quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CARO STEVE KERR: VOCÊ É MALUCO!


Shaquille O`Neal se apresenta / Foto: NBA

Desculpem a falta de meias palavras, mas não há outra conclusão. No começo, achei que era boato, mas tudo virou realidade em menos de 24 horas: Shaquille O`Neal agora é jogador do Phoenix Suns, em troca de Shawn Marion, que passa a formar uma dupla com Dwyane Wade no Miami Heat. Aqui no meu canto, continuo me perguntando: o que deu na cabeça do senhor Steve Kerr?

Difícil entender o que motivou o cartola-calouro dos Suns. Afinal, o time tem simplesmente a melhor campanha do Oeste, bem no ano em que o Oeste virou uma bagunça. Dos sete primeiros colocados (Phoenix, Dallas, New Orleans, Utah, Lakers, San Antonio e Denver), rigorosamente todos apresentaram altos e baixos até agora. Ou seja: o título da conferência nunca esteve tão aberto, e as chances de Nash & Cia nunca foram tão altas.

Phoenix Suns / Foto: NBA

Com a chegada de Shaq, o Phoenix implode seu esquema para construir tudo de novo. Marion era uma engrenagem crucial. Ele corre, dá sua contribuição no ataque, defende qualquer tipo de adversário e - o mais importante - pega rebotes. Mais que Amare Stoudemire. Mais que... o próprio Shaquille O`Neal, ora bolas!

Shawn Marion / Foto: NBANesta temporada, Marion tem média de 9.9 rebotes por partida, enquanto O`Neal fica nos 7.8. Ah, dirá alguém, mas Shaq joga 28 minutos por noite, enquanto o bom ala do Phoenix passa dos 36. Grande coisa: a mudança não vai fazer com que o pivô jogue quase 40 minutos, a não ser que a troca inclua um par de joelhos novos.

Considerando que O`Neal se recupere da bursite no quadril e entre em forma nos próximos meses, nem assim ele vai correr com o Phoenix. Na beira de completar 36 anos, o pivô não é nem a sombra daquele jogador dominante do passado. Cada vez mais enrolado com excesso de faltas, ele não permite nem que se use o velho e surrado argumento: vão dobrar em cima do cara e vai sobrar gente livre para chutar de três. É balela. Shaq tem hoje metade das assistências-por-minuto que tinha no auge. Ou seja, até o passe, que era um de seus pontos forte, foi para o espaço.

O garrafão do Phoenix ficará mais congestionado para os adversários - mas não necessariamente forte na defesa, como todos nós queremos. Não posso crer que alguém, em sã consciência, ache que O`Neal vai anular Duncan, Bynum, Gasol ou Boozer numa série de playoffs. E o pior: sem Marion, o esquema defensivo se torna ainda mais fraco do que já era.

Leandrinho e Steve Nash / Foto: NBADe quebra, Nash perde boa parte do seu poder de fogo com um pivozão estático embaixo da cesta. O canadense precisa de espaço - para ele e para os companheiros que se movimentam o tempo todo. Outra: sem Banks no elenco, Leandrinho será cada vez mais usado como reserva de Nash - tarefa que o brasileiro ainda não sabe cumprir direito.

De bom mesmo, talvez o fato de Stoudemire jogar na posição 4, mais solto - tanto que o próprio Amare falou com Shaq e aprovou a contratação. Ah, sim: a venda de camisetas do Phoenix aumentará um bocado...

Não há dúvidas de que o garrafão precisava se fortalecer e o número de rebotes precisava aumentar. Mas isso não se resolve num piscar de olhos. Se não houver um verdadeiro milagre (desses que a NBA adora criar, diga-se), Steve Kerr vai começar sua carreira de dirigente rotulado como o homem que mandou pelos ares o projeto de título do Phoenix Suns. Boa sorte a ele.

Steve Kerr / Foto: NBA

Steve Kerr pensou certo, mas executou mal. Com a adição de Shaq, o Phoenix agora possui um garrafão de respeito. De respeito, mas pouco basquete. O capenga-pivô-sem-joelhos só atrapalha o estilo dos Suns, elimina parte do talento de Nash (alô, Kerr, o cara é duas vezes MVP!), que alimenta Bell, Leandrinho e Diaw. Ele entende mais que nós, mas o resultado deve ser trágico, até porque O`Neal tem contrato longo...

58 comentários:

Anônimo disse...

Eu lembro em entrevista passada q Leandrinho disse q o time 'tinha alguns problemas', dando a entender q as coisas no vestiário não andavam mto bem. Li hj em alguns desses sites de 'fofoca-ball' que alguma coisa aconteceu e tornou-se uma espécie de gota dágua. Tanto com relação ao Marion, q pediu p sair já, qto shaq, q vem de um relacionamento cada vez mais desgastado com o mestre pat riley. Acho q foi uma troca fantástica para o miami, tendo em vista q marion provavelmente vai optar por finalizar o contrato, como por se livrar do peso morto q é o shaq desmotivado. Bem, pelo menos o suns vai conseguir vingar a trombada do horry ano passado uhauauahu

Sendo torcedor do knicks, acho q nem Isiah Thomas seria capaz de uma troca tão sem sentido como essa do suns. Espero q vejamos alguns jogos do shaq fazendo 40-20-5-5, coisa q eu duvido ....

Anônimo disse...

Poxa já estava achando que o louco era eu e não o Kerr. Havia feito uns comentários na caixinha do Knight a respeito dessa apelação do Suns e o pessoal não estava concordando comigo.

