quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SUBINDO DEGRAUS




Ok, ok, o histórico recente de amistosos recomenda cautela. O Brasil quase sempre faz bonito, os argentinos quase sempre tropeçam nas próprias pernas, e o cenário colorido invariavelmente se inverte na hora da verdade. Mas eu ainda não tenho bola de cristal para saber como vai ser na Copa América. Por enquanto, todo o material de análise que temos se limita aos jogos preparatórios. E nesta terça a nossa seleção subiu mais um degrau na escada que leva ao basquete moderno.

Na vitória por 91-76 sobre a Argentina, o que menos importa é o placar. Também não importam tanto as mazelas do time rival, que atuou sem Prigioni, teve González desqualificado no meio do caminho e chutou inacreditáveis 4/25 da linha de três pontos - o que evidencia falhas até do excelente Sergio Hernández, que viu seus atletas errando os 11 primeiros tiros (sim, 0/11) e jamais poderia ter permitido que essa estatística chegasse a 25.

Mas o que importa para nós é a atuação brasileira. Praticamos um basquete de altíssimo nível no primeiro tempo, com o jogo concentrado em Tiago Splitter, o ataque equilibrado pelas mãos pacientes de Huertas e uma defesa como há muito tempo eu não via na seleção. Os 39-32 do intervalo foram até modestos, para dizer a verdade.

No terceiro quarto, a partida se perdeu um bocado. O pivozão Roman González, até então cestinha argentino com 14 pontos, foi expulso após atingir o rosto de Varejão com o braço, fora do lance, enquanto voltava para a defesa. O Brasil ampliou a vantagem para 19 pontos e só não humilhou os hermanos porque Moncho decidiu descansar os titulares. O temor se justifica: há um abismo de qualidade entre Huertas e Duda na armação. A diferença no placar caiu para 9, mas àquela altura só Scola jogava pela Argentina. Era pouco.

No início do último quarto, o Brasil fez 7-0, voltou a abrir 19 e transformou o adversário num amontoado de marmanjos apáticos e desnorteados. Chega a ser estranho vê-los assim.

Leandrinho terminou como cestinha da equipe - 18 pontos e sete rebotes - mas a sua atuação não foi tão boa como sugerem os números. Enquanto o jogo se manteve parelho, ele esteve péssimo, com 1/6 nos arremessos. Na segunda metade, com a defesa rival já desmontada, o ala cresceu, correu e desandou a pontuar.

Splitter foi o contrário: brilhou no começo e depois perdeu espaço no garrafão para Scola. O brasileiro teve 14 pontos, nove rebotes e três assistências; o argentino começou tímido, mas terminou como o maior pontuador da noite, com 28.

De negativo, o aproveitamento ruim nos lances livres, com 67% (estou quase perdendo as esperanças quanto a isso) e a descida de ladeira no terceiro quarto, quando o jogo virou pelada. De positivo, a baixa quantidade de desperdícios (foram quatro no primeiro tempo e oito no segundo, a maioria nesse momento de vale-tudo), a evolução na defesa e o controle nos tiros de três (15, número bem aceitável, apesar do aproveitamento de 33%).

E você, viu a partida? O que achou? Ficou mais animado? Diga aí.

29 comentários:

Luiz Fernando Paes disse...

se tivesse que ressaltar um ponto só nesse jogo todo, seria o número normal de arremessos de três, que costumava ser uns 25, 30, 35 chutes e hoje baixaram pra apenas 15 ..

5/15 está excelente!!

mostra que paramos com a besteira dos chutes desesperados, e trabalhamos muito mais as jogadas, explorando o jogo de garrafão ..

tomara que continue assim

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog Rodrigo, sempre passo aqui para acompanhar teu ponto de vista.

Juca disse...

