quarta-feira, 23 de julho de 2008

CONTRAMÃO EUROPÉIA




Reserva no Atlanta Hawks, Josh Childress resolveu abandonar a NBA e tentar a sorte na Europa. Ele assinou com o Oympiakos, da Grécia, e o contrato de três temporadas mostra que o garoto está mesmo disposto a fincar bandeira do outro lado do Atlântico. Não chega a ser uma grande surpresa, né? Vários casos recentes, incluindo o do brasileiro Tiago Splitter, mostram que, à exceção do primeiro escalão de astros, a Europa já consegue competir com a NBA. O jornal espanhol Marca, aliás, publicou nesta semana um artigo interessante sobre esse tema do êxodo às avessas. Clique e dê uma olhada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Acho que falar que a Europa pode competir com a NBA eh um pouco demais.
Oque ela fez foi levar jogadores medianos, porem, nao tem condições de pagar os mesmos salarios dos astros da NBA, e nem oferece um basquete tao competitivo como se ve na NBA

MACACO disse...

eu não concordo muito com a opinião do amigo acima. A gente sempre pensa em NBA, olhando para os all stars, e há uma leitura distorcida..

1. euro é 1.5 dólares
2. competitivo ? na minha modesta opinião, tem uns 12 times na NBA que não ganham uma série de 7 contra nenhum dos participantes do final four
3. padrão de defesa da europa é superior ao da NBA, não por qualidade técnica, mas muito pelas regras que incentivam um volume mais denso de jogo com coberturas.

E aí Rodrigo, qual sua opinião ?

Anônimo disse...

E' uma questao muito simples de contas:

1) O euro hj vale 1,5 dolares.
2) Nos EUA, sao os jogadores que pagam cerca de 40, 45% de impostos, mais o agente, casa carro, etc..., enquanto que na europa essas despesas sao por conta dos clubes.
3) com os contratos que estao assinando esses jogadores "medianos", como disse o amigo acima, eles nao assinariam tao facil um contrato desse tipo na NBA.
Depois tb tem o lado esportivo, no qual nos times em que eles irao jogar eles serao protagonistas, o que nao acredito que aconteceria na NBA. E quanto a competitividade na Europa, nao sei se ta tao longe da NBA assim nao, muito pelo contrario, vc ve mtos jogos da nba sem nenhum interesse pelo jogadores e por seus tecnicos tb.
Abraço

Anônimo disse...

Acho que J. Childress tem muito mercado na NBA. Seria um jogador importantissimo para o Utha Jazz ou Orlando Magic. Na Europa ele será estrela do time (vale lembrar de A. Parker e J. Holden). Uma pena ele poderia ter ido para Celtics no lugar de J. Posey
inté

Anônimo disse...

O Josh Childress era um ótimo sexto homem, não o vejo só como um jogador mediano. Nos playoffs contra o Boston, ele entrava muito bem. Será uma perda imensa para o Atlanta.

As contratações européias aos poucos vão ficando melhores, mais freqüentes. É óbvio que o basquete de lá não se igualará à NBA de um momento para outro! Mas está no caminho certo.

Anônimo disse...

Igopurga tem razão! Com certeza existem muitos jogadores da NBA medíocres. Acho que o basquetebol europeu é mais seletivo. Alguém pode tentar me convencer que jogadores como Greg Ostertag, Eric Montross e outros tantos ganharam milhões de dólares na NBA sem sequer jogarem?!?!?!

Anônimo disse...

Pessoal ainda tem a idéia que só a NBA é o paraíso.

Acho que a Europa é uma opção excelente. Já pagam muito alto, excelente qualidade de vida e uma temporada bem menos desgastante.

Por exemplo, acho muito mais negócio do Spliter ter ficado na Europa do que ter ido para o Spurs.

Jogador que tem gana não pode se acomodar com o banco. Jogador como o Varejão que sente prazer em ser banco vai ter só dinheiro na conta mas uma carreira esportiva bem fracassada.