domingo, 9 de agosto de 2009

SEM ILUSÕES, MAS ANIMADOR




Como diria aquele povo indiano da novela das 8, foi "auspicioso" o primeiro passo da seleção brasileira rumo à Copa América. Não apenas pelas vitórias sobre Uruguai e Austrália no Super 4, e sim pela maneira como a equipe se comportou dentro de quadra.

Foto: CBB

Moncho Monsalve pode ter seus defeitos, mas as partidas de sexta e sábado serviram para lembrar que, com ele no comando, o Brasil flerta muito mais com o tal do basquete moderno: menos chutes de três, mais jogo com os pivôs, menos desperdícios de bola, mais troca de passes, menos afobação, mais paciência. O caminho é longo e ninguém vai se deslumbrar porque ganhamos o Super 4 genérico, mas pelo que vi no ano passado e pelo que vejo de novo agora, dá para dizer que Moncho conhece a estrada.

Foto: CBBCaindo para o terreno individual, Anderson Varejão (foto) e Leandrinho voltaram famintos. Os dois foram bem nos amistosos, especialmente Anderson, que aparece em todos os lances no ataque e
na defesa. Além deles, fiquei satisfeito com Alex (jogando como o bom e velho Alex), Tiago Splitter (ok, nenhuma novidade aqui), Guilherme Giovannoni (muito bem como sexto homem) e Jonathan Tavernari (quase sempre cirúrgico).

A armação ainda preocupa. Huertas caiu um pouco de produção no sábado, e como os reservas não estão à altura, ele não pode se dar ao luxo de ser irregular na Copa América. Precisa jogar bem sempre. A defesa também vacila, mas tende a melhorar, já que receberá mais ênfase na próxima semana de treinamento.
E os lances livres... bem, os lances livres continuam ridículos.

Foto: CBBApós a partida, Moncho disse que já tem 10 nomes fechados, só faltam dois. Ele não quis dizer quais, mas eu acredito
em Huertas, Leandrinho, Alex, Marcelinho, Varejão, Splitter, Guilherme, JP Batista, Olivinha
e Tavernari. As outras vagas seriam de Fúlvio ou Duda e Teichmann ou Jefferson (para mim, dentro dessa ordem de favoritismo). E você, concorda com o espanhol? Diga na caixa.

18 comentários:

Anônimo disse...

E o Paulão? Já está descartado?

Rodrigo Alves disse...

Sim, Moncho confirmou que Paulão está fora. Lamentou muito e voltou a culpar o Unicaja Málaga e os empresários do jogador. Abraços.

Dr. Paulo Marçal disse...

Concordo sim com a lista do Moncho. As duas vagas restantes eu levaria o fúlvio e o teichman. Outra coisa: alguém, por favor, sabe informar se algum canal vai transmitir a Copa Tuto Marchand em Porto Rico (espn, sportv, bandsports)? Ou se tem algum link para que possamos ver o jogo pela net?

Fernando Segura disse...

Não sei se é o ceticismo que adquiri para falar de seleção, mas até aqui tudo acontece como sempre aconteceu: incompetência para gerir a preparação, desfalques e o time sendo "Leão" de amistosos, para perder qdo a coisa é para valer.

2 coisas me preocupam:
1. Defesa. No ano passado o Moncho não conseguiu implantar uma defesa consistente e pelo que vi nestes amistosos, as coisas vão pelo mesmo caminho. O conceito que ele está utilizando é que mais me dá medo: troca de marcação quando a defesa sofre corta-luz. Neste ponto, ficam coisas bizarras, como o Marcelinho Huertas marcando um pivô de 2,10m e o JP marcando um armador de 1,80m, 40 kg mais leve que ele.

Individualmente também existem problemas. O mArcelinho Huertas ainda não aprendeu a defender. Ele sempre fica mais preocupado, olhando de lado, com o corta-luz que vai tomar, do que com o atacante que ele está marcando. O Guilherme definitivamente não tem moblidade para marcar jogadores da posição 3. Ele é mais pesado e teria de jogar na 4 mesmo.

2. Armação. Muito se fala que o Brasil não tem reservas, mas o titular ainda precisa ser lapidado. O Marcelinho Huertas é super habilidoso, mas ainda falta inteligência tática para ele, saber qual é momento de dar diferentes abordagens para o ataque. Além disso, ainda tem muita inconsistência, errando muito.