Rodrigo, concordo em parte com sua reflexao, mas a parte em q discordo, discordo e muito!!
Acho que por mais q os resultados de ultimamente nao sejam animadores, o pessimismo que voce poem nos posts eh impressionante! Parece que todas equipes sao sensacionais e o brasil o lixo do lixo... Acho q ia ser muito dificil ler ''o palcar foi oque menos importou'' caso o brasil perdesse...
O pessimismo e odio com q o publico q gosta de basket vem tratando o nosso esporte tbm noa jauda em nada nesse momento que o basket vive.

Diego disse...

Concordo com o Juca.

Se por um lado concordo que pés no chão é fundamental nesse momento, por outro chego a me irritar com tanto pessimismo, crítica, e "corneta" do Rodrigo.

Não ajuda em NADA

Alexandre Estefan disse...

Marcelinho Machado é útil a seleção quando sabem utiliza-lo.
Queria que tivessemos uma opção melhor, mas não tendo.. que seja usado como ontem.. e ainda acho que seria melhor ele na posição 1 nos minutos de descanso do Huertas.

Anônimo disse...

Doce ilusão...
hora que for pra valer mesmo o Brasil vai tomar coro de Porto Rico, Rep. Dominicana e a Argentina. (Se o Najera jogar pelo México já era tb...)

Tiago de Aragão disse...

O tom crítico é válido.
A história recente da seleção não permite outro tom, e além do mais, como sorrir contando com Duda na armação da seleção?

Anônimo disse...

Marcelinho calando a boquinha de muitos..

7 rebotes, 6 assistências.

Cadê o individualismo e bla bla bla???

marcomeirelles disse...

MAURI, OSCAR, MARCEL, GERSON E PIPOCA! VOLTEM POR FAVOR!!
ESSA SELECAO É MUITO RUIM! PELO AMOR DE DEUS.

ATE QUANDO VAMOS AGUENTAR O MARCELINHO, QUE ACHA QUE É O NOVO OSCAR?
ATÉ QUANDO O NOSSO APROVEITAMENTO DE LANCE- LIVRE SERA PIFIO, FAZENDO PERDERMOS VARIOS E VARIOS JOGOS?
ESTAMOS GANHANDO DAS SELECOES "B" DOS PAISES QUE VEM DISPUTANDO ESSES SUPER- FOUR...E AINDA DIZEM QUE SOMOS PESSIMISTAS?

POR FIM... QUE ESSA SELACAO CALE A MINHA BOCA!

Anônimo disse...

Rodrigo, não vi a partida. Mas confio bastante nos seus comentários e nos do Bala.

Sendo assim o que posso afirmar é que começamos a ter um time, e isso sim é importante.

Desde de quando não temos um "time" de basquete e sim um amontoado de jogadores.

Como vc disse, mas um degrau. E vamos que vamos.

Alexandre Reis

Rafael2 disse...

Porra, tem nego aí dizendo do Najera.. Como se ele fosse um craque de bola. Po o Najera é mto pior que Leandrinho, Varejao, Splitter! absurdo total falar isso!

Anônimo disse...

Marco

Deixa de melodrama, ufanismo barato e mimimimi..

Anônimo disse...

Parece que tem nego torcendo pelo fracasso pra dizer: "Eu avisei, eu falei".

Vão zicar pra lá..

marcomeirelles disse...

MELODRAMA COISA NENHUMA! DESDE QUE A GERACAO DO OSCAR PAROU DE JOGAR QUE NAO NOS CLASSIFICAMOS PARA NADA, GANHAR ALGUMA COISA ENTAO... SO QUANDO ENFRENTAMOS AS SELECOES "B" DOS OUTROS PAISES.


COMO FALEI, QUE CALEM A MINHA BOCA, MAS POR ENQUANTO, AINDA NAO CONSEGUIRAM!!

Anônimo disse...

Najera "sozinho" ganhou do Brasil completo em 2003...

