domingo, 20 de julho de 2008

NÃO PERDEMOS POR ESPERAR


Dirk Nowitzki / Foto: Fiba

Anote aí: no dia 9 de agosto, às 22h, a bola sobe para o torneio masculino de basquete das Olimpíadas de Pequim. E logo no primeiro dia, tem um Espanha x Grécia para tirar o nosso fôlego na revanche da decisão do Mundial-2006. Difícil vai ser segurar a ansiedade até o início dos Jogos. Pelo menos cinco das 12 seleções entram na briga com chances reais de conquistar a medalha de ouro (Estados Unidos, Argentina, Grécia, Rússia e Espanha). Entre as que correm por fora, teremos atrativos de peso, como Dirk Nowitzki, Yao Ming e os talentos coletivos de Croácia e Lituânia. É melhor economizar o seu sono agora, porque em agosto vai valer a pena virar as madrugadas.

Tomas e Popovic / Foto: FibaNo Pré de Atenas, a Europa confirmou sua força e mandou gregos, croatas e alemães aos Jogos. O continente vai ter metade das 12 seleções em Pequim. Não bastasse a grande quantidade de países, ainda mais após as divisões da União Soviética e da Iugoslávia, os euroeus levam a sério esse negócio de bola laranja, com estrutura e torneios fortes.

Enquanto isso, as Américas precisam acordar. À exceção de EUA e Argentina, o resto ficou pelo caminho: Brasil, Porto Rico, Canadá, Uruguai, México, todos estão eliminados da maior competição esportiva do planeta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, sabes onde encontro a tabela do torneio olímpico com os horários de Brasília ?

Rodrigo Alves disse...

Cleiton, por enquanto só achei a tabela completa no site da Fiba, com os horários de Pequim (é só diminuir 11 horas):

http://www.fiba.com/pages/eng/fe/08/olym/men/scheResu/p/openNodeIDs/6576/selNodeID/6576/fe_scheStat_sche.html

Ao longo da semana, a CBB deve atualizar a dela, como já fez no feminino, com os horários de Brasília:

http://www.cbb.com.br/competicoes/olimpiadas2008/masculino/index.asp

Abraços!

Anônimo disse...

Eu boto muita fé na seleção grega. Estão ainda melhores do que no europeu e melhor ainda do que estavam no mundial. Creio que farão frente aos EUA na luta pela medalha de ouro.

Anônimo disse...

São somente 12 as equipes que estarão em na Olimpiada de Pequim.
Estarão de fora além do Brasil a Italia, França, Canada, Porto Rico, que me lembro agora.
Croácia está voltando depois de 12 anos, assim como Alemanha desde 1992 (16 anos).
Temos que encarar a nova realidade do basket mundial e deixarmos de achar que somos os campeões do mundo como no futebol (ou melhor, éramos tbem)...
Hoje quem está com a bola cheia são : Grecia, Espanha , EUA, Lituania, Russia (que tomou de mais de 30 pt da Espanha hoje)e talvez a Argentina, que vamos ver como se apresenta...
Se nem no futebol somos mais os primeiros, encarem que hoje no basket estamos abaixo dos 12 primeiros.
Simples, não? Viver do passado de nada adianta, pois tem crack do passado recente que so conseguiu um Panamericano contra "mariners" dos EUA e se gaba como se fosse medalhista olimpico e mundial.
Ganhar a Copa America, Panamericano, Sulamericano nossos atuais jogadores tambem conseguiram.
Acorda pessoal!
Mudanças na CBB já e tambem nos argumentos furados de muita gente "entendida"

Anônimo disse...

Vai ser muito interessante o basquete masculino em Pequim. Os EUA são os favoritos na minha opinião, não importa se foram mal em competições anteriores: agora estão com o Kobe, com um LeBron e um Carmelo mais experientes, conseguiram adaptar muito bem o jogo ao estilo da FIBA e tratam os adversários com mais respeito.

Depois, acredito muito no time da Espanha. O elenco é muito bom e eles foram bem sucedidos em competições anteriores.

A Grécia jogou contra equipes durante o Pré-Olímpico que não permitem uma avaliação real do time - os mais fortes que enfrentaram foram um Brasil inexperiente e uma seleção de Porto Rico com o Arroyo só durante um quarto e com o Ayuso poupado. Não devemos esquecer também que eles tomaram uma surra da Espanha nas finais do Mundial de 2006 e perderam duas vezes no EuroBasket 2007 para o mesmo time.

Por fim, a Argentina, Rússia e a Lituânia são as minhas outras favoritas. A Croácia joga em equipe, mas ainda é muito jovem. Penso que está abaixo das outras seleções.

Anônimo disse...

Entre no site www.abrilempequim.com.br e monte o seu calendario olimpico

Anônimo disse...

Com certeza será um grande torneio olímpico de basquete. Concordo com as avaliações que vêem EUA, Rússia, Grécia e Lituânia como favoritos. Vejo também uma Argentina forte, porém não tanto quanto em Atenas, pois perderam grandes jogadores (Sanches e Hermann, por exemplo). Também penso que Croácia e China podem complicar a vida dos grandes.

Anônimo disse...

espera, espera...
o brasil está ou não está fora de Pequim?