quarta-feira, 12 de março de 2008

FIM DO DOMÍNIO DOS GATORS


Foto: Reprodução

Após a Big 12, a SEC da atual bicampeã Flórida segue como
a conferência mais difícil do basquete universitário dos EUA. Com Kentucky, Mississippi State, Tennessee sendo os destaques, seguidos de perto por Vanderbilt, a conferência tem aí suas vagas garantidas no grande torneio.

Kentucky, do técnico Billy Gillispie, forte candidato melhor do ano, apresenta um basquete bem mais coletivo e objetivo. Mesmo sem poder contar com seu melhor jogador, o calouro Patrick Patterson, para o resto do ano, a equipe encontrou na experiência do armador Ramel Bradley e no ala Joe Crawford (ambos na foto acima) suas melhores armas.

Outro forte candidato a técnico do ano, Rick Stansbury, vem sendo uma agradável surpresa no comando de Mississippi State. Jogando num esquema bem parecido com o clássico executado por Kentucky, e tendo no ala-armador Jamont Gordon seu grande trunfo, os Bulldogs deixaram os demais times da SEC para trás.

Foto: ReproduçãoTennessee, por sua vez, vem com praticamente o mesmo elenco do ano passado, com Chris Lofton (foto) sendo novamente seu líder e cestinha, além da grata surpresa do aumento do rendimento ala-pivô Waynes Chism, ainda em seu segundo ano. Ocupa facilmente o vácuo da Flórida.

Mas se os Gators vão mal das pernas e penam para justificar uma vaguinha no torneio, o mesmo não se pode dizer de Vanderbilt, cinderela do ano passado. Com o pivô australiano AJ Ogilvy reforçando o garrafão, abre-se um espaço enorme para Shan Foster ser o cestinha da equipe e da conferência. Ogilvy, aliás, é um velho conhecido do nosso Paulão no último Mundial sub-19.

O que dizer então da Flórida? Neste ano, os atuais campeões difícilmente participarão do grande baile.

Nenhum comentário: