segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A VITÓRIA DA ALMA




Que embate espetacular protagonizaram Argentina e República Dominicana na noite de domingo. Ao vivo, dentro do ginásio, foi uma das melhores partidas que eu já vi na minha vida. É sem dúvida o grande jogo da Copa América até este momento, com inúmeras alternâncias no placar, bom nível técnico das equipes, garra de sobra nos dois lados e, acima de tudo, uma atuação monstruosa desse craque do basquete chamado Luis Scola.

O ala-pivô foi o comandante da vitória por 89-87, na prorrogação, com 30 pontos, oito rebotes e cinco assistências – isso tudo jogando pendurado com quatro faltas desde o início do quarto período. O domínio que esse sujeito tem dentro do garrafão salta aos olhos. Eu vi o jogo no meio da torcida, e é impressionante como as pessoas ficam encantadas com o que estão vendo ali.

O resultado foi salvador para a Argentina e – digo mais – pode ter sido decisivo para a vaga no Mundial. Se tivessem perdido, os hermanos não carregariam nenhuma vitória para a próxima fase, afinal teriam derrotado apenas o Panamá, eliminado. Como venceram, o Panamá se classificou, ou seja, os argentinos terminaram na segunda posição do grupo e, mais que isso, carregam duas vitórias. Já chegam à próxima etapa com cinco pontos, apenas um a menos que os líderes Brasil e Porto Rico.



Pela vibração dos jogadores após a partida (gravei umas imagens e coloquei no vídeo acima) e pelo jeito como se construiu a vitória, não sei não, mas acho que nossos vizinhos estão prontos para embalar na Copa América. Não concorda?

7 comentários:

Anônimo disse...

Olha Rodrigo,
Foi, sem dúvida, uma das partidas mais sensacionais que já narrei em competições internacionais. O tipo do jogo que você torce para não acabar nunca.
Um espetáculo!
abração,
Roby

jdinis disse...

Um jogaço! Garra e entrega do dois lados. Algo que deve ser ressaltado é bela disputa tática travada entre Sergio Hernandez e Julio Toro.

Achei que o Scola foi meio protegido pela arbitragem depois da 4ª falta (cometeu, pelo menos, uma no Horford logo na sequência que os juízes marcaram falta de ataque). De qualquer forma é CRAQUE, e craque sempre é um pouco protegido pela arbitragem.

Grande partida também do Horford, do armador Luis Flores e do pivô Martinez da Rep Dominicana. Villanueva foi a decepção. Na Argentina o time foi mais equilibrado, com destaque para Prigioni e Quinteros, na minha opinião.

Sds.

Bruno disse...

Que grande jogo, os dois times jogaram tudo o que podem.
Me impressionou o comprometimento defensivo (não muito comum) da Dominicana, que teve tudo para ganhar mas acabou perdendo.
A Argentina carregada por um Scola sempre brilhante, um cada vez melhor Prigioni e diversas bolas de 3 pts em momentos chave, fez por merecer a vitória.
Por último achei que a Dominicana perdeu o jogo no ataque, que teve pouca movimentação dos jogadores e da bola, principalmente nos momentos decisivos, e o que manteve o time no jogo foi o ótimo rebote ofensivo.
Gostaria que o Brasil jogasse um jogo assim, apertado, jogado até o final, seria um bom teste para o time e para alguns jogadores.

Duda 11 disse...

Realmente foi um grande jogo! Prigioni e principalmente Scola foram excepcionais!!!! Certeza que os hermanos virão bem mais fortes para essa reta final! Bom para nós que poderemos ver jogos mais "pegados" a partir de agora.

Alexandre Estefan disse...

É o que falo com amigos, prefiro assistir um jogo do basquete nacional do ginásio do que um jogo da NBA pela televisão.
Um ginásio lotado, com uma partida equilibrada e bom nível técnico é bom d+.

David disse...

Vi apenas o pultimo quarto e a prorrogação. Um jogão. Vilanueva jogou fora a vitória e posssivelmente a classificação para o mundial duas vezes.
Primeiro quando em um giro matou a defesa argentina, mas incompreensivelmente não foi para cesta, e a Republica Dominica estorou o temp de arremesso. Depois pegou um rebote de ataque em baixo do aro e não conseguiu converter, isso tudo nos dois últimos ataques do tempo normal.

Rodrigo, Herman e Oberto já se aposentaram na seleção?

marcelo marques disse...

o jogo q eu mais espero nessa copa america é porto rico e republica dominicana os 2 paises se odeiam e tem bons jogadores será um grande jogo