quarta-feira, 4 de junho de 2008

1969 - O FIM DE UMA ERA






Após uma negociação surpreendente em 1968, o Los Angeles Lakers finalmente tinha um pivô para encarar o Boston Celtics: Wilt Chamberlain, que desembarcou na Califórnia com a missão de, finalmente, bater os verdes numa final. Do outro lado, o cenário era sombrio, com Bill Russell e Sam Jones sofrendo com lesões e todo o peso nas costas de John Havlicek. Em vez de Russell e Wilt, a final de 69 foi uma batalha clássica entre Havlicek e West. O armador dos Lakers anotou 53 e 41 pontos nas duas primeiras partidas, abrindo 2-0. No jogo 3, Havlicek salvou os Celtics ao converter lances livres decisivos com um dos olhos fechados, fruto de uma colisão com um adversário. O jogo 4 foi defesa pura, decidido com um arremesso histórico de Jones:



Com a série empatada em 2-2, cada time conseguiu mais uma vitória em casa, e a decisão foi para a sétima partida. Havia milhares de balões de gás no teto do ginásio, prontos para a celebração do título em Los Angeles. Irado com a precipitação do seu próprio time, West, mesmo machucado, arrebentou naquela noite: 42 pontos, 13 rebotes e 12 assistências, que lhe valeram
o título de MVP das finais. Mas a vitória, outra vez, ficou no lado verde. O Boston aproveitou a lesão de Chamberlain no último quarto e garantiu a vitória por 108-106. Quer ver o período final na íntegra? Então divirta-se clicando aí nos links abaixo.

| Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 |

Foi o 11º e último título da carreira de Bill Russell, que se aposentou três meses após o fim da temporada. Fim de uma era.

2 comentários:

Anônimo disse...

Há alguns anos atrás eu achei na livraria cultura um DVD com os melhores momentos das finais da NBA onde esta série é contada, passando os momentos das partidas, uma entrevista do Chamberlei diz tudo, "Não sei como perdemos, não deveríamos ter perdido, é um mistério para mim". Vou ver os vídeos devem ser ótimos.

Anônimo disse...

Que legal, porque eu já tava começando a achar que o Rodrigo tem um daqueles carros usado pelo Mcfly no Devolta Para o Futuro. Fico me perguntando, donde ele tira esses vídeos e os logos que ele posta aqui no site.

Heverton Elias