terça-feira, 13 de outubro de 2009

DURANT AFUNDA O THUNDER?




Kevin Durant entrou em quadra mordido na noite de segunda-feira para enfrentar o Phoenix Suns. Afinal, seu nome tinha ficado na berlinda ao longo de todo o dia por causa de uma grande polêmica envolvendo o blogueiro Henry Abbott, do ótimo True Hoop. Na sexta, o jornalista escreveu um texto dizendo que Durant, apesar de talentoso, não faz do Okahoma City Thunder um time melhor quando está em quadra.

Abbott alega que o plus/minus de Durant (-11) é o pior do elenco. O Plus/minus, para quem não sabe, é a estatística que mede a diferença de pontos que um time aplica no rival ou sofre quando determinado atleta está em quadra. Durant tem o pior índice do Thunder. A reação natural é dizer que, enquanto ele atua, os titulares rivais também estão, isso explicaria a diferença. Mas a questão é que os outros titulares do Oklahoma têm números melhores que os de Kevin. Daí Abbott concluiu que o restante do elenco atua melhor quando o astro está no banco. "Considerado um jogador fora de série, ele está matando seu time", afirmou.



A resposta veio no Twitter: "Eu amo os fãs de verdade que valorizam o trabalho árduo e a paixão pelo basquete, não apenas esses plus e minus, seja lá o que for isso". O blogueiro escreveu outro artigo se explicando, mas mantendo a tese.

O debate é bom e, pelo visto, inspirou Durant. Na segunda, ele meteu 30 pontos e 11 rebotes contra o Phoenix. Ainda deu dois tocos e acertou todos os cinco arremessos de três que tentou. O Thunder venceu na prorrogação por 110-105. Ah, o plus/minus do rapaz? + 24, o maior entre os 26 atletas que foram à quadra.

E você, acha que a tal estatística é uma furada? E sobre Durant, o que pensa? É craque mesmo? A caixinha é toda sua, diga aí.

10 comentários:

Maickel disse...

Durante só não foi pro allstar ainda porque ele compete com caras como nada menos que kobe. não sei se ele é listado como posição 2 ou ala na 3.
mas ele tem melhorado muito a cada ano e só precisa aprender a defender um pouco, ele é bom, pega rebotes. da assistências, e o elenco do thunter está melhorando o projeto deles é quase parecido com o do blazzers em que aposta na garotada a longo prazo. é esperar pra ver a resposta na temporada, acredito que thunter possa brigar por uma 8° vaga com phx e rockets.

Alfredo Lauria disse...

Rodrigo,

Bacana você trazer essa discussão à tona.

Realmente o +/- deve ser visto com certos temperamentos, incluindo-se vários fatores (ex: Durant como maior estrela de um time fraco e, não apenas como titular, normalmente é poupado quando já não há mais chances. Como consequência, é quando o rival realmente afrouxa), mas ele costuma sim ser uma estatística valiosa sobre a importância de um jogador para um time.

Em geral, os melhores jogadores de cada franquia lideram ou, ao menos, estão no topo da lista de +/- de seus respectivos times.

Um jogador que fugia essa regra, tal como Durant, era o Carmelo Anthony que, apesar do enorme talento, não trazia "bons placares" para o Denver enquanto estava em quadra.

Carmelo finalmente deu a volta neste cenário na última temporada e, adivinhe, isso ocorreu justamente quando ele começou a defender melhor e a não monopolizar tanto a bola ofensivamente (graças ao Billups).

Acho que o problema do Durant pode ser semelhante ao que ocorria c/ o Melo até a última temporada, ou seja, ninguém duvida do seu talento ofensivo, mas precisa também jogar do outro lado da quadra e não monopolizar tanto a produção ofensiva de seu time...

ccyy disse...

CRAQUE!!!VAI SE UM DFOS MELHORES NA TEMPORADA!!

RAO* disse...

Definitivamente um dos melhores alas da NBA, joga mto, até agora, Greg Oden nº1 foi a maior furada =p

Uma pena q jogue no Thunder e acabe não tendo o reconhecimento e midia q merece, principalmente aqui no Brasil..

Anônimo disse...

Durant é muito novo...já conseguiu estourar ofensivamente...acredito que os companheiros de time confiem bastante nele...então plus/minus é bobagem...qd o thunder e durant amadurecerem eles vão juntos melhorar a estatistica...Durant tem muittooooooooo talento pra uma bobagem dessas afetar o futuro dele na liga...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na real quem veio com esse +/- foi um estatístico (Wayne Winston) que o mark Cuban adora e que deu entrevistas dizendo que não queria o KD no time dele. Porém o próprio Abott reconheceu que todos os scouts com quem ele conversou não trocam talento por estatística nem a pau. Estatística é uma ferramenta perigosa pra caramba (tinha uma frase famosa sobre isso mas esqueci) e dá pra provar qquer coisa - sofismas e médias andam junto. O KD ainda tem muito espaço pra crescer e deve crescer. Outras estrelas da liga não faziam o que ele faz com 21 anos. Dá uma folga pro garoto - a não ser que como o MJ ou o Kobe, ele use isso pra melhorar ainda mais.

Paulo disse...

Durant é um futuro all star, sem dúvida alguma, e certamente o GM do Portland deve ter se arrependido de selecionar o Oden ao invés dele....imagine se ele tivesse jogando no Portland junto com Roy e Aldridge...seria difícil saber quem marcar....

Johnson disse...

felipemartins1305,

Contratar apenas por estatística é burrice, mas usá-la para melhorar o seu jogador é inteligência.

+/- talvez seja a estatística mais simples de todo o basquete. Significa o placar de um jogo durante a participação de determinado jogador e o placar de quando ele está fora.

Se a porcaria do time dele só perde enquanto ele está em quadra, e ganha quando ele está fora (antes do garbage time), alguma coisa está errada e o seu talento está sendo de certa forma desperdiçada.

Só talento não ganha jogo e o +/- é a maior prova disso.

Unknown disse...

Fala Johnson

O problema é que todas as estatísticas do KD são boas, menos essa, que é a que mais tem ruído. São trocentas variáveis nesse +/- que não tão relacionadas ao desempenho dele em quadra. O fato de ele jogar uma defesa fraca, por exemplo, é qualitativa e não entra em estatística (se bem que pra um cara franzino do jeito que ele é os rebotes tão até bons).
O +/- pode até chamar a atenção da comissão técnica, mas os ajuste pra fazer o time ganhar (e só vai sair essa sombra dele qdo isso acontecer) é igualmente qualitativo.
Eu prefiro as estatísticas analisadas por um cara que manja de basquete, e não pelo Wayne Winston. Com todo o respeito.