sexta-feira, 28 de agosto de 2009

OUSADIA PREMIADA




Resumindo a vitória sobre a Venezuela, o Brasil fez o que tinha de fazer: abriu 20 pontos antes do intervalo e utilizou o restante do jogo para rodar o elenco e descansar os titulares. Afinal de contas, sexta-feira é dia do aguardado confronto com os argentinos. Dito isso, queria levantar uma bola para vocês debaterem ali na caixinha.

Que a nossa seleção tem um problema para a reserva do Huertas, todo mundo sabe, né? Esse problema nos deixou de calças curtas em determinado momento nesta quinta. Foi na parte final do primeiro quarto, quando Huertas saiu e a nossa vantagem evaporou, com os venezuelanos empatando o placar.



O normal aí seria chamar o titular de volta, mas Moncho fez o contrário: deixou Huertas sentado durante todo o segundo período. Resultado? Os jogadores foram se virando aos poucos, colocaram a cabeça no lugar, Leandrinho dividiu a armação com Marcelinho Machado, a defesa se encontrou... e fizemos um quarto simplesmente espetacular, com a incrível parcial de 26-6.

Na entrevista coletiva, quando perguntei ao espanhol sobre o assunto, ele foi muito claro. Disse que Huertas precisa descansar um pouco em alguns momentos e, desta vez, o chutador "Leandrinho foi muito generoso", sacrificando vários de seus arremessos em prol da armação. De fato, foi. O ala do Phoenix chutou de fora apenas três vezes e apostou no seu melhor, a infiltração, com 6/7 no aproveitamento de dois pontos. Marcelinho também segurou os arremessos e ajudou a armar.

Ainda que na marra e sob enorme risco, funcionou. Foi uma atitude ousada do Moncho, gostei. Só é bom lembrar que Venezuela é Venezuela, Argentina é Argentina – ainda que seja esta Argentina. O jogo de sexta, às 14h30, é pedreira. Ainda mais com os hermanos mordidos e precisando de uma vitória no dia em que o ouro olímpico de Atenas completa cinco anos. O Brasil entra como favorito, mas a bola não vai para a cesta sozinha.

11 comentários:

eZ disse...

O q eu mais gostei de ver foi a percepção do time em mudar o estilo do jogo sem o Huertas em quadra.
O time forçou muita correria, com o Leandrinho e os contra-ataques foram saindo, com bandejas lá dentro, como deve ser. Não sei se partiu do banco a ordem ou se os próprios jogadores perceberam q era a melhor saída, mas gostei muito. Marcelinho, apesar de ainda forçar uns chutes inúteis, mandou mto bem e muitos dos turnovers foram buscando passes e bolas lá dentro, o q é louvável. Creio q é questão de acostumar. Se o time encaixar, fica muito versátil, podendo variar do jogo cadenciado com nosso excelente garrafão titular ou acelerar o jogo com nossos excelentes e velozes finalizadores (Leandro/Alex). Se eu sou o técnico dou uma pilha de videos do Pippen, Stephen Jackson, Boris Diaw, Turkoglu para o Marcelinho assistir :)

@lisangelo disse...

Jogo contra a Argentinha muito dificil. Estamos indo para o terceiro dia consecutivo de jogo. E os hermanos estao descansados.

The Gamer disse...

Estamos pagando o preço do equivocado corte do Fulvio e do "lobby carioca" pelo Duda, sem falar "o que sta fazendo o Diego la??". O Fulvio poderia sim dar o descanço p o Huertas com mais segurança. Qto a atitude de Leandrinho e dos outroa "armadores" eh o que se espera de jogadores deste calibre. Moncho indiscutivelmente esta anos luz a frente dos tecnicos brasileiros mmo estando praticamente aposentado ja ha algum tempo, o que eh prova definitiva do despreparo dos "nativos". Ate nas entrevistas eh mais preparado e claro. Esperemos que continue com o compromisso de realizar clinicas p/ tecnicos no Brasil, isso eh urgente, e isso ele faz o ano inteiro p/ Fed. Espanhola.

peter schiling disse...

Gostei da analise, Rodrigo.

Bruno disse...