Rafael disse...

tb concordo com o Juca e o Diego e muito ajuda quem não atrapalha! não quer torcer a favor, não veja o jogo! vai assitir o mundial de atletismo... vai tomar um picolé na padaria... agora, cornetar pelo prazer de cornetar, é falta do que fazer!
ps: quem vive de passado é museu! (não que seja p. ser esquecido, de maneira nenhuma, mas já que falamos taaanto da organização do volei, nunca li nem ouvi nenhum jornalista ou torcedor do volei comparar gerações, mesmo que vencedoras...

abs

Magal disse...

Para o Juca e o Diego, ate entendo a posição de vcs incentivo é uma boa pra seleção, porem vamos ser realistas !!! o retrospecto da seleção Brasileira de Basquete é horrivel, aposto que o Rodrigo assim como eu que é amante do glorioso esporte da bola laranja não gostaria de ficar criticando ou "cornetando" igual vcs falaram, mais infelizmente é tudo VERDADE, estamos melhorando sim !!! mais ainda andamos a passos lentos se comparar com seleções de elite quando o assunto é planejamento, talento todos nós sabemos que o Brasil tem mais temos que colocar dentro das 4 linhas coisa que não vem acontecendo..
E pro Rodrigo Otimo blog e otimos comentarios parabens...
Abs a todos do blog.......

NETTO disse...

O SPLITER JOGA MUITO, MAIS IMAGINEM O NENE NESSA SELEÇAO JOGANDO COMO JOGOU NA ULTIMA TEMPORADA PELO DENVER.

E IMAGINEM TBM SE TIVESSEMOS UM ARMADOR DO NIVEL DE UM LEANDRINHO, VAREJAO, NENE, ETC..

E MAIS, IMAGINEM SE ESSA SELECAO, MAIS O NENE, ESTIVESSEM JUNTOS DESDE 2003, QNDO SE REUNIRAM PELA PRIMEIRA VEZ NA DISPULTA DO PRE OLIMPICO DE ATENAS, O INTROZAMENTO Q ESSES CARAS TERIAM, NAO TENHO DUVIDA Q TEMOS JOGADORES PARA SERMOS UMA DAS SELECOES MAIS FORTES DO MUNDO.

Coach Vito disse...

Juca, ate que enfim alguem a favor do Brasil.
So tem gente criticando.
Quando perde somos uma bosta, quando vencemos era por que nao valia nada e que o outro time nao jogou bem e etc.
esta na hora de torcemos um pouco.
o time e este, com ou sem armador reserva, com ou sem varias opcoes de pivo, com ou sem Marcelinho Machado, o tecnico e esse, sendo brasileiro ou nao, nao importa mais, o que importa e que temos 4 vagas pra carimbar o passaporte pro mundial.

Vagner Vargas disse...

Pros que se empolgaram com a atuação do Marcelinho, melhor esperar. Nos amistosos ele sempre é o craque que todo mundo quer ver. Já na hora da decisão com a camisa verde e amarela...todo mundo sabe o que acontece.

Anônimo disse...

BRUNO

GENTE!Olha só,esta seleção é praticamente a mesma do pré olimpico de Las Vegas,saindo o Anderson e entrando o Nene, e ainda com o Valtinho,a principal diferença-LULA/MONCHO. O culpado sr.GREGO,por ter mantido o Lula após o 17 lugar no Japão,e a Argentina sem o Prigione e o Delfino, os demais todos ou quase.
Então vamos por partes:
A Argentina esta neste momento bem pior que em Las Vegas,e é bem pior que as seleçòes que ai estão,principalmente a brasileira,pode e deve melhorar com a entrada do Prigione.
O Brasil melhorou ofensivamente,com um jogo mais organizado e com respeito a esquema tático.O Marcelinho embora critiquem é muito importante,desde que bem controlado.
Discordo com o Rodrigo quando diz que nunca viu o Brasil marcar assim, pô um time limitado fazer 76 pontos, e destes 42 entre Gonzales(que acabou saindo cedo do jogo)14 pontos e o Scola 28? Como se comportará esta defesa quando enfretarmos uma equipe com um equilibrio entre os arremessos de média distância e as bolas dentro?
Falar classificação, é um absurdo, temos de buscar na pior das hipótes o titulo, que em 2005 foi conseguido e depois, 17 lugar no Mundial.Rodrigo sem extremos.

