quinta-feira, 17 de julho de 2008

UMA LIÇÃO GOELA ABAIXO


Marcelinho Huertas / Foto: CBB

Em primeiro lugar, vamos deixar clara uma coisa: não foi só o Brasil que perdeu o jogo de quarta-feira. Foi também a Grécia que ganhou. Uma Grécia com o seu time A, completo e infinitamente melhor que o A brasileiro, que dirá o B. Uma Grécia que, ao encaixar sua defesa como fez ontem, não perde para nenhuma equipe do mundo - os EUA que o digam.

Não acho que a caminhada do Brasil antes da surra tenha sido pura ilusão. A equipe de fato evoluiu em vários aspectos. Agora, é óbvio, trata-se de um grupo em formação, e o embate contra um adversário de elite em dia inspirado amplificou as falhas. O ataque, que vinha bem, caiu nas garras gregas e só distribuiu três assistências, marca negativa que nem Cabo Verde conseguiu atingir na competição. A defesa de perímetro... bem, essa continua ridícula como sempre foi.

Tiago Splitter / Foto: CBBNa teoria, o Brasil tem mais chances contra a Alemanha do que tinha contra a Grécia. Os alemães têm menos elenco que os gregos, mas apostam no trunfo chamado Dirk Nowitzki, maior nome do torneio, 100% motivado e jogando o fino da bola. Ao lado dele, Chris Kaman forma o melhor garrafão do Pré. Ou da Europa? Ou do planeta?

Nestas quartas-de-final, o favoritismo continua do outro lado da quadra. E a vitória é impossível? Claro que não. Mas o tempo está passando. Na primeira chance que teve para mudar seu status no competitivo mundo da bola laranja, o Brasil falhou de forma constrangedora. Segunda chamada: sexta-feira, 13h30.

34 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a análise - não foi o Brasil que perdeu, mas sim a Grécia que ganhou, jogando muito bem.

Pelo que eu vi nos jogos da Alemanha, o Brasil tem chance de vencer a primeira decisão no pré-olímpico... mas se por acaso não vencer, não podemos cair de pau matando em cima desse time, ao contrário do que aconteceu em Las Vegas - como você muito bem colocou, esse é o nosso time B.

Outra coisa que incomoda: vencendo a Alemanha, vamos disputar 02 partidas, para garantir a ida a Pequim. E os adversários serão a Croácia e a Eslovênia, que até duas semanas atrás, seriam grandes favoritas contra o Brasil.

Vencendo, não podemos cair no oba-oba criado pelos comentaristas do Sportv - que estão lá para garantir a audiência para os próximos jogos: uma derrota não deve ser encarada como o fim do mundo, pois esse time simplesmente não está preparado, e a classificação seria uma baita surpresa.

Unknown disse...

A Grécia nao esta completa Rodrigo, eles tem importantes desfalques.

Anônimo disse...

Gosto muito do Roby Porto, admiro demais sua serenidade ao microfone, mas ONTEM ele perdeu as estribeiras e deu uma de "Galvão Bueno" assim que percebeu que a partida estava decidida. Parecia que estava a declamar poemas épicos, num autêntico "recital de uma derrota anunciada" ou coisa que o valha, assumindo sempre o tom dramático e melancólico tão peculiar àquele espalhafatoso narrador global (Galvão) em dias de revés brasileiro.
Por outro lado, os comentaristas Bial, Byra, Oscar e Hortência mantiveram o bom nível das análises durante toda a partida, fora um ou outro pitaco mais emocional do Oscar e da Hortência, totalmente compreensível diante do calor da partida e da sazonalidade em que atuam como comentaristas (falta de "cacoete", diria alguém).

Como já bem analisado por todos, essa era uma derrota com a qual contávamos em nossa programação.
Por mais que o time tenha evoluído e se mostrado valente, não dá para exigir assim, da noite para o dia, uma vitória contra a Grécia competa jogando em casa.
Por mais que o assunto "atletas da NBA" seja página virada, tenho certeza que muitos torcedores (e, não duvido, até mesmo integrantes da comissão técnica) tenham pensado durante algum momento da partida: "Ah, se o Leandrinho estivesse lá para dividir as atenções dessa marcação grega tão concentrada no Huertas..." ou
"Ah, se tivéssemos o Varejão e o Nenê em boa forma e motivados, o JP seria o segundo ou terceiro reserva..."
Realmente, é uma pena, mas de nada adianta lamentar. Acredito que, mesmo jogando completo, o Brasil também sairia derrotado. Vencer um time como esse é um grande salto, e o Brasil se mostrou capaz de fazê-lo num futuro não distante.
Já é uma grande evolução.

