sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

AINDA SOBRE PUNIÇÕES




Sei que para muitos o assunto é chato, mas diante do debate na caixinha, preciso voltar a ele, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado de novo. O regulamento do NBB prevê suas penas com base no confuso Código de Justiça Desportiva. Se o atleta é enquadrado em "agressão física", a pena mínima é de 120 dias,
o que no caso do Espiga, cá entre nós, seria um exagero (ok,
vai ter gente dizendo que agora eu faço campanha para ele).

Entre as penas previstas no código, a que me parece mais adequada (suspensão de uma a três partidas e multa) está sob "ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe". O texto também prevê 2 a 10 jogos de gancho e multa para quem "participa de rixa, conflito ou tumulto durante a partida", e aí podem entrar outros personagens, como o próprio Mortari e o povo que arrumou confusão no Brasília x São José.

O problema é que, a rigor, o caso do Espiga me parece mais de "agressão" do que de "ato hostil". O absurdo é a disparidade entre as penas - fica um abismo entre o máximo de três jogos do "ato hostil" e o mínimo de quatro meses da "agressão". Por causa do Código caduco, vemos as cenas ridículas no futebol, com atletas denunciados em um artigo e "rebaixados" para outro.

O ideal seria que a própria Comissão Disciplinar da LNB decidisse a pena, sem a necessidade de denúncia e sem se basear no Código, em sistema parecido com o da NBA. Não sei se é viável juridicamente, mas seria o mais justo na minha opinião. Você, claro, tem todo o direito de discordar. Portanto, vá à caixinha.

29 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,
Infelizmente o seu comentario e de outros em querer dimimuir o episodio,dar um jeitinho, é o que o esporte brasileiro vem sofrendo ha anos e nao o codigo caduco que vc diz existir.Esta historia que o cara é bonzinho,bacana, que ja esta sofrendo com o filho, e etc e por esses motivos tem que ter a pena diminuida faz parte de uma conduta de Pres de Confederaçoes e Federaçoes.O toma la da ca,te ajudo aqui e vc me ajuda ali.Sou contra, existe um codigo disciplinar que tem que ser respeitado, e ao contario de que vc disse, este codigo esta super atualizado e perfeito. Querer colocar o exemplo do futebol para o Basquete demonstra supor que a LNB veio para o continuismo, para a barganha e nao para mudar o conceito da modalidade e do esporte brasileiro.Lembrar que a liga (LNB)independente esta sendo de exemplo para outras as modalidades, pois a gestao administrativa e a gestao dos clubes é um sonho para todoas as modalidades brasileiras.
Querer que a LNB decida a pena, é querer rasgar e desrespeitar a constituiçao brasileira.
O absurdo maior de seu comentario é querer igualar as penas do Mortari com a do Espiga.Deixo claro que o Sr Mortari,e o Pinheiros foram agredidos em rede Nacional,ao vivo,sem direito de se defender na hora.Uma agressao fisica e moral.O Sr Mortari esta sendo enquadrado no artigo 258,que diz:Art. 258. Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.

PENA: suspensão de 1 (uma) a 10 (dez) partidas, provas ou equivalentes.
Foi muito mal enquadrado,uma vez que sua conduta contraria a disciplina ja foi punida com a falta tecnica na hora.O fato de ter batido na bola apos o apito da falta, nao da direito a uma agressao fisica.Pois assim, qualquer atitude de falta tecnica dara direito a uma agressao fisica.


Alguem vai querer diminuir o episodio como o seu companheiro de emissora, o Sr Bira belo fez na hora e ao vivo.Como tambem o seu companheiro de emissora o Sr Bial o fez em seu blog.
Voce como um jornalista esportivo acostumado a ver todo o tipo de barganha no esporte deveria estar cobrando uma pena exemplar e energica.Pois o seu comentario em atenuar o episodio contribui para atos em cadeia como ja ven acontecendo apos este episodio, ou foi mera coincidencia termos 6 ou 7 rodadas sem qualquer problema e em 2 rodadas apos este fatos lamentavel em santa catarina começarem a pipocar casos de violencia.

Anônimo disse...

Este é o meu comentario:
MÃOS…
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 por Paulo Murilo - Sem comentários
Mão que agride…


























Mão que afaga…

Anônimo disse...

Desculpem, melhor irem ate o Link:

http://blog.paulomurilo.com/

Anônimo disse...

