segunda-feira, 5 de abril de 2010

DEFESAS E ATAQUES




Mike Krzyzewski agradeceu e mandou na lata: "Não estou interessado no emprego". O técnico da seleção americana descartou a possibilidade de assumir o New Jersey Nets na NBA e ainda tem sido obrigado a ver na mídia discussões sobre LeBron James jogar ou não o Mundial da Turquia. Mas me digam: como é que Coach K vai encontrar tempo para pensar em NBA ou seleção quando seu time, sua verdadeira paixão – Duke – entra em quadra logo mais em busca de mais um título universitário?

Às 22h de hoje, com transmissão ao vivo da ESPN, os garotos de Krzyzewski enfrentam Butler. O time do jovem técnico Brad Stevens (os dois na foto acima) ainda carrega o seu rótulo de Cinderela, mesmo após despachar um punhado de medalhões.

Não consegui ver muitos jogos do universitário este ano e, por isso, não vou me meter a fazer análises elaboradas sobre os dois times. Mas pelo pouco que vi, acho que o jogo de logo mais pode se definir no duelo entre o ataque de Duke (apesar de a equipe não ser só ataque) e a defesa de Butler. Os azarões já provaram que "não precisam" da excelência ofensiva para vencer. Escrevo entre aspas, claro, porque todo mundo precisa de ataque, afinal não dá para vencer sem pontuar, mas já ficou claro que Butler pode triunfar mesmo com um aproveitamento pífio nos arremessos. Trata-se de dar um sentido quase literal à expressão "defesa ganha campeonatos".



Stevens ainda não sabe se poderá contar com o pivô Matt Howard, que levou duas pancadas na cabeça na semifinal e ainda será avaliado pelos médicos. Resta ver, então, o que a forte defesa dos Bulldogs poderá fazer contra o trio de ferro de Duke - Jon Scheyer, Kyle Singler e Nolan Smith (o três na foto acima).

É jogo que vale como aula, para ver com o caderninho na mão, como quase todos do basquete universitário. Já tem o palpite?

7 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo,

Acho que o resultado da final vai depender de como alguns confrontos serão resolvidos. É fato que Butler tem um sistema defensivo que impressiona pela competência e pelo comprometimento dos jogadores, mas o ataque deles é muito dependente do Gordon Hayward, se Duke, que também tem uma ótima defesa conseguir pará-lo já é meio caminho andado.

Outro confronto interessante será entre o Nored, armador de Butler, e o armador Jon Scheyer de Duke. O Nored é um verdadeiro carrapato. Por um lado isto faz com que ele não tenha uma pontuação alta, mas ele compensa isso com uma defesa impressionante. Se Scheyer conseguir jogar acho difícil Duke perder.

Abraços, Ben Hur

Anônimo disse...

Duke super favorita, acompanhei quase todos os jogos do March Madness, e realmente seria uma zebra daquelas!

Anônimo disse...

esse jogo vai ser defesa contra defesa... o ataque de Duke, apesar de tres jogadores eficientes, nao eh aquelas coisas nao. Duke chegou na final por causa da defesa. Defesa vai ganhar o campeonato sim, nao importe qual time ganhar.
PS: Vai dar Duke por mais de 10 pontos hoje...

Coach Vito disse...

Sou Butler hoje. por todos os tecnicos jovens!

raul disse...

coach K ta levando um calor ... sei não hein, pode pintar zebra 32 x 33 duke primeiro tempo.

Rogerio Matos disse...

Raul, vc pode passar o link do jogo, caso esteja assistindo pela net?
abraco

Ronei Leonel disse...

www.channelsurfing.net algo assim