quinta-feira, 8 de abril de 2010

PURA (E NECESSÁRIA) DIVERSÃO






Na noite de quarta-feira, o Golden State bateu o Minnesota por 116-107. Típico jogo medíocre que não atrairia nenhuma atenção, não fosse a vitória número 1.333 de Don Nelson, que passou Lenny Wilkens e se tornou o técnico mais vencedor da história da NBA. Ele é, portanto, o melhor treinador da história? Lógico que não, nem de longe. Acumulou seus triunfos ao longo de 31 temporadas na NBA – uma a menos que Wilkens e sete a mais que o terceiro colocado da lista, Pat Riley, com 1.210 vitórias.



Não é exagero dizer quer Nelson chega ao topo da lista muito mais pela quantidade do que pela qualidade. Tanto que jamais foi à final da NBA como técnico (como jogador, sim, tem 5 títulos), e seus times frequentemente são motivos de chacota com suas defesas esburacadas. Apesar de ter sido eleito treinador do ano três vezes, é o único entre os pares com mais de mil triunfos que não está no Hall da Fama. Provavelmente jamais estará.

Nelson não está entre os grandes, mas tem uma função clara – e útil – no basquete americano: divertir. O estilo consagrado como Nelly Ball é agradável para o público, veloz, solto, com experiências malucas nas formações que muitas vezes caem no gosto popular. Inventou o Hack-a-Shaq. Ficou famoso com o Golden State do fim dos anos 80, o Run TMC com Tim Hardaway, Mitch Richmond e Chris Mullin. Em 2007, classificou os Warriors em oitavo lugar no Oeste e derrubou o líder Dallas (seu ex-time) no primeiro round.

Don Nelson é isso, diversão pura. Não é um Phil Jackson, não é um Pat Riley, não é um Red Auerbach. Não mesmo. Mas é uma figura necessária ao basquete dos EUA. Parabéns para ele.

11 comentários:

Unknown disse...

Bom, parabéns ao cara pelo recorde, mas concordo com vc Rodrigo que o cara chegou lá muito mais pela insistência que pela competência. Pra mim a imagem que vai ficar do Nellie é a do cara que causa problemas por onde vai, briga com seus jogadores, prejudica a evolução dos jogadores mais jovens e sempre cria divórcios complicados, além de ter afundado essa franquia do GSW junto com esse dono maluquinho.

Adriano disse...

só acho exagero dizer que jamais estará no Hall da Fama.... Foi rejeitado este ano, mas certamente vai entrar no futuro.

Messo disse...

tbem acho q ele vai pro hall da fama...

e naum acho q ele tenha afundado a franquia..

agora.. do resto eh fato.. ele briga com os jogadores.. e tem uma postura no minimo complicada...

Anônimo disse...

faltou citar a fonte, rodrigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Don_Nelson

poderia citar a fonte!

Duda 11 disse...

O Nelly Ball é pura diversão! E só! hehehe
Mas o esporte precisa ter, sempre, caras divertidos e folclóricos como Don Nelson!

Guilherme Godinho disse...

É um figurão o cara,como o duda disse,sempre tem no esporte uns caras assim...Rodrigo,tá de parabéns cara,achei muito bom teu blog,acabei de me tornar redator em um que por enquanto trata da nba,mas estou levando uma coluna da nbb,que acho que deveria ter atenção...se puder dar uma olhada! http://nba-websportiva.blogspot.com/
Vlw cara,mais uma vez,parabens pelo trabalho...(E da-lhe michael pra eliminar os bulls =X!)

bcb disse...

Perfeito o comentário, o cara é um fanfarrão que joga pra fazer pontos e foda-se a defesa.
Só uma coisa que eu não entendo:como um cara que não ganha titulo, que não se dá bem com jogadores complicados (pré requisito pra se dar bem na NBA)consegue ser um dos treinadores mais bem pagos da NBA faz tanto tempo?
Tudo bem que só treinou times pequenos ou decadentes (com exceção do Dallas, então em ascensão)mas porra o cara está sempre empregado!

eZ disse...

[off-topic]

e o varejão entregou o ouro ontem ein ? huauhauh

"The play was designed for Mo," Cavaliers coach Mike Brown said. "We know they were blitzing his pick-and-rolls. We ran a pick-and-roll play and changed the angle. Noah did a terrific job of catching up to the play and trying to double-team the ball. Andy was wide open from 15 feet. He's got to shoot that. He's got to feel the clock. He's got to shoot that shot when he's that wide open."

Anônimo disse...

Ninguém mandou montar jogada para o Varejão decidir. Se é que aquilo foi a jogada preparada. Ele amarelou legal na hora de arremessar. E joguinho ruim ontem hein? O Chicago perdeu uns 5 lances livres no final e nada do Cleveland fazer pontos e terminou com o varejão perdendo aquela bola.
Bruno

eZ disse...

como se o FRACO técnico do cavs desenhasse algo hahaa

ele apenas alterou a 'bola pro lebron ' para 'bola pro mo'

uhahuauhauhauha

esse técnico é ridículo. Uma piada

Maickel disse...

Se ele tivesse um fator psicológico como alguns técnicos tem e conseguisse colocar na mente daquele time semi-finalista de conferência que eliminou o dallas, o warriors poderia cobiçar até um título da nba.. lembram-se do time?

baron davis (defesa)/jason richardson/stephen jackson (defesa)/all harington/biedrins
monta ellis/michael pietrus/Azubuike (defesa)/matt /barnes (defesa)/josh powell, com entrosamento necessário eles iriam encomodar mta gente, foi um dos times mais divertidos de se ver jogar, mas sucesso pra ele e que consiga uma equipe mais ou menos com um projeto e uma adm decente.