mais do que os outros.
"Eu sempre fiz questão de ser o primeiro a chegar ao trabalho. Mas Kobe sempre dava um jeito de me superar. Eu morava a dez minutos do ginásio. Ele, a 45.
"Um dia, naquela pré-temporada, ele quebrou o punho direito. A quadra, imaginei, ficaria só para mim. Mas, para minha vergonha, na manhã seguinte lá estava ele no ginásio _um braço engessado, o outro com a bola.
"Enquanto o time se ajustava para a estréia, percebi que Kobe seguia uma rotina peculiar. Ele driblava, fintava, passava e chutava com a canhota. Parecia obcecado em reaprender tudo o que fazia com a mão direita.
"Certa manhã, ele me chamou para um duelo de arremessos.
"Fiquei insultado. Ele acreditava que podia derrotar a mim, um especialista em tiros de longa distância, e sem uma mão! A mão boa! Topei. Seria um prazer fazê-lo engolir a mania de grandeza.
"Por pouco escapei do maior vexame de minha carreira. Foi só por uma cesta que eu o venci.
"Mas o melhor veio quando ele sarou e voltou a jogar. Logo em seu primeiro lance, ele driblou e chutou com a mão esquerda. O arremesso nem aro deu. Mas isso não importava. Diante de milhares de pessoas e das câmeras de TV, ele quis provar que também podia brilhar com a canhota."
John Celestand, cigano do basquete, foi muito feliz quando blogou esse depoimento no dia 10.
Em 2004, Kobe perdeu a companhia de Shaquille O'Neal, desafeto fora das quadras mas parceiro ideal dentro delas. O estímulo de Phil Jackson, único técnico que conseguia intrigá-lo. Os patrocinadores, arredios ao vê-lo no banco dos réus, defendendo-se da acusação (mais tarde retirada) de estupro. A admiração dos fãs.
Hoje está claro que o ano passado viu um jogador de um braço só, aleijado, que encarou o torneio como um treino especial, um laboratório para testar seu arsenal enquanto o gesso agia.
Shaq, assentado na Flórida, parou de amolar. Jackson voltou. A Nike recuou. E Kobe mostra agora o resultado do ano de solidão.
Está mais confiante e espetacular do que nunca. Disparou como cestinha, com 31,8 pontos por jogo, 50% acima de sua média. Refez-se da fratura, mas não descerrou os punhos. Procura queixos. Os do basquete estão caídos."

Esse ótimo texto é do Melk, ex jogador e colunista, fã do Hawks e do Kobe, e que conviveu com ele quando Kobe era colegial. Outra coisa que admiro no Kobe é a dedicação, a gana de vencer, coisa que Duncan e Shaq não tem como ele, aliás ninguém tem, Kobe é o cara mais competitivo que a NBA já viu...

Rafael B. disse...

Corrigindo:
John Celestand que deu o depoimento, ele que conviveu com o Kobe, o Melk era o colunista.
Abraços

Dead boy disse...

Rapaz, entre Duncan no auge e Shaq no auge, eu fico com Shaq.

Rafael B. disse...

Eu, sinceramente, estou em duvida...
Shaq era mais dominante, apesar de bem menos técnico que Tim Duncan, e causou mais impacto na NBA que o ala-pivô do Spurs, e gosto mais do Shaq...
Mas Shaq precisou de Kobe e Wade para ganhar seus anéizinhos, e Duncan se virou com o que tinha, tá certo que Manu e Parker são bons jogadores, mas nesse aspecto mérito para o Duncan. Shaq fazia mais pontos, mas nunca foi um ótimo reboteiro, Duncan inclusive pegava tantos rebotes como ele, mesmo sendo menos dominante e menor. Até em tocos Shaq tinha media de 3.00 e Duncan 2.23, não tão atrás do Shaq. Já Duncan era melhor em assist, steals, lance livre (Shaq nem se fala). Estatísticas que peguei na NBA.com dos dois no auge.

São por essas e outras que fico em dúvida, mesmo gostando mais do Shaq, qual é melhor e dominou mais, mas definitivamente Duncan no auge era mais efetivo que Shaq. Entende-se que efetivo não é melhor, mas mais útil ao time por assim se dizer.
Agora se o Duncan não fosse tão chato eu gostava mais dele, hehe.

Rafael B. disse...

Kobe > Duncan = Shaq. Eu acho.

Outra coisa DeadBoy, o que você acha melhor como time, Kobe e Duncan ou Kobe e Shaq?
Eu acho Kobe e Duncan, mas quase empatado com Kobe e Shaq, porque o entrosamento dos dois no auge era lindo de se ver.

celo disse...

comparação descabida.

Kobe é excelente jogador mas, entre ele e MJ tem muita coisa. Alias, antes do kobe tem pelo menos bird e magic (colocaria kareen,chamberlain e stockton também na frente).

Kobe já esta no hall dos melhores jogadores d todos os tempos mas falta mto para chegar aos pés dos kras q eu falie. mais q isso, falta carisma(kobe tm kra d mal e tm um monte d polemicas). enfim, ótimo jogador, sera mais lembrado q alex english e clyde drexler mas menos q shaq.

Rafael B. disse...