Este comentario do Sr Paulo Murilo para mim foi o mais equilibrado e o que representa a verdade dos fatos, portanto segue para contribuir com o debate:
"O outro, um festival dantesco de arremessos de três, onde as duas equipes claramente se postaram fora do perímetro buscando conclusões absurdas, desequilibradas e profundamente egoístas. Como essa volúpia coletiva não foi alterada durante toda a partida, concluímos ter sido a mesma de pleno conhecimento e cumplicidade dos dois técnicos, haja vista a vibração de um deles a cada petardo que atingia o alvo. Outrossim, a inexistência de qualquer ranço defensivo, por menor que fosse, promulgou o inenarrável tiro aos patos em que se transformou a partida. Claro, que os elfos e duendes tenderiam para um dos lados, e o time da casa foi o agraciado na conversão óbvia de alguns decisivos trezoitões dentre dezenas de tentativas. Joinville venceu o Pinheiros sem apresentar, por um momento que fosse, o jogo de equipe que a tem levado à crista da tabela do NBB., o que foi realmente uma pena.

Mas apesar da vitoria, foi advindo da equipe do sul o episodio inédito (pelo menos para mim, que milito no basquete a cinqüenta anos ) de testemunhar ao vivo , à cores, e em som estéreo o xingamento e posterior bofetada desferida por um jogador da casa no técnico adversário, sem que este, acertadamente esboçasse reação análoga. Foi algo de indescritível, não só pelo ineditismo, como, e principalmente pela audácia e covarde atitude, prontamente punida com a desqualificação do jogo pelos juízes. Séria e exemplar punição deverá ser tomada pela justiça desportiva, lembrando sempre que se tal atitude fosse tomada nos EUA e na Europa, dificilmente o agressor voltaria a participar de campeonatos.

Estranhamente, o comentarista da Sportv sugeriu, pelo conhecimento que tem do agressor, testemunhando ser o mesmo incapaz de atos desta natureza, que um pedido de desculpas, perdão, ao final do jogo reporia a situação no devido lugar, ou seja, como se nada tivesse ocorrido de mais serio, de mais grave. Ora caro professor, foi um ato publico, protagonizado por um jogador veterano e experiente, transmitido em cadeia nacional, em um ginásio em que o próprio técnico da casa, se dizia antes do jogo, emocionado pela presença de muitas crianças e suas famílias num sábado de carnaval, e que ali permaneceram até presenciarem a agressão, cristalina e absurdamente letal como exemplo negativo de comportamento sócio desportivo.

A LNB não pode, num momento em que luta para se firmar junto à sociedade, aos patrocinadores e autarquias, prescindir da seriedade de seus objetivos, em contra ponto a atitudes daquele teor, que se não punidas a levarão ao descrédito e ao fracasso em tão importante momento de reestruturação e soerguimento do basquete nacional.

Que se faça justiça, para que tenha sido este o único e último exemplo de anti desportividade, onde um jogador, um atleta agride moral e fisicamente um professor, um técnico, dentro de uma quadra de jogo. Assim espero.

Amém."

Anônimo disse...

Tem que haver uma punição dura, ao meu entender, a de 120 dias é bem longa e colocaria na cabeça de jogadores encrenqueiros de que se brigarem irão perder toda ou quase toda a temporada. É uma pena o fato ocorrer com um jogador como o Espiga, sempre respeitador e tudo mais, mas pra mim, tem que ser punido severamente, como exemplo. MAS, eu disse 2 vezes, e vou repetir mais uma, se o Espiga for punido, tem que se punir NO MINIMO o senhor Mortari também como agressão ou com uns 5 jogos de suspensão, digo no minimo, pois o time todo veio para cima do Espiga, o que deveria ser enquadrado como ato hostil também. Quanto a minha opinião é importante entender, sou de Joinville, mas não sou hipócrita, houve a agressão, isso é fato, mas que houve ato hostil por parte dos jogadores adversários e do técnico, o senhor Mortari, isso houve, e em ambos os casos, as punições tem que ser dadas de modo severo e sem proteger, nem um, nem outro.

Anônimo disse...

Ah, só mais uma coisa, alguém jogou uma bola na cabeça do Espiga, o que também enquadra como agressão, por mais que não tenha havido um tapa, soco ou empurrão.