Obrigado Rodrigo e Fábio, agora posso dormir bem.

Guga disse...

Falando em vender mais camisetas, essa daqui já é a mais vendida do ano:

http://img503.imageshack.us/img503/262/shaqphxvc9.png

Rodrigo Alves disse...

É assim mesmo, Guilherme, cada um pode ver a troca de uma forma diferente, a gente respeita todas as opiniões. E espero que opiniões diferentes das nossas apareçam aqui na caixinha, para alimentar o debate.

Aproveito para comentar dois pontos que não estão no texto e foram levantados pelo ez:

1) Sei que o clima não era dos melhores com Marion. Não discuto a necessidade de trocá-lo. Discuto, sim, o que veio em troca.

2) O Miami se deu MUITO bem. E como não deve chegar mesmo aos playoffs, ainda pode pegar uma boa escolha de draft para ajudar na reconstrução do elenco. Se Marion quiser ficar no próximo ano, ótimo. Se não quiser, vai sobrar dinheiro para o time contratar mais gente.

Abraços!

Anônimo disse...

Acho q o principal erro da maioria das pessoas é considerar Shaq como um jogador acabado. O Suns ñ ia chegar a lugar nenhum com o time q possui agora. Ñ chegou antes e ñ chegará a hora. Na hora em q a competição se acirra, o Suns fica para trás.

Kerr chegou com um pensamento positivo. Ele está contratando jogadores capazes de tornar o Suns mais competitivo. Qdo o Suns chega às fases agudas do campeonato, sempre acaba cedendo ao ritmo mais cadenciado de um oponente e é derrubado. Com contratações "questionáveis" como Grant Hill, Brian Skinner e Shaq, Kerr mune seu time com jogadores habituados ao jogo de meia quadra, cadenciado.

Hill está dando opções ao Suns. Coisa q o time nunca teve. E, por isso, nunca conseguiu alcançar o anel.

Anônimo disse...

*Kerr está dando opções ao Suns. Coisa q o time nunca teve. E, por isso, nunca conseguiu alcançar o anel.

Maickel disse...

tá todo mundo chutando o balde daqui a pouco vão trocar uma first pick de 2014 (filho do michael jordan) por jason kidd + vince carter ahauehueauhea
os caras tão pagando pra ver valendo heim. e quem ganha com isso no fim é o heat porque agora é se livrar do willians (9 milhas) e ficar com o marion 16 e o shaq era 20 ..
willians + davis por wally szerbiac + alguma coisa

banks/quin
wade/cook
wally/wright
marion/haslen
haslen/blount? bom o time né?

Daniel Alves disse...

o suns atirou no esciro mesmo...
e olah o JAZZ hein?! nona vitória seguida, na casa do Denver, depois de OT e td...
tá merecendo até uma nota já, na minha opinião...

Anônimo disse...

Eu gostei da troca pro phoenix.
Marion eh um dos piores QIs em bballl no half court de toda a liga e Amare estava sendo dominado pelos pivos em todos os jogos.
Eh obviamente arriscado e eles vao ter que mudar de estilo, mas foi uma troca pensando nos playoffs e nao na temporada regular e todo mundo sabe que Shawn Marion nunca foi grande coisa nos playoffs.

Anônimo disse...

Eu disse no orkut, Oneal não precisa atacar no Phoenix, podem colocar um banquinho atras da tabela defensiva, quando Nash e Cia correrem pro ataque, Shaq senta e descansa, o povo voltando ele levanta e defende.

Achei uma ótima troca para ambos os times e para ambos os jogadores. O Oneal já era considerado um velhocapengadojoelhoferrado quando foi pra Miami e ganhou título.

Obivio que o ideal era ter Marion Amare com Oneal, mas ai é querer muito também né.

Acho que a função do Marion será muito bem suprida por Hill, Stat, Skinner e Diaw.

Suns quando é parado na correria sempre ficou sem saber o que fazer com a bola, agora pode seguir o jogo pro Oneal quando era no LA. "Não sei o que fazer, enterra ai Oneal!"

Miami caso não renove com Marion na proxima, libera cap e de brinde ainda ganhou um armador razoável.

Achei Kerr um gênio e você louco
=)

Espero que você esteja errado, pq a carreira do Nash também já não tá tão longe de acabar e ele é um dos caras que mais merecem um titulo na NBA.

E o fator principal você esqueceu, Oneal no Heat sempre foi um jogador meio esquecido no ataque e isso desanima qualquer jogador que tá acostumado a ter a bola. Esquecem dele, ele desanima, desanimando ele engorda, engordando para de pegar rebotes também. É tudo um ciclo.
Com Nash no time, eu duvido que ele fique esquecido e ainda acredito que ele faça de tudo pra provar que o problema dele era o Heat.

E ele é pé quente.
=)

Anônimo disse...

Olha o que vier é lucro para o Phoenix, afinal já há várias temporadas que ouço "Esse ano vai!" e tudo se acaba nos playoffs!

Anônimo disse...

Dicordo TOTALMENTE do Rodrigo. E concordo muito com o di-w.

Achei uma troca EXCELENTE para os DOIS times.

Para o Miami que precisa renovar urgentemente o seu elenco.

E pro SUNS que precisa de um título.

Marion é um jogador muito interessante mas nos playoffs todos os anos ele cai muito de rendimento. Ele some do jogo!!!!!

O SUNS não conseguiria infelizmente o título de jeito nenhum com esse time (apesar de ter o jogo mais bonito da liga). O SUNS não consegue encarar o SPURS nos playoffs.

