quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A VITÓRIA E AS LIÇÕES




Erros, reclamações com a arbitragem, eliminações por falta, empurrões, pivô com boca cortada... assim se desenhou a estreia do Brasil na Copa América. A vitória por 81-68 sobre a República Dominicana, ao contrário do que o placar sugere, foi sofrida, doída, e só saiu nos minutos finais, quando Horford e Villanueva foram eliminados e Alex salvou a pátria com lances decisivos. É duro exigir atuação de gala em estreia, mas a seleção precisa tomar os erros como lição para o restante do campeonato.



Valeu, claro, o resultado final, que em alguns momentos esteve seriamente ameaçado. Na hora da verdade, sem os dois pivôs do outro lado, o Brasil conseguiu manter a cabeça no lugar e assegurou o triunfo suado no Coliseu Roberto Clemente.

De negativo, o fato de o time ter praticamente rasgado a cartilha do bom basquete que vinha usando nos amistosos. Embaixo da cesta, uma série de erros bobos. Longe dela, muita precipitação e várias decisões erradas. Foram 20 chutes de três, com apenas sete deles convertidos. Leandrinho (foto) foi o rei da pontaria torta, com 1/8. Alex evitou performance ainda pior, acertando 3/4.

Na defesa, não acho que o Brasil tenha falhado muito, apesar do alto índice de acerto dos dominicanos nas bolas de três (11/24, sendo 5/10 de Francisco Garcia). Os caras realmente estavam com a mão quente, mesmo quando bem marcados. Garcia, muito inspirado, acertou pelo menos duas de muito antes da linha.

De positivo, a postura e a qualidade de Alex, que não se entrega em nenhum momento. Desta vez, ele dosou bem os arremessos de fora e as infiltrações. Splitter também fez bonito, com 14 pontos e 10 rebotes. Varejão fez um duplo-duplo com 10+10 e, no geral, nosso garrafão superou o deles. Villanueva ainda me parece pouco adaptado ao novo estilo de jogo. Ainda assim, chegou aos 14 pontos e fez muita falta quando foi eliminado. Horford começou bem, mas terminou com cinco pontos.

Na entrevista coletiva, Moncho afirmou que "não se ganha do Brasil só com bolas de três". É verdade. E o Brasil também não ganha só com bolas de três. Moncho sabe disso. Resta agora tirar as lições – e rápido, porque o campeonato segue em ritmo veloz. Na quinta, às 19h30m, o adversário será a Venezuela, bem mais fraca que os dominicanos. Jogo para fazer o dever de casa no primeiro tempo e, se der, descansar os titulares no segundo.

E você, o que achou da estreia brasileira? Diga aí na caixinha.

15 comentários:

Teste Douglas disse...

Realmente erramos muito, tanto no ataque, de forma boba, e até inconsequente, com arremessos mal escolhidos e passes pra lá de equivocados, quanto na defesa, com alguns apagões e desatenções que não se deve existir em um nível de seleção. Importante citar também a falta de ajuda, na defesa individual, quando os pivôs dominicanos recebiam a bola, formando a tão comum dobra. Não conseguimos nos aproveitar de defesas zona fracas (2-1-2 e 2-3) sem o mínimo de pressão, muito recuada, preocupando-se apenas em fechar o garrafão. Creio que amanhã seja um pouco mais fácil, mas não será uma barbada, caso o Brasil se comporte da mesma forma que hoje. Individualmente, os dominicanos são bons nomes, porém a Venezuela está mostrando um bom conjunto contra a Argentina, neste exato momento.

Anônimo disse...

Ah, soh pra lembrar, ganhamos o jogo viu!

Anônimo disse...

A seleção brasileira conquistou uma importante vitória na estréia, segurando um dos melhores ataques do torneio em apenas 68 pontos.

Anônimo disse...

toda aquela polêmica porque o duda foi pra copa América mas do mesmo poucos reservas irão jogar. Como hoje só 2 reservas chegaram a jogar !!!

jdinis disse...

Achei razoável.