O jogo da vida é com a Alemanha.
Seja qual for o resultado, o importante é dar continuidade ao trabalho de Moncho, pois já demonstrou que é capaz de levar o basquete brasileiro a um lugar mais digno no cenário mundial.

Como bem disse o Oscar na transmissão, nunca uma equipe brasileira mereceu tanto a vaga olímpica como essa que está aí.
Os jogadores se aplicam incansavelmente e lutam contra as próprias limitações, tornando o time cativante.
O jogo da Alemanha também será muito duro, eles realmente são favoritos, mas ao menos fica a esperança de termos nos saído bem nesse duríssimo teste contra a Grécia e que o pior - teoricamente - já passou.

Última opinião: acho que o Ricardo deve iniciar a próxima partida como titular.

Anônimo disse...

Di boa, com todo os meritos da Grecia, + só o Splitter jogou ( muito)Falta urgente PG (Eu teria apostado no Helinho). Marcelinho Machado NÃO JOGOU NADA é um Brasil dos Tempos do Oscar uma sangria desatada. Acho que o Brasil não Passa pela Alemanha não vejo como jogando só com o Tiago vamos parar Nowitski e Kaman

Anônimo disse...

aalemanha só "passeou" depois que teve marcada, a seu favor, duas faltas e ataque dos neozeolandeses, o que lhe permitiu abrir 10 pontos,qunando o jogo estva só com 4 de diferença na metade do segundo qurto. A isso, soma-se as prematuras faltas marcadas do Cameron, gordinho e jogador mais experiente daNova Zelândia.depois que a Alemanha abriu 10 pontos, a Nova Zelândia tentou jogar basicamente dos 3 pontos, no desespero, e deu no que deu.
Até esse momento, a Alemanha vivia de Nowitizk e da deficiência da Nova Zelândia no garrafão, que permitia que Kaman conseguisse seus rebotes e suas bandejas sem vazer esforço.
Se o Brasil atacar com inteligência, como fez no torneio preparatório, ganha da Alemanha, por queo resto do time alemão não aguenta o jogo. O que não pode, mais do que os arremessos forçados, são os nossos pivôs ficarem tomando toco ou perdendo bandeja. Usa finta, abre os braços e leva falta. Pendurar Nowitizk e Kaman será importante.

cibele disse...

Se depender da revista Forbes, o Brasil tá fora.

Divulgaram uma lista dos atletas com salários mais altos que estarão em Pequim. Botaram o Dirk na lista haha

Anônimo disse...

Nao concordo com a análise do Rodrigo.
O Brasil não deu vexame não. Simplesmente foi superado por uma equipe muito melhor tecnicamente e com um maior numero de excelentes jogadores.
O plantel do Brasil é mediano, com três jogadores de otimo nivel que são alex, spliter e huertas.
O restante dos garotos são medianos e com pouca oportunidade de se tornarem excelentes jogadores.
Logo, é natural que a Grecia ganhasse, porque definitivamente é um dos melhores times do mundo.
Os numeros mostram algumas coisas, mas não demonstram o contexto que falei acima.
Apenas 3 assitências é pouco, mas atacar contra a defesa grega que em nenhum momento deixou os jogadores brasileiros receberem a bola com liberdade causam isso.
Receber varios chutes dos 3 pontos é normal, tendo em vista o tamanho dos jogadores em baixo e o potencial de rebotes ofensivos que pegam.
Cobertor curto.... que é o que temos em nosso time.
Então, a critica desnecessária além de uma análise muito dura, desmerece a mudança total do padrão antigo para o atual.
Nunca vi o Brasil mesmo precionado e errando, trabalhar a bola por tempo adequado como agora, apesar de algumas precipitações. Nunca vi o Brasil jogar tanto com os jogadores pivôs como estão fazendo agora.
Nunca vi o Brasil com sistema de marcação individual com trocas no homem que recebe o corta luz indireto e com o corta no homem da bola (apesar de quem essa troca contra a grecia não funcionou, mas vai funcionar contra a alemanha).
Para mim, tudo isso é altamente positivo.
Em relação aos dois Marcelos, para mim muito natural. Machado sempre foi um enlouquecido pontuador que não precipitou nem um terço do que costumava precipitar. Mas meus queridos.... já que ninguem tentava, em alguns momentos ele teve que tentar.
E o Huertas como homem mais precionado, já que é o respnsável por levar a bola, cometeu um numero de erros que não estamos acostumados a ver.
Tudo dentro da normalidade, para quem tem um time limitado.
Achar culpados? Defeitos? Muito fácil, mas injusto.
Se tivessemos um time como a Grecia, ainda vá né.
Aposto que a Grecia será fácil medalhista olimpica.
E continuo torcendo para o Brasil!!!!
Clark

