quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O EXEMPLO DE ARKANSAS TECH


De Russellville

Para lotar um modesto estádio de futebol, a pequena Russellville, no estado do Arkansas, teria de convocar a população inteira. Com 28 mil habitantes, a cidade é conhecida pela sua usina nuclear e pela sua universidade, a Arkansas Tech. Bem, a usina a gente deixa para lá, mas da universidade dá para tirar inúmeras lições. E se o nosso assunto é basquete, vamos a ele. Um rápido e curto passeio pelo campus já é o bastante para perceber que a equipe feminina da Tech, na Divisão 2 da NCAA, conta com uma estrutura de dar inveja à grande maioria dos clubes no Brasil.



Editei o vídeo acima para vocês terem uma ideia dessa estrutura. Aproveitando tudo isso no time feminino – e trabalhando duro – estão quatro brasileiros: o assistente técnico Julio Pacheco (fiel escudeiro do experiente e competente treinador Dave Wilbers)
e as atletas Natália Santos, Taise da Silva e Samanta Ludwig.

O belíssimo ginásio serve ainda ao programa do vôlei (também com brasileiras no elenco) e tem capacidade para 3.500 torcedores na arquibancada, além do piso, das tabelas e
dos vestiários de alto nível. As atletas têm à disposição uma enorme academia de ginástica, sala de fisioterapia, quadras cobertas e vasto material de trabalho – uniforme de jogo, de treino, de aquecimento, tênis, tudo de primeira linha. Elas moram dentro do campus, em apartamentos bem equipados e bancados pela faculdade, sem falar no ponto que talvez seja o mais importante: uma educação de qualidade no ensino superior.



Voltando ao basquete, a noite de segunda-feira foi a abertura da temporada, e as meninas da Tech venceram Central Baptist sem dificuldades por 108-51. O adversário era bem frágil, mas ainda assim dá para notar grandes diferenças em relação ao Brasil.

A começar por uma das nossas maiores feridas: os fundamentos. Mesmo jovens, as jogadoras em Russellville raramente cometem erros bobos, não desperdiçam bandejas, sabem o que fazer na defesa, e por aí vai. A disciplina tática é seguida à risca, com marcação forte o tempo todo, equilíbrio na hora do cinco contra cinco e muita velocidade nos contra-ataques. Deu gosto de ver.

Entre as brasileiras, me impressionou a atuação da Natália, para mim a melhor em quadra. Inteligente, forte, com boa visão de jogo e disposição de sobra, a ala-pivô anotou 15 pontos e cinco rebotes em 20 minutos. A pivô Taise também teve uma atuação bem sólida, saindo do banco para registrar seis pontos, dois rebotes e um toco em apenas oito minutos de ação. Samanta, que ainda está se recuperando de uma pequena cirurgia no joelho, infelizmente não foi liberada para jogar, mas deve voltar à quadra no fim de semana, quando a equipe disputa duas partidas fora de casa.

Quando eu retornar da viagem, vou fazer no Globoesporte.com uma reportagem detalhada com entrevistas e mais material em vídeo e fotos. Em todo caso, já deixo os parabéns ao Julio e às meninas, brasileiros vitoriosos na terra do basquete. Boa sorte para eles – e que o Brasil, um dia, possa seguir esse caminho aliando educação e esporte. Até lá, temos uma longa estrada.

7 comentários:

Unknown disse...

Ficamos muito felizes e honrados com a sua visita Rodrigao!!! Obrigado pelas observacoes positivas. As portas estarao sempre abertas para voce e para aqueles que querem conhecer mais sobre Arkansas Tech e o nosso programa de basquetebol. Muito sucesso sempre em sua carreira e a gente se ve por ai!!!

raul disse...

Fantástica essa estrutura pessoal, infelizmente podemos afirmar que não sequer um time no Brasil, seja masculino ou feminino que conte com toda essa estrutura de trabalho e apoio.
esta ai o segredo para as pedras ou melhor medalhas douradas, enquanto isso estão querendo demitir o Moncho...

Anônimo disse...

eu estudo na Ufba e nem basquete tem, so umas quadras sem cobertura q a universidade usa no carnaval de camarote... pense...

Natalia Santos disse...

Nossa que reportagem show! Amei!
Mto obrigada pela passagem por aqui! Mto sucesso e que Deus ilumine mto seu caminho para que continue fazendo este trabalho maravilhoso com a competencia com que o faz!
p.s.: Thanks for that note talking about me lol i loved it!

Unknown disse...

adorei Rodrigo! bom resto de viagem pra vc! :)

Duda 11 disse...

Fico ansioso pela reportagem completa, Rodrigo! Mas já deixou para perceber porque o modelo esportivo dos EUA colhe tantos resultados dentro e fora da quadra.
Abs e boa sorte ao Julio e äs meninas. Quem sabe não veremos as 3 em quadra pela seleção em breve!

Leandro disse...

Belo trabalho Rodrigo!Muito importante e louvável sua iniciativa de mostrar para os Brasileiros que sonhos são passíveis sim de se tornarem realidade. O Julio (meu irmão) e essas meninas são um grande exemplo a ser seguido por todos nós.Parabéns a todos e aguardo ansioso a reportagem completa.Abraço.