segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NBA, TERRA DE CONTRASTES




Na última semana, Kevin Garnett cravou: em todos os seus anos de NBA, ele nunca viu tantas equipes com tamanha qualidade.
A temporada 2009-10 começa amanhã e, segundo o ala-pivô do Boston Celtics, pode ser uma das melhores de todos os tempos. É uma opinião respeitável, mas ele esqueceu de dizer que toda essa qualidade está concentrada bem lá no alto da pirâmide. Resumindo, os tubarões ficaram ainda maiores, e a turma lá de baixo preferiu se livrar de contratos gordos para encarar a crise econômica. Mas quem são esses peixes grandes? Vamos a eles.



A chegada de Ron Artest e a recuperação de Andrew Bynum levantam dúvidas, claro, mas o atual campeão continua sendo o time a ser batido nos Estados Unidos. Com Pau Gasol ainda mais motivado pelo título europeu e Kobe Bryant cheio de gás após descansar nas férias, Phil Jackson só precisa cuidar do clima no vestiário. Se ele conseguiu com Dennis Rodman em Chicago, por que não conseguiria com Artest em Los Angeles? Cheiro de bi.



Quando Shaquille O`Neal foi para Phoenix, eu escrevi aqui que Steve Kerr, cartola dos Suns, estava maluco. E realmente estava, tanto que a franquia desceu a ladeira. Mas a culpa não era de Shaq, e sim do fato de desmontar uma equipe de forma brusca, renegando seu próprio estilo. Em Cleveland, é diferente. O`Neal não vai precisar correr feito um louco e pode ser muito útil para ajudar o craque LeBron James a conquistar seu primeiro título.



Tim Duncan e Manu Ginóbili não castigaram seus velhos corpos durante as férias. Tony Parker até castigou, mas ainda tem idade para isso. Com seu trio saudável e a adição de Richard Jefferson, o San Antonio volta a ser um bicho-papão no Oeste. A não ser que haja percalços físicos pelo caminho, deve ser um osso duro de roer para qualquer rival do OEste, inclusive os Lakers.



O vice-campeão da NBA vai sentir falta de Hedo Turkoglu, que fazia de tudo um pouco e até jogava de armador quando preciso. Mas Vince Carter tem tudo para preencher o buraco ofensivo, e Jameer Nelson agora está saudável. Se Dwight Howard continuar evoluindo no ataque, a campanha perfeita na pré-temporada pode ter sido apenas um aquecimento para o retorno às finais.



Rasheed Wallace já vem sendo apontado por muita gente como favorito para ser eleito o reserva do ano. Sei lá de Doc Rivers vai usá-lo na reserva durante o ano todo, mas o veterano pode se encaixar perfeitamente num elenco cascudo e de mentalidade defensiva. O grande trunfo dos Celtics, no entanto, é a volta de Kevin Garnett, que não conseguiu ajudar muito no campeonato passado. Ah, e não vamos esquecer de Pierce, Allen, Rondo...



Dirk Nowitzki, que sempre rala pela Alemanha no verão, desta vez ficou descansando, a mando de Mark Cuban. Certamente virá mordendo na temporada. Se Josh Howard conseguir se manter longe da enfernaria e se o técnico Rick Carlisle der um jeito de encaixar Shawn Marion na rotação, o Dallas passa a ser uma força bastante considerável. Além disso, com Jason Kidd - mesmo velhinho - no comando, deve ser um time agradável de ver.

São estes, nesta ordem, meus favoritos para conquistar o título da temporada. E você, concorda? Faça sua própria lista na caixinha.

22 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho q o Cleveland vem depois do Orlando Magic e do San Antonio SPurs. Eu vi um artigo q o Shaq chegou fora de forma....Nao ta com cara q vai dar certo Shaq e Lebron.

Unknown disse...

Acho que faltou o nuggets entre os favoritos.

Luiz Fernando Paes disse...

minha lista é lakers, celtics, spurs, cavs e magic

diria que celtics completo é fortíssimo, páreo até para o lakers ..

e o spurs sem lesões e com r. jefferson, sei não .. time enjoadíssimo ..

Rodrigo Alves disse...

Marcus, também acho que dá para botar o Denver nessa lista, principalmente agora que Billups teve uma pré-temporada inteira para se ajustar de vez ao time. Mas foi o único elenco da elite que não se reforçou, por isso acabou fora da lista. Tomara que surpreenda, até pelo Nenê. Abraços!