Fiel disse...

Tb concordo com boa parte da analise do Rodrigo. O Anonimo falou que falta PG, e discordo totalmente, quer dizer, se ele fala que falta um reserva dai concordo, mas o huertas é o PG titular absoluto e merece isso. Ontem vendo o jogo a noite, achei que algumas faltas no huertas foram injustas, diga-se de passagem, e o time começou muito bem com ele em quadra, se afobou com a marcação sobre pressao e a defesa de perimetro realmente ainda é um ponto negativo do time, mas estamos num caminho muito bom. Basquete é assim mesmo, o Celtics mostrou o que uma defesa pode fazer, acabou com o pistons e com o lakers e ficou aimpressao que os adversarios nao jogaram o que podiam, realmente nao jogaram pq o celtics nao deixou e ontem a Grecia teve esse papel tb, sem duvida.
A Alemanha nao é nada disso, concordo no favoritismo, mas é Dirk e Kaman da uma força otima, otimo garrafao, ams melhor do mundo foi meio forçado em xará ...rs ! D12 sozinho ja é o melhor garrafão entre as seleções, facil !
Sinceramente nao sei como marcar Dirk, assisti o programa da SPORTV e o Bira falou que o alex seria a melhor escolha, é brincadeira hein ! tudo bem que o alex é um otimo marcador mas so o tamanho do dirk, ele chutaria sem pular praticamente, nao da, o alex pode sim ajudar. O JP deve fazer a marcação, pq nao tem outro, o Murilo seria legal pela agilidade, mas ele nao é um grande defensor. Kaman deixa pro Tiago, alias, nosso melhor jogador disparado, e pena que joga sozinho praticamente (em baixo da cesta).
Rodrigo e amigos, o que houve com o Baby ? Parece que teve alguma tretinha em uma substituição, acho que o Baby se tiver bem fisicamente merece mais tempo, ta muito dedicado.
Vamos pra cima da Alemanha, sem medo, fechar o resto do time (nesse ponto concordo com a hortencia) e tentar atrapalhar o maximo o Dirk.

Fiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mas certamente é discutível manter JP e Marcelo Machado no time titular, tendo em vista que o primeiro está visivelmente lento , fora de forma e é baixo para posição o que poderia deveria suprir estando em forma o que claramente não está.

No caso do Machado é de se entender que em razão dos desfalques ele acabou como titular , mas também é evidente que suas atuações principalmente na defesa complicam o estilo que o MOncho quer implantar.
São duas peças débeis no quinteto titular.
concordo com vc Felipe para o jogo contra a Alemnha o ideal seria Huertas , Alex, Ricardo(ou Marcus), Spliter e Baby.(este é tão lento como o JP mas pelo menos tem altura e físico)
Poderia tambem haver uma variação com Huertas , Alex, Marcus , Ricardo e Spliter.
Pois contra os alemães não adianta bater de frente no físico, como são altos eles não tem tanta velocidade, é aí que o Brasil deve investir, velocidade.
Não concordo de dar o mesmo peso das atuações dos dois marcleinhos
O Huertas é jovem, e é a primeira vez como titular absoluto, foi muito marcado como foi também o Spliter , com mutia dobra e atençao pela defesa Grega , uma das melhores do mundo.
Quanto ao Machado , como mais experiente, deveria ter atuação mais centrada e produzir mais nos momentos decisivos.
Volto a lembra o final do 2º quarto estava 36x30 pros Gregos tinhamos a posse de bola num contra ataque, Machado , saiu batendo a bola , e de repente parou
de bater a bola em frente a marcação Grega e deposi fez a falta
Poderiamos ter idoaos vestiários com 36x32 , acbamos indo com 10 pontos de vantagem .
Isso pesa , não que iriamos ganhar.

