quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A NOITE DE QUARTA




Com ótimo público no ginásio do Tijuca, Flamengo e Joinville fizeram um bom primeiro tempo na noite de quarta-feira. Na volta do intervalo, Jefferson Sobral, cestinha do time catarinense, saiu com dores nas costas, e o resto do elenco sentiu o cansaço.
O Rubro-Negro, que não tinha nada com isso e também lutava contra o desgaste, conseguiu se impor e arrasou o líder do NBB.

Baby / Foto: Local-Divulgação

A vitória por 105-83 confirma que o Fla tem time para lutar pelo bi, só precisa controlar melhor seus altos e baixos durante os jogos - no primeiro tempo, chegou a levar uma série de 10-0.

Marcelinho / Foto: Local-DivulgaçãoEm sua estreia no Rio, Baby fez um primeiro quarto ruim, mas acordou e terminou como um dos destaques do jogo, com 24 pontos, 11 rebotes e um ótimo trabalho em cima de Shilton. Marcelinho (foto) foi o cestinha, com 26, Hélio e Duda também se destacaram. A bela noite
no Tijuca teve como um ponto negativo a pane no placar, que zerou ao fim do terceiro quarto, quando o Fla vencia por 80 a 63. Só conseguiram consertar o lado de Joinville, que iniciou o último período com 63 a 0. É uma pena que questões financeiras e logísticas impeçam que as partidas sejam no Maracanãzinho.

Ao fim do jogo, conversei com Espiga, que cumpriu suspensão automática. Ele admite o erro no episódio com Cláudio Mortari e diz que sua maior punição foi o mau exemplo para o filho de 4 anos. O armador só alega que não tem histórico de indisciplina e não quer virar bode expiatório no caso de a LNB aplicar uma punição exemplar. Neste ponto, tem razão. A possível punição deve se ater ao fato - e sobre o fato, continuo achando que, apesar das provocações, o jogador cometeu um erro grave.

Falando em confusão, infelizmente tivemos mais uma na quarta. Na vitória do Brasília sobre São José, o pivô Mineiro, líder do NBB em aproveitamento de arremessos, fez falta agressiva em Telmo, brigou com os árbitros, foi expulso e saiu chutando placas. O jogo ficou paralisado por 20 minutos, em mais um episódio lamentável. No vídeo abaixo, imagens do tumulto e lances de Fla x Joinville.

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,
Veja como sao as coisas, somente por que vc conversou com o espiga pessoalmente a sua opiniao ja mudou, deixa em entre linhas que nao pode ser bode expiatorio da LNB.
Se voce nao conhece a lei desportiva, irei esclarecer que nao tem condiçao alguma de ele ser boded expiatorio.Como sei que voce conhece e esta usando seu blog para defesa do Espiga, esclareço que ele sera enquadrado no artigo 253 que diz:Art. 253. Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo:

PENA: suspensão de 120 (cento e vinte) a 540 (quinhentos e quarenta) dias.



§ 1o. – Se da agressão resultar lesão corporal grave, a pena será de suspensão de 240 (duzentos e quarenta) a 720 (setecentos e vinte) dias.



§ 2o. – Se ultrapassado o prazo de suspensão fixado pelo Órgão Judicante, na forma do parágrafo anterior, e o atleta agredido permanecer impossibilitado da pratica da atividade por força da agressão sofrida, continuará o agressor suspenso até a total recuperação do agredido.



Portanto, meu amigo a pena dele sera o que a comissao disciplinar atribuir,no minimo 120 dias.

2)outro fato importante e que ninguem esta levando em consideraçao foi o pedido de tempo do Sr Bial pediui um pouco antes destes fatos e em som claro, que querendo motivar o time dele demonstra atitude anti desportiva alegando, o tecnico arrogante da equipe adversaria.Tambem tem que receber uma pena.
3)E por ultimo a agressao fisica que o Sr Claudio Mortari recebeu cabe um desfecho moral, pois foi em rede nacional a humilhaçao.Voce nao teria que conversar com ele tambem?
Como fica

Rodrigo Alves disse...

Caro anônimo,

Minha opinião sobre o caso não mudou em nenhuma vírgula. Mas como eu critiquei o Espiga aqui e tive a oportunidade de conversar pessoalmente com ele no ginásio, é regra básica do jornalismo abrir espaço para o criticado se manifestar. Só isso. Sem estresse. Grande abraço!

Anônimo disse...

