segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A IMPLOSÃO DE UM TIME




Exatamente um ano atrás, em fevereiro de 2008, o Phoenix Suns era o melhor time da NBA, liderando o Oeste e jogando seu basquete mais consistente em muitos anos. De quebra, concorrentes como os Spurs davam sinais de fraqueza e a conferência estava aberta como há muito não se via. Eis que, do nada, Steve Kerr manda Shawn Marion para Miami em troca de Shaquille O`Neal. Que hora...

Daquele ponto em diante, o time pagou mico contra rivais da elite, foi enxotado dos playoffs pelo San Antonio, demitiu Mike D`Antoni, colocou Terry Porter em seu lugar, continuou descendo a ladeira, desvalorizou craques como Amare Stoudemire, deixou a torcida impaciente, não melhorou sua defesa e piorou seu ataque.

Nesta segunda-feira, um dia depois de sediar o All-Star Game, esse mesmo Phoenix manda Porter para a fila dos desempregados. Em um ano, assistimos à implosão de uma equipe de ponta na NBA.

Antes que as pedras voem, insisto em dizer que a culpa disso tudo não é de Shaq. Ao contrário, o pivô vem fazendo uma boa temporada. A culpa é da contratação que levou Shaq para o Arizona, detonando um sistema que, sim, precisava de ajustes no garrafão, mas foi radicalmente jogado no lixo.

Com o fracasso da última temporada, muita gente ajudou a pregar D`Antoni na cruz - injustamente, na minha opinião.

Defensivamente ele nunca foi um bom treinador, mas seu ataque era espetacular. Hoje já tem gente reconhecendo que jogadores como Stoudemire, Leandrinho e o próprio Marion caíram de produção porque não têm mais o respaldo daquele esquema "irresponsável".

Talvez o Phoenix nunca fosse campeão com os tais buracos defensivos. Mas naquela época o time ao menos avançava para os playoffs. Se a temporada terminasse hoje, ninguém iria ao mata-mata - nem D`Antoni, com a draga em Nova York, nem o Phoenix, com seu castelo implodido.

11 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo,,,
quem deve ser o novo treinador?
realmente dá saudades daquele time rápido e pra frente, que se dane a defesa,rs
era bom demais, bons tempos com Marion, Diaw, Raja Bell, Kurt Thomas, Joe Johson e etc

Anônimo disse...

Acho também que o Phoenix como time de ponta foi pro sal.
Se você for ver bem, a franquia sempre teve problemas, mesmo no auge, começando pelos proprietários:
o dono anterior, Sr. Jerry Colangelo apesar de ser um cara respeitado (vide ser o diretor de basquete da USA basketball), nunca se preocupou com uma administração financeiramente responsável, e por isso teve que vender o Suns e o Diamondbacks do beisebol.O novo dono, Sr. Robert Sarver, não tem muito dinheiro (em comparação a outros donos) e quer um time mais barato.Assim sendo, não renovou com o antigo GM Bryan Colangelo (que foi o GM do ano),vendeu/trocou escolhas no draft (e perdeu jogadores como Rudy Fernandez e Rondo), não renovou com Joe Johnson e, em última análise, foi enfraquecendo o time aos poucos, culminando com a tentativa fracassada com Shaq e Terry Porter.
Agora tem a última chance de renovar o time rápido e com bons jogadores:trocar Amare, que não quer jogar defesa e apesar de talentoso é sobrevalorizado.Se errar na hora desta troca, o Suns logo vai entrar no terceiro escalão da Nba, por que o resto do time (Nash,Shaq,Hill)não vai durar muito.

Anônimo disse...

A questão é, você prefere morrer todo ano no primeiro ou segundo round e pegar pessimo lugar no Draft ou ficar em nono ?

O Suns com Anthony não conseguiria titulo.

Lembro que você já chegou a falar que o Shaq deveria aposentar pois não aguentava mais, na boa, você deveria pedir desculpas a ele.hahahaha

Marão Caetano disse...

O Suns não iria morrer todo ano na praia. Inclusive, se o Suns não tivesse sofrido aquela punição ridícula do Amare e do Diaw, não teri perdido o jogo chave que os fariam passar dos Spurs. Ou seja, o esquema deu certo, não dá pra não ver que o Suns ira passar dos Spurs aquele ano, só não vê quem não quer.