Celo, certeza que vão lembrar mais do Kobe que do Shaq, porém concordo com você que Kobe está atrás de Bird e Magic, eu disse quase empatado, mas atrás.
Concordo que falta pro Kobe carisma, mas é o que ele adquiriu agora, ele se afastou das polêmicas e tá mais comportado, o que me emocionou foi ele receber o troféu com a filha no colo, e também o fato de ele estar sempre cumprimentando os companheiros do time, antes ele não fazia isso, esse é o novo Kobe.

Agora a cara dele para mim é de determinação, e não cara de mal.
Abraços

Dan disse...

não é em nba live não rapaz, acho normal sim quem ache james HOJE mais jogador que kobe. eu repito, HOJE, não estou dizendo historia não, pq isso kobe tem mais devido ao tempo na liga e sua genialidade. mas hoje é completamente normal achar james mais jogador, basta ver os jogos que ele faz e com a constancia que ele faz isso.

Dead boy disse...

Para dupla com Kobe, talvez Duncan fosse mais apropriado, por ser melhor passador. Shaq era melhor pontuador. E, no auge, os dois faziam rebotes iguais.

Mas, considerado que Kobe é o mestre dos pontos, ele precisaria mais de um passador que de um pontuador.

Bernardo disse...

Kobe se equivale ao Tim Duncan em MVP e MVP das finais? fala sério hein...

Duncan tem 3 MVP das finais Kobe tem apenas 1. Duncan tem 2 da regular Kobe tem 1.
Duncan em todas as temporadas dele na NBA ou foi 1 ou 2 time. Ocultar os números quando eles não favorecem o Kobe diminuiu a discurssão.

Em todos os esportes se faz um esforço para comparar épocas distintas, dividir o esporte como se eles praticassem peteca antes de 1976 foi algo que eu nunca vi.

Logo depois eu leio que Kobe está quase passando Magic e Bird. Acredito que nem seja torcedor do Lakers, pois este acompanhou ou leu sovre os feitos anormais que Magic obteve numa época de ouro para o basquete americano. Kobe NUNCA será melhor que Magic, a diferença de conquistas, números e prémio é assustadora.

Kobe foi o melhor da década mesmo e talvez seja um TOP 3 dos maiores pontuadores da história. Isso é possível

Dead boy disse...

Bernardo:

Não disse que se equivale. Disse que os dois chegaram lá. Se reparar, eu TAMBÉM não disse, naquele comment, que Kobe chegou a 6 finais contra 5 de Duncan. Não seja chato.

Antes de 1976 ninguém jogava peteca, mas naquela época não havia nem linha de 3 pontos e eu te dou os parabéns se você lembrar de cabeça o nome de 12 grandes jogadores daquela época (sendo que a partir dos anos 1990 a gente pode citar de cabeça uns 45, 50). Fica muito, MUITO claro que eram tempos imensamente diferentes. Qualquer coisa, eu posso desenhar.

Dead boy disse...

Aliás, já que você gosta de exatidão, vou fazer uma correção: não foram 5 finais a que Duncan chegou. Foram 4.

eZ disse...

Faço minhas as palavras do Eddy.

Why the Lakers won

June 15, 2009 @ 6:37 pm by Eddie Johnson
The season is over and if you are a Magic fan, the offseason will provide sleepless nights playing the “what if” game. If you are a Laker fan, you are ecstatic and saying this is about redemption, experience and us having one of the best players in the history of the game in Kobe Bryant and the best coach ever in Phil Jackson.

The Lakers proved that, despite many opportunities given to the opposition, they are indeed the best team this year. I disagree with Stan Van Gundy on the experience factor. Van Gundy said experience meant nothing and that it’s just basketball. Experience played a huge factor in this series. Had it been a non-factor, Orlando would be headed back to Los Angeles with a 3-2 lead in the series.

Let’s play the “what if” game…

Game 2

- The Magic do not miss five out of six free throws in the third and fourth quarter when they had the lead.
- The Magic do not turn the ball over three times with a two-point lead late in the game.
- Courtney Lee makes one of his two blown layups in Game 2.

Game 4

- Hedo Turkoglu makes one of his four missed free throws in the 4th Quarter
- Dwight Howard makes one of his two free throws with 11 seconds left, giving the Magic a four-point lead.
- Jameer Nelson is not in the game in favor of Courtney Lee to defend Derek Fisher on his game-tying shot.

I look at those mistakes and say it is all about experience and that is why the Lakers in my estimation beat a more talented team.

Game 5 was the perfect example of lack of experience. A veteran team would not quit fighting because they were down 3-1 in a series like Orlando did last night.

So if I am Van Gundy, I would eat those words and preach this whole offseason about the experience of getting so far and losing against a team that lost in the same fashion the previous year and beat us the next year based on experience.



I have repeatedly said over the last five years that Phil Jackson is the best coach of all time. He handles players better than any coach I have ever seen. I get tired of pundits who say he had Jordan, Shaq and Kobe. Well, you must remember there were coaches who also had those three and did not win. The man is a brilliant coach and in my estimation his 10 NBA titles will stand forever as a record.

I can honestly say that if he were coaching the Orlando Magic, they would be celebrating today and that’s just how good he is.

