sexta-feira, 18 de julho de 2008

O ENIGMA DO GARRAFÃO


Baby e Splitter / Foto: CBB

Então, ao que parece, vamos mesmo de Baby e Splitter para frear o garrafão da Alemanha.
"Neste caso, eu iria de posição 4 e faria a marcação sobre o Nowitzki", diz Tiago no site da CBB. Hum... preocupante. Não que o pivô do Tau Cerámica seja incapaz, mas vamos correr o risco de sobrecarregar nosso melhor atleta com faltas. Para piorar, Murilo é dúvida, com uma lesão na perna. Sendo assim, eu ainda preferia que Moncho deixasse Splitter cuidando de Kaman, e tentaríamos a sorte revezando os outros quatro em cima de Dirk: dois de trombada (Baby e Marcus) e dois de técnica (Ricardo e JP, se bem que JP não anda muito técnico).

Por mais que se quebre a cabeça, Nowitzki tem talento suficiente para superar a marcação de todos eles (incluindo Splitter). O jeito é jogar uma defesa solidária, atenta ao lado da ajuda e, vá lá, torcer para que ele não esteja naqueles dias de capeta.

Dirk Nowitzki / Foto: FibaNão concordo muito com esse papo de "deixar o homem jogar e anular o resto do time". Na teoria, é lindo. Na prática, se Dirk faz 45 pontos, nós damos adeus à Olimpíada. Em todo caso, se o garrafão é deles, precisamos levar vantagem no perímetro. A vitória deve passar pelas mãos de Huertas, Alex e Machado, além de reservas como Jonathan e Fúlvio. Bem,
o problema é que o perímetro também precisa funcionar no aspecto defensivo, e isso me dá arrepios só de imaginar.

A rigor, a seleção vai encarar hoje, às 13h30, em Atenas, o seu milésimo "jogo da década". Se ganhar, terá mais um no sábado. Tomara que, desta vez, o resultado seja diferente dos anteriores.

27 comentários:

Anônimo disse...

Ah, balela!!!

vamos deixar o Alex marcar o Dirk, mesmo sendo 1 metro mais baixo. Ele é nossa versão anã do Bruce Bowen.

temos que seguir o conselho do sábio Oscar!


Mas falando sério agora, além de marcar o Dirk, a defesa vai ter que ficar muito, mas muito atenta nos rebotes. O Kaman tem sido uma rebound machine e todos vimos a festa que a Grécia fez no torneio. Não adianta nada marcar o Dirk e não ficar esperto na defesa. O Brasil vai ter q Defender o que não defende há anos!!

Além do mais, com algum dos nossos pivôs saindo p pegar o Dirk no jogo in-out dele, por centímetros que seja, hmmmm .. festa in the paint ????

e outra, deixa ele descobrir que a defesa de fora é um lixo kkkk

vamos ter um cara de 2.13 jogando quase como de 2 no ataque.

Olha, acho que só temos chance se o Dirk tiver uma pane, achando q a camisa amarela é a do Golden State.

E espero que mantenham o Moncho depois de tudo isso, pq realmente estou gostando bastante da seleção. Agora sim tá parecendo um time. Ruim ainda, mas um time :)

Anônimo disse...

Ja estou vendo Dirk arremessando bolas e mais bolas no perímetros (encima do MM) e as que ele errar, o Kaman pega o rebote e devolve para ele...
Resultado: Alemanha 84 x 71 Brasil

Anônimo disse...

Eu acho que a solução está do outro lado. A saída é carregar o Dirk de faltas, ele não é um exímio marcador (pelo menos não defende tão bem qto ataca) e carregando ele de faltas obrigamos os alemães a poupá-lo mais. Foi isso que a Grécia fez com o Brasil, carregando o Huertas em um período e meio. E pelamordedeus, alguém fala pro JP que não é pecado enterrar...

Anônimo disse...

Estava muito confiante antes de ver que o Spliter vai marcar o Dirk por 2 motivos.

1- Nosso melhor jogador marcando cara como o Dirk exelente tecnicamente pode se complicar com faltas.(A gente viu o que aconteceu quando o Huertas ficou com esses problemas, não temos reserva para manter a intensidade)

2- Alguém lembra do confronto entre Lakers e Jazz nos playoffs quando o Okur percebeu que se ele fosse pra linha dos 3 Gasol nunca ia com ele pra marcar o arremesso resultado disso: a serie mais dificil pro lakers no oeste. a sorte deles foram que eles tiveram 6 jogos para arrumar sua defesa e tem um tal de Kobe Bryant infelizmente não temos nenhum nem outro.

Vamos torcer que o Dirk amarele como quando viu uniformes amarelos nos dois ultimos playoffs

Unknown disse...

