quarta-feira, 26 de agosto de 2009

BARRADOS, BARRACOS, BARATAS...




Para quem gosta da bola laranja, a Copa América em Porto Rico é como um daqueles safáris em que você fica circulando no meio das feras e não sabe se olha para o leão ou para o elefante. Foi assim a cerimônia de abertura do torneio na noite de quarta-feira. Antes da festa, todos os jogadores da competição passeavam tranquilos pelo saguão do hotel Caribe Hilton. Estava ali a nata do basquete das Américas – exceto os Estados Unidos, claro, a nata da nata, que nem precisaram viajar a San Juan para disputar o torneio.

Huertas, Splitter, Alex e Varejão receberam Esteban Batista para uma animada roda de papo em frente à recepção. A poucos metros dali, Luis Scola passava arrastando suas sandálias de dedo, seguido por um Sergio Hernández discreto. Canadenses e panamenhos ocupavam mesas perto da escada; os astros locais de Porto Rico tiravam inúmeras fotos com crianças; e a molecada das Ilhas Virgens tietava e registrava tudo com as câmeras digitais. Teve espaço até para uma barata enorme que circulava perto dos canadenses. Acho que ninguém viu.

O clima corria na mais santa paz até o início da cerimônia. Na entrada da República Dominicana, alguns acompanhantes foram barrados, incluindo as mães de Charlie Villanueva e Al Horford. Deu-se o barraco. O elenco inteiro da seleção deu meia-volta e, aos gritos, avisou que não participaria mais da festa. Villanueva dizia aos quatro ventos que a organização era uma “mierda”. Depois de nova tentativa de entrar e mais um impasse, foram todos embora.

Antes de subirem para os quartos, todos os jogadores se reuniram no saguão e fizeram uma corrente. Sabe-se lá se vai servir de motivação extra para o jogo contra o Brasil. Mas o fato é que ninguém aqui em San Juan está satisfeito com a organização. A caminho do elevador, Moncho Monsalve me disse com todas as letras: “É um escândalo”. Reclamou de não poder treinar por mais tempo, dos quartos do hotel e até da comida.

Diante de tudo isso, a bola sobe às 17h (de Brasília) para a estreia contra os dominicanos. Antes tem Ilhas Virgens x Uruguai. O terceiro duelo do dia é Argentina x Venezuela, e a programação se encerra com México x Porto Rico. Estarei no ginásio o dia todo, então fiquem ligados aqui e no Twitter. Se a sagrada internet sem fio permitir, claro.

))) Para quem não viu, mais no Globoesporte.com:

- Carrascos em 2007, Ayuso e Arroyo falam do Brasil
- Após brilhar no Pan, Pinnock lidera Panamá-convidado

8 comentários:

Anônimo disse...

Fala Digo!
Ate no cartaz do hotel ficou claro que faltou um pouquinhode capricho da organizacao da Copa America.

E so olhar a forma como foi escrito o noss Bem-Vindo em portugues!

O uso do hifen ficou complicado ate pra gente com essas mudancas todas, mas "bemvindo" junto e com m antes do v e demais!


Abracao... sem cedilha e til por causa do teclado!

Roby

: disse...

Pessoal

Porto Rico tem muita força politica ou a ilha é muito bonita? é impressionante a quantidade desses eventos da FIBA que sáo realizados lá.

Brasil e Argentina aceitam tudo passivamente...o que vcs acham sobre isso?

abraco

Jota_Londrina disse...

Esses caras da República Dominicana estão meio malas tb.
Não sei se foi o Villanueva ou o Al Horford que escreveu no twitter que eles são odiados pq são os favoritos.

Que pensem assim... que são favoritos... vamos ver a hora que a bola rolar.

Apenas ter 3 jogadores da nba não é sinal de sucesso, e isso nos sabemos bem...

Bruno disse...

Fábio,

pode até ter força política, mas acho que na América Latina o basquete não tem a importância para o país em nenhum lugar como tem em Porto Rico.

Acho que esporte para eles é basquete e bem depois outras coisas, baseball talvez, enfim acho que esses torneios de basquete que são lá o são por que ninguém se prontifica a fazer e a gastar pra sediar.

Imagina no Brasil:dos, sei lá, 30 jogos da Copa América, tirando os do Brasil, quantos iriam se importar com o resto?É um evento que tem tudo para ser deficitário, e Porto Rico está sempre assumindo realizar assim mesmo.

Acho que o dia em que Brasil,Argentina ou México, e, obviamente EUA e Canadá quiserem fazer o evento (e pagar)qualquer um desses países sedia o evento na hora.

E a bola já tá quase subindo...

Agostinho Mangueira disse...

Vamos com tudo BRASIL, bom trabalho Rodrigo.

Edu Mendonça disse...

Bom trabalho aí, camarada!

Rafael disse...

Essa arrogância é explicável: como eles são um Estado Livre Associado, o presidente deles é o Obana, eles têm todas essas características norteamericanas!!!

Brincadeiras a parte, vamos Brail!!!

Duda 11 disse...

É bom que a gente fique sabendo dessas falhas na organização, porque muitas pessoas têm a mania de criticar a maioria dos eventos que são feitos aqui no Brasil! Abs a todos