I will not finish this article without giving props to Pau Gasol and Trevor Ariza. They were tremendous when needed. Gasol was physical defensively and productive on the offensive end. Ariza won the series with his 13-point outburst in the third quarter of Game 4 and his defense on Hedo Turkoglu was impressive.

So although I picked the Magic in six games, I have to admit the Lakers showed toughness, commitment and, most importantly, a desire to win despite of the roadblocks in their way.

Fernando Araujo disse...

só um detalhe gente, eu gosto mais do duncan na posição 4, entao minha comparação com ele é com karl malone, KG, barkley, e por aí vai. eu te digo o nome de 40 45 jogadores otimos de antes de 76, ta afim.

Bruno disse...

eZ,

What if Kobe Bryant makes at least 2 or 3 free throws that he missed in game 3?Then maybe it is a Lakers sweep?

Mas como o se não joga...

Quanto ao Kobe e sua grandeza nas quadras, vamos a alguns fatores:
no Lakers, que é a maior franquia da nba, Kobe vai acabar sua carreira com todos os recordes ofensivos do clube, com certeza, o que é muito, considerando que ele vai ultrapassar Jabbar,West,Baylor,Chamberlain,Johnson,Worthy,etc.
Não acho que dá pra comparar jogadores da NBA até os anos 60 e os de hoje, por que na época a liga tinha 8 times e meia dúzia de jogadores com altura de pivos de hoje.
Então, levando-se em conta a NBA contemporanea, da década de 70 pra cá, acho que Kobe só perde indiscutivelmente pra Jordan e Jabbar.
Outros jogadores estão no mesmo nível como Bird,Magic,Duncan,Shaq, mas Kobe ainda tem tempo.
O que atrapalha o Kobe, para ele ter mais reconhecimento, é que ele não é particularmente habilidoso com a mídia:ele soa forçado muitas vezes, desde muito novo dizia para quem quisesse ouvir que seu plano era ser o melhor (o que o fez ter fama de arrogante),etc.
Mas NO QUE SE REFERE AO JOGO, Kobe tem um comportamento impecável:treinas muito,joga muito, nunca se machuca, sempre chama a responsabilidade, nunca se dá por satisfeito, enfim, dá pra ver que ele não é motivado por grana, mas sim por sucesso nas quadras.
Kobe é um dos top 10 mais talentosos jogadores da NBA de todos os tempos.
Se fosse mais habilidoso ao lidar com a mídia e com outros jogadores, a comparação com Jordan seria muito, mas muito próxima.
Alguém lembra que Jordan basicamente mandou demitir o Doug Collins, que era viciado em jogar, que teve inúmeros casos extraconjugais, que teve o pai assassinado provavelmente envolvendo dividas de jogo, que teve uma carreira ridícula no beisebol, que só ganhou seu primeiro título depois de 7 anos,os Wizards, etc?Não, mas todos lembram de Shaq vs Kobe, do problema no Colorado, da briga com Phil e, sinceramente, qual a diferença?
Só uma, percepção:Jordan foi um ícone midiático como nunca na história houve, revolucionou a indústria dos esportes, alavancou a Nike, etc.
Nisso, nem Kobe nem ninguém irão superá-lo, nunca.
Portanto, o mito Jordan é inalcansável, mas o jogador nem tanto, apesar de ser muito, mas muito difícil alguém ganhar 6 títulos na nba contemporânea e jogar como ele jogava. Mas Kobe tem uma chance de chegar junto, com certeza.

eZ disse...

A franquia mais vitoriosa da nba é o boston celtics e a que mais vale dinheiro é o meu NYKnicks, segundo a forbes. Onde entra o lakers como 'a maior' ?
Quando ao Se, é exatamente isso que ele quis dizer .. q os torcedores do magic vão ficar eternamente pensando no Se, já que as derrotas foram por erros do magic que teve os jogos nas mãos e deu de graça p o la. Foi isso que ele quis dizer e isso q eu tenho tentado dizer, mas vejo que não estou conseguindo me expressar direito :)

Não vou entrar no mérito de comparar jogadores de diferentes épocas pq isso não leva a nada, mas, q delícia ver vídeos do bill russel e os embates russel vs bombata :)

Acho q não á comparação de jogadores que não foram conteporâneos, so, Depois do MJ(cronologicamente falando) Kobe foi e ainda é o melhor jogador. (na minha opnião).

Dead boy disse...

Fiz uma pesquisa dentre os jogadores do Boston de 1960. Aquele time, lembrem, ganhou 11 títulos. (Foram 11, né?)

Olhem o FG/FT desses caras.

Donald Eugene: 37%FG/65%FT
Bob Cousy: 32%FG/80%FT
Eugene Michael: 37%FG/61%FT
Tom Heinsohn: 40%FG/79%FT
K.C. Jones: 38%FG/64%FT
Sam Jones: 45%FG/80%FT
James Jr: 34%FG/65%FT
Fran Ramsey: 39%FG/80%FT
Bill Russel: 44%FG/56%FT
Thomas Ernest: 42%FG/76%FT
Bill Sharman: 42%FG/88%FT


A média do FG dos jogadores era 39%!!! E esse lixo ganhou 11 vezes!
O Lakers de hoje tem 45% de FG... Meu, o Phoenix, que NEM SE CLASSIFICOU PROS PLAYOFFS, tem 48%.

