quarta-feira, 16 de julho de 2008

O QUE FALTA PARA SER GRANDE?


Marcelinho Huertas / Foto: CBB

Atuar sem medo contra a Grécia dentro da casa dela, atropelar a Croácia num jogo amistoso, passear na estréia e rodar o elenco contra o fraco Líbano. Tudo isso é coisa de equipe grande. E o Brasil já é? Não. Deixar de ser medíocre e voltar a ser grande não é coisa que se faça da noite para o dia. Mas uma vitória logo mais, diante dos gregos, certamente altera o status da seleção brasileira. Mais que isso: facilita, e muito, o caminho para Pequim, já que é mais fácil pegar a Nova Zelândia do que a Alemanha nas quartas.

É claro que a vitória sobre os libaneses não faz do Brasil favorito para a partida desta terça. O time atuou bem e teve mais uma demonstração da maturidade de Marcelinho Huertas. A função do bom armador é justamente saber a hora de passar, organizar ou definir. Ontem, a defesa adversária ofereceu a Huertas a chance de definir. E ele acabou com o jogo no primeiro quarto. Simples.

Murilo / Foto: CBBDepois, até os reservas foram bem, especialmente os pivôs Murilo (foto) e Baby. O que ainda mantém o Brasil preso ao passado recente de fracassos é um ponto que vocês já estão cansados de comentar aí na caixinha: a velha defesa no perímetro, frágil em diversos momentos desde o primeiro amistoso contra a Venezuela até agora. É um perigo até contra os peladeiros de Porto Rico, imagina então contra os cérebros avançados da Grécia.

Por essas falhas, pela qualidade dos elencos, pela experiência, pelo entrosamento e pelo mando de quadra, os donos da casa são favoritos hoje. Mas sonhar com uma vitória verde-amarela deixou de ser delírio. É meio caminho andado para ser grande.

13 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela maturidade ao falar do nosso basquete. Sabe me dizer onde eu encontro a camisa da seleção para a venda ?
Obrigado.

Anônimo disse...

Não faz meu estilo, mas estou particularmente muito nervoso para o jogo de hoje...

Já planejei um jeito de dar cano no trabalho e as 16h estarei em casa diante da tv.

A vitória hoje é dificílima, diria quase improvável, mas não impossível.
O mais importante é JOGAR BEM e partir com moral para a próxima partida, ainda mais importante.

Anônimo disse...

Começa hoje o pré olímpico. Mas quanto ao jogo de ontem o que valeu foi o placar, a distribuição dos pontos entre os doze jogadores e a notória liderança do time exercida pelo Marcelinho Huertas. Meu comentário é feito apenas pela observação das estatísticas e leitura dos outros comentários aqui. Que horas é o jogo hoje?

Anônimo disse...

placar de hoje:
Grécia 84 x 69 Brasil

Anônimo disse...

O jogo eh as 16h de novo.

Acho muito dificil que o Brasil ganhe da Grecia - pra mim, a favorita do torneio, alias. Eles tem um time mais inteiro, experiente e introsado.

Para voltar a ser grande, a selecao precisa voltar a ter idolos e ter jogadores que tenham identidade com os poucos que acompanham esse esporte, que ha tempos deixou de ser popular por aqui.

Em relacao a essa identidade, acredito que ninguem aqui espere resultados maravilhosos dessa selecao, mas acho que todos querem ver uniao, organizacao e empenho, o que parece que ja esta acontecendo, agora que os NBAers foram deixados de lado de vez.

Abracos!

Pedro Pinhel disse...

é impressão minha, ou se tivéssemos ganho aquele jogo teoricamente estúpido (3o. e 4o. contra Porto Rico em Las Vegas) estaríamos na chave deles, que (também teoricamente) é mais fácil que a nossa - Grécia e Alemanha não 4o. e 5o. da Europa; Eslovênia e Croácia, 6o. e 7o...