Foram erros pontuais. mas insisito nessa questão do JP e do Machado , que ainda pode ser útil ao time mas naõ como titular pois não imagino ele marcando Dirk , quando o alemão sair para posição 3

Eu sei que o Moncho não vai arriscar mas eu ainda torço por um novo quinteto:
Huertas , Alex, Marcus , Ricardo e Spliter.
ou Huertas , Alex, Ricardo(ou Marcus), Spliter e Baby
Abraços

Anônimo disse...

Per esperienza della Nazionale Italiana, vi dico che giocare contro la Germania non è un problema solo di Novitzki: se lui vuole segnare 50 punti lo può fare, ma nell'economia della partita ci sono il peso sottocanestro di Kaman e Femerling, la difesa e la regia di Hamman e Roller, la 'pazzia' e lo spirito di sacrificio di Schultze e Jagla che ogni tanto esplode.
Faccio il tifo per il Brasile, ma sono pessimista
(scusate per l'italiano..)
morinho

Anônimo disse...

In più, se le riserve danno questo scarso contributo, nella 'partita della vita' meglio morire con i titolari in campo 40 minuti. Se non c'è domani, a cosa serve riposare?
morinho

Fiel disse...

Sandro, vc lembrou do Marcus, eu gosto muito dele, mas o cara nao tem chance alguma com o moncho, nao me lembro dele nem nos amistosos. Seria muito bom te-lo em quadra mesmo.

Qto o Marcelinho Machado realmente prefirno nao comentar ..haha ! Eu acho ele ridiculo (na seleção), desnecessário e mais atrapalha do que ajuda. Ontem foi patetico, uma atuação para coroar seus 100 jogos pela seleção !

Anônimo disse...

Reitero comentário anterior: o Moncho foi muito mal no banco (não parou o jogo, não substituiu quem estava mal e não soube fazer o time sair da pressão - talvez utilizando dois armadores) e precisa ser mais atuante contra a Alemanha.

A Grécia está em um patamar muito acima do Brasil mas acho que contra a alemanha temos chance. É preciso contar com a ajuda do técnico.

Abços.

Unknown disse...

TIÁGO "THE SPIRIT"

TIÁGO( Q ATUAÇÃO)É O VERDADEIRO ESPÍRITO DO BRASIL. TSATSARIS JAMAIS O ESQUECERÁ( Q TÔCO). NÃO SOU AUTORIDADE EM BSKT MAS,GOSTARIA DE SUGERIR Q QUANDO O HUERTAS FOR PARA O BANCO, O MARCELINHO MACHADO DEVERIA ASSUMIR A ARMAÇÃO. O FÚLVIO DEU 4 PONTOS DESNECESSARIAMENTE E POR FALTA DE APRENDIZADO. O WLAMIR MARQUES MOSTROU QUE LOGO APÓS A MEIA QUADRA, O RAPAZ BUSCOU A LATERAL. RESULTADO - FICOU MARCADO POR 4 (DUAS LINHAS E DOUBLE TEAM).
RESPONDAM...O JP "TEM DEPRESSÃO PÓS-PARTO?" Q COISA, MEU IRMÃO. O CARA GANHOU UMA ASSISTÊNCIA EMBAIXO DA CESTA. ERA SÓ FAZER Q CHUTA E SOBE DEPOIS. COISA DE PELADA.
VAMOS LEVANTAR O ASTRAL. A ALEMANHA NÃO POSSUI CINCO JOGADORES "COMPLETOS", COMO A GRÉCIA. SÃO , EXCESSIVAMENTE ALTOS, COISA Q IRÁ PESAR CONTRA ELES. PASSARAM DO PONTO ÓTIMO EM ESTATURA PARA BSKT. VÃO TOMAR UMA PORRADA DE CONTRA-ATAQUES DO ALEX E DO HUERTAS. A FÓDA É Q NÃO TEMOS QUEM CHUTE DE TRÊS IGUAL AO GORDINHO DE NOVA ZELANDIA.
DIFICULDADES? ELES JA SABEM QUE O BRASIL SÓ TEM TRES JOGADORES PERIGOSOS. ENTÃO JA SABEM A QUEM MARCAR.

Anônimo disse...

