

Não chega a ser uma surpresa, porque era mais ou menos o que se desenhava, mas
a lista de Paulo Bassul para a Copa América 2009 está repleta de novidades. Entre retornos que a gente já não esperava e jovens que nunca defenderam a seleção adulta, tem de tudo na convocação. O nome mais comentado, claro, será o de Iziane, que voltaria ao grupo - com o dedo de Hortência - após ter sido banida pelo técnico no Pré-Olímpico do ano passado.
Eu continuo achando que Iziane ainda não mostrou que está disposta a mudar. Sendo assim, eu não a convocaria. Agora, se ela vai mostrar uma mudança na prática, dentro da quadra, aí só os treinos e a Copa América podem dizer. O problema é que, logo apóa a convocação,
Hortência disse ao Globoesporte.com que Iziane ainda não deu resposta se vai jogar pela seleção ou não. A Rainha tem conversado com ela por e-mail e telefone, mas admite até viajar aos Estados Unidos para tentar convencê-la.
Isso é inacreditável. Primeiro, a jogadora tem um ataque egocêntrico e pisa na seleção em pleno Pré-Olímpico. Depois, dá inúmeras entrevistas confirmando sua condição de "estrela". Agora, a CBB enfia a atleta goela abaixo do treinador e, não satisfeita, ainda implora para que ela aceite voltar. Vai entender!
O fato é que a lista tem outros pontos relevantes, a começar pela volta das veteranas Helen e Alessandra, que vestiram a camisa amarela pela última vez no Mundial de 2006 - a mudança de comando na CBB certamente tem a ver com esses retornos. Se estiverem saudáveis, Alessandra e Érika vão formar um garrafão anos-luz à frente do que tivemos nos últimos dois anos - sem contar Franciele, Kelly e outras opções saindo do banco.
Helen é outra que, ao meu ver, pode ter um papel fundamental não só jogando, mas ajudando, ao lado de Adrianinha, neste momento de transição das armadoras. Aliás, falando em transição, é um bom momento para testar novos nomes como Mariana Camargo, que jogava no universitário americano, e a pivô Clarissa, maior reboteira dos últimos três Nacionais.
O elenco se apresenta no dia 5 e treina em Barueri por quase três meses até a Copa América, de 23 a 27 de setembro. A lista:
- Armadoras: Helen, Adrianinha e Natália.
- Alas-armadoras e alas: Iziane, Karla, Karen, Chuca, Palmira, Micaela, Mariana Camargo, Jaqueline, Tayara, Fernanda e Izabela.
- Pivôs e alas-pivôs: Alessandra, Érika, Kelly, Karina, Franciele, Silvia Gustavo, Mamá, Flávia Luiza, Clarissa e Nádia Colhado.
Se todas realmente jogarem, e com um bom período de treinos, me parece uma seleção bem melhor que as últimas. Concorda?