segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DE VOLTA À ARMAÇÃO




Após um fim de semana de muito trabalho na redação - desta vez não foi o Cielo, foi o Bolt - volto ao Rebote e vejo nas caixinhas opiniões muito interessantes sobre o ponto que mais nos aflige nos últimos dias: a armação da seleção brasileira. Pela internet, encontro também alguns textos que ainda não tinha lido sobre o tema. No Basquete Brasil, Paulo Murilo, defensor da armação dupla, está obviamente decepcionado com a presença única de Huertas. No Draft Brasil, Guilherme Tadeu de Paula pondera que a simples presença de Fúlvio em Porto Rico não resolveria nossos problemas. E no mesmo site, Henrique Gonçalves analisa os possíveis cenários para esta posição durante a Copa América.

Também acho que Fúlvio não é a solução de todos os males, mas para descansar Huertas, ele é melhor que Duda. E é até melhor que Leandrinho, talvez não na armação em si, mas levando em conta o prejuízo de tirar Leandrinho de sua posição original, onde ele pode ser nossa principal arma ofensiva. Assim como também acho que Huertas, ótimo armador, ainda precisa de mais regularidade. Ou seja, volto à conclusão que já abordei aqui: o Brasil vive uma grave crise na posição.

Não é apenas coincidência ou falta de sorte vivermos neste quase-deserto de talento justamente na posição que exige mais cérebro, carga tática e senso coletivo. É o reflexo da falta de um sistema de formação de jogadores e da filosofia que impera há anos e anos, baseada na correria e no dá-aqui-que-eu-chuto.

7 comentários:

Alexandre Estefan disse...

Marcelinho Machado vai acabar sendo a opção para a posição 1 nos minutos de descanso do Huertas, seria bom para uma rotação alta e teria que conter aquela coceira das bolas de 3.

peter schiling disse...

Leandrinho já jogou até na NBA de armador, acho que ele pode fazer essa função na seleção também.

osama_lakers disse...

Acho que o melhor comentário sobre a situação está no teu post anterior: "A base de construção de qualquer profissional de sucesso, seja ele atleta ou não, é o domínio e conhecimento profundo dos fundamentos que compõem e norteiam aquela atividade" - ou seja, sem trabalho sério e consistente não adianta.

cibele disse...

Ei, Rodrigo. Falando em Huertas, ele já definiu onde vai jogar? Acho que ele tava sem clube, né? Pelo menos foi o que eu ouvi na transmissão do super 4.

Anônimo disse...

Estou com Peter Schiling, aposto em Leandrinho de 1!

Cibele, diz a imprensa espanhola que ele vai p. o time do Splitter, antigo Tau Ceramica, atual Caja Laboral.

Rafael

David disse...

Essa crise de armação tende a se agravar porque não há nenhum armador sendo preparado. Assim como não há nenhum ala ou pivô sendo preparaado para entrar na seleção principal.
Spliter, Varejão e Leandrinho foram convocados por Hélio Rubens no Mundial de 2002 para serem banco de Sandro Varejão, Ailton e Helinho.Hoje formam a base da equipe. A seleção atual não tem nenhum jovem recebendo esse tratamento. Perdemos tempo com Diego, Duda, Olivinha todos com mais de 25 anos e que vão para Copa América pra esquentar o banco. isso sem contar na insitência em Marcelinho Machado, que beira os 35 e que já teve inúmeras oportunidades na seleção , quando deixou claro o limite de seu jogo. É um bom jogador, mas, se quando estava no auge não fez a diferença não é agora que a fará.
No lugar dos 4, poderiam ter sido chamados; Benite, Betinho, Dedé e o Mineiro do Paulistano. Esses jogadores começariam a serem preparados para substituir a atual geração.
O Brasil tem 7 jogadores de nível internacional: Huertas, Alex, Leandrinho, Gilherme, Splitter, Varejão e Nenê. Sendo que o último não pode atender a convocação. As outras 5 posições precisam ser prenchidas.JP Batista e Baby, que também está fora, são quebra-galhos.Precisamos achar esses 5.

Anônimo disse...

Gostei do comentario do David...leva quem tem nivel pra jogar internacionalmente quem não tem abre vaga para renovação mesmo que no momento sejam inferiores tecnicamente..não dá mais para duda, olivinha, diego ( ele é contestado no seu time e nem é titular absoluto por lá) ...querem mudar mais fazem tudo errado..querem mudar a filosofia de jogo como se trazem justamente quem faz o esquema da correria louca e chute de 3 duda, diego, marcelinh...etc realmente não dá pra entender..
abraços samuel