Abraços

Anônimo disse...

Caro Buba,
Entendo o seu descontentamento por conhecer o Espiga.porem classificar a atitude do Mortari como agressao e classificar a atitude da bola como agressao é bairrismo.
O Sr Mortari ja foi punido com a falta tecnica na hora da infraçao, é assim no Basquete, quando uma atitude disciplinar é verificada na hora o juiz da uma falta tecnica.
Outra coisa, esta falta tecnica injusta e a atitude do espiga descontrolou a equipe de Sao Paulo que estava proxima no placar conforme pedido de tempo do Sr Bial colocando pilha em seus atletas ao vivo e em som stereo para todo o Brasil.Ele que incentivou a violencia, pois a atitude do tapa na bola foi simples e o Mortari nem invadiu a quadra, a bola que veio na direçao dele e ele bateu, pois o espiga perdeu o controle da bola.Da para ver que o Mortari nem viu quem estava perto, ele estava de costas.
Agora querer comparar a atitude do Mortari com a AGRESSAO fisica é demais......

Rafael Brych (Brake) disse...

você anônimo fala tanto que os outros estão tentando diminuir a atitude do espiga, pq vc faz o mesmo com a atitude do mortari e seu time? ...
Hipocrisia....

Anônimo disse...

Eu não concordo, pois no video, ao meu ver, o Mortari viu a bola na mão do Espiga e deu um tapa. Eu sinceramente não vi o jogo, poderia ter ido e tudo mais, mas não tive a oportunidade. Eu analisei o lance pela imagem que eu vi e não pelo jogo em si. Concordo que o Bial é exagerado as vezes e tudo mais. Não vi o que ele fez no jogo para haver essa "revolta" quanto a ele nessa partida, portanto, não irei defendê-lo. O Espiga é um cara legal e tudo mais, mas não vou defendê-lo por não aprovar sua atitude, eu acho que ele tem sim que ser punido severamente, como eu disse, mas ao meu ver (pelo video que eu vi, óbviamente), ele deveria ser punido pela agressão ou pelo ato hostil que fosse o caso, que para mim parece mais adequado nessa situação, punindo-o de 1 a 5 jogos e aplicando uma multa. Alguém jogou uma bola na cabeça do Espiga, isso é fato também, é só ver no video, o que não deixa de ser uma agressão, mas pode também ser tomado como ato hostil, quanto ao time todo ir para cima do Espiga, seria um ato hostil, mas se for punir, teria que punir todos e seriam de 1 a 5 jogos de WO, então uma multa ao clube seria cabivel nessa situação. Mas para mim, os que devem ser punidos com partidas de suspensão seriam Espiga pelo tapa, Mortari pelo inicio da confusão naquele exato momento (porque o Bial ficar falando e tudo mais, não é motivo para agredir o jogador, mas se fosse o caso, agredir o técnico, mas no caso também, os jogadores do Pinheiros não estavam ouvindo pelo que entendi, pois estavam no pedido de tempo) e o jogador ou integrante da comissão técnica que jogou a bola no Espiga, e quem sabe, uma punição financeira, aplicada através de multa ao clube. Só para enfatizar, eu não vi o jogo, vi apenas o lance e estou tratando o lance como se fosse o único momento de exposição do esporte a violência.

Ps.: gostaria que quem tem boas opiniões como os que tiveram aqui até agora colocassem um nome qualquer, um apelido ou algo do tipo, fica mais interessante para discutirmos, afinal, vocês não tem feito o que os outros anônimos fizeram, que foi simplesmente agredir e chingar, sem tratar do assunto em si. Obrigado aos que tem opinado com seriedade, sem agredir ninguém, e respeitando o ponto de vista dos outros, essa é a verdadeira discussão do basquete.

Abraços

Anônimo disse...

Caro Bric bribic,
somente estou me manisfestando a favor do time Paulista, pois estao invertendo a situçao.
O AGRESSOR tem que ser punido e nao passado a mao na cabeça como a maioria quer.

Anônimo disse...

O brake,
dia ai, qual a sua opiniao?

Anônimo disse...

como diz o samba da mocidade independente de padre miguel de 1997, ano do último título da escola, aliás: "a mão que faz a bomba, faz o samba. e deus, faz gente bamba. a bomba que explode neste carnaval, é a mocidade levantando seu astral".

para bom entendendedor, meia palavra, ou meia nota musical, basta.

abraços, reginaldo, o regí da pituba.