Bruno disse...

Vendo o Scola jogar contra o Splitter, por exemplo, podemos ver que há um grande diferença entre os dois:o brasileiro é ótimo mas não é o cara que vai decidir um jogo, pra dar a bola na hora de definição, enquanto o Scola é desde as categorias de base.
Por ter um time bem treinado e caras como Ginobilli,Scola e um pouco menos o Nocioni, que decidem, é que a Argentina ganhou o que ganhou.
O Brasil não tem esse jogador, o time tem vários caras de talento, mas não tem um pra pegar a bola e decidir.
Temo que sem esse jogador fique difícil conseguir grandes resultados, até por que tirando os EUA e Espanha, o basquete masculino é muito equilibrado.
Mas está muito melhor com o Moncho

rao* disse...

haha, Najera? LOL Slitter deita e rola nele...
infelizmente eu só vi o final do jogo, finalzinho mesmo, mas tenho lido em toos lugares que realmente jogaram bem, fico feliz, Brasil a anos tem um bom elenco mas não tem desempenho em competições nem perto do que poderia realmente ter, espero que essa seja a hora da mudança ^^

Anônimo disse...

Tem cara que é tão corneta que acha que o Kamerichs é melhor que a seleção brasileira inteira, incluíndo o Splitter, Varejão e Leandrinho. Falam que o Varejão não ataca nada, baseados no que viram das finais do leste, quando ele enfrentou sozinho o Dwight Howard e o Rashard Lewis, sem nenhuma ajuda do morto do Ilgauskas

Anônimo disse...

O Najera é tão bom que é fã do Nenê. Quanto ao cara que vai para a decisão, eu acho que daqui a alguns anos a gente vai ter dois deles: o Paulão que levou sozinho o Brasil para as semifinais do sub 19 e esse Adonis Sousa, que é cestinha nato.

Fernando Segura disse...

Basquete de altíssimo nível??Sinceramente vi outro jogo.

Em primeiro lugar, o Brasil abusou de fazer contra-ataques – cestas fáceis devido à precipitação da Argentina. Aqui, sim, no contra-ataque, vi um time mais estruturado, fazendo passes ao invés da correria e bandejas erradas de antigamente.

No ataque 5 contra 5 ainda vi a mesma esterilidade de antes. A bola rodou com mais calma, mas sem os jogadores serem incisivos. E isso com uma marcação passiva da Argentina. Não vou me surpreender se no Pré-Olímpico os velhos hábitos voltarem – no sufoco, com relógio estourando, chute de 3 para o Leandrinho e Marcelinho.

Na defesa, vi Scola e Roman González (!?!?!) dominarem JP, Splitter e Varejão no 1.o quarto. Sorte que o Scola não jogou o 2.o quarto e o González foi expulso. A defesa de perímetro também continua com seus problemas, principalmente para defender os pick ‘n rolls.

Acho que um amistoso deve servir para corrigir erros como estes.

Henrique disse...

Infelizmente nao vi o jogo. Mas leio todos os blogs e sites para ter uma visao do que pode ter sido.

Bom que vencemos. Isso sempre é importante. E melhor ainda que mostramos evolução.

O torneio aqui no Rio mostrou isso e parece que estamos mesmo evoluindo.

Isso que é o importante. Jogar bem e melhorar a cada partida !

Parabens Brasil, a esperança existe!

Rafael disse...

O Brasil joga hoje? Alguem sabe algum link que vai passar?

Rafael disse...

ae xará: http://pt-br.justin.tv/master1981