Concordo com alguém que disse que nao foi uma derrota vergonhosa até porque a grecia é do nivel de eua, espanha e argentina e se vcs forem lembrar o que o brasil jogou em las vegas contra os eua,a equipe melhorou bastante enfrentando uma equipe do nivel A do basquete mundial. Agora pra mim o Brasil ontem ganhou uma luz pra ajudar na marcação do Dirk o garoto do BYU, o Tavernari, marcou muito bem os gregos ontem e se o Dirk jogar na posição 3 como na nba acho que seria uma boa colar o Tavernari nele e fazer que ele se solte mais no ataque pra quem sabe precionar o Dirk com algumas faltas. Mas se o Dirk jogar na 4 pelo que vi ontem tou muito preocupado nao tem ngm pra marcar ele ali debaixo do garrafão não. Não se pode botar o Spliter pra marcar ele porque se o Spliter se complica com falta lá vai nossa vaga indo pro espaço.

Se eu fosse o tecnico entraria com:

Huertas
Alex
Tavernari ou Marcus
Baby( pra meter o sarrafo no Dirk e ele ficar com medo e amarelar ehehe não vejo outro jeito de tentar parar ele)
Spliter( pra mim o melhor pivô do pré pena que ele não vá pra NBA pra jogar contra pivo mais dominantes aprenderia muito ainda mais ao lado do DUNCAN)

Anônimo disse...

Todo mundo sabia que o Brasil não ia ganhar da Grécia. Mas não esperava a intensidade de 3 tipos de erros do Brasil no jogo contra a Grécia: 1. abandonar em muitos momentos da partida o novo sistema de jogo que vinha treinando; 2. aproveitamento rídiculo de lances livres de alguns jogadores; 3. passividade do Moncho com relação (a) a substituição de jogadores que não estavam rendendo (Machado), (b) interromper o jogo em momento que o Brasil estava perdido, (c) criar jogadas para o Brasil sair da marcação pressão da Grécia. O resto já era esperado.

Fiel disse...

Gostei da escalação do anonimo acima. Agora o outro amigo pedir pro Machado levar a bola nao posso concordar. Realmente o fulvio ocorreu em muitos erros,é inexperiente tb, mas o MAchado fez exatamente a mesma coisa que vc descreveu em um lance que ele pegou o rebote e saiu como um louco pro ataque, onde a diferença poderia cair pra 4 ou 3 pts, mas ele levou pro canto perdeu a bola e cometeu a falta, no finalzinho do primeiro tempo.

Marcleinho tinha que ter a mesma função que o Marcus, infelizmente, vem tendo ate agora: GATORADE BOY !!!

Anônimo disse...

acorda, rodrigo! a grécia está sem Papadopoulos, Hatzivrettas e o Kostas Koufos, do Utah! são 3 desfalques, ou não? como é que se chama isso em grego? saludos

Anônimo disse...

Determinantes do jogo

1-A Grecia de fato jogou muito bem, principalmente o segundo tempo

2-A contusão do Murilo que pra mim devia ser titular já q rendeu muito mais que o gordo,inoperante e pouco técnico JP(que pra mim não entra nem no time Z do Brasil).Como só fiquei sabendo hj q ele tinha se contudido cheguei até a reclamar do Moncho por insistir no JP.

3-À exclusão de Splitter e Huertas, o Brasil foi pifio tecnicamente. Alem dos dois citados, vale a raça do Alex e a iluminação do Marcelinho q,msmo não jogando nda, cava muitas fdaltas para lance livre.
4-Aquela série de rebotes perdidos foi de doer..... nem pra isso o JP serve......

Nota: o Bial é muito irritante comentando,usa termpos q ele nem faz ideia oq significam e é nacionalista ufanista. Alem disso,pra quem viu o jogo da Alemanha,reparem q o Dirk só engrenou no segundo tempo. Apesar disso,o Bial parecia ignorar a centena de arremessos forçados do Dirk no primeiro quarto,tdos errados e pra fora. Apesar disso,a cada toque na bola eram coisas como "dá gosto ver jogar(uma bola errada?)" "ele nunca erra no um contra um(e esse ultimo lance aqui8 bial,não existiu?)".

Anônimo disse...

