terça-feira, 25 de março de 2008

AH, O NOSSO GARRAFÃO...


Baby / Foto: Reprodução

O pivô Baby, que vinha jogando pelo Spartak, da Rússia, foi submetido a uma artroscopia no joelho direito em São Paulo, nesta segunda-feira. Com sua recuperação prevista para até seis semanas, o jogador pode estar disponível para Moncho Monsalve, mas sabe-se lá em que condições físicas. É apenas mais um dado preocupante para um garrafão que, pelo visto, pode ter em Tiago Splitter a única peça 100% confiável. Aliás, tem sido assim nos últimos tempos, não é mesmo?

Moncho já avisou que só vai contar com os jogadores que se apresentarem até o dia 12 de junho. Ou seja, se o Cleveland Cavaliers for à final de NBA de novo, Anderson Varejão estará fora do grupo. Ainda que não vá à final, terá de correr para se apresentar a tempo. Somam-se a isso três incógnitas: Nenê, pelo grave problema de saúde, e uma dupla que ficou meio escondida em países mais distantes: JP Batista, hoje na Letônia, e Murilo, que passou os últimos meses na Bulgária. Paulão é uma bela promessa, mas ainda não tem bagagem para alçar vôos tão altos.

É este o difícil cenário do nosso garrafão. Tudo bem que o da Alemanha também acaba de ganhar uma pulga atrás da orelha, mas convém colocar as barbas de molho. E torcer. Bastante.

25 comentários:

Anônimo disse...

Faz tempo que o Splitter é o único pivô (e talvez o único jogador) confiável da Seleção.
Como eu concordo com a Paula que nós deveríamos esquecer Pequim e pensar em Londres, eu levaria o JP e o Paulão.

Anônimo disse...

O Nenê está se recuperando e que Deus o ajude...Mas cá entre nós ele nunca esteve aí para a Seleção...Seu protesto contra a CBB servia somente como muleta para mascarar seu desinteresse em defender a Seleção...Não podemos sequer dizer que será um desfalque pois nos últimos anos não jogou e quando precisamos dele no Pré Olímpico sumiu...JP, Paulão e Spliter e vamos ver...Sérgio Viana.

Anônimo disse...

Temos que fazer as contas e observar os jogadores que poderemos contar na Olímpiada de Londres em 2012.

Anônimo disse...

PORRA! LONDRES? CÊS TÃO LOUCOS!

Anônimo disse...

Pessoalmente gosto muito do Murilo, ofensivamente ele é bem interessante, mas como na seleção os Pivos a anos só servem para pegar rebotes..

Unknown disse...

O Paulão pra mim da conta do recado tranquilamente

mais já esta tudo errado em vez do novo treinador ja convocar o time mesmo sem algumas peças pra ir adaptando o time para o sulamericano
ele já naum vai quem vai é a porcaria do neto
com jogadores lixos de sempre
duda,nezinho,artur,estevam...........com uma ou outra mudança

se o trabalho fosse ja com o moncho convocando jogadores q estarão com times eliminados ou sem atividade como J.Tavernari,Atila Passos da ncaa
o Michael q esta com o time eliminado na Alemanha
o Baby q citarão na materia
Paulão na 2divisão da espanha
....................etc
MAIS PELO VISTO EU CONCORDO COM OS DEMAIS COMENTARIOS
ATÉ LONDRES 2012

Anônimo disse...

Nas últimas grandes competições internacionais a seleção esteve desprovida de centers ( jogadores da posição 5 ).

Cito como maior exemplo o Mundial do Japão em 2006 onde o Brasil só contou com Anderson Varejão e Splitter no garrafão ( power forwards / jogadores da posição 4 ).

Fato que custou muito caro a seleção no Mundial.

Pois disputar o Pré-Olímpico Mundial mais uma vez sem um "xerife" no garrafão representará o "suícidio" em termos de classificação olímpica !

Com a eventual ausência de Nenê ; penso que Baby deva integrar a seleção mesmo que não esteja a 100 % da forma física.

Rodrigo Bacher

Luiz Fernando Paes disse...

o cenário pode ser ruim, mas com otimismo, o cavs não chega à final (celtics e pistons estão mais inteiros ..), e o Varejão já é figura bem importante pra seleção, principalmente no aspecto motivacional ..

o Nenê parece que voltou a treinar, e estamos no final de março ..

ele tem dois meses e meio pra readiquirir a forma física, e se possível jogar um pouco ...

creio que só a sua presença durante 20 min em quadra, já é algo que preocupe os adversários e dê moral ao Brasil

essa geração merece, nem que seja nesse período curto, uns jogos com Valtinho/Huertas na 1, Leandrinho/Alex na 2, Marcelinho/Marquinhos na 3, Varejão, Nenê e Splitter revezando entre 4 e 5

de repente esse técnico ensaia boas jogadas, bota a cabeça dos caras no lugar, e com boa atuação coletiva, e uns brilhos de Splitter e Leandrinho, quem sabe a gente não chega nas olimpíadas?

chegando lá .. quem sabe os jogos não sirvam de aprendizado para montarmos um time mais forte pro mundial na Turquia?

um Brasil, completo e principalmente bem treinado, pode fazer boas campanhas ..