Russel tinha 3 metros de altura e só fazia 44%! Shaq tem 58% na carreira...

A década de 60 era uma grande reunião de solteiros/casados, jogos de bairro, com meia dúzia de grandes jogadores que deitavam e rolavam.

Dead boy disse...

Aí vão dizer que Russel/Wilt pegavam muuuuitos rebotes.

Primeiro, eles eram altos numa época em que a altura média era bem menor. Seria como um jogador de 2.45m nos dias de hoje.

Segundo, como todo mundo tinha mão torta (se os campeões tinha 39% de FG, imagine o resto), havia rebotes a dar com pau.

Terceiro, é só medir. Os jogos da época tinham muitos rebotes. O recorde, aliás, de rebotes num jogo é Philadelphia x L.A., de 1961: foram 188 rebotes num jogo. Isso provavelmente dá uns 4 jogos de hoje...

Em resumo: se jogassem naquela época, jogadores como Shaq, Duncan, Rodman ou Dwight fariam 30, 35 rebotes por jogo de média.

ARROZ_ disse...

Concordo 100% com o Dead boy !!

Edu Mendonça disse...

Dead boy, só por curiosidade: quantos anos você tem?

Você precisa levar em consideração que os craques de "hoje" - Jordan e Kobe, inclusive - se jogassem nos anos 60, não o fariam como se faz hoje e sim como se fazia na época... Ninguém dava reverse layup ou fadeaway... e talvez não tivessem sido eles a inventá-los, porque pra que houvesse Kobe, foi necessário haver Jordan antes (a quem ele imita em tudo) e pra que tenha havido Jordan, foi necessário ter existido Doctor J e assim por diante. Não se pode tirar alguém de um contexto histórico e colocá-lo em outro, 40 anos pra frente ou para trás, e achar que isso não faria diferença.

Kobe, nos anos 60, jogaria como naquela época, não como agora, pois jamais teria tido as referências que teve. Isso é regra pro esporte, pra música, pras artes, pra tudo, camarada.

Negar a história, nesse caso, é cair na armadilha daqueles que afirmam que "hoje Garrincha não jogaria nada" ou que "Duncan pegaria 30 rebotes naquela época"... Duncan seria comigo vivo tanto por Bill Russell quanto por Wilt e essa não é uma opinião minha - que não sou tão velho assim - mas sim de caras que vivem o basquete e viram todos eles jogarem - como o próprio Phil Jackson, por exemplo, o principal responsável por esse título dos Lakers.

Eu concordo sobre a comparação de Kobe com os grandes de história, mas ele precisa fazer bem mais que liderar seu time a um título para isso. Ainda assim, é inegável que já pode entrar em qualquer discussão ou lista sobre os 10 maiores de todos os tempos. Com ressalvas, amigo, com ressalvas. Abs!

Dead boy disse...

Façamos uma enquete.

Quantos rebotes você acha que Shaq (no auge) faria caso estivesse em quadra naquela partida de 188 rebotes?

a) 100 rebotes

b) 120 rebotes

c) 140 rebotes

d) 160 rebotes

Bruno disse...

eZ,
o critério para o Lakers ser a maior franquia de todos os tempos na NBA é simples, e não tem nada que ver com grana, razão pela qual o Knicks não está nem na discussão:chama-se excelência.
Basicamente desde a década de 40, ainda em Minneapolis, até o dia de hoje, o Lakers foi competitivo quase todos os anos e em todas as décadas, é o recordista de finais na NBA, de séries vencidas em playoffs, de jogos vencidos em playoffs, de jogadores espetaculares (um time do Lakers de todos os tempos venceria um time contra o resto da NBA)e por que o Lakers basicamente nunca foi um time ridículo, nunca, sempre foi competitivo.
O Celtics, por exemplo, basicamente ou é campeão ou nada, além de ter ficado 22 anos sem ser campeão com muitos times absolutamente abomináveis (época do M.L.Carr, por exemplo).
A Espn tem uma matéria gigante fazendo um ranking das franquias de todos os tempos no site e, apesar de eu não concordar com tudo, os dois primeiros são Lakers e Celtics, e justificadamente.

E na questão do "se", eu entendi perfeitamente, mas como demonstrei, pode ser usado para ambos os lados e, portanto, não prova nada.Imagina se ficarmos fazendo essa brincadeira de "se", dá pra mudar o resultado de metade dos eventos esportivos da história (se o Lakers não toma a virada do Celtics no jogo 4 ano passado, se Kobe e shaq não brigam, se shaq não sai do Magic, se o Jordan não existisse quantos titulos teriam Malone,Ewing,Barkley, se o St. Louis Hawks não trocasse Bill Russel com o Celtics,etc.).Nada disso importa, importa o que DE FATO aconteceu e, nem por isso, o Magic desse ano é ou foi melhor do que o Lakers por que se fosse, seria o campeão e não o vice.

Dead Boy,

eu não sei se os anos 60 são tão ruins assim como você coloca, mas o nível de competição era indiscutivelmente mais baixa.
Voce tinha alguns jogadores espetaculares (e que seriam espetaculares ainda hoje, mesmo que com números menores como Russel,Chamberlain,West e Baylor) mas a liga não era tão dificil.
Realmente não dá para comparar.