O KERR foi muito inteligente. Percebeu que o time precisa ganhar o título esse ano de qualquer maneira. Nash não é mais um garoto. A tendência do Nash é cair de rendimento nós próximos anos pela idade. Sendo assim o time tem que pensar no presente. O SUNS não poderia se dar ao luxo de pensar nós próximos anos.

Mesmo o Shaq não sendo mais aquele jogador ele ainda é muito útil. Dizem que a temporada dele é péssima. Mas é um péssimo de 15 pontos e oito rebotes em um time totalmente desestruturado.

No SUNS com certeza mais motivado e num time estruturado ele terá seu rendimento elevado.

Kerr parabéns. Excelente aposta. Ou dará o título ou será um desastre. Mas acho que vale muito apena o risco.

obs: Não vejo a hora do SHAQ quebrar os ossos do Duncan nos playoffs, hehehehehehe.

GO GO GO SUNS!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse ano agora vai!!!!!!!

Leonel disse...

Todos estão se agitando com medo do Boston na final. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrs
Brincadeira.

Muitas trocas. Algumas serão certas e outras fruto de desespero.

Go Celtics!!!!!!!!!!!!!

Leonel disse...

Parece que todos estão vendo o equilíbrio no Oeste e querem o toque de cereja no bolo. Adquirir o jogador para desequilibrar a balança. Muitas vezes a precipitação pode dar o efeito contrário.

Anônimo disse...

esse rodrigo nao sabe o que quer, quando a selecao Brasileira corre o cara mete a pau dizendo que tem que parar e jogar 5 contra 5 ai o time da correria, phoenix suns, contrata o melho pivo de todos os tempos pra jogar 5 contra 5 (como explicou bem o di-w) o rodrigo aparece e mete o pau, dizendo que o negocio e correr, sai de cima do muro meu filho...
parabens ao Steve Kerr e ao Di-w.

Rodrigo Alves disse...

É claro que o assunto vai gerar muita discussão, o que é ótimo. Amigos di-w e Leo Aracaju, vocês realmente acham que a tática do "enterra aí Shaq" ainda funciona? Acham que, quando a coisa apertar no cinco-contra-cinco, ele vai bater pra dentro e enterrar na cabeça do Tim Duncan? E acham que o Shaq, aos 36 anos, com mobilidade-zero e joelhos estourados, vai ser uma boa peça defensiva para o Phoenix?

Bem, como disse o di-w, tomara que eu esteja errado. Tomara mesmo, sem ironias, eu sinceramente torço para que funcione. Phoenix campeão este ano seria uma das histórias mais fantásticas de todos os tempos na NBA. E o sujeito é mesmo pé-quente, quem sabe.

Abração!

Anônimo disse...

Rodrigo é que nem eu disse: ou é o título ou é um desastre.

O SUNS chegou num estágio que tem que ganhar o título de qualquer jeito. Qualquer outro resultado que não o título é um desastre. Vai ficar conhecido como o Vasco, a Portuguesa, da NBA. Nada, nada e morre na praia.

Aí o Kerr tinha uma opção. Vamos perder nos playoffs de novo (ou vc sinceramente acha que era possível o título com esse time) ou vamos nos arriscar pelo título???

Ele optou pelo risco. Tinha um jogador que queria ir embora. Precisava se movimentar pra não perder o jogador.

Quais eram as opções do mercado se não fosse o Shaq???
Não vejo nenhuma.

Ontem o time jogou já sem o Marion e o Banks e embora tenha perdido, pelos números fez um belo jogo. O SHAQ vai acrescentar um estilo diferente ao time.

Se o D´Antoni for esperto, for colocando aos poucos, o SHAQ vai ser uma excelente opção, uma nova opção de jogo.

Acho que mesmo com os problemas de joelho, sem a mesma movimentação, defensivamente ele vai ajudar muito. Além de ofensivamente inegavelmente ele ainda incomodar (não como a 3, 10 anos atrás mas incomoda muito o time adversário).

O Amare vai poder jogar de forma bem mais confortável.

Resumindo: acho que o SUNS com a aquisição do SHAQ vai poder se dar ao luxo de ter dois estilos de jogo podendo variar várias vezes dentro da mesma partida.

Atualmente o SUNS só tem um estilo de jogo. Não consegue variar dentro de uma mesma partida (e esse é na minha opinião o grande defeito do D´antoni). Agora não. Vai ter material humano pra variar muito a tática dentro de um mesmo jogo. E acho que isso é u importante aspecto para o suceso de qualquer time.

Anônimo disse...

Olha, vejo que Rodrigo e Fábio, ficaram com apenas um lado dessa história... Imaginando SHAQ acabado e "fodido", mas o que eu via dele, era uma SHAQ desmotivado em MIAMI e um time sem condições de engrenar essa temporada... Sinceramente, SHAQ, não necessita jogar muito minutos em PHOENIX, só precisa jogar os minutos importantes e cruciais das partidas!!!

Eu vejo que SHAQ e LEANDRINHO deveriam vir do banco e comandar uma reação, SUNS deve dar 20 a 25 mpg pro SHAQ, apenas em momentos críticos, é o que eu vejo... E sinceramente, se vc achae que BYBUM e GASOL, podem ganhar de STAT e SHAQ, é não reconhecer um verdadeiro garrafão dominante, mesmo lento e desmotivado, no Miami, Shaq fazia 15 ppg e pegava 8 rpg... No Suns, motivado e com um armador que saiba distribuir bem as bolas, e tendo o adversário ter que marcar NASH, AMARE, BELL, HILL e BARBOSA, vc acha que Shaq não terá um espaço maior pra fazer seus 20 ppg e pegar seus 10 rpg... Eu acho que SHAQ fará DD todas as noites!!! E olha que sou BULLS de CARTEIRINHA, e acho que foi a maior sacada desse meio de temporada!!! Parabéns pro KERR e pro SUNS, fizeram muito bem o dever de casa pros PLAYOFFS!!!

Anônimo disse...

*"se vc achae que BYNUM e GASOL, podem ganhar de STAT e SHAQ..."

Leonardo Jr. disse...

Isso tudo SE o Shaq jogar... Quantas partidas ele disputou essa temproada? Quem disse que vai estar inteiro pros Playoffs?

Unknown disse...

Leonardo Jr.: o Shaq só vai voltar quando estiver inteiro e, se ele passou nos exames médicos, aposto q os médicos do pHX esperam ele inteiro pros playoffs.

O principal motivo das poucas assistências do Shaq é o time do Heat, quando ele pega a bola todos ficam olhando, como se o Shaq ainda conseguisse passar por cima de três adversários.
O contra-ataque do Suns raramente envolve 5 jogadores, isto não vai ser problema. e, quando o Shaq estiver em quadra, ele ainda é marcado por 2 jogadores muitas vezes, Leandrinho, Nash, Diaw e Grant Hill vão ter arremessos livres.
o único motivo dfa troca ser boa para o Heat é que o Marion deve sair do contrato na final da temporada e eles vão ter 17 milhões pra contratar alguém...
Agora, claro que tudo pode dar errado, afinal esporte é assim...

Anônimo disse...

Como disse o A. smith da ESPN, se o show time do lakers na década de 80 tinha um pivô de quase 40 anos por que o Suns não pode ter tb?

Rodrigo Alves disse...

O Smith da ESPN que me desculpe, mas a comparação com o showtime dos Lakers é completamente descabida. As diferenças entre Abdul-Jabbar e Shaquille O`Neal são gritantes em vários aspectos. Jabbar tinha o corpo muito mais esguio e baseava seu jogo muito mais na técnica do que na força física. Shaq, apesar ser um pivô com boa visão de jogo e bom passe, sempre se destacou por saber usar seu físico com maestria. A idade, obviamente, detona o físico antes da técnica. Por isso pivôs como Abdul-Jabbar e Robert Parish passaram dos 40 anos na quadra. Abraços!

Ivan Mota disse...

Estou na expectativa para ver como é que esta troca vai funcionar para Phoenix. Penso que o Shaq precisava de mudar de equipa, uma mudança de ares era o ideal para que ele pudesse esquecer todos os problemas conjugais recentes.

Com o Nash em quadra, o Shaq vai ter bola-na-mão. Creio que vamos ver - novamente - um Shaq motivado e com vontade de jogar ao mais alto nível.

A temporada de Miami poderá desta forma ficar parcialmente recuperada, contudo a equipa continua a ser bastante fraca.

Vamos ver se o Kerr se deu bem, ou não.

Go Raps Go!

Anônimo disse...

Como torcedor dos Lakers achei uma maravilha. Os Suns acabaram de implodir.
Foi claramente uma reacao a aquisicao do Gasol.

Se eles queriam uma presenca no garrafao, pq pagaram caro pro Sonics levarem o Kurt Thomas. Eles nao queriam evitar o luxury tax, e o Thomas ganhava 8 milhoes...

Agora trazem o Oneal que vai ganhar 40 milhoes nos proximos dois anos. Maravilha. E deram o Marion. Tudo bem, ele provavelmente nao ia continuar em phoenix, mas dava pra conseguir coisa mto melhor pelo Marion. Tem mto time ai querendo uma estrela e com jovens jogadores e boas escolhas no draft.

Steve Kerr... devia ter continuado como comentarista...

Anônimo disse...

rodrigo e amigos, a discussao ta boa....
eu acho que a troca foi valida, nao sei, todo mundo fala do Shaq estar desmotivado, quebrado n sei oq... mas sei la, daqui ate o playoff se ele se recupera e joga pra valer, nem que sejam as partidas decisivas apenas... ja valeu a pena a troca....
pq o probelma do suns sempre foi morrer na praia, e nao ter ng pra marcar o duncan neh.... nao que agora o shaq va marca-lo sozinho, mas no minimo vai dar uma canseira revezando com diaw e amare....e sem contar q ainda da pra jogar no run and gun...com um quinteto tipo :nash, leandrinho, bell , diaw e amare... (ainda tem o grant hill)... enfim
o time do suns agora tem mais opcoes, pense por esse lado rodrigão vc vai ver hehehe... e outra, no minimo essa troca deu oque falar e animou os playoffs
abração

Anônimo disse...

Alias se eu fosse o Kupchack daria uma ligada pro Riley pra ver se ele nao quer o Odom de volta pelo Marion... acho q nao.. Acredito que o Marion vai renovar. Era isso q ele queria, mais bola pra ele. Vai ser ele e DWade agora.

O papo de Odom por Marion rolou esse ano... Marion seria perfeito. O Lakers soh precisa da defesa dele na posicao 3 pra completar.

Anônimo disse...

Galera, a discussão é ótima, muito boa mesmo, mas vamos tomar cuidado com algumas coisas. O Lakers do Showtime jogava com um pivô que ainda tinha pernas para correr. O Shaq, ao que parece, não pode mais contar com as suas. E eu nunca vi um time "fracassado" ganhar 60 partidas em 2 das últimas 3 temporadas (a outra teve 54...). A lástima é que a verdade absoluta do basquete permanece, a de que para se ganhar é necessário um pivô. E ao meu ver não existe verdade absoluta em nada. O Chicago ganhou sem pivô...

Anônimo disse...

O Chicago talvez tenha sido a excecao historica. Ajudava ter o Jordan.
Pq nao tem jeito, eh preciso ter um.
E a comparacao com o showtime nao da mesmo. O Kareem nao tinha 5000quilos. Os joelhos dele aguentaram ate os 40.

Anônimo disse...

Achei boa a troca.

O estilo correria do Suns, pra mim,
não venceria nenhum título. A troca, pelo menos pra mim, prova que Kerr pensa como eu e também acha que com Marion um EXCELENTE SMALL FOWARD transformado em PF e sacrificado para marcar Duncan e cia ...

Para defender Marion é otimo, porém para marcar jogadores maiores e mais fortes, eu duvidava e ainda duvido.

Shaq, pode ter todos os problemas.

Porém é lider, carismatico, poderá estar inteiro nos playoffs. Temporada passada ele fez:

18 ptos quase 9 rebs, mais de 1 tocos por jogo e 3 faltas por partidas nos playoffs e claro sacrificado como unica peça de verdade do garrafão do Heat.

Marion fez:

16 ptos , 10 rebs, quase 2 blocks por jogo porém jognaod mais de 10 minutos do que Shaq.


Eu ainda penso que Shaq meia boca vai ajudar demais. Não é e nunca foi fácil marca-lo.

Quem viu Boston x Miami este ano pela ESPN viu que Shaq deitou e rolou quando teve a bola nas mãos.

Amaré agora estará ainda mais livre e na sua posição original para atacar.


Hill sempre jogou meia quadra e o fez bem.


Nash tem mais um baita elenco, mais um baita jogador. Basta saber se D´Antoni saberá fazer disso um time.

Eu duvido, eu não gosto do treinador do Suns, hipervalorizado para mim.

Porém com Shaq e Amaré, mais todo o arsenal do Suns, é dificil não ter expectativa positiva.

Marion teve sua chance e sempre ficou devendo algo na hora final.

Já Shaq ... duvidaram dele em Miami, deu no que deu.
Eu não duvido. Mesmo velho, para marcar qualquer um ali embaixo, eu sou mais Shaq do que Marion.

Anônimo disse...

O Suns pode ser vencedor de temporadas regulares, porém e titulos???

Jazz com Stock/Malone, Portland com Drexler, Knicks com Ewing,Sonics de Payton e Kemp,todos faziam campanhas lindas e maravilhosas na temporada regular e titulo ?
Foram vencedores, com certeza venceram mais do que perderam na NBA.

Porém e titulo ?

Acho que Steve Kerr quer tentar é salvar Nash, Amaré, etc desta mesma questão, e titulos ?!

Anônimo disse...

Rodrigo,vc fala ali em "projeto de título".Justamente isso,o projeto de titulo foi para os ares quando nos ultimos 3 anos o time não chegou a lugar algum.É uma atitude desesperada de alguem que sabe que Nash daqui a pouco não terá mais pernas.Antes que a vaca vá pro brejo de vez,pecou pelo excesso,talvez agora ninguem diga que perdeu porque nao tem garrafao.Acho que os Suns vão ganhar e muito com a experiencia do Diesel.É pra um ano só,mas talvez esse seja o ultimo do tal "projeto titulo".

P.S:Será que dá pra encarar os Lakers?

Marcelo Porto disse...

Galera, escrevi um pouquinho sobre o que penso no meu abandonado blog, e que agora com mais tempo livre espero dar vida a ele.

tava postando aqui como marcelo porto

Quem quiser pode passar la, comentar e xingar. Com respeito.

Abs

Anônimo disse...

se eu sou o steve kerr iria atras de nocioni e big ben ... tlvz por amare stoudamire ...

Anônimo disse...

Discussão rolando solta...

O tempo está acabando para Nash tb. Ñ é só Shaq q tá sendo na reta final da carreira. O Suns tem q aproveitar enquanto tem seu maior diferencial: um armador TOP da Liga.

Marcelo Porto disse...

ez... tu levantou uma bola boa... Big Ben. Chicago ta doido pra mandar ele embora e ele encaixaria mto bem nos Suns. E o Marion tb encaixaria no Bulls. Nao eh A estrela que o Bulls busca. Mas ja eh alguma coisa.

Seria muito mais realista pro Suns trazer o Big Ben, mais barato, mais jovem, menos bichado e tem mais anos produtivos pela frente.

Anônimo disse...

O´Neal mesmo baleado e já veterano impõe respeito em qualquer tabela. Põe a bola na mão dele lá embaixo e manda alguém tentar segurar. Num Phoenix onde só o Leandrinho já corre por 3, existe como compensar sim a lentidão do pivô. Agora o Phoenix vira candidato sério sim, ou alguém aí duvida que o Shaq vai entrar com toda a garra e vontade se encontrar nos playoffs com o Lakers? Penso da seguinte forma: se eu sou jogador, técnico ou mesmo torcedor dos Suns (ou de qualquer outro time) eu queria ter um pivô destes a favor sim. Quanto ao Chicago ter vencido sem pivô, a equipe de Chicago SEMPRE enfrentou nas finais equipes sem um pivô 5 dominante, sempre encaravam os melhores alas de força: Barkley, Kemp, Malone... mas nunca um pivô verdadeiramente "arrasa-quarteirão", à exceção de um Pat Ewing... mas concordo com o Balassiano que não existem verdades absolutas.

