terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A CRISE ECONÔMICA NA QUADRA




Agora, sim, dá para dizer que a crise mundial chegou à NBA com toda força. E não estou falando de demissão de funcionários ou cortes com material de escritório. A pindaíba econômica já está dentro da quadra. Por causa dela, um dos candidatos ao título deste ano praticamente abriu mão da disputa. O emergente New Orleans Hornets mandou o pivô Tyson Chandler para o Oklahoma City Thunder em troca dos veteranos Joe Smith e Chris Wilcox.

Tudo bem que Chandler, com uma série de lesões no pé, vinha decepcionando muito na temporada. Mas com apenas uma perna ele é bem melhor que Smith e Wilcox juntos. Sem o pivô no garrafão, os Hornets podem se afastar de vez do sonho do título. Por que os cartolas fizeram isso, então?

Porque a folha de pagamento do time ficaria em pesados
US$ 77 milhões na próxima temporada, gerando uma multa alta (a famosa luxury tax) por quebrar o teto salarial. Era preciso cortar os gastos com urgência. A opção para manter Chris Paul e David West foi sacrificar Chandler - em troca, os contratos de Wilcox e Smith estão no fim e vão abrir espaço na folha.

Para o Thunder, não deixa de ser uma boa adicionar Chandler ao núcleo jovem formado por Kevin Durant, Jeff Green e Russell Westbrook. A troca resolve problemas em ambos os lados. Em Oklahoma City, pelo talento. Em Nova Orleans, pela economia.

4 comentários:

Anônimo disse...

E aguarde mais movimentação de Oklahoma antes da deadline. O time tem uma das folhas salariais mais baixas da liga e um roster cheio de buracos de um lado, e excessos de outro. Por exemplo falta um número dois de verdade e sobram pivos - são cinco, entre eles os horríveis Sene e Swift.

Maickel disse...

Eles ainda tem o contrato do earl watson que é 9 milhas por ae. acho a troca boa pros dois lados, só descordo de algo rodrigo, o noh não é tão forte candidato ao título assim, o posey até trouxe aquela defesa que ele tinha em boston e os chutes de três. mas o NOH desde que deixou o pargo vazar, não é mais o mesmo, o antonio daniels (Mike James) não chegam aos pés do pargo que mesmo quando cp3 saía ele mantinha um ritmo bom. Joe Smith até quebra o galho, no cavs tinha boas médias de pontos e rebotes vs tempo de quadra. o wilcox já não joga há mtu tempo, tanto é q ele foi trocado pelo radmanovic na época que o radman era do seatle, e fora pro clippers...

Hornets perderam jogos mtu bobos em casa, acho que se tem times fortes no oeste esse ano são lakers e spurs...

mais trocas vão vir por ae e estaremos aqui pra debater e opinar

Anônimo disse...

Rodrigo, vou discordar de você um pouco:acho que a motivação da troca deve ter sido eminentemente financeira sim, mas não acho que A perda técnica para os Hornets vá ser tão grande assim.
O Chandler é um bom jogador defensivo que só aparecia no ataque por causa do Chris Paul.Acho que Wilcox e Smith tem mais talento no ataque do que o Chandler, principalmente com o melhor armador da nba dando passes.
Defensivamente o Hornets podem sentir um pouco, mas o time ganha em opções.
Em suma não acho que a troca foi tão ruim assim, quero ver como os dois que chegaram vão se sair com Chris Paul.Não me surpreenderia se viermos a concluir que o Chandler era uma "criação" do Paul, e continua a ser o jogador de segunda que era em Chicago.

Anônimo disse...

De fato Chandler era criação do Paul. Mas até que ponto isso é ruim? O esquema dava certo, e a jogada de pick n' roll de CP para o Chandler era mortal, muito eficiente. Pra mim o time perde em qualidade, mas não almejava um título esse ano, não tinha chances. Então, liberar cap pode ter sido uma saida boa