segunda-feira, 31 de março de 2008

GO, RENATA, GO!


Renata Germano em Washburn / Foto: Arquivo pessoal

Do calor de Coelho Neto, bairro pobre na Zona Norte do Rio, à neve da cidade de Topeka, no Kansas, a pivô carioca Renata Germano precisou correr um bocado. Literalmente. Há três anos, quando desembarcou nos Estados Unidos sem falar nada de inglês, ela aprendeu, logo no primeiro treino físico,
o significado da palavra "Go". Era o que gritava, alucinado,
o treinador do junior college, fazendo a brasileira correr feito uma louca durante duas horas.

"Eu já estava chorando", conta ao Rebote a atleta, hoje com 21 anos. "Não entendia nada, só Go! Go! Go!. Quando acabou o treino, fiquei um tempão deitada no vestiário, não conseguia
me mexer. Liguei para o meu pai e disse que queria voltar".

Renata Germano / Foto: Arquivo pessoalRenata não voltou. Mas, farta daquela correria, mudou-se no ano seguinte para Washburn, no Kansas, onde hoje defende as Lady Blues na Divisão II da NCAA. Na semana passada, a equipe acabou eliminada nas quartas-de-final, após forçar duas prorrogações contra a forte South Dakota – no curto período em que esteve em quadra, a brasileira produziu bem e converteu duas cestas seguidas, uma delas com falta.

>>> "Aqui você vê o que é racismo. Comigo nunca aconteceu nada, mas você percebe a divisão entre white
e black. E eles realmente acreditam que precisam dominar o mundo"


Para entender a trajetória da pivô, é preciso voltar uma década no tempo, quando seu Rinaldo Germano, que trabalhava como gari, aceitou a sugestão de um amigo e levou a filha para jogar basquete no Flamengo. Dali, Renata foi para o Grajaú, com Guilherme Vos, hoje técnico da Mangueira - tratado por ela como se fosse um pai. Chamou a atenção de Americana, no interior de São Paulo, mas só se transferiu na segunda tentativa, porque
na primeira o time queria que ela pagasse os livros da escola.

Renata Germano / Foto: Arquivo pessoal"A situação sempre foi difícil. Nossa, quantas vezes eu já tive que dormir na casa dos meus técnicos porque não tinha dinheiro para a passagem...", lembra a jogadora, que saiu do interior paulista em julho de 2005, descoberta por um olheiro americano que a levou para Southern Illinois - do tal técnico que berrava "Go".

A experiência nos EUA rendeu muitos frutos a Renata, a começar pelo namorado jamaicano com quem ela pensa em se casar e morar no Canadá, "que tem muitas opções de emprego".

Renata Germano / Foto: Arquivo pessoalQuando ela fala em emprego, não se refere ao basquete, mas sim à Enfermagem – ou Nursing, como prefere falar, toda chique. "Jogar era minha primeira opção, mas agora penso nos meus estudos e pretendo começar a trabalhar", revela a pivô, que deve ter o diploma na mão daqui a dois anos.

Continuar ou não no esporte profissional soa como uma questão menor. O que importa é que, através do basquete, Renata cresceu como pessoa. A ponto de falar com desenvoltura sobre questões sociais e até políticas nos Estados Unidos.

Renata Germano / Foto: Arquivo pessoal"Não é qualquer pessoa que pode se educar fora do Brasil. Eu tive essa oportunidade
e estou aproveitando ao máximo", conta, sem ignorar as mazelas americanas. "Aqui você vê o que é o racismo. Comigo nunca aconteceu nada, mas você percebe uma divisão entre white e black. E eles realmente acreditam que são os melhores e precisam dominar o mundo.
É por isso que acontece tanta coisa ruim aqui. Se tivéssemos um governo melhor no Brasil, ganharíamos de qualquer um. Mas os próprios brasileiros roubam do povo. Assim nunca vamos para frente", ensina.

Por essas e outras, ela não sabe quando volta, mas sabe bem que, à distância, conta com o apoio e o orgulho dos pais. "Eles ficam felizes porque sabem que eu continuo lutando. Sei de onde vim e não me esqueço de ninguém. Sem eles, não estaria onde estou hoje. Às vezes, dá uma saudade... mas ainda não está
na hora de voltar para casa". Sem problemas, Renata. Go!

17 comentários:

Anônimo disse...

isso aih re!

fico mto feliz pela minha amiga q sempre correu atras do que queria,apesar de todas as dificuldades!!
e fico contente tbm pelas pessoas q acreditaram no potencial dela, como guilherme voz, ricardo sobral,mila, enfim, todos q contribuiram na formaÇao dela como jogadora...
isso aih re!! arrebenta no ingles_

Anônimo disse...

Grande matéria, meu velho!

Abraço,
Tiago

Julianna Antunes disse...

Essa é a principal função do esporte: educar e preparar para vida. Se não fosse pelo basquete, provavelmente a Renata estaria se perpetuando no ciclo de pobreza que tanto assola nosso país. Parabéns pela garra, pela determinação e, mais ainda, pela coragem de se agarrar em uma chance, talvez a única, de provar que quando se dá oportunidade, qualquer um pode chegar ao topo. Continue assim!

Sucesso sempre, seja no basquete, seja na enfermagem.

Beijão

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria Renatinha.
Te conheci no Flamengo e lembro como vc sempre teve muita garra.
Parabens pelo sucesso também com o basquete ai nos EUA.
Desejo tudo de bom para vc, vc mereçe!
Grande beijo

Liberdade aos coloridos disse...

Belo trabalho jornalistico, parabens!
Renata é um grande exemplo de garra,perseverança e merecedora de todas as conquistas. Acompanho sua luta, numa trajetoria ardua desde a sua chegada ao Flamengo, superando todas as barreiras possiveis e imaginaveis. Agarrou a oportunidade com unhas e dentes, entrou pela porta aberta no basquete seguindo orientação gabaritada de seus tecnicos na base.
Renata é motivo de orgulho e mais uma entre tantas atletas que se desenvolveram refletindo o trabalho realizado por Guilherme Vos no basquete feminino do Rio de Janeiro.
Para finalizar cito uma frase de Pablo Milanes que penso simbolizar tanto o técnico quanto a atleta. "O que brilha com luz propia nada pode apagar".

Parabens à todos.

Robinson de Sá

Anônimo disse...

Parabens, Rodrigo.

A Renata tem uma bela história. Muita luta, dificuldades, mas com muitas vitórias.É uma excelente atletas que como tantas outras
não foi aproveitada pelo basquete brasileiro, tão carente de estrutura. Mas nem isso foi barreira para ela. É uma vencedora, e todos nós que a conhecemos e acompanhamos sua luta, ficamos felizes e orgulhosos do seu sucesso!!

Abraços
Mariza Mendes

Unknown disse...

A história da Renata é a mesma de milhares de jovens atletas. A diferença é que na vida dela surgiram pessoas boas e capazes que a orientaram para a vida e para o esporte. Esta orientação é fundamental. Parabéns Rebote, por valorizar esta história e parabéns também a todos que deram suporte a Renata para que chegasse aonde chegou.

Anônimo disse...

Esta matéria mostrando a estória de sucesso da Renata, a coragem , a dedicação e a persistência, ratifica o quanto temos talentos em nosso país, que infelizmente, por falta de apoio e oportunidades não terão o mesmo final feliz que ela. Crianças e adolescentes que estão esquecidos e que poderiam não só serem campeões no esporte, mas na vida. Precisamos de homens honrados e que pensam no esporte e na formação de suas atletas para a vida como o citado Guilherme Vos e outros, também na nossa política.
Parabens , Rodrigo por mais esta matéria!

Unknown disse...

Fico feliz de ler esta matéria e ver que a Renatinha conseguiu chegar onde chegou. Ela sempre foi uma menina batalhadora e nunca deixou que nenhum obstáculo atrapalhasse sua trajetória. Parabéns, Renatinha.
Parabéns, Rodrigo, por mais esta matéria.

Unknown disse...

Renatãããããããõooooooooooooooooooo, muito maneira a matéria e fico muito feliz de saber que vc superou todas as dificuldades pra conquistar tudo que tem até hoje.Tenho certeza que o futuro te reserva mtas coisas boas ainda!
Continua firme aih!

Nunca vou esqcer da gente jogando junta e vc SÓ passando a bola pra mim uhahuauhauuah...

Se cuidaa

bjos

Anônimo disse...

Renatinha

Parabens,por mais essa vitoria,merecida,vc sempre foi muito guerreira,determinada em td q quiz...Vc nao teve apenas sorte, mais sim muita força de vontade pra correr atras do seu sonho...e acredito q vc ainda tenha muitos mais a realizar...

Saudades da epoca...q iamos para o colegio correndo atrasadas,qnd iamos para o treino com blusa de escola publica...dias q nao tinham treino,q ficavamos o dia inteiro na rua ,e minha mae atras da gente ...varias conversas,risos,choros,brigas,musicas..

Vc merece td o q vc conquistou ...mais ainda tem muito para conquistar ...

Saudadesss
Te adorrrro!
Fika com Deus
Se cuida
Bjos Nathy

Unknown disse...

Parabens pela materia com a Renata, ela realmente merece o lugar que conquistou. Hoje sei que todo os esforcos que Guilherme fez para ajudar Renata nao foram em vao, logico que com a dedicacao dela tambem, eh muito bom, Renatinha, ver que voce chegou aonde disse pra mim que ia chegar. Ziza

Unknown disse...

Nossa excelente matéria, mais um incentivo para quem está na batalha , não a conheço pessoalmente e já sou fã de carteirinha ,parabens pela batalha e pelas conquistas e que venha muito mais.
abraços
Dayse

Anônimo disse...

RÊ MEUS PARABÉNS, QUE VC CONTINUE ASSIM ESTOU MT FELIZ POR VC, A METÉRIA ESTA SHOW DE BOLA E VC ESTA MT ELEGANTE BJKS CONTINUE ASSIM Q VC VAI LONGE....
1000 BJKS ESTER LEMBRA DE MIM???? FLA
FUI VAI NO MEU ORKUT P VC VER MEU PRINCIPE....

Unknown disse...

OI Renatinha!!!!!
Fico feliz por ter conquistado tanto em tão pouco tempo,sempre estarei torcendo pelo seu sucesso; não desista nunca e continue sendo essa menina madura e humilde...
BJOS boa sorte...de alguem que vai sempre orar por você, que DEUS te abençoe abundantemente.

Anônimo disse...

The purpose of Clomid remedial programme in treating infertility is to seat general ovulation willingly prefer than origin the growth of numerous eggs. Once ovulation is established, there is no benefit to increasing the dosage above . Numerous studies accompany that pregnancy usually occurs during the before three months of infertility cure and treatment beyond six months is not recommended. Clomid can root side effects such as ovarian hyperstimulation (rare), visual disturbances, nausea, diminished "standing" of the cervical mucus, multiple births, and others.

Clomid is frequently prescribed at near generalists as a "opening line" ovulation induction therapy. Most patients should be subjected to the fertility "workup" former to outset any therapy. There could be varied causes of infertility in addition to ovulatory disorders, including endometriosis, tubal blight, cervical banker and others. Also, Clomid remedial programme should not be initiated until a semen examination has been completed.
Clomid and Other Ovulation Inducti
Somali pirates matrix their attacks against worldwide ships in and incomparably very much the Look like of Aden, undeterred close the discouragement of stepped-up curious naval escorts and patrols - and the increased non-starter type of their attacks. At the beck agreements with Somalia, the U.N, and each other, ships relationship to fifteen countries up to manual socialize the area. Somali pirates - who contain won themselves essentially $200 million in harden disburden since at cock crow 2008 - are being captured more oft-times commonplace, and handed upwards to authorities in Kenya, Yemen and Somalia on account of trial. Controlled here are some justified exposed photos of piracy warped the seashore of Somalia, and the cosmopolitan efforts to alter it in.
[url=http://207.46.137.14/members/follikel-groei-clomid-67/default.aspx]follikel groei clomid[/url]
[url=http://email.umpsych.org/cs/members/does-clomid-work-34/default.aspx]does clomid work[/url]
[url=http://communityserver1-com.si-eioswww7.com/members/hair-loss-while-taking-clomid-74/default.aspx]hair loss while taking clomid[/url]
[url=http://handbagsdeal.com/members/taking-clomid-while-pregannt-37/default.aspx]taking clomid while pregannt[/url]
tel:95849301231123

Anônimo disse...

Yes indeed, in some moments I can bruit about that I acquiesce in with you, but you may be inasmuch as other options.
to the article there is quiet a definitely as you did in the fall issue of this demand www.google.com/ie?as_q=industrial corrugated pads ?
I noticed the axiom you have in the offing not used. Or you profit by the pitch-dark methods of promotion of the resource. I suffer with a week and do necheg