Anônimo disse...

Respeito muito a história do O´neal na NBA, ele ganhou demais, com certeza entrará para o panteão das grandes lendas da NBA.

Porém, contudo, todavia, entretanto... Não acredito que ele com 36 anos, joelhos estourados e em clara decadência seja a resposta para transformar um time competitivo em um time campeão. Posso estar errado? è claro! Quem escreve a história são os jogadores e técnicos, não quem opina na internet! Só que nesses últimos dois anos presenciei a queda drástica de rendimento dele (em comparação com o que ele fazia no seu auge) e não acredito que da noite pro dia ele melhorará.

Disto isto, o Kerr realmente tinha que mexer algo, tentar surpreender, especialmente com a ascensão do Lakers, consolidada pela aquisição do Gasol. Entendo que foi um movimento desesperado, que se eu fosse o GM não o faria. Embora ele como ex-jogador, ex-comentarista e atual general manager saiba muito mais de basquete do que eu...

Apesar de tudo, na minha concepção apenas o Mavs e o Lakers são desafios verdadeiros para o meu Spurs nesses próximos playoffs! Mas não posso negar a ansiedade e vontade de enfrentar esse novo Suns em uma série melhor de 7!!

Ps.: Alguém comparou o Vasco com a Portuguesa... Comparação extremamente infeliz. Um time com 4 títulos brasileiros, mais de 20 cariocas e uma Libertadores não só nada, nada e morre na praia não...

Guga disse...

Meus dois centavos sobre o assunto:

Grant Hill não chega a 10% do que era James Worthy. Como comparar com o showtime então?

Anônimo disse...

Outro detalhe importante...

Quem vai defender nesse time? Nash nunca foi um bom defensor, Stoudemire é deficiente nesse fundamento, e o Shaq ultimamente tem ficado constantemente em foul trouble.

Marion é muito bom defensor, capaz de marcar desde armadores até jogadores mais altos, o trabalho sujo vai ficar todo sobrecarregado no Bell?

Maickel disse...

uma equipe só consegue títulos quando mantém um grupo a algum tempo e busca outros jogadores que sabem que podem ajudar uma vez que estes, por serem veteranos ou estarem jogando bem não pensem em ganhar 15, 20 milhas por ano ao invés de querer um salário justo e 'pagável' e acabar tendo o que muitos não tem um anél dourado de CAMPEÃO DA NBA

Anônimo disse...

Eu concordo com quem diz que Suns e o Shaq tendem a melhorar com a troca.

Renato disse...

O problema do Suns não era se mexer pra ganhar um título, e sim conseguir algum retorno pelo Shwan Marion antes que o contrato dele acabasse. Visto por essa ótica, ter conseguido Shaq até é uma boa aposta, considerando as alternativas.

Não há na NBA mais do que meia dúzia de jogadores com a combinação de habilidades que tem o Shawn Marion, portanto a meta de substituí-lo por alguém parecido é totalmente utópica. Talvez o Ron Artest (que também quer sair) fosse alternativa, se olhar só pelo lado do basquete. Mas pelo lado do vestiário, estariam trocando um cara um pouco esquisito por um maluco certificado.

Quanto à questão do contrato longo do Shaq, são só mais 2 anos além desse. Não é tanto tempo assim, se for ver. Do ponto de vista de estratégia, é como bancar uma aposta de mais dois anos e meio, em vez de fazer uma última tentativa de meia temporada e ver tudo desmantelar, sem nada pra colocar no lugar do Shawn Marion.

Quanto a essa questão de que ele vai arrastar o jogo do Phoenix, discordo em parte. Pra jogar no contra-ataque vc precisa pegar rebotes, e acho que Shaq pode ajudar nessa parte, se focar nisso.

No jogo de meia quadra, dizem que ele vai embolar o meio, tornando mais difícil pro Steve Nash fazer as suas penetrações que são o fundamento do sistema do Suns. Também discordo dessa: em San Antonio, o Tony Parker consegue quase todos os seus pontos na base da penetração, com Tim Duncan *e* Fabricio Oberto estacionados bem no meio do garrafão. É só questão de esquematizar direitinho que funciona. O Oberto é um dos maiores aproveitamentos da liga exatamente porque sabe explorar os espaços que aparecem quando a defesa fecha na penetração. Não vejo porque não poderia funcionar pros pivôs do Phoenix também.

O problema real vai ficar em dois pontos:

1) Na defesa, admito, tem poucos com a capacidade atlética do Shawn Marion, na defesa 1 contra 1 e na ajuda. Mas do ponto de vista de impacto no time, a comparação não pode ser assim tão imediata. Uma coisa é vc ter de defender com praticamente cinco jogadores de perímetro, cada um tendo que segurar o seu, e outra coisa é poder apertar um pouco mais a linha da bola e o perímetro tendo um poste de 2,20 lá atrás pra limpar a barra nas penetrações.

2) É o Suns ter gasto todos os cartuchos com o Shaq e não ter conseguido um reserva bacana para o Steve Nash (o Leandro não toca bem aquele esquema ofensivo quando tem de substituí-lo). Uma vez eu tinha testado na "NBA Trade Machine" uma troca do Shawn Marion por Mike Bibby + Ron Artest. Acho que era uma alternativa melhor, mas entendo os riscos.

Em resumo, a presença do Shaquille O'Neal tem um lado positivo em cada parte do jogo que precisa ser explorado. Os Suns terão de mudar, mas não necessariamente pra pior.

Anônimo disse...

acho q só existe 1 jogador capaz de entrar no quinteto titular do suns e fazê-lo campeão. O único capaz de defender mto e se encaixar no run and gun ...

meu favorito knicker all time: MARCUS CAMBY

Defesa,tocos, rebotes e ainda MUITO ATLÉTICO, talvez o mais atlético dos pivôs ( os bons ).

Mas como isso é sonho, realmente acho q ou estamos no fim de uma era, o fim do small ball, como eu li num dos caras da espn ou daqui há alguns anos teremos uma safra gigante de pivôs atléticos q defendem bem, como foi a onda dos combo forward e jogadores altos e versáteis, com bom arremesso e talz, q teve um boom nos últimos anos ...

acho q essas trocas vão fazer esse ano vai ser decisivo para os próximos anos da nba ...

Vinicius Giannini disse...

Maluco?
Steve Kerr acertou em cheio nessa troca.

Claro que não é justo trocar Marion por O'Neal nas atuais condições deles, mas, dentro do possível, Kerr conseguiu um jogador e tanto em troca.

O Suns joga há anos no run and gun e há anos é eliminado nos playoffs por faltar defesa e garrafão. Vocês acham que daria certo agora que o Oeste está mais forte do que nunca?

Lembrando que, em uma "liga à parte" entre os 10 primeiros do Oeste (os confrontos entre eles), o Suns é o time com pior aproveitamento, com menos de 40%.

Sinceramente, agora o Suns pode pensar em título. Antes não tinha como.

Anônimo disse...

Sim! Maluco, insano ou qualquer outro adjetivo do gênero! O Rodrigo acertou em cheio no título.
Acho que o Steve Kerr já errou desde o Draft. Isso é até discutível, é claro, mas essa troca não tem pé nem cabeça! Todos adoramos o que o Shaq fez ao longo de sua carreira, e não o Shaq desmotivado e desgastado de hoje. Eu não duvido que o Shaq ainda possa ter uma ou duas partidas mosntruosas, mas é óbvio que não vai passar disso! Os Suns perderam um baita de um carregador de piano. Marion é um dos jogadores mais versáteis da liga, daqueles que dá um toco na defesa e finaliza no ataque. E pelo amor de Deus, não agüento mais ver tanta gente chamando o jogo do Phoenix de "Run 'n Gun"... santa paciência! Run 'n gun, na minha visão, é correr e chutar de qualquer maneira, sem selecionar arremessos. Quem acompanha de verdade os jogos do Phoenix sabe que não é bem assim. Atacar com velocidade, criatividade e objetividade é outro esquema. Além do mais, estaríamos desmerecendo o trabalho sério de um técnico como o Mike D'antoni, que faz muito mais que comandar um Run 'n Gun. E até onde eu saiba, só há um limite máximo de 24 segundos para definir a jogada, e não um limite mínimo ou de velocidade. Vale destacar, que na temporada passada, não vencemos por pouco os campeões Spurs (sem contar nem querer levantar novamente a velha polêmica da suspensão do Amare e do Diaw, isso é passado, fato), e foi praticamente com esse mesmo time "incapaz de ganhar um título". Sinceramente, procuro, mas não acho um motivo sequer para ser otimista. Embora, como o Rodrigo mesmo disse, espero estar profundamente errado.
Enfim, como bom torcedor dos Suns, só queria fazer um apelo: I want Bryan Colangelo back!!! Mais do que um pivô, precisamos de um GM de verdade! Nicht wahr?

P.S: Desculpa o longo pitaco, mas é duro ver um projeto inteiro ir (aparentemente) pelo ralo.

Anônimo disse...

Shaq na conferência de imprensa (mais ou menos isso):

"I help player to get in next level"

Na verdade ele vai ajudar o SUNS a chegar em outro nível.

SENSCIONAL

GO GO GO SUNS!!!!!!!!!!!!!!

Não vejo a hora desse estréia.

p.s. acho que foi a maior discussão de uma matéria. muito boa.

Anônimo disse...

SHAQ mandou um recado pro Rodrigo e o Fábio durante a conferência, hehehe.

Perguntado sobre o que achava do pessoal que falou que foi um péssimo negócio pro SUNS, ele disse maios ou menos:

"Eu não acho nado. Isso é só uma motivação. E quando fico motivado eu ganho anéis"

kkkkk

GO GO GO SUNS!!!!!!!!!!!!!!!

Nossa eu to empolgado demais!!

Anônimo disse...

o Shaq teve q fazer exames fisicos para a troca ser aprovada. Entao, se ele ta com condicoes, pode ter sido uma cartada de genio, ou entao foi soh uma troca "Isiah Tomas". Mas como eh o Shaq, entao tem q esperar pra ver....vamos torcer!!!!

Felipe disse...

Acho que há mais vantagens que desvantagens nessa troca. O Suns essa temporada perdeu para a maioria dos times que seguraram sua velocidade e mantiveram um jogo de meia quadra. O Marion era sim uma peça fundamental no elenco, mas não creio que pudesse ajudar a resolver ou compensar o problema de garrafão do Suns.

O Shaq, velho ou não, ainda é um dos 5 melhores pivos da liga, domina qualquer garrafão quando saudável e em forma ainda tem pique para uma transição ou outra. E em todo o caso, tem o Amare lá para fazer esse tabalho sujo de correria. Acredito sim que o Suns se tornou mais forte com o Shaq. Não vai perder suas características, e como D'Antoni disse, se o Lakers que teve um jogo parecido com o do Suns em que um pivo de 40 anos corria barbaridades, porque não o Phoenix?