Rodrigo, o Moncho passa muito mais segurança de que sabe o que está fazendo do que qualquer outro técnico brasileiro.
Mesmo as vezes jogando mal, o Brasil tem tentado jogar certo, controlado.
O jogo contra a Venezuela foi muito curioso:três quartos empatados e um com vitória do Brasil por 20 pontos!

The Gamer, o Moncho é espanhol, o presidente da CBB é gaúcho, se não me engano, então que lobby carioca é esse?
O Duda não deveria estar nessa seleção, mas ser carioca não tem relação com sua convocação.Talvez o Moncho o tenha chamado para valorizar a NBB já que o Duda joga pelo campeão.
Fúlvio é um armador apenas mediano e ainda que seja supostamente um armador principal por vocação (mas que pontua mais do arma)não acho que faria nenhuma diferença na seleção.
E, por último, onde estava voce para falar de lobby paulista quando o Brasil foi a um mundial com o horroroso Helinho de armador titular em 2002 e fez vexame?

O Duda é o 11,12 homem do Brasil e metade dos comentários fazem relação a ele.Só falta o Brasil perder um jogo e a culpa ser dele (tendo jogado um minuto).
Seria o mesmo que culpar DJ Mbenga se o Lakers tivesse perdido o título da NBA. Então tá...

Alexandre Estefan disse...

Concordo com o texto Rodrigo, assim como concordo com as opiniões de Bruno e do Ez(que vem se mostrando um excelente comentarista).. agora.. com Fúlvio ou sem Fúlvio, o Brasil ainda teria uma lacuna na armação, poderia ser menor, mas ainda teria.
Eu sou a favor de usar o Barbosa e o Machado qdo o Huertas descansar e procurar entre os garotos uma solução a médio prazo, já pensando para daqui 3 ou 4 anos.

Essa "solução" do Machado + Barbosa + Alex na hora do descanso do Huertas pode ainda não ser a ideal, só ter dado certo pq não foi contra uma grande potência, mas com o tempo a tendência desse trio é melhorar e acabar se tornando uma ótima opção contra qualquer seleção, mas não se pode ter apenas essa opção para o descanso do Huertas, e temos que achar um reserva que de conta do recado.

Alexandre Estefan disse...

Ah, o Duda realmente é fraco para a seleção(apesar de não ver muitas outras opções), mas o que é aquele Diego ??? Ainda não entendo pq não convocaram 2 jovens para compor o grupo.

Anônimo disse...

O duda é 11, 12 jogador, mas está lá. Como qualquer um dos outros quatro que não entraram no primeiro jogo, só vai jogar em último caso: ou quando estiver ganhando fácil (pra descansar os titulares, como ontem) ou em caso extremo de problema de faltas.E todo mundo sabe que a CBB sempre teve um lobby carioca, isso não é novidade, há décadas. Que o Helinho não deveria ter ido naquela época, é claro. Mas um erro não justifica o outro.

Anônimo disse...

Não adianta ficarmos discutindo porque o Moncho levou o Duda e não o Fúlvio. A verdade é que os dois jogadores são extremamente fracos e não tem a menor condição de jogar em nível internacional. Se o fúlvio estivesse lá também não estaria jogando. A verdade é que o Brasil carece urgentemente de um armador de nível. Quem sabe o Benite em alguns anos se torne esse jogador. Em minha opinião, o grande erro do Moncho na sua convocação foi o Diego. Esse rapaz é um peladeiro. Não consegue manter uma regularidade nem na NBB, onde diga-se de passagem, é banco. Moncho poderia ter levado um ala mais alto e com mais inteligência como o Teichman. Essa seria uma melhor opção, pela altura, pela vantagem de poder jogar na posição 4, e finalmente pela técnica.
Fora isso a seleção e a comissão técnica estão de parabéns pela evolução técnica e tática.

Bruno disse...

EZ
"Marcelinho, apesar de ainda forçar uns chutes inúteis..."

o cara so errou um arremesso o jogo todo!
tentou 14 pontos e fez 11, para de criticar

Anônimo disse...

O marcelinho vai assistir Pippen e esses outros caras pra que? ele vai fazer um trabalho de macumba e pegar as habilidades deles? o que ele pode fazer ele ta fazendo.