
Não olhe agora, mas o Oeste está virado do avesso. Já se foram quatro jogos em cada série e, dos quatro times que entraram nos playoffs com a vantagem do mando de quadra, nenhum lidera o seu confronto. Dois deles, favoritos claros por motivos distintos, amargam empates em 2-2. Outros dois, em cenário ainda pior, equilibram-se à beira do precipício, perdendo por 3-1.

O quadro não chega a ser espantoso para uma conferência que terminou a fase regular com uma diferença de apenas 7 vitórias entre o líder e o oitavo colocado. No Leste, para se ter uma ideia, este hiato é de 20! Por essas e outras, seja com mais ou menos conforto, Cavs, Magic, Hawks e Celtics lideram suas séries.
Voltando ao Oeste, os dois favoritos claros (Suns, por causa das lesões dos Blazers, e Lakers, atuais campeões) viram os duelos ganharem em emoção. Todo mundo quer saber se Portland e – principalmente – Oklahoma City são capazes de concretizar o feito e despachar os rivais. Ainda acho que Kobe & Cia seguram a onda, mas não arrisco nenhum palpite sobre o Phoenix, especialmente agora que o craque Brandon Roy voltou a jogar.

O San Antonio Spurs (lá vem o puxa-saco) bateu o Dallas e teve George Hill salvador (29 pontos) para compensar a noite ruim do trio de ferro – Tim Duncan, aniversariante do dia, passou vergonha com quatro pontos e 1/9 nos chutes. Parker saiu do banco e se limitou aos 10 pontos. Mesmo com o nariz quebrado e a pontaria ruim, Ginóbili ainda foi o melhor dos três, com 17 pontos, 7 assistências, 4 rebotes e 4 roubos. Lá estão os Mavs em apuros, precisando vencer três seguidas.

O Utah Jazz mostrou sua força de novo ao superar o Denver por 117-106 e abrir 3-1. Sem Kirilenko e Okur, machucados, o time de Jerry Sloan contou com ótimas atuações de Boozer e Williams – é assim que deve ser. Carmelo Anthony ainda tentou emplacar uma reação furiosa no quarto período, mas não teve um domingo tão feliz quanto seus amigos LeBron e Wade.
Resumindo, é isso: no Leste, os favoritos caminham tranquilos. No Oeste... bem, no Oeste, parece que não existe "favorito", né...