quinta-feira, 5 de junho de 2008

1987 - A VEZ DE MAGIC JOHNSON


Magic Johnson / Foto: NBA

Após perder o título em 1985 para os Lakers, o Boston voltou a levantar o campeonato no ano seguinte. E 1987 reservou mais um duelo entre as duas franquias mais tradicionais da NBA. Desta vez, Kareem Abdul-Jabbar já tinha 40 anos, e Pat Riley sabia que o foco ofensivo precisava mudar. Entra em cena o grande Magic Johnson.

Os Celtics tentavam vencer dois títulos seguidos pela primeira vez em 18 anos. Mas as coisas não davam muito certo, a começar pelo draft daquela temporada. Len Bias, escolhido na segunda posição, morreu no dia seguinte, com overdose de cocaína.

Para piorar a situação dos verdes, Magic abriu a final no Fórum com 29 pontos, 13 assistências, oito rebotes e nenhum erro. James Worthy também brilhou, com 33 pontos. A bela vitória por 126-113 foi animadora. No jogo 2, a avalanche só aumentou: com um contra-ataque mortal, os Lakers fizeram 141-122.

A série migrou para Boston, e o time da casa finalmente acordou, vencendo por 109-103. Eles só não contavam com o desfecho antológico do jogo 4. Magic Johnson colocou na história o seu clássico baby skyhook, que passou por cima de Robert Parish e garantiu a vitória por 107-106. Veja os últimos dois minutos:



O Boston venceu o jogo 5, e Abdul-Jabbar apareceu com a cabeça raspada para a sexta partida. Aos 40 anos, o pivô anotou incríveis 32 pontos, seis rebotes e quatro tocos. Magic brilhou de novo, com 16 pontos e 19 asssitências, garantindo a vitória por 106-93, o troféu de MVP das finais e, o mais importante, um anel de campeão com a sua marca. Fiquem com o Top-10 desta final:



Com oito vitórias para os Celtics e duas para os Lakers, termina aqui a série sobre as 10 finais disputadas por esses grandes times. Agora falta muito pouco para o início de um novíssimo capítulo nesta rivalidade histórica. E nós seremos testemunhas.

Nenhum comentário: