terça-feira, 13 de outubro de 2009

LÁ VAI ARROYO DE NOVO...




Como vocês já devem ter visto, o Miami Heat contratou o portorriquenho Carlos Arroyo. Aos 30 anos, ele chegou à Flórida na segunda-feira, treinou com o time e já ganhou do técnico Erik Spoelstra sua missão para a temporada: ser reserva do promissor Mario Chalmers e ajudar no seu desenvolvimento. A equipe precisava de uma opção no banco para a posição 1, ainda mais após a lesão de Chris Quinn, que torceu o pé no treino de sexta-feira. Bateu uma certa urgência na diretoria.

Na disputa pela vaga, Arroyo bateu Jamaal Tinsley, Brevin Night, Bobby Jackson e Stephon Marbury. Principalmente porque topou receber o salário mínimo dos veteranos (US$ 1.1 milhão por ano) num contrato sem garantias. Aí eu pergunto: será que o boricua não é mesmo capaz de assumir um papel mais relevante na NBA?

Só para lembrar o que aconteceu há um mês, Arroyo jogou demais na Copa América. Tudo bem que o nível dos rivais em San Juan não era lá essas coisas, mas o armador se comportou como um autêntico líder em quadra, com impressionante volume de jogo, boa visão e uma incrível precisão nos arremessos. Será que ainda é pouco para se livrar do rótulo de reserva nos EUA?

A única vez em que ele jogou realmente como titular foi na temporada 2003-04, em Utah (foto), antes da chegada de Deron Williams. Teve médias de 12.6 pontos, 5.0 assistências e 2.6 rebotes – números apenas razoáveis, porém superiores aos do calouro Deron no ano seguinte (com os mesmos 28 minutos de quadra).

É claro que hoje Williams é
um jogador muito melhor que Arroyo, mas Arroyo também é hoje um jogador melhor do que era seis anos atrás. Talvez a NBA não tenha percebido isso. Ainda acho que, bem orientado por um treinador capaz, o portorriquenho pode assumir um papel mais útil do que ficar no banco e ajudar no desenvolvimento de um garoto. Concordam?

9 comentários:

Renato disse...

também achei que o Arroyo jogou como gente grande na Copa América.

acho que com a bola nas mãos, ele se garante em qualquer liga.

o problema pra ele se afirmar na NBA sempre vai ser a defesa.

a NBA sempre estereotipa e especializa muito os jogadores. os técnicos pegam aquela *uma* coisa que o jogador sabe fazer bem e botam ele pra fazer quase que só aquilo, à exaustão. só escapam desta regra os superstars.

no caso do Arroyo, o que ele sabe fazer muito bem é pôr a bola na cesta. com isso, ele provavelmente será aquele cara que vem do banco pra marcar uns pontos enquanto os titulares descansam. tipo um Eddie House.

RAO* disse...

É concordo com o Renato, outro exemplo é o Rudy Fernandez, é um jogador excelente, bem completo, faz de tudo, mas no Blazers só chuta de 3, não aproveitam suas outras qualidades

Arroyo podia joga mais sim, o cara é muito bom, além de pontuar muito bem, tem uma boa visão de jogo, uma pena que ficará no banco novamente...

Alfredo Lauria disse...

Na pior das hipóteses, já garante pelo menos 2 mil ingressos por jogo no ginásio do Heat!

Anônimo disse...

Respondendo.. Concordo..

Duda 11 disse...

Acho que o Miami mandou muito bem em contratar o Arroyo! Além de ser um excelente jogador, é também uma cartada interessante no ponto de vista do marketing. Afinal, Flórida é repleta de latinos e bem perto de Porto Rico. Então, seria um ídolo praticamente local. Tem tudo para dar certo!!!

Unknown disse...

Tb acho que o Arroyo tem bola pra jogar na NBA. Muitos estrangeiros, por preconceito ou não, são muito mal aproveitados na liga. O Fernandez é um exemplo, o JC Navarro e o Jasikevicius são outros dois.

Fábio Carvalho disse...

A defesa complica um pouco sim, mas vamos lá... entre ele e o Quinn... excelente negócio!

Anônimo disse...

Acho que arroyo é banco sim, não defende muito....mas ele é um banco que deve jogar...ahh mas o Fernandes é bem aproveitado ele foi calouro na ultima temporada...n digo q vai ser titular pq tem o Brando Roy mas ele é peça chave no futuro do Blazers..

marcelo marques disse...

pra mim o arroyo é craque a mt tempo tb naum entendo pq ele é sub aproveitado na nba

dizem q é por suas atitudes fora das quadras

em israel apesar de ser campeão e mvp da liga israelense cansou de brigar com seus companheiros de equipe