terça-feira, 6 de abril de 2010

DE OLHO NO FUTURO




Nos playoffs do NBB, a bola só vai subir amanhã, mas a partir de hoje rola o Torneio Interligas, com os quatro primeiros colocados do torneio nacional e os quatro melhores da Argentina. Os oito times foram divididos em duas sedes. A ação começa logo mais, em Brasília, onde o Flamengo enfrenta o Juventud Sionista (19h) e o Universo pega o Libertad Sunchales (21h, no SporTV). O quadrangular vai até quinta, e na sexta começa o outro, em Mar Del Plata, com Peñarol, Atenas de Córdoba, Franca e Minas.



Ninguém fala abertamente, mas já teve time chiando por ter que disputar o torneio em vez de descansar e recuperar o elenco fisicamente para as quartas de final do NBB. Por um lado, faz sentido. Mas pensando bem, esse “descanso” não existiria num regulamento tradicional, se não houvesse o playoff “repescagem” de 5º a 12º. Ok, o intervalo-bônus foi suspenso, mas não dá para reclamar por enfrentar a elite Argentina.

Basta lembrar as campanhas decepcionantes de Universo, Fla, Minas e Joinville nos torneios sul-americanos desta temporada. Todos viajaram e voltaram de mãos vazias. A oportunidade de pegar cancha enfrentando os hermanos deve ser encarada como investimento para o futuro. Além do mais, a iniciativa valoriza o NBB internacionalmente (apesar de esvaziar um pouco o início dos playoffs) e dá um brinde à torcida, que poderá ver bons jogos, no ginásio ou na televisão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ser realistas.
Os times brasileiros serão "engolidos" pelos argentinos.
Vi o jogo entre Brasília e Flamengo e achei o nível muito ruim. Muitos erros grotescos de ambas as partes. É preciso mudar nosso basquete, investir nas categorias de base,...porque senão passaremos vergonha nos próximos anos em competições internacionais.

Anônimo disse...

Ainda colocam o primeiro e segundo da Argentina contra o terceiro e quarto do Brasil. Não vai dar nem graça.

Rodrigo Dantas disse...

A idéia do torneio é muito boa, concordo com tudo que você falou Rodrigo, apenas acho que o calendário foi um erro.

Imaginem um Marcelinho ou um Alex se machucam num Torneio onde os clubes não ganham nada$$$, só pagam para jogar, hotel, alimentação e etc.

Seria uma perda para a NBB sem preço, jogar as finais sem um dos jogadores de destaque.

O evento poderia ser logo ao fim da NBB, assim poderia garantir que são realmente os 4 melhores clubes brasileiros da temporada e diminuir as possibilidades dos elencos de cada clube nos playoffs da NBB perderem atletas.

Anônimo disse...

O futuro começou péssimo!