RAO* disse...

sò ficou faltando o Nuggets mesmo, e eu colocaria o Spurs na frente do Cavs, acho o elenco melhor... e com o técnico q tem, dificil ele não faze esse time joga

Jose Rodrigo disse...

Também concordo com a galera que falou da ausência do Nuggets.

Triste mesmo é saber que meu Jazz esse ano lutará apenas pelos Playoffs e olhe lá...

Rodrigo, por que não fazer uma coluna com as "possíveis zebras" ? Equipes que podem fazer um barulhinho esta temporada.

Abraço

Nilton disse...

Acho que Lakers, Celtics, Cleveland, Dallas, Orlando, San Antonio, Denver e o Portland, nesta ordem. Se der Lakers na Final com o Celtics dá a turma de verde. INté

PauloRJ disse...

Rodrigo, eu colocaria o Boston em 2o lugar...um KG saudável e Rasheed de reforço...vai ser uma luta danada no Leste entre Boston, Cleveland e Orlando. Qualquer um pode ser o campeão do leste...e, no Oeste eu colocaria o Denver antes do Dallas, o time vai começar mais entrosado, e o Dallas vai ter que colocar ou o Josh Howard ou o Marion fora de posição, o que pode gerar alguns problemas no início da temporada.

Minha ordem seria: Lakers, Celtics, Cavs, Spurs, Magic, Nuggets e Mavericks.

Anônimo disse...

Boston é o segundo da lista sem nenhuma dúvida... Não entendi essa posição quase secundária no ranking do Rodrigo....

Luis Roberto disse...

Artigo do Shaq fora de forma ?

Como diz naquela musica "pega na mentira"......

Pelo contrário, o Shaq apareceu em forma devido a seu show Shaq Vs que ele fez na offseason. Existem zilhões de noticias destacando isso. Ele e James, ainda precisa se entrosar, por isso o inicio da temp. regular pro cavs não vai ser tão boa, mas qd eles se introsarem, é depois do lal o melhor time. trouxe parker, moon, powe, e ainda tem no banco ilgauskas, west, promissor hickson.

A ordem seria:

Lakers
Cavs
Boston
Orlando
Spurs
Nuggets
Mavericks

Filipe Furtado disse...

Eu colocaria tanto os Blazers quanto os Nuggets a frente dos Mavs no Oeste fácil. Os Mavs são um excelente time no papel até você se lembrar que não tem um jogador na rotação principal que não jogasse mais 4 anos atrás. É claro que é um bom time e vai para os playoffs fácil, mas ele soa bem melhor do que realmente é.

Eu acho que muita gente superestima os Lakers. Fato 1: As chances do Artest atrapalhar mais do que ajudar são reais. Os Rockets não fizeram uma única tentativa de renovar com ele. Não é que ofereceram menos que os Lakers, ele nunca fez parte dos planos lá. Quando você se lembrar de um time fazer isso com ex-All Star ainda jogando bem quando este time não está se renovando ou procurando melhorar o teto? Se eu fosse fã dos Lakers me preocuparia muito com isto mesmo. Fato 2: O ex-jogador em atividade conhecido como Derek Fisher. Acho louvavel a lealdade dos Lakers ao cara, mas ele quase custou para eles os playoffs ano passado em mais de uma oportunidade e está piorando muito a cada ano já faz algum tempo. Numa final de conferencia com os Spurs, eu apostaria dinheiro em San Antonio só por conta de Fisher ter que cuidar do Parker. Se eu fosse Phil Jackson e a alguns jogos dos playoffs parecesse que os Hornets seriam os provaveis adversários da primeira rodada eu teria pesadelos diarios com a ideia de ser eliminado na primeira rodada por um time de um jogador só. O Fisher hoje é um senão enorme para os Lakers contra qualquer time com armadores ageis e na hora dos playoffs isto vai aparecer.

Unknown disse...

Não concordo com vc rodrigo.
Faço das palavras do Nilton as minhas.
Acho que vc não tá pondo fé no Garnett pós-contusão.
Concordo que o LAL é o time a ser batido, porém o Celtics não deixou de ser esse time tb devido as contusões ano passado (e mesmo assim ganhou 62 jogos).
Já falei uma vez e digo de novo, salvo contusões o Celts é o meu favorito ao caneco, especialmente se a fin for contra o LAL.