...vai Brasil.

alerto ainda para um possível início de excesso de otimismo por parte da desorientada e desinformada imprensa tupiniquim, que já está achando, do dia pra noite, que "o basquete mundial está nivelado" e que "o Basquete brasileiro pode surpreender."

onde esteve essa imprensa todo esse tempo?

provavelmente cobrindo Bragantino X Avaí, pela série B do brasileirão.

Fiel disse...

Serie B esse ano vale mais que a serie A, isso é fato, mas o Pinhel tem razao. Assistir o programa da sportv depois do jogo ontem foi riciulo, vi pelo cpu, alias, sou ouvi, mas deu ate dor de barriga. Parecia que o brasil tinha ganho a vaga, ou uma medalha até.
Eu concordo com o rodrigo no que ele escreveu, mas a galera ta muito empolgada ! Um grande passo a frente, mas ainda estamos muito atras. Vou tentar ver aqui do trampo hj, to com fé que da pra ganhar, mas a razao me diz que vai dar Grecia mesmo, o que nao é demerito algum, alias, resultado normalissimo !

abraços a todos

cibele disse...

Eu achava que dava pra ganhar, mas chegando a hora estou meio na dúvida, meio com medo.

E entrando no offtopic, não acho que série B vale mais que A. Acho que o rapaz ali em cima quis dizer que o basquete é tão deixado de lado que o povo prefere cobrir série B do que basquete.

MACACO disse...

Rodrigo, eu sei que não é o forum, mas li esse post num blog, acho que vale uma opinião sua sobre o assunto:
NIKE vs ADIDAS - USA BASKETBALL

http://radaresporte.blogspot.com/2008/07/conspirao-nike.html

Anônimo disse...

Realmente seria um resultado normal a vitória da Grécia. Mas é difícil saber que podemos ganhar e nos contentarmos com a derrota. Vamos pra cima deles. A soberba e a auto-confiança poderá ser a chave da derrota grega.

Unknown disse...

MUITO EQUILIBRADA A ANÁLISE DO RODRIGO. GOSTEI. MAS ACRESCENTARIA QUE "GRAÇAS A DEUS" O BRASIL NÃO ESTÁ "ANCORANDO" O JOGO EM NINGUÉM E, AO MESMO TEMPO, EM TODOS (NOTARAM O DESEMPENHO DO RICARDO?).
CADA UM Q FAA SEU DEVER DE CASA. PARA MIM RODRIGÃO, ÊSSE JÁ É UM GRANDE PASSO.
QUANTO À GRÉCIA, E´ FAVORITA. PREOCUPA-ME O FATO DE NÃO NOS DEIXARMOS ENVOLVER PELO "OLÉ" QUE FIZERAM COM O LÍBANO DESDE O INÍCIO. ISSO QUEBRA A ESPINHA DORSAL DO TIME. TEMOS Q TER A MESMA "INTENSIDADE" DO INÍCIO AO FIM ( O Q NÃO É FÁCIL DEVIDO AO NOSSO BANCO) E SEGURAR O CHUTE DE TRÊS MORTAL. VAMOS LÁ JP BATISTA. PÔ....O CARA DA UMAS "DESLIGADAS" DA TOMADA ...PQP.

Anônimo disse...

É amigos, tb estou nervoso.
Renzo, cano no trabalho é fácil, meu problema é com a namorada, já falei com ela "Lembra daquele jogo do Flamengo?? Esse é mais importante." Vamos que Vamos, para cima da Grécia, e é como o Moncho falou, não temos obrigação de vencer e sim de jogar bem.
Muitas vezes(em outros esportes) se fala que o adversário está jogando sem o peso, é o franco atirador, pois é, hj nós iremos fazer esse papel e nos cabe ter consciência que seja qual for o resultado.. não tacar pedras e que esse é o caminho.
Se o Brasil perder, não teremos amarelões, pois será o resultado esperado, mas se ganhar... e conquistarmos a vaga! Ae teremos heróis

Anônimo disse...

78 x 76 brasil