segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

NÚMEROS DIGNOS DE JORDAN?


O plantão de carnaval na redação, em geral, não tem nada de muito emocionante. Diante do ócio no domingo à noite, eu e o bravo Alexandre Cossenza - torcedor fanático do Chicago Bulls - resolvemos investigar a declaração de Steve Nash: na frieza
das estatísticas, será que os números de Leandrinho contra o Oklahoma City Thunder são mesmo "dignos de Michael Jordan"?



Em busca da resposta, consultamos cada um dos 1.251 jogos do craque, em 15 anos de carreira. E achamos duas partidas em
que ele supera a noite iluminada do brasileiro em pontos (41), assistências (7), rebotes (7) e roubadas (6). Por coincidência, vejam só, as duas noites estão separadas por apenas 12 dias.

- 3 de janeiro de 1989, em Chicago
- Vitória sobre o LA Clippers na prorrogação (126-121)
- 41pts, 11ass, 10reb, 6rou

- 15 de janeiro de 1989, em Chicago
- Vitória sobre o Boston Celtics (110-104, sem Larry Bird)
- 42pts, 11ass, 9reb, 8rou

O problema é que as duas primeiras temporadas de Jordan e os jogos de playoffs até os anos 80 não registram estatísticas de roubadas. Descobrimos outras nove partidas em que ele anota pelo menos 41 pontos, sete assistências e sete rebotes. Terá
o homem roubado seis bolas em algum desses jogos? Não sei.

Qualquer comparação qualitativa entre Jordan e Leandrinho, claro, é motivo para enfiar o indivíduo numa camisa-de-força.
Mas não deixa de ser interessante notar que, nas estatísticas disponíveis, os registros do brasileiro contra o Oklahoma só foram superados duas vezes pelo melhor jogador da história.

12 comentários:

Anônimo disse...

contra o thunder?ahh bom,então não foi nada de espetacular,se o cara sabe correr e fazer bandeja contra um time que nunca ouviu falar naquela palavra mágica,que ganha alguns joguinhos sem importancia chamada,defesa não é nada de muito espetacular.o jordan hoje em dia faria isso,principalmente se o Durant marcasse ele =D

Rodrigo Alves disse...

Leandro, concordo que não deve ser nada difícil enfrentar o Thunder, mas vou colocar duas doses de pimenta no debate:

1) Um dos jogos citados do Jordan foi contra o LA Clippers com Danny Manning, Ken Norman, Quintin Dailey, Gary Grant, Greg Kite, Benoit Benjamin, Norm Nixon, Reggie Williams e Joe Wolf. Naquele ano, o time ganhou 21 e perdeu 61. Era uma espécie de Oklahoma da época.

2) Vale lembrar que o Chicago não enfrentava apenas o Boston do Larry Bird ou o Lakers do Magic Johnson. A NBA sempre teve seus Oklahomas. E mesmo enfrentando esses times durante 15 anos, o Jordan só atingiu tais números duas vezes.

Fora dos números, Jordan teve inúmeras atuações muito mais espetaculares que a do Leandrinho. Mas nem por isso a gente precisa diminuir a do brasileiro, só porque foi contra o Oklahoma. Na minha opinião, o que ele fez foi, sim, fantástico.

Abraços!

Anônimo disse...

Não sei porque essa mania de analisar as estatísticas com a equipe adversária, como fez o primeiro comentário. O Kobe marcou 21 pontos contra o Toronto, nesta temporada a sua melhor marca foi contra o Knicks, e como disse o Rodrigo, o LA Clippers não era uma equipe boa.

Eu vi o jogo do Leandrinho, particularmente a última cesta que lhe deu 41 pontos e 140 no total, para a equipe, foi bem difícil, ele correu a quadra e arremessou sob marcação.

FATO: ele está em 17º lugar entre os que mais fazem pontos por 48 minutos. Agora com o novo técnico do Suns, ele vai ter muito mais tempo em quadra e seus números têm tudo para ser melhores.

Anônimo disse...

Mania brasileira de desprezar o próprio Brasil

Anônimo disse...

Correção: acima era 81 pts e não 21!

Anônimo disse...

Menos, galera! Nem uma coisa nem outra! O leandrinho é ótimo jogador, teve uma noite muito boa... fez um ótimo jogo e está fazendo uma boa temporada. Mas se formos contabilizar o monte de jogador mediano que já teve noite de astro na NBA vamos ver que não há muitos casos esporádicos como esses. Não é questão de "braseleiro desprezar o próprio Brasil"... mas, convenhamos, o Leandrinho é um jogador mediano na NBA e não tem nada de errado nisso!!!!! Só não supervalorizemos algo que não deva ser supervalorizado. Ótima noite, ótimos números e ponto final.

Rodrigo Alves disse...

Só para deixar claro, concordo com o anônimo aí de cima. O Leandrinho teve uma noite iluminada, o que não faz dele um jogador genial. Acho que a gente não precisa nem desvalorizar a atuação, nem fazer dela um trampolim para considerar o brasileiro um gênio da bola. Abraços.

Anônimo disse...

projecao matematica:

este ano vai acabar com os seguintes jogadores nas posicoes de maiores cestinhas de todos os tempos:

Shaq em 6(hoje esta em 7)
Iverson em 14 (hoje em 16)
Kobe em 17 (hoje em 20)
Garnett 23 (hoje em 26)

Shaq deve ficar por aim mesmo jogando outra temporada
Iverson pode chegar entre os 10
Kobe (????)
Garnett (???)

Anônimo disse...

"Ótima noite, ótimos números e ponto final."

só isso resume o pensamento da galera quanto a atuação do leandrinho, algo para ser ficado na história como a melhor atuação brasileira na nba, até hoje, acaba com isso, depois diz nao é desvalorizar!!!

Não é supervalorizar, mas é dar o crédito quando alguem merece, e nao tentar negar-lhe o feito.

Anônimo disse...

Lebron?
esta no seu sexto ano com 12.000 pontos, vai chegar aos 23.000 antes de fazer 10 anos na NBA (colocando ele em 21), pra mim ele passa o Jordan com 32.292.

Anônimo disse...

A respeito de valorizar ou desvalorizar, temos que ter em mente o seguinte: uma carreira não se faz de boas noites isoladas, mas de boas noites consecutivas, que vão formar uma boa temporada e, espera-se, de boas temporadas consecutivas. por isso devemos dar exatamente a dimensão que essa noite do Leandrinho tem, ou seja: "foi uma boa noite com ótimos números e ponto final". Nada mais do que isso... meu pensamento, sem desmerecer o Leandrinho que é um bom/regular jogador e teve uma boa noite.

Anônimo disse...

O Leandrinho, teve uma noite realmente fantastica, eu gosto mt do jogo dele, e assim olhando o plantel de alguns times da nba ele é um jogador acima da média, n um gênio mas é acima da média.