Anônimo disse...

Olá amigos. Acredito que foi uma cartada de mestrede Kerr, mas se dará certo são outros 500.

Este ano o oeste não seria tão fácil quanto alguns estão dizendo.
Olhem os times:

Jazz(uma máquina - D. Williams e C. Boozer);

Lakers(Gasol, Bynum e Bryant descansado* ele só está jogando 36 mpg na regular season;

Rockets(Tmac e o China cada vez melhor);

Warriors(B. Davis um monstro);

Dallas(forte como sempre);

Spurs(O ETERNO CAMPEÃO Tim Duncan q terá uma segunda metade de temporada espetacular).

E agora o Suns! Acredito no Mike D´Antoni, ele ajustará o jogo com a presença de Shaq. Realmente os maiores problemas serão:
1)a armação qdo Nash for pro banco.
2)problemas de falta nos 4 e 5 (Stat e Shaq).

Agora o Suns e Lakers têm alguma chance contra os esporas do texas.

Os jogadores que irão definir se o esquema com Shaq vingará serão: Leandro Barbosa e o frânces Boris Biaw. Olhe neles.

Abraços Fabão_da_Bahia

Anônimo disse...

Como tudo já foi dito pelo Rodrigo e pelo Fábio, só me cabe um comentário.

É interessante o que acontece quando um time conta com a simpatia de alguém: o passional toma conta do racional.

As opiniões favoráveis à troca são cobertas mais de esperança do que lógica, afinal, antes da temporada começar, muita gente dizia que o Phoenix "agora ia", hoje, passada mais da metade da temporada, mesmo estando em primeiro lugar da conferência Oeste, a troca vira uma sacada de mestre porque do jeito que estava não dava, mas "agora vai"...

O Phoenix vai passar os próximos dois anos pagando por esta burrada, assim como o Miami estava pagando até poucos dias, mas com uma sutil diferença: um anel de campeão.

Anônimo disse...

Madeiras, como vc mesmo escreveu:"O Phoenix vai passar os próximos dois anos pagando por esta burrada, assim como o Miami estava pagando até poucos dias, mas com uma sutil diferença: um anel de campeão."

É isso que o STEVE KERR espera, pagar dois anos e meio pelo SHAQ, mas com um anel no dedo... hehehehehehehehe!!!

bcb disse...

Achei a troca péssima para o Suns.
Primeiro, Shaq está quase acabado.O que ele tem sobrando, fora o peso, claro, não dá pra fazer a diferença que o Phx precisa:suprir o Shawn Marion, e prover presença defensiva e ofensiva no garrafão.
Pior, obriga Amare a jogar de PF, coisa que defensivamente será uma tragédia pra ele, pois será obrigado a marcar fora do garrafão e ele não sabe/gosta de fazer isso.
Além do mais, Marion e Bell eram os unicos que jogavam defesa no Suns.
A única chance do Suns ser campeão, como construido, era investir ainda mais no small ball e esperar uma chance.
Nash já jogou meia quadra com o Dallas e não ganhou, com um time melhor para este estilo de jogo.
O Phx vai jogar bem na temporada regular, vai ganhar o pacifico e vai cair no 2 round.Shaq vai destruir qualquer chance do time vencer nos proximos anos,Nash esta ficando velho e Amare não evolui no jogador que parecia que ia ser no inicio.O sonho acabou

Anônimo disse...

Quero ver se o Shaq segurar o Duncan e o Phoenix for campeão, vai dar um belo tapa na cara de muito nego por aqui.

Vinicius Giannini disse...

Mais algumas coisas a acrescentar:

"Não há dúvidas de que o garrafão precisava se fortalecer e o número de rebotes precisava aumentar. Mas isso não se resolve num piscar de olhos. Se não houver um verdadeiro milagre (desses que a NBA adora criar, diga-se), Steve Kerr vai começar sua carreira de dirigente rotulado como o homem que mandou pelos ares o projeto de título do Phoenix Suns."

1- Da noite para o dia?
Rodrigo, meu caro, o Suns está HÁ TRÊS ANOS jogando dessa forma e HÁ TRÊS ANOS é eliminado nos playoffs. E vou mais além, batendo na tecla novamente: no QUARTO ano jogando dessa forma, é o time com o PIOR aproveitamento nos confrontos diretos entre os 10 primeiros do Oeste.

2- Projeto de título que já dura três anos, projeto de título que foi pro espaço nos playoffs quando o Suns enfrentou um time com garrafão forte.

Será que Kerr está tão errado assim em arriscar?

Eu acho que o Suns não vai ser campeão nem com Marion e nem com O'Neal. Mas acho que as chances com O'Neal são maiores. Muito maiores.

Anônimo disse...

bom, penso q a decisão do kerr foi acertada. além de aumentar a altura do garrafão amare voltara a sua posição original não precisara desgastar-se na defesa marcando yao, duncan bynum, camby, ficara mais livre pra correr. pelo q entendo de basquete o shaq não precisa correr com o time, pra correr, tem os alas e os armadores, barbosa, nash, hill, bell, diaw até o amare poderá correr pois sua participação no rebote diminuira com shaq.

Anônimo disse...

o que eu axo ruim eh o povo fala q os suns nunka iam ganhar desse jeito... na boa, ano passado, se nao fosse pelo jogo da suspensao do amare e do diaw, os suns passavam pelos spurs quase "facil"...