Abraços

Unknown disse...

Concordo com o Felipe Furtado. Para mim a ordem seria:

1 - Lakers
2 - Cavs
3 - Magic
4 - Boston
5 - Nuggets
6 - Spurs
7 - T blazers
8 - Mavs

Unknown disse...

Ao meu xará aí acima:

Muito bem colocado sobre o Artest. Ele é uma incógnita por enquanto. Mas se apertar o Odom joga de 3 e tudo bem.
Quanto ao Fisher, concordo que ele ficou perdido ano passado na marcação de armadores velozes. Mas não podemos esquecer que o cara se redimiu nas finais acertando uns chutes sensacionais. Eu não conto ele como carta fora do baralho ainda. Além disso, tem uns caras desempregados (Tinsley, Vaughn) que podem ser acionados em caso de pânico.
Aproveitano a deixa, eu acho que o Cavs tem tudo pra ter a melhor campanha da temporada regular (de novo) mas acho que nos Poffs não seguram a onda contra os Celtics ou mesmo Orlando. Falta atleticismo pro time (fora o Lebron, claro).

Rodrigo disse...

O cara que chamou o fisher de ex-jogador só pode estar brincando! O cara meteu as duas bolas de 3 naquele fatidico jogo 4 que praticamente selaram o título do Lakers.
Minha lista:
Lakers
Celtics (se não houver lesões)
Magic
Cavs
Spurs
Mavs

raul disse...

acredito que a lista do rodrigo esta muito boa, porém no oeste a briga vai ser grande, acredito que o jazz mesmo sem grandes reforços, mas se tiver o elenco saudável vai incomodar bastante assim como os blazers, colocaria qualquer um dos 2 times a frente do dallas na briga por posições nos playoffs!!

Anônimo disse...

fazia tempo q o leste nao tinha 3 equipes fortes e com chances de titulos como esse ano..

Rogerio disse...

Muito boa analise Rodrigo, mas acho que os principais times da temporada sao:
1- Lakers
2- Boston
3- Spurs (muito forte agora com Ginobili e parker pegando fogo)
4- Cleveland
5- Orlando (sem turkoglu, um grande problema)
Abraco

Maickel disse...

O Elenco do denver não é ruim não, mas no banco eles tem o birdman, o affalo que era dos pistons, e qm mais? renaldo balkman HAHAHAHHA o unico que parece jogar bem é um calouro que é armador e é mtu veloz..

a minha aposta é a seguinte, o magic vai pra final de novo, o cavs pega o celtics e ganha, pq n vai ter ngm pra parar o lebron, mas dae eles pegam o magic e o lebron vai fazer 50 pontos por jogo quase como ano passado, mas o resto do time vai penar pq não vai ter peças suficientes.. acredito que só o boston pode passar pelo magic.

Sergio disse...

"Falta atleticismo pro time (fora o Lebron, claro)."

cavs mudou muito, era um problema deles temp.passada essa do atleticismo. mas dai eles trouxeram shaq, parker e moon. e ainda tem a evolução do hickson que estava machucado nos offs passado, o time melhorou em termos de atleticismo.

Unknown disse...

Fala sergio

Concordo que o Prker foi uma pusta jogada de mestre. Agora de atlético o Shaq não tem mais nada. O reserva dele é o Z. O 4 titular é o Varejão. E o Moon é overrated. Pra ele jogar o Lebron tem que ir pra 4 e isso deve funcionar contra vários times, mas contra o Boston não vai não. Ainda acho o frontcourt do cavs deixa a desejar em termos de "profudidade", pelo menos no Poffs acho que eles vão sofrer e muito contra o Magic e principalmente o Boston.

Anônimo disse...

Não sabia q vc tinha colocado em ordem de forças...os times.. mas como sempre o jogo é jogado...pra mim o Boston no papel é melhor q CAVS e MAGIC, e disputa com leve vantagem contra o lakers. Mas essa temporada promete ser muito equilibrada, o oeste tem ainda times q n foram listados que podem surpreender, PHX pod ressurgir das cinzas de novo, Houston com o sonho de ter um MCgrady sem lesões, o Memphis. O oeste ta mais forte e mais equilibrado que o leste.