Anônimo disse...

cara,
eu acho que o varejao tem que ir, independente de o cavs chegar nas finais ou nao... ele ta jogando super bem no cavs, quando ele eh titular, por mais que faça 6 ou 8 pontos ele pega sempre mais que 10 rebotes, alem de marcar, dar uma energia legal, enfim...
por mim, varejao tem prestigio, alem do que, sempre esteve presente nas convocações, sempre serviu a seleção... ano passado chegou a treinar sem contrato!! veio pro brasil e tudo!!
vamo ver oq acontece.... meu medo todo eh o splitter ter que ficar de fora por uma eventual mudança pro spurs e eles exigirem q ele se apresente pra summer league.

Anônimo disse...

Vou fingir q nao estou lendo essas opinioes sobre london 2012, isso eh um absurdo, com pensadores assim o basquete vai continuar na merda mesmo..Alem do mais no garrafao precisamos de jogadores q tomem conta do garrafao como Baby e nene, os outros sao mas 3 e 4, para jogar competicoes como pre mundial e olimpiadas precisamos de peso pesado na posicao 5, pq os outros pivos como Murilo, JP, sao bons para posicao 4 mas nunca 5..Alem do mais vai ver os pivos da alemanha e das outras selecoes, soh tem gigante.......Pequim 2008 e quem acha q soh vai 2012 fica torcendo para o voley.....abs Carlos Oliveira

Jones Mayrink disse...

Concordo com o amigo acima
agente precisa pensar agora!!!quem pensa em 2012 so pode estar de brincadeira, se mostra com a mesma mentalidade dos nossos desprogresso ao basquete!!!
eu concordo que precisamos de baby e nene para jogar na posição 5
splitter e varejao sao muito esforçados , mas é notavel a dificuldade q eles tem pra jogar nessa posição
se tivermos o nene e o baby , ja sera um grande passo pra irmos a pequim

Anônimo disse...

Com todo o respeito aos amigos que discordam, mas não acho que pensar em 2012 seja expressão de uma mentalidade tacanha.
O problema, para mim, é que nem completos poderemos chegar a Pequim, embora eu torça demais para que a classificação venha (e torço mesmo). Mas tomara que eu esteja errado, e que os jogadores que forem matem a pau, e com a ajuda dos céus nós consigamos a vaga para Pequim.

Anônimo disse...

Com todo o respeito aos amigos que discordam, mas não acho que pensar em 2012 seja expressão de uma mentalidade tacanha.
O problema, para mim, é que nem completos poderemos chegar a Pequim, embora eu torça demais para que a classificação venha (e torço mesmo). Mas tomara que eu esteja errado, e que os jogadores que forem matem a pau, e com a ajuda dos céus nós consigamos a vaga para Pequim.

Anônimo disse...

e a logo??

Elder disse...

Pois é, se altura fosse sinônimo de "ser bom pivô" o shawn Bradley, o Manute Bol seriam os melhores pivôs que a NBA e o mundo já viram. Obviamente, estou exagerando, mas nem tanto assim, pois há pivôs considerados baixos para a posição que dominaram em seus melhores dias, haja vista o Alonzo Mourning (2,08) - grande bloqueador!!! - Se fosse pela altura, o Charles Barkley nunca poderia ter sido um Power Forward (1,98) é um dos poucos da história da NBA com média de mais de 20 pontos por jogo e mais de 10 rebotes por jogo... Então... acho que a altura para pivô deve ser relativizada. E mais uma coisa, o Splitter é Pivô, Center ou 5 Sim!!!!!!! Sempre jogou nessa posição e pelo que sei, muito bem!!! Obviamente, essa é minha opinião, respeitando as outras opiniões dadas aqui na caixinha. Um abraço a todos!!!

Anônimo disse...

pra min a seleção tem qualidade individual suficiente pra ganhar uma das vagas pra pequim sim, tudo depende de organização, dos treinos e
e principalmente da postura defensiva
que o moncho vai impor ao time( isso se ele impor alguma).

é isso.

Guilherme disse...

nene esta liberado!!!!!!

Anônimo disse...