Concordo com o que foi comentado acima: põe nossa versão anã de Bruce Bowen pra marcar o Dirk, além do que sugeriu o Rodrigo. Splitter carregado de faltas é a última coisa que queremos.

A também acho que ele não defende tão bem quanto ataca, então carregar ele de faltas não seria má idéia.

Manter o Moncho também seria legal. Já foi dito no Rebote que ele não é a oitava maravilha do mundo, mas deu um padrão a esta seleção (não gosto do termo time B) em muito pouco tempo.

Quanto a deixar o Dirk jogar e marcar o resto, não é isso. É que, mesmo marcando ele, o cara vai meter pelo menos 25 pontos. Temos que conviver com esta realidade e tentar ganhar apesar disso.

A propósito, quem passar pega a Croácia.

Unknown disse...

Se alguém puder me responder eu agradeço, estou meio por fora do que está acontecendo.

A Alemanha não ganhou os 2 jogos que disputou? Ou perdeu um? Pra mim a Alemanha já estava classificada pra próxima fase...

Renato disse...

Pra marcar o Nowitzki não pode ser nenhum dos grandes lentos que a gente tem. Especialmente o Baby, mas também o Batista. Se for qualquer um desses, o Dirk come ele vivo no perímetro, no primeiro drible já deixa ele pra trás.

Imagina só se a Alemanha resolve botar o Dirk numa correria a la Rip Hamilton, atravessando vários bloqueios seguidos antes de receber a bola.

Agora imaginem a cena de um Baby ou um Batista tentando correr atrás do Nowitzki através desses diversos bloqueios, atropelando todo mundo com a sua delicadeza.

Meio impossível, não?

Agora imagina que no final desse circuito o Nowitzki recebeu a bola em isolamento na ala, ao melhor estilo NBA, com um defensor brasileiro no 1 contra 1 paradinho na frente dele.

Imagina o Dirk botando a bola no chão e batendo pra dentro, e imagina o Baby tentando ficar na frente dele. Será que ia fazer falta?

Agora imagine que o defensor não conseguiu ficar na frente dele, preferindo evitar a falta e o Splitter tem de sair lá do meio e vir pra ajuda. Alguma dúvida que vai acabar fazendo uma falta?

Pois bem, o problema de faltas do Splitter vai ser pior se não botarmos no Nowitzki alguém que consiga correr atrás dele.

Os melhores defensores raramente são caras massudos e grandes, normalmente são magros, ágeis, e não necessariamente mais altos. Pensem no biotipo do Bruce Bowen, Ron Artest, Shawn Marion, Rasheed Wallace, Marcus Camby.

Pra marcar bem o Nowiztki não precisamos nos preocupar tanto com altura mas mais com vigor físico, agilidade e persistência.

Acho que os melhores defensores pra ele seriam o Alex, o Tavernari e o Splitter (no sacrifício), nessa ordem.

Mas só pra dar o primeiro combate, porque o melhor defensor MESMO pra ele seria O TIME. O crucial vai ser o esquema de AJUDA funcionar direito. Bota-se um Alex ou um Tavernari em cima dele no perímetro, bem pertinho sempre pra forçar ele botar a bola no chão, e na hora em que botar a ajuda tem de ser bem executada.

Vamos precisar de um TIME pra ganhar da Alemanha, e agora vamos ver se o Monsalve é Moncho mesmo.

Anônimo disse...

Marcel, a Alemanha se classificou para a próxima fase, e a próxima fase é esta, as Quartas, que o Brasil tb se classicou, quem vencer segue na competição.
E hoje é dia de show de Marcelinho Machado, anotem.

Anônimo disse...

brasil 88 x 87 Alemanha
huhuuh

Anônimo disse...

ahahhahah, hoje é show de horrores isso sim...

Mathias disse...

Basquetebol Latinoamericano somente com: Prigioni, Ginóbili, Delfino, Nocioni, Kammerichs; Scola; Gutiérrez, Oberto, Leo González, Gutiérrez... o resto é resto...

Parabén Grego filho da puta!

Moncho, bota o Alex para irritar Dirk com cuspidas, dedadas e xingamentos em alemão (procura no google "como xingar em alemão")... eles dois saindo da partida é jogo para o Brasil...

Huertas, pelo amor do nosso bom Jesus, pára de bater bola sem olha para frente, é fundamento básico da bola ao cesto moderno...

Está na hora de Splitter e Baby começarem a abrir a caixa de ferramentas no garrafão... parece joguinho de moças contra Grécia...

Desde Bayamón!

Enhorabuena




CARLOS MONTAÑA
Colunista Oficial
salvadorbasket.blogspot.com
supercopanordeste.com
supercopabahia.com

W disse...

To confiante igual quando eu jogo na mega-sena, num vou ganhar...mas vai que eu ganho...