No mais, de positivo, o garrafão de xerifes com Splitter e Varejão. Se tivesse o Nenê então...

Unknown disse...

Apesar de compreender o Ponto de vista do Fernando, em discordo em parte. Não gosto de ver o Guilherme vogando na 4, acho que o Brasil ganharia mais se ele fosse aproveitado na 3. Apesar de terido mto bem ontem jogando na 4. Concordo plenamente que é bizarro ver tda hora o M.Huertas marcando um pivo. A defesa já não é grades coisas desse jeito fik impossivel.

Basqueteiro disse...

Não vejo problema de haver trocas em pick and roll se o mesmo ocorrer na cabeça do garrafão ( observe que a troca ocorre entre 3 jogadores,ou seja,o armador nunca pega o pivô que bloqueia, ele sempre fica com o pivô que sobe...o pivô que desce é marcado pelo outro pivô que estava anteriormente ajudando)

Acho que o Huertas seria um bom reserva de um armador mais experiente mas o nosso homem que teoricamente seria mais experiente(Valtinho)nunca demonstrou muita vontade de defender a seleção.

Na defesa, a principal dificuldade é a seguinte: 80% dos times do mundo jogam com 4 abertos e os times brasileiros não, a rotação defensiva para 4 abertos é totalmente diferente da rotação para 3 homens abertos.Além disso, ainda temos a cultura ultrapassada de valorizar os cestinhas e o ataque e não os bons defensores e a defesa na formação dos nossos atletas.

Um abraço a todos.

marcelo marques disse...

fernando pena e teichman seriam meus escolhidos

Ricardo disse...

Se os 10 nomes fechados forem os de seu palpite, eu concordo com as escolhas dele. Eu adicionaria o Fúlvio e o Teichmann, mas tenho certeza que ele chamará o Fúlvio e o Duda.

Adriano disse...

Vc vê a novela das 8?? huahuahuahuauha

Anônimo disse...

fernando penna é brincadeira

Anônimo disse...

Tb acho, Fernando Penna eh brincadeira. Acho que as duas vagas seriam de Luiz Felipe e Teichman.

Anônimo disse...

Torneiozinho que nao vale nada sempre é animador... (vide os ultimos panamericanos)
Agora quando o jogo é pra valer...

Anônimo disse...

Fúlvio e Teichman!

Anônimo disse...

Luiz Felipe e Teichman

leandro disse...

fernando penna e teichmann

Anônimo disse...

Fernando Penna e Jefferson

Anônimo disse...

Rodrigo a palvra mais importante do seu comentário foi a seguinte: EVOLUÇÃO.

Amigos a quanto tempo não viamos evolução em nossa seleção e como milagres não acontecem no esporte, direi que temos que trabalhar e seguir EVOLUINDO.

Abs

Alexandre Reis

Anônimo disse...

Não vejo essa evolução toda. Nos últimos anos, o Brasil foi rei desses tipos de amistosos e afundou-se nos torneios oficiais. Ao contrário da Argentina, que, inteligentemente, usa amistoso para testes.
a base do time do Brasil continua a mesma, só que agora com reforço dos jogadores do da NBA.
Melhor que levar os irmãos machado, Jeferson, Olivinha, Fúlvio e Teinchman, jogadores que comprovadamente não têm nível internacional, seria melhor testar jogadores jovens, taos como Dédé, Betinho, Benite, Mineiro...
Teichman até prometia ser um bom jogador da posição, mas infelizmente, seus treinadores no Brasil insistiram na burrice de colocá-lo para jogar na posição 4. Devido as deficiências internas, ele se destacou, mas em jogos internacionais, onde enfrenta atletas maiores e mais fortes, não pode ser aproveitado na posição que joga.Devido a esse erro, hoje já não tem o menor cacuete de jogador de posição 3, visto que está sem mobilidade e sem arremesso de média distância.
]rodrigo, ano passado fiquei decepcionado com os treinos. Primeiro porque achava que a arquibancada deveria estar cheia de professores de educação física e nas duas sessões que assisti não tinha ninguém. Esse ano , acho que que aconteceu o mesmo. Segundo, achei os treinos muito fracos. Pouco trabalho individual, quase nada de defesa. O que o treinador enfatizava era velocidade. Contra os peladeiros da América até que dá certo, mas quando vai jogar contra Europeus, como no pré-olímpico de atenas, o time sucumbi.
Os treinos foram assim esse ano?