quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A CHANCE ÚNICA




Na semana passada, pedi para vocês dizerem se eram contra ou a favor das Olimpíadas no Rio, mas fiquei devendo minha opinião. Com a Copa de 2014
e os Jogos de 2016, o Brasil
já mergulhou no momento esportivo mais importante de sua história - seja olhando para o passado ou para o futuro. Tal cenário nunca aconteceu aqui e dificilmente vai se repetir nos próximos 100, 200, 300 anos.

É uma chance única, que não pode ser desperdiçada.

Como a economia do país não chegou a ser dilacerada pela crise internacional, é hora de buscar investidores, patrocinadores, parceiros, é hora de implantar, de uma vez por todas, o tão sonhado programa nacional de esportes, com uma mentalidade que deve começar no âmbito do governo federal e descer até a menor das escolas públicas, passando por Comitê Olímpico, confederações, federações estaduais, clubes e agremiações.

E será que vamos aproveitar essa chance? O histórico deste país teima em dizer que não. Porque tal objetivo depende
de uma classe completamente desacreditada: a dos dirigentes esportivos. Com algumas exceções, os nossos são incompetentes ou corruptos. Ou as duas coisas juntas.

É por isso que, como cidadão, eu era contra a candidatura do Rio. De Carlos Arthur Nuzman aos presidentes de federações, nosso corpo de gestores olímpicos não me anima em nada. Os políticos tampouco, e por isso o argumento de que a cidade vai melhorar também não me emociona. Está aí o legado-zero do Pan como exemplo recente.



Como jornalista, no entanto, não sou contra nem a favor. À nós da imprensa, não cabe torcer. Cabe cumprir o papel de, nos próximos sete anos, abordar o assunto com olhar isento e crítico. Não ranzinza ou rabugento, até porque será fantástico ver os melhores atletas do planeta na minha cidade, mas sem aquele deslumbramento perigoso que encobre o que deve ser exposto.

9 comentários:

Glauco Nascimento disse...

É complicado ficar achando como vai ser daqui pra frente. O Brasil virou o país esportivo. Trouxe o Pan (2007), copa do mundo de futebol (2014), jogos militares (2011), olimpíada (2016) fora fora competições importantes de diversos esportes (ginástica, judo, basquete). O Brasil tem muitas chances de crescer com o esporte, mas infelizmente isso depende e muito dos presidentes de federações, dirigentes, políticos entre outros. Como futuro profissional de educação física e amante dos esportes, quero muito que isso aconteça, mas tenho q esperar pra ver e fazer a minha parte!

Obs.: Meus Parabens Rodrigo. Muito sucesso e saúde pra ti!

André SC disse...

Sou da opinião que um País não precisa ter uma olimpíada para ser uma potência olimpica. Deve ter gente competente na gestão esportiva, coisa que o Nuzman não é. Acho legal o Rio sediar os jogos, mas vai ser melhor pra parte de infra estrutura do que pro esporte. Não quero ser pessimista, mas do jeito que as coisas andam, o Brasil vai continuar com os resultados ridiculos que obtem em todas as olimpiadas, onde grande maioria dos atletas sempre pipocam na hora H. Isso é feio pois o pais é gigante e muito populoso, logo com grande potencial de formar grandes atletas.

NETTO disse...

Que os nossos politicos vao ser os que mais vao sair ganhando, disso acho q td mundo concorda, vao encher seus bolsos com dinheiros de obras super faturadas ate nao poderem mais, mas mesmo assim acredito q nesse periodo muitas coisas boas tbm serao feitas, muitos empregos serao gerados, provalvelmente depois das olimpiadas td volte a ser como hj, mais algum legado de positivo sempre fica.

bigmanrj disse...

Sinceramente... A única coisa que desejo é assistir grandes exibições dos americanos e brasileiros no basquete. É evidente que a cidade receberá outra infraestrutura, mas não teremos nada de muito significativo em nível de crescimento esportivo, pós Olimpíadas.
Quem viver, verá...

Fábio Carvalho disse...

Creio que o desafio do ponto de vista urbanístico é tao complicado quanto se estabelecer uma nova mentalidade ou estrutura esportiva no país. Atenas foi capaz de realizar uma olimpíada digna, apesar de a cidade ter diversos problemas, por exemplo (sem querer comparar com o Rio). Nao conheco o Rio, mas todos os meus amigos cariocas falam que os desafios sao enormes. Acho que todo o esforco será válido, desde que um mínimo de planejamento (seja urbanístico, educacional e/ou esportivo) venha a ser realizado, pois vivemos em uma cultura onde projetos e planos de todos os tipos e setores sao engavetados e ignorados. Afinal, o que todos nós nao queremos é mais uma mera maquiagem para turistas.