Anônimo disse...

tem tempo sobrando, hein anonimo? papai levou um tapinha na cara? foi isso?

Anônimo disse...

Isso é coisa que se fale, estou defendendo o time Paulista porque sou da parte juridica deste... Recebo para isso e meu tempo é muito caro, para você aí de cima saber...
E por que não se identifica?
A maioria é como o Espiga, um bando de covardes

Anônimo disse...

bric bric
seus comentarios sao de 1 serie primario.Ja te vi no draft brasil.
Cupincha do Bial e espiguinha..
ferro neles
Em sampa vai ter a volta, sera que o espiga vem ou vai afinar para turma de paraisopolis

Anônimo disse...

Alguém dê um óculos para o cara que disse que o coitadinho do Mortari não fez nada.. A Imagem é clara... Buba não adinata pedir punição para o time do Pinheiros pq se com todo mundo, a campanha é ridícula, imagina se os jogadores de lá forem punidos...


O Rodman cansou de fazer M na NBA e nunca ficou suspenso de uma temporada inteira... Esse comentário é só para exemplicar o: " Se fosse na NBA estaria fora da temporada ou algo do gênero".

A única coisa que acho que tenho o direito de pedir é que se puna todo mundo que participou do conflito... Espiga, Mortari e quem a comissão ao analizar o vídeo ache coerente.

Anônimo disse...

Cestinha, pra mim a imagem é, Mortari dá um tapa na bola de forma hostil e Espiga revida, pra mim, se o Espiga tomar 3 anos de punição, tá ótimo, não gosto do cara, só que o cara não fez a atitude do nada, pra mim a imagem passa isso, cada um com a sua opinião. Se não passou isso pra ti, pro outro cara pode ter passado, isso pode ter várias opiniões. Ao meu ver, ele tira a bola de forma hostil do jogador Espiga que revida com uma agressão. Para mim, os dois estão errados, portanto, os dois deviriam tomar punição. Se o Mortari deve ou não tomar, cabe ao rapaz ali acima que falou que é do juridico do Pinheiros defender o Mortari e provar, não a mim, mas ao juri que não atacou. Em nenhum momento estou tirando a culpa do Espiga, mas sim, buscando saber o porque da atitude. Mas com certeza, o Espiga tem que tomar a punição, como uma forma de repudiar atitudes iguais ou piores, e cabe ao juri decidir se Mortari deve ou não ser punido pelo inicio OU NÃO da confusão. Para mim, a imagem passa isso, se para você não passa, que bom, melhor ainda, é menos um que fica de fora de um esporte que precisa de força nessas horas de decadencia olimpica e de recursos por parte do COB.

Abraços

Anônimo disse...

Buba eu não estou discordando de vc... coloco até a digital pq assinatura podem dizer que é falsificada... coloco a digital, mesmo.

Os dois tem quer punidos... estou defendendo isso em todas as caixinhas.

Anônimo disse...

credo, os jogadores brasileiros já ganham tão pouco, seus salários são atrasados, ainda por cima terão que pagar multas? No way.

Anônimo disse...

É verdade, perdão pela confusão. Mas bem, consta para todos na verdade, o que um vê, o outro não vê, para mim é claríssimo que o Mortari tirou a bola de forma hostil, como eu disse, para outras pessoas não. Até porque eu estava dependendo da imagem da TV e não do fato ao vivo, ou uma imagem de outro ângulo. Mas veremos, respeito o Mortari, o Pinheiros, mas para mim, se não houver uma punição a ele, a justiça só funcionará para um lado da moeda, e é o que agride (óbviamente que a agressão não deve ser feita em momento algum, nem por provocações ou atitudes hostis dos adversários), mas quem causa uma confusão, seja com um tapa na bola quando o jogo está parado e a bola está na mão do adversário (e ainda naquele lance era posse de bola para o Joinville) ou com agride verbalmente, tem que ser punido, de forma mais leve, mas tem que ser.

Anônimo disse...

