sábado, 21 de junho de 2008

IMPRESSÕES SOBRE OS TREINOS


Treino da seleção / Foto: CBB

Treino da seleção / Foto: CBB

O pessoal tem me perguntado como são os treinamentos da seleção. É claro que, sem ter formação de técnico, não vou analisar, elogiar ou cornetar este ou aquele exercício. Mas
já é possível ter uma idéia de como andam as coisas e saber o que está dando certo e errado. Vamos a alguns pontos.

Para começar, a vontade e o foco dos jogadores são nítidos. Tenho conversado com todos eles e percebo, na quadra, que o discurso não é só da boca para fora. Afinal, o grupo sabe que,
se conseguir a vaga, a consagração de todos será automática.

Treino da seleção / Foto: CBBA seriedade tem muito a ver com o temperamento forte do Moncho, que cobra perfeição em cada movimento e não hesita em dar bronca quando as coisas saem erradas. Mesmo sem ter no currículo grandes conquistas como treinador, dá para notar que o espanhol conhece o jeito certo de se jogar basquete. Dia após dia, ele martela questões como posicionamento na quadra, ataque equilibrado e paciência na hora de trocar os passes.

Colocar estes conceitos na cabeça dos jogadores não é tarefa das mais simples. Tanto que o maior problema do grupo ainda é a precipitação no ataque. Nem tanto nos arremessos, que estão até conscientes, mas com uma enxurrada de passes errados.

Treino da seleção / Foto: CBBO treino de sexta-feira à noite foi o mais tenso até agora. Os jogadores erraram tanto que Moncho ameaçou interromper as atividades e mandar todo mundo de volta para o hotel. Reuniu o elenco no meio da quadra (como faz várias vezes por dia) e, de maneira firme, cobrou equilíbrio ofensivo e cuidado na hora dos passes.

Os erros começaram a aparecer mais nos últimos dias, quando o técnico passou a fazer atividades de 4x4 e 5x5. A irritação dele é visível, e esse rigor serve para acentuar aquele que, na minha opinião, é o ponto mais positivo: todos os jogadores o respeitam.

Se a semana restante vai ser suficiente para corrigir as falhas, eu não sei. Mas o treinador parece saber exatamente o que quer e os atletas parecem dispostos a cumprir o que ele pede. Diante que nos acostumamos a ver na seleção, já é bastante coisa.

20 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, poderia me informar se já há uma certa divisão entre equipe titular e reserva ou ainda não tem essa divisão?

Rodrigo Alves disse...

Hélio, quatro jogadores me parecem garantidos no time titular: Huertas, Alex, Marcelinho e Splitter. Falta definir quem vai jogar com o Splitter no garrafão. Baby foi usado nos primeiros treinos, mas parece ter perdido espaço. Creio que a disputa hoje esteja entre Ricardo Probst e JP Batista, com Murilo correndo por fora. Abraços.

Anônimo disse...

Rodrigo, você já deve ter visto, mas não custa postar aqui. Saiu na Folha de hoje que o Paulinho Cheidde foi assassinado durante um assalto. Que coisa... força para a família dele.

Anônimo disse...

rodrigo, os treinso sao abertos ao publico?
se sim, qnd terá treino na quadra, vc sabe dizer?
ate q dia irão treinar lá?



ps.: repararam qnts brancos tem nesse time uhauhasuhsa? soh alex e jp sao moreninhos e o marcus é preto... o resto td branco hasuhasuhas ferrou uhasuhasuhas
ps.:é brincadera hein rsrsrs sou branco tb, to so zoando =P

Anônimo disse...

Powa, Caio, fez bem postar essa notícia aqui, estou pasmo com isso, o Paulinho era um grande jogador, jogava com uma raça impressionante, chutava mais bola de 3 que Oscar e Marcelinho Machado juntos..
Uma das partidas mais emocionantes qe assisti teve como protagonista o Paulinho, Semi do Carioca.. Campos x Flu... Flu 11pts a frente... faltando 2 ou 3min para o fim da partida.. a defesa do Campos para o ataque do Flu.. e o Paulinho com 3 bolas de 3.. e 1 de 2pts.. empata o jogo.. que acabou com vitória de Campos e vaga na final!
O Paulinho(junto com Danilo) foi o grande idolo do time de Campos.

Anônimo disse...

Será que finalmente alguém vai conseguir desenhar um esquema ofensivo para finalmente Marcelinho virar um jogador 20-5-5 e chutar somente na boa, qdo as jogads forem desenhadas p ele ?

Anônimo disse...

Ez.. completo com mais uma pergunta. Será que o garrafão também será usado para pontuar??

Anônimo disse...

Rodrigo, como estão Baby e JP? Mostraram evolução? mostram que vão ser úteis ao Brasil? Eu pergunto isso, pq me preocupo muito com o garrafão Brasíleiro.

Anônimo disse...

Assisti aos treinos de terça passada.
JP está muito bem. Ele e Huertas. Baby está meio sem ritmo.
No ataque o time parece equipe da Euroliga, corta-luzes intermináveis até aparecer alguém livre. Não vi jogada para jogador específico arrremessar. A jogada é feita para encontrar alguém livre, não imposta quem seja. Os passes também não são dados de forma automática na movimentação, há sempre três opções para o cara que está com a bola.
Moncho tem muita autoridade sobre o time. Tem jogador que chega a ficar cabisbaicho quando o espanhol explode e chama a atenção de alguém.
Como o Rodrigo falou, os jogadores estão bastante aplicados, mas infelizmente caímos na chave mais difícil.
Pelo menos, a Grécia vai desfalcada de três pivôs e a Alemanha do armador titular.
Bom seria pegar Eslovenia( sem quase todo time titular)ou Porto Rico, que possilvelmente não terá Arroyo e Barea( sem contrato com a NBA e por isso sem o famoso seguro).
Os treinos não eram abertos, mas no da manhã quem estava na porta acabou deixando entrar após uma inicial resistência, a noite não tinha ninguém na porta.

Anônimo disse...

valeu pelas info david!
hmm, rodrigo vc sber dizer c os dessa semana vao ser abertos ou naum (e horarios e dias d treino?!)

Anônimo disse...

jp batista e alex são negros como o marcus tb


moreninho é o caralho

Anônimo disse...

Em outro tópico se falou do tempo que Alemanha e Grécia estão treinando. A notícia não é ruim.
A Alemanha se apresentou hoje( o campeonato deles acabou dia 16) com mais dois pedidos de dispensa.Se não me engano, um deles é daquele pivô gigante que jogou no Barcelona com Varejão.
A Grécia só começa a treinar segunda dia 23.Estará sem dois pivôs titulares, mais o antigo capitão que foi barrado( também era pivô) e mais um pivô de 19 anos que vai ser escolha de primeiro round do draft( e por isso dificilmente se apresenta antes do pré-olímpico).
A coisa não está tão ruim para o Brasil, que pela primeira vez nos últimos anos, terá um time totalmente em forma e treinado para a competição.

Anônimo disse...

realmente esse pre olimpiko vao ter muitos desfalkes, espero q o brasil consiga... sao quantas vagas mesmo? 3 neh?

Rodrigo Alves disse...

São três vagas sim, Joe. Abraços!

Rodrigo Alves disse...

Jander,

JP está treinando bem. Baby ainda mostra limitações na hora de cumprir os exercícios. Por isso acho que ele perdeu espaço na briga para ser titular. Se eu tivesse que apostar, iria de Splitter/Ricardo ou Splitter/JP. Abraços!

Rodrigo Alves disse...

Serginho,

Teoricamente, os treinos não são abertos ao público. Mas vira e mexe aparece alguém lá para assistir. Na prática, você só vai ser barrado se o porteiro do Maracanã estiver de mau humor. A seleção tem treinado duas vezes por dia, geralmente de 11h a 12h30 e de 18h a 20h30. Esses horários (principalmente o primeiro) costumam variar. Domingo é folga, e na segunda recomeça. Os treinos no Maracanãzinho vão até o dia 1º de julho. Abraços!

Anônimo disse...

Estava conversando por MSN, com amigos que estão indo nos treinos... Todos dizem que a melhor dupla de garrafão, está sendo JP BATISTA e SPLITTER... Mas que PROBST, está mostrando nos treinos sua eficiência nos rebotes ofensivos e seu maior poder de movimentação diante dos companheiros mais altos e mais pesados, como BABY e JP!!!

Todos acham que BABY ainda está sem ritmo de treinos e jogos... Mas que vem mostrando muita garra nos treinos, o que mostra bem o espírito desse atleta!!!

Todos elogiaram nos treinos o TAVERNARI, e dizem que ele tem capacidade de pontuar em qualquer lugar da quadra, diferentemente de Marcelo Machado e Alex, apesar de serem experientes, possuem mais limitações ofensivas que Tavernari!!!

Mas todos dizem que HUERTAS e SPLITTER estão em grande fase, são titulares absolutos!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, algum canal vai mostrar esse torneio no chile:"Copa CARRANZA"??????

E sobre os amistosos contra a VENEZUELA dias 26 e 27, vão ser televisionados?????

Um abraço!!!!

Anônimo disse...

tb kero saber c o carranza o super 4 vao passar na tv

Emerson Pires disse...

Rodrigo,

Você realmente apostaria que esta atual seleção irá conseguir esta tão sonhada vaga olímpica ? Apostaria em Splitter como grande nome da seleção no Pré olimpico ? Abraços.

Emerson