Anônimo disse...

O Rio sediando uma olimpíada é um absurdo total!!!
1- Corrupção (vide pan)
2- O dinheiro publico gasto era para beneficiar o povo brasileiro de outra forma não com 1 festa de 2semanas!! e o pior quem mais aplaude é quem ganha 1 salario minimo!!serão gastos Bilhões!! quantos brasileiros estão passando FOME!!
sediar as olimpiadas deve ser apenas para países ricos, pq simplismente é um luxo que um pais como o nosso não deveria bancar!!!!

Breno Ferreira

Marcia disse...

Eu acho que é mais positivo que negativo. Suficiente ou não, vai haver mais investimento no esporte (de alto nível e de base). Até em Ciências do Esporte vai se investir. Quanto a infraestrutura, muita coisa terá que ser feita e espero que muito fique e seja aproveitado depois. O mais legal, na minha opinião é o volume de negócios e a quantidade de empregos que um evento como esse vai gerar daqui até lá. Em inúmeras áreas: jornalismo, Ed. Física, Esporte, turismo, educação (especialmente ensino de idiomas), constrção civil, entre outras). Fora o fato de o Brasil estar em evidência internacionalmente daqui até lá. Tudo isso é muito bom.
E essa história de que o dinheiro deveria ser investido em saúde, moradia, educação, blá, blá, blá... é balela. Nunca foi e não será. Até parece que se a Olimpíada não fosse aqui, esse dinheiro seria usado para resolver os problemas sociais. Nunca foi e não seria, com certeza. Então, que seja usado para trazer outros benefícios e benefícios indiretos.
Claro que tem o lado negativo, como mau gerenciamento, corrupção. Para isso, é necessário que nós, a sociedade, exijamos transparência e fiscalização. E torcer para que os realizadores sigam bons exemplos, como o de Barcelona e o de Sidney, para que a cidade e o país, tenham na Olimpíada o início de uma nova era. Difícil? Sim. Sei que o retrospecto nesse sentido é bem negativo, mas não é impossível.
Enfim, entre prós e contras, ainda acho que sediar um evento como esse num país como o nosso traz mais benefícios que malefícios. Além de tudo, o país vai respirar esporte daqui até lá, e isso é maravilhoso.

Anônimo disse...

Srs
Existe uma expectativa muito alta quanto a possibilidade de infraestrutura para o Rio.
Muito esta se falando dos bilhões e bilhões que entrará na economia brasileira e principalmente para o COB.
Ninguém ate agora mencionou como faremos para dar suporte a nossos futuros atletas.
Por onde começar?Quem dará as cartas?Ministério dos Esportes ou COB?
Temos aprox 6 anos efetivos para mostrar ao mundo do que seremos capazes.
Eu tenho certeza que não seremos capazes de mudar o formato atual de formação da base ,que esta nos Clubes para as escolas.Este sim no meu ponto de vista o verdadeiro potencial de atingirmos o Brasil inteiro.
Então como transformar o Brasil em potência Olimpica.
Se o COB não pereceber urgente que os Clubes formadores sao aliados e que Sao os responsáveis pela expertise técnica para juntos iniciarem uma nova plataforma olímpica no Brasil,não sairemos do lugar e será um fiasco.
Os Clubes,como o Pinheiros possuem capacidade de liderar este movimento.Clube secular, com tradição olímpica desde dos anos 20 e que na ultima olimpíada enviou 20% da delegação brasileira.
Por que o COB não os chama para conversar?
Escuta-los nada mais.Será q um clube como o Pinheiros não poderia ajudar em nada ?

Anônimo disse...

O esporte brasileiro da desgosto, eu não fiz as contas e nem pesquisei estatisticas, mas sem sombra de duvidas se exitisse um programa nacional de esportes que chegasse as escolas públicas, comunidades carentes e não carentes também, violência, abandono escolar, gravides na adolescência, obesidade, e mts outras coisas. Mas o esporte é tratado como algo menos importante na formação dos jovens. Séria incrivel se mudasse, mas não acredito nisso, não tem como acreditar, como acreditar? O investimeno em esportes no Brasil é fraco de MAIS.....