Dead boy disse...

Bruno: é este meu ponto. Por isso disse que Kobe é top 5 de 1976 para cá. Não ignoro o que houve antes mas é impossível estabelecer parâmetros de comparação entre dois universos tão diferentes.

VALMOR disse...

Essa discução esta ficando chata, acho q tao querendo chegar a 200 coments e para isso começaram a falar um monte de coisa nada a ve, Rodrigo ta na hora de fazer outro post.

Dead boy disse...

Valmor: Valeu pela contribuição rumo aos 200. Volte sempre.

VALMOR disse...

obrigado, ja contribui com tres comentarios, dois meus mais a sua resposta ao primeiro.

Rafael B. disse...

Discordo, discussão é sempre muito boa, desde que seja com respeito.

Dead Boy, eu entendi que você quis dizer que Shaq seria um monstro nos anos 70 para baixo, quando fez a "enquete" dos rebote, mas se teve 188 no jogo, cada time pego uns 90 mais ou menos, e o cara teria que ser um monstro só para pegar metade dos rebotes do time, já que ele iria descansar e tal, então eu marco opção e), 45, 50 rebotes.
Mas volto dizer que Shaq nunca foi um grande reboteiro, ele é como você diz um pontuador, no auge ele foi mais dominante e técnico que Howard (que considero 8 e 80, em ataque e defesa respectivamente).
Ele sabe dar gancho, virar, enterrar, e apesar de usar muito o fisico é bem técnico também.

Porém, se Shaq jogasse na época de Wilt, Russel, ele não humilharia tanto assim, inclusive acho que nem seria o melhor.
Chamberlaint foi um dos jogadores mais versáteis da história, era ultra-dominante(com seus 2,20) na época e seria dominante hoje também, além disso ele tinha técnica, era leve, e corria muito (ele que guiava os contra-ataques do Warriors). Além de tudo isso ia melhor que Shaq nos lances-livres.
Eu digo isso pelo que vi em documentários e videos, e não por estatísticas (seria injusto pois a liga na época era muito diferente).

Se os 3 jogassem juntos (Russel, Wilt e Shaq) os dois primeiros pegariam bem mais rebotes
que Shaq, por terem mais impulsão e serem mais altos, por isso achei descabida a "enquete" que dizia que Shaq na época pudesse pegar 160 rebotes! É claro que eu entedi DeadBoy o sarcasmo, mas só falei isso para mostrar que Shaq não seria tão dominante e não humilharia tanto assim

NETTO disse...

naquela epoca os jogadores tinham maos tortas pq nao se treinava tanto e nao existia tanta tecnica, duncan, shaq, etc, naquele tempo seriam iguais eles e nao tao superiores, pois nao teriam a tecnica q tem hj e nem os treinamentos, e os maos tortas daquela epoca se jogassem hj seriam muito melhores tecnicamente e fisicamente do que na epoca em que jogaram, entao nao da pra dizer q os de hoje humilhariam naquela epoca e nem q os jogadores antes de 76 levariam pau hoje, os grandes daquela epoca seriam grandes hj tbm.

NETTO disse...

quanto a discusao do dominio das decadas, shaq levou azar de ter seu auge na decada de 90 e começo dos anos 2000, pq teve pela frente um MJ pra competir, ai nao dava neh, mais se tivesse q escolher entre shaq de 92 ate 2003 ou Kobe da decata atual, sinceramente, pensaria inumeras vezes antes de fazer a escolha.

Dead boy disse...

Rafael B.:

Chamberlain tinha 2.16m e Russel tinha 2.08m, portanto Shaq (2.16m) não é mais baixo.

(Lembrando que, na época, 2.16m representavam muito mais que hoje. Não tenho estatísticas, mas com certeza a altura média dos anos 1960 era mais de 12 cm inferior à de hoje. Proporcionalmente, para igualar a altura deles, Shaq deveria ter cerca de 2.30m...)

Claro que fui sarcástico com a história dos 100 rebotes, mas a coisa é mais ou menos assim mesmo.

Em 2008, o Magic pegou 43 rebotes por jogo. Em 1959, o Boston pegava 71 rebotes por jogo. 65% a mais.

Em 2008 Dwight teve 15 rebotes por jogo de média. Com 65% a mais, daria 15 + 9.75 = 24.75.

Logo se vê que Dwight, um reboteiro excelente (mas não à altura de Shaq e Duncan, muito menos Rodman), teria médias semelhantes às de Wilt Chamberlain.

Então eu não entendo como é que alguém vem e diz que Wilt está na frente de Kobe e diz que isso é inconstestável. Por que está na frente? Por causa das estatísticas? Parece óbvio que as estatísticas são fantasiosas. Porque tinha adversários mais fortes? Bobagem, a NBA na época era uma liga de solteiros/casados com menos de 10 craques. Porque jogava bonito? Mais bonito que Kobe, jamais. E assim por diante. Os argumentos não se sustentam.

Eu sou a favor de que é impossível compará-los. Ninguém jogava peteca antes de 1976, mas são universos distintos demais.

Boy dead disse...

Só o tempo dirá onde chegará Lebron, KObe demorou vários anos pra conseguir um titulo, e quando conquistou foi graças apenas o O'neil (já na epoca figurando no seleto grupo de 50 melhores jogadores da historia da NBA).

