domingo, 4 de abril de 2010

SOBRARAM DOIS




Um gigante e um azarão. Assim será a grande final do basquete universitário americano na noite de segunda-feira. No sábado, Duke e Butler avançaram para a decisão. Com estilos diferentes.

Na primeira partida do Final Four em Indianápolis, Butler despachou a favorita Michigan State com um basquete truncado, travado, baseado no "não deixa jogar". De fato, não deixou. E venceu mais um medalhão, agora por 52-50. A forte defesa foi a tônica não só desta partida, mas de todas as outras da equipe no mata-mata, já que nenhum adversário passou dos 60 pontos. O problema é que o ataque também não funcionou – o aproveitamento de arremessos de Butler ficou em ridículos 30%. Ou seja, jogo feio. Mas eficiente.

No segundo jogo, Duke mostrou sua força contra West Virginia e atropelou: 78-57. Só consegui ver o início do jogo, mas foi depois, no segundo tempo, que o time de Mike Krzyzewski deslanchou, abrindo boa vantagem e não olhando mais para trás. Os Blue Devils voltam à decisão do torneio nove anos após o título de 2001, e o técnico da seleção americana pode levantar o caneco pela quarta vez. Será que vai? Ou Butler apronta mais uma? Diga aí.

6 comentários:

Elder disse...

Após um grande período de tempo sem escrever neste blog, volto à ativa, pois o assunto, basquete universitário, é minha grande paixão. Apesar de acompanhar a NBA, não tenho o mesmo interesse que tenho pela NCAA. Fico feliz que meu time (Duke) tenha chegado à final depois de algum tempo fora, mesmo que ano após ano esteja ali ranqueada entre as melhores do país. Sinal de que o "Coach K" sabe realmente recrutar e montar um bom time, mesmo que esse time não tenha os melhores jogadores, como vemos em Kansas, kentucky, Ohio State e, mesmo com o péssimo, ano, North Carolina. O bom da NCAA é que é um jogo mais coletivo do que individual (mesmo que algumas vezes a individualidade de algum jogador se sobressaia), é um jogo também de torcida fanática (os jogos universitários de uma forma geral são mais acompanhados do que os profissionais lá nos Estados Unidos), tem toda uma atmosfera especial, com banda, as cheerleaders. Enfim, é uma grande festa! Pena que não seja tão acompanhada aqui no Brasil, como deveria ser, pois é um torneio excepcional. Um abraço a todos!

Anônimo disse...

rodrigo, nada da euroliga?
que que tá havendo?
ah ja sei. a euroliga é da espn, e vc, como bom jornalista global, só comenta o que tem na "nave mãe".

triste

fred

FHSSA disse...

Rodrigo, Coach K mostrou do que eh capaz ontem: botou o time pra jogar tambem por dentro, diferentemente do que vinha fazendo, e nao ficou so chutando de fora. Percebeu que, se nao fizesse isso, a coisa ia dar errado. Acho que DUKE eh grande favorita, Butler tem uma defesa alucinante, mas, no ataque, depende muito de um cara so.
Abs.

Rodrigo Alves disse...

Fred, eu nem deveria me dar ao trabalho de responder, mas hoje estou de bom humor: pela sua ótica, então, não deveria haver uma linha de NBA por aqui, né?Grande abraço, e boa Páscoa!

Anônimo disse...

Quando vai ser a final?

Anônimo disse...

Vai dar Duke.