quinta-feira, 29 de outubro de 2009

OS SOTAQUES DA NBA




De Sabonis e Divac até Nash e Nowitzki, a NBA se escancarou aos estrangeiros, e isso foi muito bom para os dois lados.
A liga se oxigenou, o basquete internacional ganhou corpo.
No campeonato que começou nesta terça-feira, são 83 gringos representando 36 países, um aumento de 8% em relação à temporada 2008-09. A prática está tão disseminada que, para jogar na NBA de hoje, um não-americano sequer precisa ser um ótimo jogador, um fora-de-série, não precisa mais fazer a diferença. E isso é mais um passo na derrubada de preconceitos que às vezes são comuns nos Estados Unidos.

Ainda falta valorizar mais os estrangeiros dentro dos elencos.
Há alguns casos de jogadores que poderiam ser aproveitados de forma mais ostensiva – outro dia citei aqui Carlos Arroyo, acho que ele se encaixa nesse exemplo. Mas os gringos já estão lá, ocupando espaço, e isso não deixa de ser muito saudável.

Veja o Milwaukee Bucks, por exemplo, o time com o maior número de estrangeiros no elenco. São sete: Carlos Delfino (Argentina), Ersan Ilyasova (Turquia), Roko Ukic (Croácia), Andrew Bogut (Austrália), Francisco Elson (Holanda), Dan Gadzuric (Holanda) e Luc Mbah a Moute (Camarões). Alguns deles são até bons, mas não vão levar o time a lugar nenhum – os americanos também não.

Para fechar, deixo duas perguntas para a caixinha. Quais são os três times da NBA formados apenas por americanos? E qual país estrangeiro tem o maior número de representantes na liga?

14 comentários:

Unknown disse...

boston celtics , indiana achei apenas esses...acredito ser a sérvia

Renato disse...

Bem lembrado o caso dos estrangeiros que são subestimados na NBA.

Sempre achei que se Manu Ginobili é o mais subestimado de todos. Se fosse americano, seria considerado quase um Semi-Deus. É só ver o cartaz que dão pros Vince Carters e Tracy McGradies da vida e comparar com o prestígio de Manu.

Acho que a Argentina deve ser um dos países que tem mais gente na NBA. Praticamente a seleção inteira está lá. De cara dá pra lembrar de Manu, Oberto, Nocioni, Scola, Delfino e Walter Herrmann (ainda está lá?).

Pra time que tem mais gringos, chutaria Phoenix, New York ou Golden State - pelo estilo de jogo.

Unknown disse...

Eu tb chutaria a sérvia.
Ainda me incomoda muito o preconceito de muitos técnicos com jogadores estrangeiros. Ótimos jogadores como o Herrmann, Navarro e o Jasikevicius tiveram pouquíssimas chances na liga. Um que me incomoda tb é o Belinelli, que nas mãos do Don Nelson não jogou quase nada. O AK47 tb vive as turras com o Sloan em Utah.

Rafa Ribeiro disse...

Acho que é a França a que tem mais estrangeiros. Se não me engano, são oito ou nove. Quanto aos time, não sei.

W disse...

Com certeza é a França que tem mais... de cabeça eu lembro de alguns:

Parker, Pietrus, Turiaf, Diaw, Ajinca, Petro, Batum, Diawara, Mahinmi

só aí já são 9... duvido que algum país tenha mais que isso..

Quanto aos times, Boston e Pacers não tem mesmo, agora do resto, eu acho que pelo menos 1 tem...

Considerei o Kamam alemão, senão o Clippers não teria... e no Pistons conta o Jerebko né? que não sei de onde é, mas americano não é tbm...

Bom, esse terceiro time é um mistério...

Abraço

Maickel disse...

acho que os 3 times são Celtics, Magic e pacers o pais é frança.

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Não tenho certeza, mas acho q os 3 times são Boston, Pacers e Detroid.. Pelo q eu acontanhei do pré-mundial (Euroliga) acho q eh a França q tem mais caras na NBA..!
Abraço..!'

Alexandre disse...

Renato, o Herrmann está na enfermaria do time do Tiago e do Huertas.

Francesco disse...

Eu sei que um dos unicos times que só tem americanos é o Boston Celtics e acho que a França que tem o maior numero de representantes na NBA

Anônimo disse...

Ginobili não é subestimado...ele joga muito, não tem tanto espaço na mídia pq não é um jogador "show" e também não é tão bom individualmente como T-mac, Carter, Kobe, Nash, Nowitsky, o Arroyo não tem melhor papel nos times eu acredito que pela fraca defesa que ele desempenha, não acho arroyo subestimado.

Obs: Ginobili é reserva por opção de popovich, que não deve se importar em nda com o fato dele ser argentino, O nome do Argentino aparece inclusive na letra de uma música "The NBA" ou alguma coisa assim...acho que ele não é tão subestimado assim...

Fabantas disse...

Legal essa pergunta Eu acho que são, Boston, Indiana e Chicago ontem eu tava assistindo o jogo deles contra o san Antonio e não vi no elenco nenhum estrangeiro não, só se tinha alguém escondido...rsrs

Qto ao país concordo com a maioria, com certeza são os franceses.

O Detroit tem o Jerebko que é sueco, e não sei se conta, pois o Gordon jogou pela Inglaterra e o Villanueva pela Rep. Dominicana.

Guto Sousa disse...

Pra quem curte estatísticas, analisei os não-americanos citados um levantamento legal foi feito pelo pessoal do "82games.com" com dados do excelente "basketball-reference.com" sobre que jogadores ficaram acima das expectativas de quando foram draftados e quais foram as maiores furadas.

O resultado é mostra que das 50 estrelas (que se saíram acima das expectativas), 10 são estrangeiros (20%) e dos 40 piores (a lista tem 50 draftados, mas 10 nunca jogaram na NBA), tb. 10 são estrangeiros, ou seja 25%.

Parece que investir em estrangeiros ainda é um negócio um pouco arriscado (esportivamente falando), mas comercialmente, pode ser uma ótima decisão.

Unknown disse...

O Chicago tem Joakim Noah que jogará pela França

W disse...

Bulls tem o Luol Deng que nasceu no Sudao e jogara pela Inglaterra em londres...

Pelo menos eh o que dizem...