quinta-feira, 26 de novembro de 2009

IVERSON APOSENTADO. SERÁ?




O texto redigido por Allen
Iverson e publicado no blog de seu amigo Stephen A. Smith, comentarista americano, começa de uma forma bastante clara: "Eu gostaria de anunciar meus planos de me aposentar da NBA". Bastam mais algumas linhas e um pouco de reflexão sobre o cenário para a gente
se perguntar: será mesmo?

Logo no segundo parágrafo, Iverson já não é tão claro: "Ainda tenho um tremendo amor pelo esporte, vontade de jogar e muito a contribuir. Sinto fortemente que ainda posso competir no mais alto nível". Por que, então, pendurar o tênis aos 34 anos?

A alegação oficial é o famoso "vou passar mais tempo com a minha família", mas a realidade é bem mais cruel para um dos melhores jogadores de basquete da história: a NBA simplesmente não quer mais Allen Iverson. Pelo menos não este Allen Iverson, com o ego inflado, que se recusa a ficar no banco ou ao menos trocar o rótulo de franchise player por um papel de coadjuvante.

Pessoalmente, como um fã incondicional do baixinho, ainda acho que ele tem bola para ser a estrela absoluta em algumas equipes da liga americana.
Mas o comportamento recente, principalmente em Detroit e em Memphis, assustou até times como Knicks e Bobcats. O fato é que nenhuma das 30 franquias se dignou a fazer uma oferta de trabalho, e Iverson foi parar lá na fila dos desempregados, carregando na mesma bagagem um passaporte carimbado para o Hall da Fama e um temperamento complicado que o impede de se moldar a um novo papel no fim da carreira.

Agora ele vai ter tempo para pensar, analisar sua situação com a família e observar de fora quais são as demandas da NBA. Se descer do pedestal, ainda pode ser muito útil, seja nos playoffs em abril ou na próxima temporada. Ainda acho que ele volta, e torço muito por isso. E você? Acredita que este é o fim da linha?

11 comentários:

PauloRJ disse...

Rodrigo, acho que ele pode voltar sim, desde que caia na real.

Acho que ele tinha tudo para conseguir um contrato de 1 ano no Knicks: Ia melhorar o time esse ano sem comprometer o cap e poderia atrair a torcida, sem contar que o agente dele é o mesmo do Lebron....mas nem o Knicks se interessou....depende agora dele aceitar ser um role player....se até o Shaq passou a aceitar depois que foi para o Miami, quem é o Iverson para achar que não precisa?

NETTO disse...

SE ELE VAI SE APOSENTAR MESMO ISSO EU NAO SEI, SOH SEI Q ELE AINDA TEM MUITO BASQUETE PRA QUEIMAR ANTES DE PENDURAR O TENIS.

Thug West disse...

Rodrigo sou um fã incodincional do Iverson mas as atidudes dele decepciona até o mais fiel fã. Eu acho q é o fim de carreira pra um dos melhores jogadores da nba e principalmente dos q e eu vi jogar.

Unknown disse...

Acho que as possibilidades dele pendurar os sneakers nunca foi tão grande.
O cara tem um ego inacreditável e não entendeu que o papel do jogador muda a medida que ele envelhece. Tem inúmeros eemplos de jogadores do hall da fama que aceitarem serem a segunda banana ou ir até mesmo pro banco, começando pelo Bill Walton e passando pelo Dennis Johnson, Davis Robinson e mais recentemente o Shaq, que tem um ego do mesmo tamanho que ele. Questão de bom senso e até de sobrevivência. O Próprio AI sabe que não consegue emprego não por que não tem bola, mas pq ninguém quer uma mala como ele causando no vestiário. O que ele fez com o Grizzlies foi ridículo.
Ainda dá tempo de voltar a jogar, e de repensar a atitude. Talento e condição física ele tem. Mas pra mim, as pessoas nunca mudam. E dinheiro ele já tem de sobra mesmo.
E eu acho que a gente vai ver essa mesma situação com o T-MAc ano que vem.

Duda11 disse...

Infelizmente o AI está indo para o mesmo caminho de Sprewell e Marbury (pra mim, ele joga mais que estes). Jogadores talentosos, decisivos, mas que não conseguem conter o ego e acabaram "abandonados" pela NBA.
Mas esperava q ele se aposentasse de uma maneira mais legal, do tamanho do talento dele. Apesar de que ele ainda é novo e pode assinar com um time a qualquer momento...

Dead boy disse...

Aposto que ele só está valorizando o passe. Americano é especialista em dar show. Logo ele assina com algum time. E ele tem basquete para ser estrela principal de vários times, como disse o Rodrigo.

Anônimo disse...

Iveson na Europa, milhões de euros.

Na NBA aquele drible encima do Jordan e o título de Conferência e finais com um Sixers muito mais ou menos vão ser minhas melhores lembranças.
A.I. era um dos últimos de caras capaz de carregar um time para finais, e ainda jogando um basquete acrobático e ofensivo.

Os Sixers tiveram o melhor Iverson mas demoraram para montar algo bom em torno dele.

Quanto a comportamento e questões pessoais não me atrevo a julgar, é só ver o Beluzzo na festa da mancha verde para ver que ser humano nenhum é perfeito.

abraços

Sandro.

Maickel disse...

Acho que mais um mês e ele arruma uma franquia só precisa se dar por conta que não tem mais 20 25 anos e vai ser o cara... ele pode ser mais do que imagina se aceitar um papel secundário, terciário seja qual for e poder ajudar algum astro da nova safra a levantar um caneco. todos sabem do potencial ofensivo que ele tem, ainda acho que pelo relacionamento que tem com o lary brown ele seria o cestinha que o bobcats necessita pra ir pros playoffs, o time tem uma boa postura defensiva e tem sofrido pra passar dos 100 pontos, conseguiu ontem contra o toronto porque devem ter ficado faceiros com a notícia de que alguem tem bala pra queimar hahaa

eZ disse...

Marbury 2, a missão ..

agora eles vão poder passar o dia inteiro fumando maconha juntos e passeando de limosine ..

talvez teremos novos vídeos no youtube :)

Francisco Pereira disse...

Caras, Iverson é um dos caras mais impressionantes que vi na NBA, pelo talento, coragem, raça, etc. Gigante mesmo, apesar do tamanho. Entretanto, vem se firmando como um grande babaca dia após dia. A NBA não precisa mais dele, ou pelo menos, desse Iverson.
Devia ter em jogadores que conquistaram mais do que ele(Jabbar, Shaq, David Robinson) exemplos que o role player é tão importante quanto a estrela. Enquanto ele achar que ainda tem que ser o centro das atenções, e que o mundo deve girar em torno dele, vai ver basquete só pela tv mesmo, junto com o Spreewell, Marbury, Isiah Rider, etc.
Abraços

Anônimo disse...

Eu concordo com o Iverson em parte, não acredito que ele tenha tido problemas por ainda querer ser um Franchise player, acredito que ele tenha tido problemas em ficar no banco, jogar poucos minutos, ter pouca liberdade de jogadas, finalização etc...Ele tem basquete pra ser starter em muitos times da NBA e digamos que precisa de minutos pra mostrar esse basquete e de liberdade em quadra tb. Volta Iverson!!!!