Lebron tem td pra ser maior q Jordan e Kobe juntos....com a idade q ele entrou e já fazendo essa miséria toda.

LBJ >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Koby

Bernardo disse...

Eu concordo com o Ez, isso de transferir simplesmente os jogadores de época não é nada crível na minha forma de ver. Acredito que a forma mais lógica de discurtimos épocas seja observamos oq cada jogador represento em sua época ou ainda analisar as conquistas deles.
Agora esquecer o passado como algumas pessoas querem é esquecer as próprias raízes do esporte. Nunca vi ninguem falando em esquecer os remotos idolos da MLB, esquecer o nosso diamante negro, esquecer as lendas da F-1 romantica... lendas do passado são serão sempre comparados com atletas do presente em todos os esportes



-Não consigo crer que alguém pode achar Kobe do nível de Magic e Bird

-Duncan tem 4 finais e ganhou todas. Não preciso nem dizer quem foi o amarelão dos dois últimos vice do Lakers

Dead boy disse...

Bernardo: me dê argumentos. Se formos ficar em afirmações, nos tornaremos retardados falando que LeBron é maior que Kobe e Jordan JUNTOS.

Paulo André disse...

Em historia o LeBron não compete com Kobe devido ao tempo na liga. Mas hoje considero LeBron mais jogador, e Lakers mais time. Uma opinião sincera de um torcedor neutro do Blazers.

Dead boy disse...

Pra chegar a Kobe, faltam a LeBron liderança e frieza. Ele não tem habilidade como Kobe, mas compensa com físico. (Antes que os chatos de plantão reclamem: LeBron É habilidoso, mas NÃO TANTO quanto Kobe.)

Isso (liderança e frieza) ele pode conseguir com experiência (mais anos de liga). Resta saber se vai conseguir se tornar um jogador frio, líder mesmo, antes de decair o físico. Porque, sem físico, ele não compensa a habilidade de Kobe. Aí então seria um jogador líder e frio, mas sem físico.

Enfim, o grande problema de LeBron, pra chegar a Kobe, não é o que Kobe já fez até hoje. LeBron pode igualar isso. O problema de LeBron é que Kobe tem ainda uns 5 anos em alto nível... Aí ferra tudo pra Mr. James. Kobe vai atingir novos patamares de grandeza. Aos poucos ele está se inserindo, à força, na lista dos melhores de todos os tempos, mesmo que os chatos de plantão discordem.

Osama_Lakers disse...

Dead Boy, muito legal ler teus posts pq parece com algumas conversas que já tive com meu irmão, que é ortopedista. Se vc não for ortopedista, é o irmão dele (risos).
Concordo com tudo o que vc falou sobre os limites físicos dos jogadores - é evidente o desgaste no avançar da idade e isso vai bater no Lebron, como em todos os jogadores de alto rendimento.
As comparações entre épocas distintas são realmente muito difíceis e as estatísticas se tornam muuuuuito relativas pq as regras, o físico e as estratégias de jogo são diferentes demais.
É claro que alguns jogadores sempre podem ser "pinçados" e elencados como top 10, mas os critérios também são muito relativos - eu, que fui pivô, sempre olharei os pivôs dominantes com mais simpatia e é enganação dizer o contrário. Um exemplo: entre Shaq e Duncan, Shaq é meu preferido e não se conversa mais sobre isso. Qual a razão? Ele é um verdadeiro pivô e Duncan não.
Mas a discussão está fantástica - fiquei um pouco defasado pq meu micro deu um "pau" e me deixou na mão...
Rumo aos 300 posts!!! Para o infinito e além!! rá rá rá

dan disse...

pra mim não é nada obvio, james jogará em alto nivel até os 35 sem dificuldads, esse argumento é do mesmo nivel daquele que diziam que kobe não conseguia ganhar sem shaq.

como provar isso ? só esperando mesmo. mas vocês verão que james joga tranquilamente até os 35 em alto nivel.

Osama_Lakers disse...

Dan, tomara que sim - nós, fãs de basquete, agradeceremos.

Dead boy disse...

Eu acho que não, mas torço para que sim.

Bruno disse...

Na questão do Lebron aguentar fisicamente até uma idade avançada, muitos não levam em conta um fator fundamental:SORTE.
Um pisão errado,uma queda de mau jeito, e carreiras podem ser comprometidas.
E outra coisa também, temos que relativizar as idades usadas como referencia, principalmente para jogadores que vão para a NBA direto do colegial, como Lebron,Kemp,Garnett,Kobe,etc.
35 anos para Lebron serão 38 para um jogador normal, então digo que é quase impossível para ele jogar em alto nível com esta idade.
Isto aconteceu com Malone (35), Kemp (31 anos, mas em razão de outros problemas),Garnett agora com 33 já se machucando, etc.
Acho que Kobe será um grande termômetro para até quando Lebron vai conseguir jogar em alto nível

Fernando Araujo disse...

gostaria de lembrar pra vcs q a medicina e o preparo fisico, fisiologia, etc evoluiram muito.

uma certa vez vi o Zico, O galinho, segundo maior jogador de Futebol q já jogou no RJ, atrás apenas do garrincha, falando que quando ele se contundiu em 1980 e bolinha de uma contusão doida lá ele demorou 6 meses pra botar o pé no chão e mais 3 pra voltar a jogar. E agora na véspera da copa de 2006 o Cafu se contndiu da mesma forma e em 26 dias tava jogando.