Antes de mais nada, a Grécia jogava em casa, tinha o apoio da torcida e o time não estava completo. Não vejo os gregos como uma equipe imbatível, acredito que se a nossa seleção estivesse completa, sob o comando do Moncho, não seria infinitamente inferior. Eu ainda sonho com um time brasileiro completo, treinado, liderado por um técnico de respeito.

Sobre o comentário do Anônimo acima, concordo sobre como o Bial é irritante ao comentar os jogos. Só deixei na Sportv porque tinha o Roby, Byra Bello, Oscar e Hortência. Aí é golpe baixo. Mas nas transmissões em que só o Alberto Bial é o comentarista, independente do narrador, eu troco de canal. Foi assim com o jogo da Nova Zelândia. Prefiro muito mais o Zé Boquinha na ESPN, que sabe a hora de comentar. O Bial chega a ser irritante, um dia comparou um jogador da competição com o Charles Barkley. Os dois eram parecidos fisicamente, mas o super comentarista estendeu a comparação à forma de jogar dos dois. Péssimo comentário.

Anônimo disse...

Eu sei que tem gente que vai me chingar, mas se o Guilherme não tivesse o problema familiar, ele seria o cara ideal para marcar o Dirk.
Mas ja que não tem ele, se o Dirk jogar mais no perimetro usa o Alex nele mesmo, o Spurs usa direto o bruce Bowen e funciona. Ele tem uma pequena dificuldade com jogadres menores e rápido marcando ele.

Agora se ele jogar no garrafão e bem, fodeu, só o Spliter contra Kaman e Dirk ele não aguenta.

Gustavo Pereira

Rodrigo Alves disse...

Teve alguém que disse discordar de mim sobre a derrota ter sido uma vergonha. Eu não acho que foi vergonha. É constrangedor perder de 20 pontos, claro, mas vergonhoso não.

E sobre os "desfalques" da Grécia, por favor, né. Papadopoulos sim, mas os outros não são significativos comparados aos do Brasil. O Koufos certamente vai ser um grande nome, mas ele não é desfalque, nunca sequer atuou pela seleção adulta em torneios relevantes. O Brasil está sem Leandrinho, Nenê, Varejão, Valtinho e Guilherme. Goste-se ou não deles, têm um peso inegável no elenco. Abraços!

Anônimo disse...

Alex e Tiago são grandes jogadores.

O Huertas tá quase lá...

Agora o resto!!!!!

Tomara que a Alemanha ganhe pq o seu melhor jogador está com muita disposição... Já LEandrinho, Varejão, NEne e outros!!!

Anônimo disse...

Certamente Rodrigo deu um pouco até de desânimo pelos erros cometidos pelo Brasil foram muitos
O que nos anima foi fato de que jogamos boa parte do jogo sem o Huertas, e que a Alemanha não tem uma defesa tão forte, os jogadores são mais lentos;

Quanto ao Dirk não tem jeito , ele vai fazer muitos pontos o negócio é tentar reduzir o máximo .

Um problema pode ser o Kaman , por isso insisto na mudança de quinteto se não corremos o risco de ter o Thiago Spliter se sobrecarrregando com faltas logo cedo;
Aí já era

Quanoto ao já conhecido Ufanismo do Bial já é conhecido
Bial é boa pessoa mas ele tem que encarar a realidade nos comentários;
Exagera muito
Aliás sobre Ufanismo, o Bial não está sozinho nessa
Falo a respeito disso no meu texto de volta ao NBA ETC E TAL
conto com visita de todos lá

http://www.nba-etc-etal.com/

Anônimo disse...

Infeliz o comentário do anonimo acima dizendo que torce para a Alemanha ganhar porque o principal jogador deles tá lá e que no Brasil não estão os cérebros de minhoca tupiniquins.
Quer dizer que o Brasil só mereceria se classificar se os bostas estivessem lá???
E os que estão lá, não merecem???
PQP, deve ser algum amiguinho dos desertores, covardes e amarelões que falou essa ASNEIRA; ou algum parente distante do Hitler.
Saí fora meu!

Anônimo disse...

Fala rodrigo.
Coach vitor por aqui.
Estou de ferias nos EUA, vou ficar aqui ate o fim de agosto, ver umas clinicas de verao, particiapr de outras, etc.
Nao vi o jogo contra a grecia, ja que desde a minha casa ate aqui foram torturantes 29 horas taxi, onibus e avioes.