Um mérito da equipe foi não desesperar quando estava atrás no placar e tentar resolver tudo na individualidade e arremessos de 3. Também deve-se dar o desconto da estréia e do Leandrinho estar em um dia ruim.

A vaga do mundial parece estar bem encaminhada. Agora, para jogos em mais alto nível (tipo Croácia, Sérvia, Alemanha, para não falar de Espanha, Grécia, Lituânia) com esse banco não vamos a lugar nenhum.

Sds.

David disse...

Prezados, o Douglas ao fazer seus comentários fala muito no plural. Dá pra falr no singular."Erramos muito", pode ser muito bem substituído por "Leandrinho errou muito". Foi uma de suas piores partidas pela seleção. Foi o grnade responsável pela reação dominicana. Aliás, ele eo treinador. Usa mal o banco. Essa vai para o "Anônimo". Por usar mal o banco é que Duda, Diego, Olivinha vão esquentar o banco o tempo inteiro. Se era pra levar os quase trintões para assistir, melhor seria levar jogadores de vinte e poucos anos; Benite, Dedé, Mineiro...MAs se os caras estão lá, têm que entrar em algum momento, especialmente em ocasiões como a de hoje, em que Leandrinho foi desastroso e Varejão mal no ataque.
Huertas está mal utilizado, Guilherme rende mais na posição três e Varejão não pode ser defidor no ataque, é jogador de defesa.Com Spliter carregado de faltas e Varejão mal, o treinador tem que utilizar JP Batista e deixar Guilherme entrar na sua, de 3.
De positivo no jogo, Alex e Spliter. Ah, e a discrição de Marcelinho Machado, que só forçou dois arremessos.

Alexandre Estefan disse...

Não acho 7/20 na bola de 3 tão sofrivel.. ainda mais considerando 11/24 um "alto índice de acerto".. é razoavel, o Leandrinho sim foi mal d+ nas bolas de 3.. ao menos o MM se segurou.

Anônimo disse...

7/20 de 3 realmente não é um aproveitamento tão sofrivel assim...eu não vi o jogo mas leandrinho fechar com 1/8 de 3 realmente ele não tava num dia muito bom. Mas conseguir a vaga é o objetivo e ganhar de Republica Dominicana que todos estavam falando é um bom sinal.

Anônimo disse...

Acho importante deixar registrado, a forte marcação no ultimo quarto. Colocar a vitoria como se fosse apenas por que sairam 2 jogadores com falta é errado na minha visão.

O Brasil encaixou a marcação no 4º periodo e ai deslanchou.

Outro fator importante, vencemos com o nosso melhor jogador em um dia horrivel, bom sinal, muito bom sinal.

Quanto as atuações individuais, pra mim elas aconteceram nessa ordem de importancia:

Alex, Splitter, Varejão, Huertas, Giovannoni, Machado e Barbosa.

Vamos que vamos, que isso ai tá virando um time. Espero que esteja pronto no Mundial.

Alexandre Reis

Felipe Modesto disse...

A vitória foi boa por ser estéia e todos aqueles outros clichezaços. Mas é difícil imainar um time competitivo internacionalmente sem poder contar com banco de reservas.
Ora, se você tem a opção de "selecionar" os melhores jogadores do país imagina-se que eles tenham condições de ajudar o time. Por que então, Tavernari, Duda, Diego, JP e Olivinha não jogaram? Porque eles não tem condições para tanto.
Uma seleção que so pode contar com 7 jogadores não almeja mais do que uma classificação em uma Copa América remendada e de nível duvidoso.
E meus caros, sou só eu ou todo mundo tem vontade de arrancar os cabelos quando Marcelinho Machado está em quadra?
Ele só meteu bola livre, não defende e não é o cara de decisão que se imagina.
Viva Spliter, Varejão, e o excelnte Alex que tem valentia e técnica para enfrentar qualquer adversário do mundo no ataque e na defesa.
Abraços

Bruno disse...