Entao vc acha que a LNB utilizara o caso Espiga como bode expiatorio ou vc defende uma pena conforme o codigo brasileiro de justiça desportiva?
E o caso do Bial, algum comentario?

Anônimo disse...

Dá 3 jogos de suspensão pra ele e uma multa pro Mortarão, que já tá bom... Esse código de justiça esportiva é a coisa mais anti esportiva que existe.
Onde já se viu punir um jogador por 120 dias ou mais. nesse caso está punindo o clube e não ao jogador, pois o clube continua pagando o salário mas o jogador não trabalha. O ideal seria o jogador pagar multa, e cumprir alguns jogos de suspensão, e o número de jogos poderiam subir de acordo com a gravidade da infração e casos de reincidência e pronto.
Uma agressão muito pior na NBA rendeu ao Zach Randolph uma multinha e 2 jogos de suspensão (no caso, eu acho que a pior punição foi o fato de serem só 2 jogos e ele ter que jogar o resto da temporada... lol)

PS. Só li a metade de baixo desse post, não aguento mais ver sobre flamengo, até quando ele não joga é assunto no blog.

Abraços

mayrink12 disse...

o que eu acho é o seguinte, teve um monte de brigas e confusões de uns tempos pra cá, que ninguem foi punido assim com cods. e leis.
nao acho que o espiga mereça pegar um gancho mais de 2jogos, pq teve casos piores que nao aconteceram nada!!
a partir do momento que determinarem uma lei, ai sim, pode ser aceito um punição maior!!
ninguem se pronuncia sobre esses atos!!!
e o Rodrigo, só fez o papel dele de jornalista ne?? por favor!!!
abraço

Anônimo disse...

Esse anônimo é engraçado Rodrigo... Só fala do Espiga e não dá atitude ridícula do Mortari em tirar a bola do cara... Foi ele quem começou a polêmica e vai sair sem nenhuma punição ?? A Imagem é clara. Será que está na lei e em qual artigo, que diz , que o técnico adversário pode fazer o que ele fez.

Acho que o Mortari merece uma bola personalizada da NBB pq a vontade com que ele bateu, para tirá-la do jogador adversário foi d+.

Que o Espiga tem que ser punido isso é fato,mas que o Mortari merece receber uma punição, merece.

Só que aí ele sai como o mocinho da história... Ele deveria estar preocupado com time dela que está fazendo até o momento uma campanha ridícula na competição... A função do técnico a beira da quadra é de orientar seus atletas e não fazer o que esse senhor fez.

Já li gente dizendo que é um senhor de 70... vou até ler o estatudo do idoso para ver se tem algum artigo que justifique a atitude dele.

Punição para os dois... Isso é justiça... Mas como estamos no Brasil... deixa para lá.

Anônimo disse...

ele foi punido disciplinarmente com a falta técnica

Anônimo disse...

O anónimo aí tarde certo,está colocando os fatos e não querendo misturar assuntos.o fato do pinheiros estar fazendo uma pessima campanha em nada tem haver com a agressão a um senhor de idade.

Anônimo disse...

Essa caixa de comentário nao era do jogo Flamengo x Joinville !!

Pinheiros x Joiville já foi !

Anônimo disse...

Que se dane o flamengo, eu quero saber é das punições e de quando alguém da liga vai se pronunciar a respeito... se começar desse jeito, já está desmoralizando a competição!!!

Tem que ter suspensão pro Espiga, e não me venha me dizer que ele é bom moço e não merece punição. Não estamos julgando caráter e sim a agressão!
E tem que pelo menos multar o Mortari, que provocou o entreveiro (sem agredir ninguem).

Que se punam os "artistas" e que siga a liga.

PS: Top 10 fraquinho esse que o sportv fez da NBB.
N.1 pra uma enterradinha tosca do Baby? é brincadeira!!! o Larry fez algumas jogadas que substituiriam facil algumas desse top 10.

Anônimo disse...

O veio morta pode entrar contra o espiga na lei dos idosos....hehehehe
falando na moral,tem q ter uma puniçao contra o espigao

Anônimo disse...

Bruno

Em dos post foi bem lembrando a péssima atitude deste marqueteiro que se fantasia de técnico(Bial)falando no tempo do técnico arrogante.Bial consulte um pouco o histórico-curriculo do Mortari e veja se o seu chega perto,vamos sr.Rodrigo deixar de por panos quentes porque o Espiga é carioca, e deve dar alguma atenção a vc e o Bial vc tem de agradar por motivos óbivos.