Pela tabela que eu lhe mandei mes passado eu estou ate agora com 100% de acerto, mas vamos ver agora como fica.
pros amigos um abraco grande e para mim a proxima rodada sera
Grecia-Porto Rico
Brasil-Croacia

a terceira vaga entao fica entre porto rico e croacia.

So um pedido a todos, vamos colocar um nome nos comentarios, escolha um qualquer e fique com ele, fica mais facil pra bater papo, o dificil e quando temos 26 comentarios e 13 sao anonimos.
Eu por exemplo sempre escrevia como coach ate alguem se ligar que nao poderiam ter muitos brasileiros trabalhando como tecnico de basquete no japao, e eu agora escrevo como coach vitor.
outro pedido, quando todos estiverem escrevendo com nomes (ficticios ou nao) nao escrevam usando o nome dos outros, razao pela qual eu nao escrevo tanto por aqui.
Abracos e vamos Brasil
para quem nao me conhece de uma olhada em http://cestacerta.blogspot.com/2008/03/vitor-imbuzeiro-tcnico-no-japo.html

Anônimo disse...

o guilherme e o valtinho não fazem falta na seleção nunca jogaram absolutamente nda

Anônimo disse...

Valtinho nunca jogou muito, mas o guilherme só jogou mau mesmo em Las Vegas pois vinha de contusão.
Acho sim que ele faz falta, pois ele tem altura e marca melhor que o Marcelinho Machado além de ter experiência internacional, ele esta jogando a vários anos no basquete italiano, uma das ligas mais fortes na europa

Renato disse...

Finalmente consegui ver ao menos um pedaço do jogo (reprise no Bandsports) antes que a minha mulher me desapropriasse a TV.

Achei que o principal problema foi que faltou elenco pro Brasil, ponto. A pressão quadra inteira da Grécia que matou a gente seria desmoralizada se tivéssemos caras melhores pra driblar pra cima do 2 contra 1. Uma pena mas faltou jogador bom pra isso. Achei que ao menos o Marcelinho poderia ajudar nessa parte, mas ele foi péssimo.

O segundo fator determinante é que, quando ficamos livres com a bola, muitas vezes apressamos o chute (pra desespero do Moncho na lateral da quadra). Quando fazemos isso viramos um Porto Rico piorado.

O terceiro fator determinante é que caímos na catimba dos Gregos, que foram provocando e tirando a gente do sério.

Achei que até não defendemos mal, fora um ou outro apagão ocasional nas rotações e trocas. Menção especial para Batista e Murilo nessa: Ambos foram muito mal (e o Baby é ainda pior).

Achei também que a arbitragem falhou algumas vezes mas não favoreceu nenhum dos lados, ao menos na parte do jogo que eu vi.

Espero que até amanhã o pessoal tenha aprendido alguma coisa sobre paciência no ataque com esse time da Grécia. Se emprestarmos um pouquinho disso que seja, passamos pela Alemanha.

Anônimo disse...

alguem tira o bial la do sportv...
esse otimismo exagerado dele sempre da maior zica....
ainda vai com a camisa da comissao tecnica brasileira no programa...loko pra arrumar uma bokinha la...
a historia do pinguin foi foda de ouvir....hahaha...so tem fanfarao no basket brasileiro

Anônimo disse...

Aos criticos da nossa seleção:
Lembrem-se de que estamos somente com parte dos nossos melhores jogadores, e que os que de fato devem ser cobrados e CRITICADOS são os DESERTORES(nene, barbosa, varejao, valtinho, guilherme)
Parabens aos jogadores que tem o orgulho e coragem de vestirem a camisa do BRASIL e de darem a cara pra bater!
TORÇO CADA VEZ MAIS POR VOCES BRASILEIROS DE VERDADE

Emerson Pires disse...

RODRIGO, UMA PERGUNTA FICA NA MINHA MENTE: A SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETE COM ESSES JOGADORES QUE ESTÃO NO ELENCO ATUAL, CONSEGUIRUIA SE CLASSIFICAR PARA AS OLIMPÍDAS NAQUELE TORNEIO DE LAS VEGAS ? EU ACHO QUE SIM. O QUE VOCÊ ACHA ?

ABRAÇOS,
EMERSON

Anônimo disse...

Porto Rico matou a Slovenia. Gosto desses caras eles ão indo que nem uns mortos mas quando precisam mesmo eles jogam. Já o Brasil...