As coisas mudaram muito, e vão mudar, acho q essa nova geração de pivôs de 2004 pra cá, Howard, Bogut(argh), Okafor(Argh²)e por aí vai, Bynum e Oden n valem(esses já estao estourados), vão ter menos problemas com as contusões e quedas de desempenho gerados pela idade.

Lebron pode ter um planejamento pra prolongar a carreira em alto nível, e acho q essa conversa já deve ter ocorrido lá na terra dos Red Sox tb.

Lembrem-se, ele é uma aberração atlética, tem o corpo esculpido pro esporte, não é apenas um jogador de explosão como o Vince, q foi citado.

Abraços, essa discurssão ta boa, n vao pro proximo topico n, rsrsr. RUmo aos 300.

Dead boy disse...

O problema, acho, não são as contusões pontuais. Isso todo atleta tem e, como disseram, tem muito a ver com sorte (um pisão errado, um pé torcido etc.). Mas quando o atleta é leve a coisa é fácil. Vejam Jason Kidd. Fez uma cirurgia séria no joelho em 2004 e voltou para jogar em alto nível por mais 3 temporadas. Agora decaiu, mas o cara tem 36 anos já...

Isso é lesão pontual. Kobe fraturou o dedo há pouco mais de um ano; Carmelo se machucou há algumas semanas e voltou logo.

O que o Zico e o Cafu tiveram foram também lesões pontuais. É só tratar e pronto.

O problema são as lesões crônicas. Shaq tinha (e provavelmente tem) dores crônicas. Duncan está com os joelhos podres. E não é lesão: é que eles já sofreram tanto impacto que estão limitados. O cara perde mobilidade, não consegue abaixar/levantar tão rápido, nem pular com tanta elasticidades. Com o tempo passa a treinar menos para evitar dores e agravamento.

Esse tipo de coisa não tem cura na medicina.

Todo mundo quer ter o dinheiro do Duncan. Mas ninguém vai querer ter os joelhos dele quando ele tiver 50 anos de idade.

Aliás, eu não quero os joelhos dele nem do jeito que estão hoje...

Sergio disse...

Mas o LeBron é um cara diferente. Ele tem o corpo do Malone com a velocidade do Chris Paul. Esses dias peguei um video no YouTube, e no meio dele reparei em uma jogada, e depois voltei novamente e fiquei revendo ela. O James atravessou a quadra em 3 segundos com a bola na mão e finalizou com a enterrada. É um corpo de Malone com velocidade de CP3, por isso acho que esse cara é um abençoado fisicamente e não vai se machucar assim.

Rafael B. disse...

Dead Boy, no meu ultimo comentário, só quero deixar claro, eu não disse que Wilt e Russel eram ou são melhores que Shaq, Duncan ou Kobe, apenas que, como todo mundo está dizendo aqui, as regras, táticas na época eram diferentes, e Shaq não humilharia tanto se jogasse na época, muito menos Kobe, já que antigamente se valorizavam mais os altos e reboteiros e não técnicos e chutadores (nem linha de 3 existia). Isso vale também se Wilt ou Russel jogassem hoje, eles não iam se sobressair tanto assim, mas na minha opinião jogariam num nivel pareido ao do Duncan e Shaq.

Agora, só para ficar claro, se Wilt e Kobe jogassem hoje na NBA, acho que Kobe seria melhor, por ser, justamente como você falou, mais técnico, melhores arremesos, etc. Essa é minha opinião e não e acho que você me entedeu mal.

Já no assunto sobre o físico dos atletas, não sei muita coisa para dar uma opinião concreta, só acho que se Lebron e Kobe tivessem a mesma lesão Kobe se recupraria mais rápido, por ser mais leve e exigir menos do seu corpo, já que Lebron usa seu físico no limite. Mas acho que um cara fisicamente quase perfeito como o Lebron chega longe, talvez não tanto quanto Kobe, que usa menos o físico, só que se o Lebron tiver uma lesão um pouco mais forte ele nunca se recuperará totalmente, como disse o DeadBoy, pois ele sempre terá que usar todo seu físico para jogar no nivel altíssimo que joga. Mas é claro que tudo isso pode mudar, Lebron pode virar mais técnico que fisico, etc e tal.

Lembrem que Kobe nos seus primeiros anos de NBA enterrava que nem louco, tinha uma ótima impulsão, e também atuava no limite fisico. Agora ele compensa o fato de não ter mais o físico de outrora elevando sua técnica a um nivel surreal, e é isso que Lebron terá que fazer se quiser jogar no mesmo nivel com 30 e poucos anos.

Abraços, e vamos continuar postando!!

Dead boy disse...

Esse negócio de preparo físico abençoado é discutível. Shaq tinha uma mobilidade incrível para o tamanho dele e deu no que deu. Talvez LeBron entre no rol de exceções, mas é raríssimo um cara com o IMC dele se manter em alto nível esportivo até depois dos 30.

