quinta-feira, 5 de junho de 2008

1985 - ENFIM, TRIUNFO DOS LAKERS




Nos oito primeiros encontros, deu Celtics. E a derrota em 1984 fez o peso do mundo cair sobre as costas de Magic Johnson. "As feridas de junho ficaram abertas durante todo o verão", admitiu o técnico Pat Riley. A chance da revanche não tardou, mas o jogo 1 de 1985 foi outra punhalada para os Lakers. Arrastado e sem mobilidade no Garden, o time foi massacrado: 148-114.

Na segunda partida, o começo da redenção. Aos 38 anos, Kareem Abdul-Jabbar explodiu com 30 pontos, 17 rebotes e oito passes. Resultado: Lakers 109-102. A inversão da vantagem
de mando de quadra era especialmente importante naquela temporada, quando o formato da final voltava a ser 2-3-2.

Com a série migrando para Los Angeles, James Worthy e Abdul-Jabbar trataram de garantir uma vitória fácil por 136-111. Larry Bird sofria com dores nas costas e com a marcação severa de Michael Cooper. Mas foi dele o passe para Dennis Johnson decidir o jogo 4, no segundo final. Confira os últimos três minutos:



No jogo 5, Magic e Abdul-Jabbar fizeram cestas importantes na reta final e deixaram o sonho do título muito próximo. Faltava apenas um passo, mas ele teria de ser dado em Boston. E tudo deu certo na sexta partida. Cooper segurou Bird, McHale foi eliminado por faltas, e o grande herói se consagrou quase aos
40 anos: Abdul-Jabbar anotou 29 pontos e foi eleito o MVP das finais. "Ele desafia a lógica", afirmou Pat Riley, após fechar a série em 4-2 e, finalmente, sentir o sabor de despachar os Celtics:

Nenhum comentário: