terça-feira, 6 de outubro de 2009

A UNIÃO DOS CLUBES




Alô, deuses do basquete, anotem aí na folhinha: 15 de novembro, daqui a um mês e pouco, um domingo, 11h da manhã. Deixem uma equipe de plantão para ficar de olho no ginásio Ivan Rodrigues, em Santa Catarina. Nesta data, pela terceira rodada do NBB 2009-10, enfrentam-se Joinville e Flamengo. Às vésperas da segunda edição do torneio, o clima entre as duas equipes não poderia ser pior. Um triste cenário dentro da modalidade.

Como se não bastasse a grande confusão de domingo, quando Marcelinho foi expulso e não quis deixar a quadra, as diretorias dos dois times passaram a segunda-feira trocando acusações e botando mais lenha na fogueira. Primeiro, Joinville soltou uma nota oficial prometendo entrar com uma representação contra o Flamengo na procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da CBB. Depois, o supervisor do Fla, André Guimarães, criticou a equipe catarinense em entrevista ao BasketBrasil, dizendo que o clube carioca enfrentou condições precárias na viagem ao Sul.

Enquanto cada um vai puxando a brasa para o seu lado, o segundo NBB se aproxima com uma rachadura em seu maior pilar: a união dos clubes. Foi basicamente por causa dessa união que o projeto começou bem e atravessou o primeiro ano sem maiores sobressaltos. Talvez seja o caso de a direção da LNB chamar as duas partes para uma conversa definitiva. Que lavem a roupa suja dentro de uma sala e coloquem o ponto final no assunto. Tudo que o nosso basquete não precisa é ver dois candidatos ao título se estapeando dentro e fora da quadra.

22 comentários:

Anônimo disse...

Quem é este André Guimarães???

Este cara, além de fazer papel de babaca na quadro Domingo..primeiro não convencendo o Marcelinho a sair da quadra. Abaixou a cabeça e foi falar besteira para os arbitros e tv.......e agora dá uma entravista desnecessária.

Gostaria que alguém colocasse este cara no lugar dele (FORA DO BASQUETE).

Precisamos de gente com preparo...e não despreparados, que em nada agregam para o time e seguem dando mal exemplos (principalmnete de como não ter comando sobre um grupo).


Flavio Medeiros
Sao Paulo

Anônimo disse...

Opa opa. Pera LA.
Dizer q a união dos clubes acabou por causa do torneio de fim de semana no mínimo vc ta querendo ser o Datena dos blogs.
Ah ah ah. Uns amistosos atrapahar a LNB?

leo aracaju disse...

Elogiei a diretoria mas depois das declarações desse supervisor capacho retiro tudo.

Na entrevista no basketbrasil, de respostas super confusas, ele disse que concordou com o Molequinho. Outra hora disse que pediu pro rapaz sair. Afinal, QUAL A OPINIÃO DELE SOBRE ESSE EPISÓDIO???? Acho que nem ele sabe...

Lamentável...

O Ministério Público desse jeito terá que entar com uma ação proibindo que crianças assistam o jogo do Mengão. Porque sen não elas estarão recebendo uma influência de molecagem...

Anônimo disse...

Rodrigo
O tal André Guimarães simplesmente negou em sua entrevista ao BasketBrasil o depoimento que você publicou dele, num post abaixo. O cara fala uma coisa e imediatamente depois, fala o contrário. Na verdade, como já estava claro pela atitude na quadra, a direção do Flamengo apoiou a atitude descabida do Marcelinho. Isso é sério!! Não adianta tapar o sol com a peneira. A lambança do final de semana, que em si nada tem a ver com a LNB, pode gerar consequências que reflitam sim no campeonato da liga. E isso tem que ser coibido na raiz. É preciso que a liga deixe claro, de alguma forma, que atitudes por parte de quaisquer equipes que venham a comprometer o bom andamento do campeonato serão severamente punidas. Rivalidade é normal. Ânimos acirrados dentro de quadra às vezes são inevitáveis. Mas o que pode acontecer entre essas duas equipes, se for alimentado pelas suas direções como tem sido feito, pode ir muito além disso. Prevenir é melhor que remediar.

Anônimo disse...

O anônimo das 8:07
Vc não deve conhecer mesmo o mundo das "punições".
A LNB em nada tem haver , a não ser com os regulamentos da NBB.Fora isso,qualquer ato de disciplina quem julga e uma comissão disciplinar baseado no código desportivo brasileiro.Não tem jeitinho não.
A única punição que se pode dar baseado na LNB sao para ambas as equipes que estão em Publico denigrindo a imagem da LNB.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo
Virou fofoqueiro?
Parece aquelas velhinhas na varanda falando mal da vida dos outros!!!
Para que colocar mais fogo na lenha?
O que vc como jornalista ganha insinuando um racha na LNB,por causa de um episódio isolado entre 2 times em um torneio que nada tem haver com a LNB?A NBB me parece muito maior que isso,pois possui "parceiros"(ex:Globo) que visualizam o basquete a médio prazo.
A atitude foi deplorável do Marcelinho,agora insuflar ou dar a entender que terá uma guerra no dia 15 passa dos limites.
Sua atitude neste post foi Amadora e tendenciosa .
Para de fofocar e ajude a reconstruir o Basquete brasileiro.