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Kerr foi contratado para fazer o Suns campeão. A história tratou de provar que o run and gun do D'Antoni não seria.

Não foi só na última temporada que o Suns parecia ser o melhor time. A equipe do D'Antoni sempre foi um leão de temporada regular que ruía nos playoffs. É preciso ver isso.

Se o esquema do D'Antoni tivesse realmente dado certo, Kerr não teria sido chamado para arquitetar um time campeão e a gente não teria que falar tantos "se" sobre o Suns nos playoffs (se Duncan não tivesse acertado a bola de três no jogo um do ano passado, se não tivessem havido suspensões e por aí vai).

A verdade é que D'Antoni deixou uma herança maldita em Phoenix - um elenco feito ao seus moldes, totalmente descompromissado taticamente e acostumado a jogar da forma que mais lhe agradam. Isso vai exigir mais trabalho do Kerr. O único erro dele foi ter contratado Porter antes do momento certo, antes de realizar a reformulação necessária no elenco - podemos dizer até que superestimando a boa vontade dos atletas da franquia com a perspectiva de mudanças.

Eu também acho que D'Antoni foi injustiçado em sua saída do Suns - foi injustamente crucificado no fim de sua passagem pelo Suns. Ele não é uma besta, certamente. Mas passa longe de ser tão bestial quanto a situação atual propicia que as pessoas pensem.

Anônimo disse...

Rodrigo, quero te parabenizar pelos seus comentários, que chegam a ser proféticos. Lembro ainda na época do blog da NBA no portal Globo.com quando você postou um comentário questionando a troca no Phoenix que viria a impludir o time. Ri horrores dos comentáios engraçados, mas verdadeiros sobre o que ocorreria com o time, e sobre a sanidade mental do Stive Kerr. Mas lembro que muitos fãs de basket te questionaram. Foi um post polêmico, rendeu outros post, onde o assunto era o Phoenix a malfadada troca, e o Shaq. Passado o tempo, a profecia se cumpriu. O que demonstra não apenas que vc estava certo, mas a sua responsabilidade para com o leitor e seu conhecimento como jornalista esportivo. Novamente parabéns.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Sem querer ser advogado do diabo,mas a situação no vestiário estava horrível quando marion foi trocado. A briga de egos era gigante. Marion e Amare nunca se bicaram. Não sei até q ponto outros jogadores tb estavam tendo problemas. Marion foi 'dumpado'. Tanto q na época até o leandrinho deu entrevistas dizend q haviam problemas e que mudanças ocorreriam. Coach D tb teve problemas de relacionamento.
Quando Kerr chegou, já haviam problemas. Desde a saída do Colangelo.

Acho que o time cairia de produção de qq jeito. Acho q eles tem q trocar o Amare o quanto antes, e conseguir picks e tlvz um all-star em troca. O ego dele é um dos top 5 da liga.

Acho besteira mandar o Porter embora agora, mas realmente, o ciclo se encerrou e acho q se encerraria de qq jeito.

Jônathas Waldhelm disse...

tão acabando com meu Suns!

só torço, agora, pra que a troca com o Blazers dê certo (já que o Amar'e "TEM" que ser trocado, q seja essa troca então.)

e realmente, pelo ASW e pelos jogos do suns, Phoenix e basquete não tão combinando muito não...

Anônimo disse...

POIS É, DEVIA LANÇAR UM LIVRO "COMO TRANSFORMAR UM TIME EMPOLGANTE EM DESANIMADOR". A ESCOLHA DO TERRY PORTER FOI RIDÍCULA, SINCERAMENTE.

Anônimo disse...

Quando o Suns anunciou a contratação do squa achei excelente - inclusive elogiei o Kerr pela coragem.

Ao contrário, o Rodrigo criticou forte o Kerr.

E hj posso dizer. O Rodrigo estava certo.

obs: Como é que o Kerr com um elenco desses contratar um zé mané pra treinar o time?? Isso foi inacrditável.

O Kerr seria EXCELENTE no Knicks (imaginem a bagunça ainda maior que la ia ser, hehehehehe).

Anônimo disse...

no knicks ?

uhahuahuauha

poxa, depois de Scott Layden, Isiah Thomas, agora vc quer q eu enfarte com o Kerr ?

uhahuahua

sacanagem ;)