Jones Mayrink disse...

Kaman, ta se garantindo muito.
tomara que o huertas quando infiltre dê uma assistencia pro Baby ou pro Splitter cravar na cabeça dele

Unknown disse...

Bom comentário, Renato. Precisamos ver onde é que o Nowitzki vai jogar. Se jogar mais dentro do garrafão, Alex e Tavernari são bem mais baixos do que Shawn Marion ou Sheed. Aí não dá. Com o resto eu concordo.

Anônimo disse...

Na pagina da FIBA o Moncho esta como tecnico do COC Ribeirao Preto.

Anônimo disse...

na mesma pagina,
cidades importantes do Brasil
Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador,Fortaleza, Nova Iguaçu, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Goiâna, Campinas

serio, Nova Iguaçu???

Anônimo disse...

O bom dessas competições de grande porte são os comentários que aparecem, verdadeiras pérolas como a do Arturo.
E se o Brasil perder para a Alemanha.. não é amarelar, e sim perder para uma equipe melhor, com menos desfalques, melhor estrutura..
Temos que fazer igual a W, ser otimistas como qdo se joga na Mega-Sena.

Anônimo disse...

Concordo com o Paulo Gustavo! Comentário infeliz de quem não conhece e ignora a história e a relação entre o Brasil e a Alemanha. Estamo tratando somente de basquetebol que é um esporte maravilhoso e sem preconceitos. o jogo de hoje será tenso do início ao fim. tirando o Nowitziki, o resto dos jogadores, inclusive o Kamam se equivalem. Sou a favor do Alez no Nowitziki. O problema é se ele jogar no garrafão de costas para a sexta, aí os 2,13 farão muita diferença.

Klaus Balogh, Brasileiro e Alemão.

Anônimo disse...

Acho que mais importante do que quem vai marcar o Dirk é a postura defensiva da equipe como um todo e, PRINCIPALMENTE, os rebotes. Não podemos dar segunda chance aos alemães.

No ataque, pelo amor de Deus, EQUILÍBRIO. Nada de "salvadores da pátria", devemos atuar em conjunto.

Por último: caso não ganhemos da Megasena (como disseram anteriormente) espero que não surjam dezenas de comentários "metendo o pau" nos jogadores. Os caras estão dando o máximo que podem e não é culpa deles não termos melhores opções. Essa observação só não vale para o caso de algum deles querer decidir o jogo sozinho (Ex.: se Marcelinho Machado "aloprar").

BOA SORTE BRASIL!!!

Abços.

Rodrigo Alves disse...

Amigos, sei que o dia é tenso, mas vamos pegar leve. Fui obrigado a fazer uma coisa que eu só tinha feito uma vez em seis anos de blog: excluir alguns comentários com ofensas e palavrões desnecessários (nada contra o palavrão, desde que não seja usado para ofender o outro). O nível dos comentários por aqui nunca esteve tão alto, então vamos tratar de manter o debate lá em cima. Abraços, e vamos em frente.

Anônimo disse...

O negócio de anular o resto não significa deixar Nowitzk livre. É usar um jogador inútil no ataque (JP, Baby e Murili revezando-se) na marcação individual, SEM AJUDA com liberdade para fazer faltas). Os demais jogadores têm que garantir a boa marcação do resto, ou seja, ninguém sobra livre pra bola de três ou pra cesta fácil embaixo da tabela.
No ataque, se Spliter for marcado por Nowitzk, é forçar o jogo nele.

cibele disse...

Eu que vou ganhar na mega sena! hahaha

E jdinis, se o Brasil estiver perdendo já no terceiro quarto, já pode esperar a chuva de crítica aos jogadores. Ai começa o chororó pelos caras da NBA também.

E nessa leva surgem as pessoas falando "ah, vocês são idiotas por ter acreditado". Haja paciência, acreditar e torcer hoje em dia é considerado besta. E pra mim, esporte sem torcida não é nada.

Mas enfim, no teatro dizem que dar boa sorte dá azar, então merda e break a leg pro Brasil (não literalmente, pela amor de deus).

E pra quem disse que o MM ia ser ótimo hoje, está anotado hein?! hahaha

Unknown disse...

Alexandre, obrigado. Eu tava pensando que essa fase ainda era pra classificação para as quartas.

Anônimo disse...

e se o ultimo lance sobrar pro MM??????

(medo)

Anônimo disse...

a questao eh: existe alguma maneira de parar o fade away do dirk??

mas vai dar baril sil sil!!!

modo "mega sena": ON

cibele disse...

A Hortencia tá falando que MM não joga bem faz tempo na seleção, que é jogador de clube. E Oscar teimando com ela...

W disse...

é galera, num acertamos nenhum número do sorteio de hoje...

Nem passou perto...