Bruno disse...

Evidente que a atitude do Marcelinho e da comissão técnica/direção do Flamengo foi patética, mas ninguém vai comentar as acusações do André Guimarães em relação às condições enfrentadas pelo Flamengo em Joinville não?
Volto a dizer que não acho coincidência essas coisas acontecerem com os times do Bial, que é chegado em, digamos, priorizar o lado emocional de seus jogadores, provavelmente até em detrimento de outras partes do jogo.
Até por que, ele mesmo Bial, é sempre um dos primeiros a perder o controle nos momentos de mais tensão.

Anônimo disse...

Meu caro Bruno;
Vc deveria passar uns tempos clinicando junto à equipe de Joinville, para conhecer as dependências do ginásio e o trabalho "emocional" prioritário realizado junto aos jogadores, a gente de Joinville, tb o Hotel SleepInn e sua localização,etc. e então irá constatar (como pessoa inteligente que eu presumo ser) que o Flamengo agora está querendo virar o jogo em cima de insinuações e ainda colocando gente que nada tem a ver com a história no meio... (Ou agora o Sr Flavio Davis vai tomar partido tb?!?!) Reconhecem apenas uma fração do erro que cometeram e não querem ser prejudicados.
Se o caro Bial privilegia o "lado emocional" em Joinville, o que falar do "lado emocional" do Flamengo?!?! Reflita...

Se vc tem algo contra o Bial, alguma ferida não cicatrizada (rsrs), creio que não deveria misturar as coisas...

Eduardo
Jlle/SC

Anônimo disse...

Pra q discutir gente? tudo isso comecou e ainda esta acontecendo por causa do Molequinho Machado, o novo Oscar, jogador de uma bola soh. Vamos ignorar, esquecer tudo que se passou, pq o que o molequinho quer eh ibope.

Bruno disse...

Eduardo,

o que pedi foi que se fale, e apure, a veracidade do que disse o supervisor do Flamengo.
Se for mentira, mostra que ele além de frouxo é um cara sem caráter e mentiroso.
Mas se for verdade, mesmo não justificando o que aconteceu em quadra (nada justifica) já muda um pouco as coisas e explica o inconformismo do Marcelinho.
Quanto ao Bial, não tenho nada contra ele, pelo contrário:os times do Flamengo tem um histórico ótimo contra o Bial e ele, fora da quadra, parece ser um cara simpático.
Mas como técnico é limitado, e usa do fator emocional mais do que deveria, ou pelo menos assim aparenta, por que os times dele jogam sempre com os nervos a flor da pele.
Espero que não se faça disso uma disputa entre Flamengo e a cidade de Joinville ou contra os catarinenses em geral, pois não foi:trata-se de uma briga, e talvez o nascimento de uma rivalidade, entre clubes, nada mais.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Que chegue logo o dia 15 de Nov.
Round 2 desta palhaçada.

Espero que o SPortv transmita esta que promete ser a mais esperada partida do primeiro turno da NBB.

Um segundo round de uma babaquice sem igual...............

Victor Dames disse...

O gente, deixem de viajar. O post do Rodrigo foi excelente, dado o vulto que a confusão de domingo tem gerado. Dois clubes fortes como Flamengo e Londrina podem criar um racha na LNB sim, na medida em que cobrem de seus co-irmãos que partido irão tomar sobre o tema.

E mais, o que abrilhanta a opinião sempre sensata do Rodrigo é a sugestão de que a LNB medie a questão internamente, entre seus filiados, para evitar o rompimento da união que fortaleceu o primeiro NBB, algo tão difícil de se conseguir numa modalidade como o basquete.

Abraços!

Anônimo disse...

Anônimo das 8:18.
Se você ler o que eu escrevi direito, vai ver que não estou falando em punição por parte da LNB a nenhum dos dois clubes pelo que houve no torneio. É óbvio que isso não cabe. O que acho necessário é que a liga haja preventivamente e deixe claro a ambas as equipes que, caso a rivalidade vá além do aceitável, e passe a ameaçar o bom andamento da liga, ela terá que agir. De certa forma a liga já teve exatamente essa mesma compreensão com a declaração dada pelo Kouros. Mesmo a liga não tendo nada a ver com um torneio de fim de semana, o seu presidente se manifestou sobre o fato, e deu um sinal de alerta. Se você tiver o trabalho de ler a declaração dele, vai ver que se essa situação se acirrar, como parece que os dirigentes de ambas as equipes querem caminhar, a liga vai agir. Como? Não sei. Talvez o caminho que o Rodrigo sugeriu seja uma boa opção.

Anônimo disse...

O diretor de basquete do Basquete de Joinville, Luís Fernando Silva, preferiu não comentar as declarações do supervisor geral de basquete do Flamengo, André Guimarães, sobre as condições oferecidas pela organização do Torneio Ciser 50 Anos aos visitantes, no último fim-de-semana (3 e 4/10). Em entrevista ao BasketBrasil, Silva disse que o momento é de afastar as polêmicas retomar o foco: “O basquete precisa fazer cestas agora.”

Em entrevista exclusiva ao BasketBrasil na segunda-feira (5/10), Guimarães reclamou de várias falhas na organização do torneio, como falta de jantar no hotel, atraso na entrega do regulamento aos clubes participantes e cessão de um ônibus escolar, impróprio para atletas de basquete, para locomoção da equipe. O ala Marcelinho Machado, pivô da confusão durante a final do torneio, no domingo (4/10), ao recusar-se a deixar a quadra após ser expulso, emitiu comunicado oficial nesta terça (6/10) se retratando com o público por sua atitude, mas fez coro às denúncias de Guimarães.

Contactado por telefone pelo BasketBrasil na manhã desta terça, Luís Fernando Silva, que está em São Paulo (SP) para uma reunião da Liga Nacional de Basquete, não quis polemizar. Ele disse não ter lido a entrevista de Guimarães, mas saber de seu conteúdo através de amigos que o procuraram durante a manhã, pelo celular. O dirigente disse que prefiria não dar continuidade ao caso.

“Joinville não tem mais o que se pronunciar. Há outros times que participaram do torneio, vocês podem perguntar a eles sobre isso. Eu tenho um e-mail do André Guimarães, mandado a mim e à liga, se desculpando em nome da nação rubro-negra, e parabenizando Joinville pela organização do torneio. Prefiro ficar com isso”, disse Silva, para acrescentar: “Não é momento disso, já passou. O nosso time precisa treinar, o basquete precisa fazer cestas agora.”

Quanto ao comunicado oficial emitido pelo Ciser/Araldite/Univille/Joinville na noite de segunda-feira (5/10), anunciando que o clube acionará a justiça desportiva contra Marcelinho, Silva preferiu não comentar, alegando que o caso tomou proporções além de sua autonomia para comentar. O diretor, porém, admitiu a possibilidade da ação.


Fonte BasketBrasil


ai prova que esse andré guimaraes é um mal carater,mentiroso e sem Culhão pra mandar o marcelinho pro vestiario!


e outra quem são eles pra falar de infraestrutura, os proprios jogadores do mengo, tiveram nao sei quantos meses sem salário, foram treinar no maracanazinho pasme parem as maquinas nao tinha tabela e cesta lá kakakaa piada,ficaram passando fome e agora querem falar de um clube que ta fazendo tudo direitinho com muito suor, querendo denegrir a imagem do basquete de outros clubes.


é muita canalhice, e arrogancia. ficaram esbanjando que foram campeoes disso e aquilo como se a equipe que é campeã poder ter regalias e passar por cima das outras.

Basquete catarinense

Anônimo disse...

Realmente sem propósito este Andre Guimarães.
De onde veio esta figura grotesca????

Ex jogador ? Acho que não.
Executivo contratado? Não deve ser....É muito burro e sem comando para ser contratado.

Quem é esse panaca?? Alguém poderia esclarecer.?

Bruno disse...

André Guimarães é ex jogador, foi armador do próprio Flamengo e de outras equipes do RJ, nos anos 90.

Christ disse...

André Guimarães foi jogador do Flamengo na decada de 80 e início dos anos 90, junto com Almir, Alvin, Alberto entre outros. Até agora ninguém desmentiu as declarações sobre as condições dados aos jogadores do Flamengo e os problemas com hotel. Não me lembro de tantas reclamações quando houve a confusão Joinvile e Pinheiros em que houve efetivamente agressão, mas é mais fácil pegar o Flamengo para cristo infelizmente.

Rafael Brych (Brake) disse...

O Hotel emitiu uma nota desmentindo os problemas citados pelo dirigente e pelo jogador do flamengo, ta la no BasketBrasil ...

Anônimo disse...

hahaha, o hotel vai dizer que prestou um servico ruim ne!

Anônimo disse...

difícil é saber quem está mentindo, pq acreditar no Dirigente do Flamengo e no Marcelinho é complicado também ... já mostraram que não tem caráter

Junior disse...

Alguém viu os outros dois times que participaram do torneio reclamar da organização do torneio? O próprio andré mandou um email para o Luisão e a LNB elogiando a estrutura do evento conforme palavras do Luisão no post acima, não podemos esquecer que este andré mandou uma nota oficial pedindo desculpas e dizendo que foi um ato isolado do atleta e no dia seguinte (com certeza levou uma chamada do rei Marcelinho)mudou a sua versão dizendo que ele concordou com a atitude, ai não tem como acreditar na palavra deste cidadão, não tem capacidade de supervisionar nem galinheiro.

Anônimo disse...

Esse André é um frouxo....e o responsável por toda esta palhaçada.

Se tiv esse enqiuadrado o Marcelinho quando este ameçou não sair da quadra....NADA teria acontecido.

Um supervisor que não tem autoiridade sobre os supervisionados não faz sentido....e dá matgem para o ridículo ato do Marcelinho