domingo, 1 de junho de 2008

1963 - O ADEUS DE BOB COUSY


Bob Cousy / Foto: NBA



Bob Cousy anunciou que se aposentaria ao fim da temporada 1962-63. Foi o bastante para a imprensa carimbar o Boston como um time velho. A equipe teve de provar seu valor, mas quase ficou pelo caminho numa série fantástica em sete jogos contra o Cincinnati Royals de Oscar Robertson. Do outro lado, com um Jerry West baleado por lesões, os Lakers também precisaram de um 4-3 para despachar St. Louis. O terceiro duelo verde-dourado na final da NBA começou com duas vitórias dos Celtics no Garden. A resposta veio na Sports Arena, com um 119-99, mas o Boston roubou o jogo 4 no ginásio do rival. Quando todos acharam que a parada estava decidida, o Los Angeles deu o troco fora de casa.

Com 3-2, o otimismo tomou conta da Califórnia para o jogo 6, e as histórias sobre a decadência dos Celtics voltaram à imprensa. Com o placar apertado, Cousy deu mais uma lição de como gastar o relógio e encerrou sua carreira com a bola na mão e mais um título no currículo. Confira abaixo imagens do primeiro quarto desta partida, a última de um gênio da armação.



))) As finais entre Celtics e Lakers:
- 1959: O embrião da rivalidade
- 1962: O primeiro duelo épico

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom rodrigo, aquela seção de historia do Rebote podia ser reativada

Anônimo disse...

Assino embaixo, "linelson".

Interessante nesses vídeos antigos da NBA, assim como em qualquer esporte, é reparar o porte físico dos jogadores de antigamente, quando não havia tanta preparação como hoje em dia.
Até mesmo os pivôs, apesar de naturalmente encorpados, eram bem mais franzinos do que atualmente.
Outro detalhe que salta aos olhos é que havia muito menos negros em quadra, certamente por causa do racismo.