Elder Franca respeito sua opiniao, mas Alonzo morning 2,08 eh um pivozao 5 sim e pegaria ele com 40 anos para ajudar o Brasil, alem do mais Charles Barkley eh Hall of fame, se tivessemos 4 pivos com o talento dele estariamos nas olimpiadas a muito tempo....Nao estou dizendo que nossos pivos que estao dando o maximo nao sao bons, apenas Thiago e varejao podem render muito mais na posicao 4 como Murilo.....Tamanho nao eh importante mas nao esqueca de Yao Ming e Shaq Oneil, peso pesados q sao um dos melhores pivos da era NBA..Apenas torco para nossa selecao consiga jogar bem e a vaga olimpica pode ser ate com o Alex de 5..ans a todos..
CARLOS OLIVEIRA

Anônimo disse...

Sinceramente, vejo que temos pivôs bons sim... Basta ter uma estratégia de jogo bacana para eles... Coisa que o Sr. Lula Molusco nunca o fez... Mas me parece que MONCHO MONSALVE adora jogar com pivôs!!!!

Posso citar alguns nomes bacanas para pivôs e Ala-pivõs:

Paulo Prestes - 2,08m
Vítor Faverani - 2,11m
Tiago Splitter - 2,12m
Anderson Varejão - 2,09m
Baby - 2,11m
JP Batista - 2,06m
Hátila Passos - 2,10m
Eddie Lima - 2,10m
Nenê - 2,11m
Estevam - 2,10m

Qquer um desses daria conta do recado num pré-olímpico, desde que o treinador monte uma boa estratégia, né?????

Elder disse...

Pois é, Clóvis, gostei da sua opinião. Big men, acho que todos sabemos que não é mais problema do Brasil (como era até pouco tempo atrás!). o problema, digo, problemas, são (não necessariamente nessa ordem):
1 - Treinamento;
2 - Vontade de jogar pelo Brasil;
3 - Fundamentos (defensivos e ofensivo);
4 - Experiência
5 - na falta de uma palavra melhor, HABILIDADE.
Então, se pegarmos um dos nossos big men que tenha habilidade, bons fundamentos, tenha vontade de jogar pelo Brasil, preferencialmente (não necessariamente) que tenha experiência internacional e coloque isso num esquema de jogo legal e bem treinado, acho que pode ser qualquer um desses. E concordo com o Carlos Oliveira, se conseguirmos a vaga olímpica pode colocar até o Nezinho de pivô (brincadeira, pessoal hehehehehehe !!!!!!!) um abraço a todos.

Elder disse...

Estava fazendo um exercício de imaginação (e PACIÊNCIA) com alguns jogadores, tentando montar um time alto e competitivo para o Brasil, mas pensando, principalmente, pelo lado da altura:
1 - LEANDRINHO - 1,91 - mesmo que saibamos que ele jogue como shooting guard, mas daria velocidade ao nosso jogo;
2 - MARCELINHO MACHADO 2,00 (não me matem!!!) pensando pela altura; ele já jogou até como point guard no começo da carreira e, claro, contido no esquema de jogo do MONCHO;
3 - MARQUINHOS 2,07 - Um ala pequeno ALTO (e mala) que sabe chutar de três;
4 - VAREJÃO 2,11 - pegando muitos rebotes e conseguindo muitas CHARGES na defesa;
5 - NENÊ 2,11 - o mais atlético dos BIG MEN brasileiros, totalmente curado e muito motivado.
Pensem bem: a média de altura desse time seria de 2,04... daria trabalho!!!!!!

Anônimo disse...

Élder... Leandrinho mede 1,93m, oficialmente pelo seu time, o SUNS!!!!

Huertas que é um verdadeiro PG, mede 1,91m!!!

Seria minha dupla de armadores titulares preferido, e ao invés de colocar Marquinhos, tentaria com TAVERNARI de ALA, com seus 2,00m e muito fundamento, tanto defensivo, quanto ofensivo!!!

E começaria de Varejão e Nenê(esse se tiver recuperado e motivado)... E depois entraria na minha rotação de BIG MANs, SPLITTER, BABY e JP!!!

Elder disse...

Clóvis, mais uma vez concordo com vc. Como disse essa formação minha foi um exercício de imaginação (pensando principalmente pelo lado da altura!) concordo em gênero número e grau com vc (pensando em um time, agora, sim, pra valer). Tenho ouvido coisas muito boas sobre esse menino, Tavernari).
um abraço.

Anônimo disse...

Elder isso se o Nezinho quiser entra no jogo neh haha!! concordo com Elder e Clovis, a caixinha esta em alto nivel de conversa e opinioes, tudo pela melhora do basquete...CARLOS

Elder disse...

Fica aqui uma sugestão para o DATA-REBOTE, montar o time do brasil: quinteto titular e reserva. abraços a todos