Posso estar errado, mas acho que Kobe, quando tinha a idade de LeBron, já era mais habilidoso (ou pelo menos demonstrava isso) do que LeBron é hoje, não é? Apesar de usar mais o jogo físico do que hoje. Se isso for verdade, LeBron já sai em desvantagem no quesito evolução técnica.

Aliás, outra coisa. No time norte-americano que foi pras olimpíadas passadas, repararam que os jogadores que viviam tendo pequenas lesões eram os mais pesados? Dwight e o próprio LeBron é que preocuparam a comissão técnica com alguns dias no estaleiro. Aliás, Wade também. Não quer dizer nada, mas é uma estranha coincidência. Wade, aliás, tem 1.93m e 98 kg, o que já o faz um pouco acima do peso em relação a outros jogadores mais leves. E ele vive podre.

Rafael B. disse...

Mudando de assunto, e falando de draft, eu tava vendo um pouco mais sobre esse Ricky Rubio (acho que é assim que se escreve), e ele me parece muito promissor, estilo de jogo que lembra o Kobe, falta fisico para ele, mais pode jogar tranquilamente tanto de PG como SG. E olha que ele demonstra interesse em jogar pelo Lakers, sendo envolvido numa troca com o Memphis. Se ele for tudo o que promete o Phil Jackson vai ter que aprender a falar espanhol, já que Marc Gasol (irmão do Paul) também quer jogar no time do irmão mais velho.
Mas a grande aposta do draft, esse Blake Griffin, ele é bom mesmo?

PS. É, acho que acabou os assuntos desse post, o 200 coments fica para a próxima!

Dead boy disse...

É, parecem os últimos suspiros.

Bruno disse...

Bem, na falta de outro post, achei um artigo excelente (em inglês e longo pacas) que vale a pena ser lido sobre Kobe Bryant, ele comparado com Jordan e Lebron, etc.
Se alguém se habilitar:http://www.forumblueandgold.com/2009/06/16/deconstructing-kobe/#comments

Bruno disse...

Dead boy,

vc tem toda razão, o grande problema são as lesões crÔnicas, que diminuem a efetividade do jogador aos poucos.
Mas quando falei da sorte, é que as vezes uma lesão ocasional pode ser de tal monta devastadora, que destrói a carreira do cara como, por exemplo, aconteceu com o Chris Mihm no tornozelo.
O cara era um pivô bem decente, que seria titular hoje em metade dos times da nba, e não consegue mais jogar fazem uns 2/3 anos.

Rafael B,

olha, tenho muitas dúvidas sobre a qualidade do draft deste ano, que é considerado por muitos como fraco (e deve ser mesmo, com a falta de sorte histórica que o Clippers tem rsrsr).
Quanto ao Rúbio, acho difícil que ele vire um fenômeno na NBA. Ele é um passador espetacular, mas não tem arremesso e o físico é muito franzino. Não me surpreenderia se ele virasse um novo Jayson Williams (White chocolate) com uma defesa e atitudes melhores.
Blake Griffin vi jogar umas duas vezes na TV e não me impressionei muito não. Me pareceu um bom jogador, mas não é nem perto de ser um franchise player, o que é exatamente o que o Clippers precisa.
Tem uns times que parecem que nasceram para perder, não? Sempre que o draft é fraco, são as mesmas babas que tem as primeiras escolhas (Wizards,Clippers,Memphis,etc).
No ano em que é realmente importante ter uma escolha alta, tipo 96,2003, os caras não tem, e continuam lá em baixo...

ARROZ_ disse...

Quem deu muita sorte no Draft na minha opinião fiu o Bulls no ano passado... Não tinha quase chance nenhuma de ser o primeiro (2% se não me engano) e mesmo assim foi agraciado e pode escolher antes de todos... Enquanto muitos (inclusive eu) diziam que o Beasley seria o melhor jogador daquele draft o Bulls foi corajoso e escolheu o Rose... Deu no que deu, calouro do ano, temporada muito boa, e acho que logo logo o garoto se tornará um dos melhores armadores da liga !!!

Dead boy disse...

Bruno: Aquele texto em inglês é excelente. Os caras realmente sabem fazer um trabalho ótimo quando querem. Assino embaixo.

Bruno disse...

Dead Boy,

É verdade tem uns caras em blogs de basquete nos EUA que dão de 10 a 0 em termos de conhecimento em muito comentarista.
Vc procurando acha ótimos textos

Rafael B. disse...

Último post é meu!
xD

Dead boy disse...

Será?

Fernando Araujo disse...

Claro q n

Dead boy disse...

Faltam 26, quem sabe ainda dá.

ARROZ_ disse...

25...

Dead boy disse...

O Rodrigo vai começar a acreditar que jogou pedra na cruz, hehehehe.

Rodrigo disse...

Pra continuar:

Sugerio a quem criticou o James simplesmente por não comprimentar os jogadores do Magic, a irem ao YouTube e verem o Kobe em uma entrevista dizendo que o pessoal tá pegando no pé do LeBron, pq isso é bobagem, e todos na liga sabem como o James é gente boa. Ele mesmo fez em 2007 contra o Suns. To sem o link aqui desse video, mas se alguem se interessar, procuro e posto aqui.

Rafael B. disse...

Ultimo é meu!