Minha opinião é simples, o Mortaria é macaco velho e bateu a bola na intenção de provocar alguma confusão (se bem que ele é um técnico arcaico, estouradinho, mas muito sujo).
O espiga entrou na pilha e o agrediu, tem que ter punição severa, mas não essa bizarrice de 120 dias.
No caso do Sr. Mortari, houve uma conduta anti desportiva, punida com falta técnica (tá na regra do jogo), mas como ele iniciou a confusão, tem que ser punido também, pelo menos com uma multa, já que não agrediu o jogador do Joinvile.

Então ficou fácil, suspensão pro Espiga e multa pro Mortari.

Mancada da liga em utilizar o código de justiça desportiva, quando poderia estipular as punições de acordo com as situções e com coerência.

Anônimo disse...

O espiga tem q ser punido severamente..... ele é um cavageste de primeira quem é do meio sabe que ele é um rato passa o pé empurra m baixo do garrafão.... se passar ileso ele vai continuar a fazer..... punição severa para esse muleque

Anônimo disse...

cestinha,
Alem de defender explicitamente a violencia, agora ataca um clube centenario como o pinheiros, celeiro de atletas olimplicos e referencia no esporte nacional que nao o FUTEBOL.
Se liga meu velho,o NBB nao acabou ainda.....Vamos ver o seu time de Santa Catarina daqui a 6 rodadas.
O Pinheiros é referncia em Sampa, da o maior orgulho para nós paulistas.

Anônimo disse...

Vc está dizendo que eu estou defendendo a violência ??? Piada sua... Eu estou defendendo a punição para o Espiga... Muitos estão falando que a lei deve ser cumprida e outros acham que 3 jogos é o suficiente... Não entro nesse mérito, mais VOLTO AFIRMAR QUE ELE (ESPIGA) DEVE SER PUNIDO.

ACHO QUE AGORA FICOU CLARO PARA VC!!!!

Tenho a opinião que o técnico do Pinheiros tbm merece ser punido... qual a penas ou artigo, não sei, porém tbm deve receber a punição.

Os dois estam errados... Não sou advogado para enquadrá-los, mas tem quer ter punição, o esporte nacional merec isso.

Com relação ao Pinheiros no momento faz uma campanha fraca e para seu conhecimento cheguei atá a torcer para o time na semi do paulista...

Não sou de santa catarina...

Anônimo disse...

Tomara que o time jogue como jogou o Paulista o campeonato agradece e o público tbm, pois será mais uma equipe no bolo o que vai deixar a competição mais equilibrada.
Cá entre nós realmente com a fase que o time de SP, com a campanha irregular que vive, se for suspender todo mundo vai ficar difícil.

FUI CLARO AGORA!!!! CREIO QUE MAIS DO QUE ISSO IMPOSSÍVEL.

SEM BAIRRISMO... DEFENDO A PUNIÇÃO PARA OS DOIS.

Anônimo disse...

Citei o caso do atleta Rodman pq um colega que comentou na caixinha disse que se fosse na NBA o atleta poderia ficar até suspenso da temporada toda e isso com Rodman não aconteceu, com o próprio Nenê não aconteceu... Foi apenas isso que coloquei...

É só vc ler com calma o que foi dito e depois ler o que coloquei que irá perceber e entender o que falei.

Anônimo disse...

Para exemplicar Michael Jordan em um playoff da NBA agrediu o R. Miller do Indiana e nada severo aconteceu... Em alguns momentos a NBA tbm falha... foi isso que tentei dizer.

No mesmo playoff o Jordan fez falta jackson (indiana) e a arbitragem deu falta de um outro jogador careca que estava no ataque. Volto a dizer a NBA pode até servir de parâmetros,mas tbm falha as vezes...

Pessoal acho que fui claro agora.

MINHA OPINIÃO É PUNIÇÃO PARA OS DOIS.

Anônimo disse...

Na minha certa e humilde opinião, o meliante Espiga deveria ir direto para cadeia (pena máx de 30 anos) e para o Mortari deveria se erguer uma estátua de ouro com um aureola sobre sua cabecinha santa...
Como foi citado uma música anteriormente, citarei a minha agora:
"Dóiii, um tapinha não dói, dói, um tapinha não dói, só um tapinha"
Para excelentes entendedores um refrãozinho basta...

Anônimo disse...

Nossa...concordo que o Espiga deva tomar uma suspensão mesmo, e das grandes!
Mas...rsrs...muita gente adorou o tapa na cara né????....rsrsrs...e muita gente adoraria fazer a mesma coisa....rsrsrsrs.