O Brasil tem feito bons jogos e a estréia contra a República Dominicana foi muito boa, pois o adversário tem bons jogadores e aspira a vaga da mesma forma que o Brasil.
É lógico que o Brasil de hoje não tem elenco e nem performance para fazer uma campanha importante em Mundiais e em Olimpíadas.
Mas dá pra fazer um time competitivo com mais treino e algumas adições importantes no elenco.
O Brasil com Splitter e Varejão tem uma das melhores duplas de pivos defensivos do basquete mundial e, no caso do Splitter, com talento ofensivo também.Imagina se adicionarmos o Nene e o Paulão e ficarmos revezando os caras direto de forma que nunca fiquem cansados e nem com problemas de faltas?Nosso garrafão seria top 5 do Mundo, ou melhor.
Isso, um time treinado, jogando uma defesa forte, com umas jogadinhas ensaiadas, com paciência no ataque E, um armador principal reserva e um arremessador de 3 pts de primeira linha (não sei onde encontrar ambos) dá para o Brasil brigar lá em cima no basquete mundial.
estamos indo em um bom caminho.

Leandrinho precisa melhorar, Giovanoni não é bom jogando de 4, e o banco precisa rodar um pouco mais.
Mas foi uma ótima estréia!

@lisangelo disse...

Cordialmente discordando do jdinis, a impressao que tive foi de Leandrinho e Marcelinho Machado sentindo muito a pressao de estar atras no placar e errando muito. Provavelmente assombrados pelos fantasmas das ultimas campanhas. E o que salvou o jogo foi o individualismo do Alex que partiu pras bolas de 3. Tava em um dia bom, as bolas cairam. No ultimo quarto, tivemos a volta do Tiago equilibrando a defesa, e principalmente a saida dos dois titulares dominicanos do jogo por excesso de faltas. Sem as duas referencias deles no ataque, melhoramos a nossa defesa e ganhamos o jogo.
Foi uma vitoria muito importante por se tratar de estreia, e contra um dos times mais fortes da competicao. Mas os nossos problemas estao expostos: nao temos banco e os titulares vao se esgotar em quadra. Acredito em uma vitoria hoje contra a Venezuela, mas amanha contra os hermanos descansados vamos estar nos arrastando com a lingua de fora.
Quando estamos com a cabeca no lugar a troca de passes funciona bem, mas quando a coisa aperta sentimos a falta de jogadas treinadas e combinadas.
Pra terminar um aspecto positivo: o grupo parece estar bem unido, falta soh um pouco mais de vibracao ao estilo do que o Guilherme faz dentro e fora da quadra.

Unknown disse...

O time da RD não é fraco. Tampouco seu técnico é inocente. O Brasil passou no teste. Eles sentiram o quanto é difícil "desmontar" uma equipe treinada. Mesmo só podendo contar com 7 elementos, com o número de bandejas perdidas, com o número de passes errados, com Leandrinho completamente irreconhecível.
Quase desesperei quando ví Varejão chutando de três , para suprir a falta de leitura de um companheiro. Ganhamos. Fica a lição de que há equívocos na convocação. Citarei , apenas para ilustrar, o rodízio dos pivôs.Bem orientados, eu preferiria o Estevam e o Caio Tôrres a ter que viver a situação de ficar assistindo o adversário cobrir diferenças quando Varejão ou Spliter vão descansar.São muitos jogos. Mas, êsse time inspira confiança. Parabéns ao Moncho

leo aracaju disse...

O Brasil praticamente se garantiu no mundial com essa vitória. E isso é fundamenatal.

Quanto ao jogo fizemos um último quarto perfeito. Muito bom mesmo. Precisa é manter esse nível.

Acredito que pelo nervosismo de uma estréia - estreando contra o adversário teoricamente mais forte - acho que foi bom.

Nesse momento prefiro evitar críticas.

Tiko Rialli disse...

Leandrinho não é jogador de chamar a responsabilidade, toda vez que ele tem que a decisão final ele costuma amarelar, é um otimo jogador, mas não o vejo tão sensacional como muitos acham, mas também ele jogou muito mal ontem pode melhorar e muito.
abraços